O interesse imediato pode ser, nas “sábias” palavras de Romero Jucá, estancar a Lava Jato, agora que ela já cumpriu seu papel de derrubar o governo e desarticular a esquerda.
Mas entrevista – talvez seja melhor chama-la de “destampatório” – de Gilmar Mendes à Folha de hoje tem o mérito de colocar a nu o movimento corporativo e o arreganho de poder – não que Gilmar seja contra eles, desde que sejam privilégios das altas esferas – que marca a Justiça brasileira.
Alguns trechos, para que o leitor avalie a gravidade do que ele diz, a começar sobre o projeto de lei que caracteriza o abuso de autoridade, que é o “grande demônio” aos olhos de Sérgio Moro, das associações de magistrados e do MP:
Parece que eles (os juízes e promotores) imaginam que devam ter licença para cometer abusos! O projeto é de 2009 e não trata exclusivamente de juízes e de procuradores, mas sim de todas as autoridades: delegados, membros de CPIs, deputados. (…)temos que partir de uma premissa clara: a definição de Estado de Direito é a de que não há soberanos. Juízes e promotores não são diferentes de todas as outras autoridades e devem responder pelos seus atos.E a verdade é que nós temos um histórico de abusos que vai de A a Z, do guarda de trânsito ao promotor, de prisões abusivas, de vazamento de informações sigilosas, para falar apenas das coisas correntes.
Diz Gilmar que os juízes se serviram da Lava jato para agir como uma corporação, na esteira do estrelato atingido pelo juiz de Curitiba:
Isso se tornou estratégia de grupos corporativos fortes para ter apoio da população.É uma esperteza midiática. Não tem nada a ver com a realidade. Os juízes todos estão agora engajados no combate à corrupção? São 18 mil Sergios Moros? Sabe? No fundo estão aproveitando-se oportunisticamente da Lava Jato.
Mendes diz que a qualidade dos servições jurisdicionais não entra em pauta, mas apenas a remuneração dos juízes. E que os demais poderes, os executivos (governadores) e os legislativos têm medo do Judiciário:
O Judiciário brasileiro é um macrocéfalo com pernas de pau. É o mais caro do mundo. E muito mal estruturado. Há uma distorção completa.E nenhuma disposição para participar do sacrifício pedido a todos. É uma loucura que tem método. Chegou-se ao caos porque se escolheu esse caminho. E isto em razão do quê? De governos débeis, às vezes com base ética frágil, que se curvam às imposições.
Com medo do Judiciário?
Com medo do Judiciário. Diante da sugestão de que levasse para a Assembleia Legislativa os cortes necessários e a divisão por todos os partícipes, Dornelles ( Francisco, governador interino do RJ) me disse: “Dificilmente a Assembleia aprovaria porque está submetida a constrangimentos impostos pelo MP e pelo Judiciário, decorrentes da Lei da Ficha Limpa”. No final da entrevista, arremata: ” Os parlamentares temem criticar juízes porque amanhã estarão submetidos a um deles.
Os órgão de controle externo do Judiciário, diz Gilmar, viraram referendadores destes abusos e ele chega a usar a frase atribuída ao ex-ministro do Supremo Sepúlveda Pertence, que teria dito em relação à autonomia do MP que se criara um monstro:
Órgãos que poderiam cumprir função racionalizadora, como o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), acabaram cooptados. O último ato da gestão passada do CNJ foi estender o recesso de 20/12 a 6/1, da Justiça Federal, que deveria ter sido extinto, para a Justiça Estadual. O CNJ se transformou, em certas gestões, num instrumento de corporação. Quando há alteração de vencimentos na esfera federal, cada legislador estadual teria que deliberar sobre os vencimentos na esfera estadual. O CNJ decidiu que isso seria automático, violando a autonomia dos Estados. Em suma, criamos um monstro.
O destampatório reserva o último pontapé para a “menina dos olhos” do MP e de Moro, o “pacotão” de medidas soi disant contra a corrupção, insinuando que as assinaturas poderiam ser recolhidas até pelo “sindicato dos camelôs”:
Deixa eu dizer logo: a Lava Jato tem sido um grande instrumento de combate à corrupção. Ela colocou as entranhas do sistema político e econômico-financeiro à mostra, tornando imperativas uma série de reformas.Agora, daí a dizer que nós temos que canonizar todas as práticas ou decisões do juiz Moro e dos procuradores vai uma longa distância.(…)Medidas propostas como iniciativa popular não têm que ser necessariamente aprovadas pelo Congresso.
O senhor acha que as 2,2 milhões de pessoas que assinaram a proposta das dez medidas leram e entenderam cada uma delas?
Claro que não. E vocês em São Paulo já nos ensinaram que não é tão difícil obter uma massa de assinaturas, desde que se conte com um sindicato competente como o dos camelôs.
Quando pessoas de certa credibilidade [como os procuradores] colocam a pergunta “Você é a favor ou contra o combate à corrupção?”, é claro que muitos firmarão o documento.
Não é preciso ser adivinho para saber que virão as mais violentas reações das associações de juízes e do Ministério Público, provavelmente até de seus dirigentes institucionais.
A hipertrofia do Judiciário brasileiro encontro nos transbordamentos de Gilmar Mendes a única reação possível, diante do comportamento covarde de quem a ela deveria ter posto os freios institucionais.
A Justiça brasileira é tudo, menos que se a chamava antigamente: o poder sereníssimo.
View Comments (34)
Nenhum poder aos sem votos.
Isso é que é um blog consciente. Repercute a fala do entrevistado, sem no entanto, esconder quem é e o que representa de fato o sujeito que fala. Não se vê isso no resto da imprensa. Entendam coxinhas do blog, o Gilmar não passou a ser bonzinho, ele apenas disse a verdade. É se até o Gilmar ver isso, quero ver o que vcs vão dizer. Com certeza vai ter gente aqui, o Alisson talvez, dizendo que o Gilmar é Petralha bolivariano.
Ah, claro, e o Gilmar diz a verdade em 5% do tempo, depois ele volta a mentir. Do mesmo modo o Globo, a Veja e a imprensa em geral. Eles só dizem a verdade quando noticiam algo que possa ser retirado de contexto e encaixado nas fantasias dos lulopetistas, mas o resto é calúnia contra o partido honesto e alma viva mais honesta. E os blogs petistas filtram isso para que você não tenham o trabalho de escolher por si mesmos. Gleisi-Bernardo? Consultoria esportiva? Não saiu no Tijolaço, então é mentira do PIG.
Não Ernest, GM disse o que disse (e Brito reproduziu linha por linha) porque o calo dele apertou, a água chegou no pescoço, a chapa esquentou pro lado dele e dos compadres dele, resumindo: o dele e dos apaniguados está na reta, evidentemente, caiu a ficha: tá tudo dominado (e não é ele quem manda)...ficou claro ou precisa desenhar?
O que sai no Tijolaco é opinião do Brito, que é brizolista, de esquerda, quem lê o que o Brito escreve subentende estas características e, de certa forma, se identifica. É verdade que ele dá espaço ao contraditório mas sempre penso que este "republicanismo" converteu-se, neste momento, numa forma de sadomasoquismo, tem gente que vem aqui para despejar tanta ignorância e antipetismo, ao invés de argumentar, que às vezes parece que estou no 247, mas não é o seu caso né?
Não, seu asno, o que aqui se ressalta é o fato de algo restar tão evidente a ponto de sofrer no "fogo amigo" de um dileto representante da oligarquia brasileira. Lógico, e só uma besta como tu pra perceber diferente, que qualquer declaração vindo de alguém que tenha um elevado discernimento sobre o que representa - principalmente vindo de um militante político como o ministro Mendes - vem carregada de preconceitos contra quem ele os quiser assacar ( e sempre contra o PT). VC acha mesmo que nossa consciência não fica a imaginar que fogueira de vaidade levou o Gilmar a fazer tais declarações? Conhecendo o ego do poderoso ministro e sabendo que escusos interesses ele advoga na suprema corte, temos a exata noção de que ele manda um recado: parem por ai, não mexam com os nossos. No entanto pra que ele diga isso, é necessário aceitar como premissa o discurso do "excesso" dos " meninos que vão salvar o Brasil". Ele não é idiota - como vc tem demonstrado ser - de perceber que isso não tem efeito prático algum nos atos já praticado ( e nem é essa a intenção dele). O que se vislumbra é o doravante. Não preciso que filtre nada pra mim, pois vc olvida ou esquece na própria matéria há o link direcionando para o original. Esse exercício ( ver as varias perspectivas sobre o mesmo fato), seu babaca, eu o exército como pré requisito de justiça. No entanto, cada vez que assim eu faço, tanto mais minha perspectiva melhora, o que tenho observado não é esse o seu caso. Talvez funcionasse se vc em vez de escolher acreditar em tudo o que certas fontes lhe dizem, começasse procurar conhecer mais, cotejando dados do mundo sensível com tua fonte mediata ( e dogmática ) de informação. E sim, é tudo estratégia pra retirar do poder quem eles não aceitam que governe. Aconteceu com Getulio, Jango e agora com o PT. É se vc não consegue enxergar que nesse jogo as regras e as forças são desiguais e que cada um ( instituições de estado, instituições da sociedade) tem seus interesses e agem pra vê - Los atendidos, vc é o que nós já sabemos aqui no blog, um idiota.
... "O supremo" gilMAU é um calculista:
deve estar sentindo o bafo da lama beirando o CU(nha) dos DEMoTucanos!
E da quadrilha do amigão 'MimiSHELL TEMERário/TEMERo$$$o CUnha dos Neves (S)erra'!
Não se deve levar o gilMAU a sério!
Tirante pelas vias tortas!
gilMAU (DEMoTucano-PSDBosta/MT)!
ajuste desprezível:
gilMAU (DEMoTucano-PMDBosta/MT)!
... O habeas corpus em favor do [GÂNGSTER] eduardo CUnha do Temer já deve estar assinado!
Falta - apenas e tão somente - comunicar oficialmente ao congênere correligionário rábula psicopata "juiz" "Savonarola 'mor(T)o'" dos Trópicos!
Os setores golpistas começaram a guerra entre si e isto não deixa de ser uma coisa interessante. No mais:
Deus criou a Terra, o Sol e tudo mais para presentear Lula.
Os faraós do Egito construíram piramides para presentear Lula.
Walt Disney criou a Disneylandia para presentear Lula.
Niemeyer projetou o Palácio do Planlato para presentear Lula.
A Ponte Rio-Niterói foi construída como presente para Lula.
O ianques conquistaram a Lua para presentea-la a Lula.
A folha de são paulo trata os leitores como idiotas.
E não é de hoje. O que este jornal formou de midiotas.
o velho frias criou a folha pro lula limpar o rabo
Lula é mesmo "o cara"; a oligarquia brasileira se morde inteirinha porque nunca conseguiu chegar aos pés do brilhantismo do Lula. A coxalândia inteira ta ficando cada dia mais doidona, pegou bravo no po' do aécim... Da-lhe Lula !!
Nessa BRIGA DE CANALHAS,o que sobressai são as contradições entre aqueles que NEM OUTORGA TEM,para desempenharem papeis de PODER.Os outorgados,mesmo a CANALHA ELEITA NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES,são responsabilidades dos eleitores,inclusive os " BOSTONARIANOS ",que gostam dos BOSTONAROS da vida,pois convivem e aspiram o BOSTONARISMO,como oxigênio de seus MAUS ODORES,mas o judiciário, que não tem nem OUTORGA,não tem nem FORO que os julgue.É sem dúvidas,o MAIOR BASTIÃO DA ELITE.
Quem diria Brito, que encontro nas palavras de Gilmar Dantas razão, interesse público, justiça e oportunidade. Acima de todo seu time covarde que já se chamou de STF, verdadeiro combate ao mau corporativismo (e corrupção) deste poder da República. Fora temer, fora moro, salve Jorge, aleluia, aleluia.
O senador Romero juca vaticinou o q está a ocorrer. Depois do golpe e por causa dele os savanarola torquemada do judiciário e MP iriam entrar na mira. Por terem se tornado uma ameaça ao país, a democracia, ao Estado de Direito e até a Casa Grande.
Não por acaso tardiamente depois do massacre ao PT lula e Dilmar, o gilmar resolveu dizer a verdade nua e crua. Vivemos a ditadura do judiciário q gilmar faz parte e nao so ajudpu a aiimentar para destruir um inimigo político. Todos sob ameaça do estado policial. Reféns de juízes q decretam fundamentado apenas no ódio ao réu, vida ou morte.
Não caiam nessa balela, minha gente... Nós da esquerda sabemos disso há muito tempo, a blogosfera fala isso há dois anos...mas, surpreendentemente, agora, que a investigação chega ao partido do golpe (PMDB), ele tenta semanalmente denegrir a operação... É um falastrão, dos mais esperto e muitos de nós achando o máximo.... Lembrem-se de Juca... É tudo pra estancar!
A lava jato tem que continuar do mesmo jeito que tem sido feita, com prisões, delações e vazamentos. Fez tudo isso contra o PT, e agora querem estancar a sangria. O beiçola fazendo o jogo dos golpistas. Deixa o morcego agir. Vamos ver se tem coragem de pegar tucanos.
Nas próximas eleições vou fazer o meu papel,ja tenho em mãos a lista dos deputados e senadores que votáram no golpe,estou mobilizando meu partido,vou distribuir de casa em casa no meu municipio.
Parece que setores da direita brasileira estão percebendo pouca disposição da lava jato de pararem com sua máquina de moer gente. O PT, já foi, o PMDB tá a caminho do matadouro. Qual a dificuldade de levar o PSDB e DEM ?
E se o Moro for apenas um idiota puritano, delegado por forças externa?
.
o Gilmar fez muito bem. Porem note-se:
É contra os abusos da camada INFERIOR da sua propria casta.
Minto: é contra parte especifica ... dos abusos da camada inferior de sua propria e autocrática casta.
A outra parte dos abusos que criminaliza seus inimigos a esquerda do espetro politico, gilmar dantas nao tem nada contra.