Eu ia escrever sobre os atos públicos de hoje; acabo de voltar de um deles. Mas não posso, porque tenho de enfrentar antes uma nova aberração jurídica.
O ministro Gilmar Moro deu – como não haveria de dar? – um despacho igual aos já derrubados por desembargadores federais que revogaram as erráticas ações que visavam a impedir a posse de Lula.
Aliás não é igual, é juridicamente pior.
“O objetivo da falsidade é claro: impedir o cumprimento de ordem de prisão de juiz de primeira instância. Uma espécie de salvo conduto emitida pela Presidente da República“
Que ordem de prisão, Ministro Gilmar Mendes? O senhor sabia de alguma? Havia alguma adrede preparada? Deu-se alguma que tenha sido obstaculizada pelo ato de nomeação de Dilma? Se estava iminente, o que impediu que fosse expedida desde o dia 4 de março, quando Lula foi arrastado a depor e sua casa, seu escritório e o sítio onde passava finais de semana foram invadidos, revirados e violados?
Mendes diz que trazer um caso ao julgamento do Supremo “é forma de obstrução ao progresso das medidas judiciais”. Por que razão ministro?
Compreende-se que um deputado ou senador chegue a renunciar ao seu mandato para fugir ao severo julgamento do Supremo. Sem foro, terá o juiz de 1a. instância, o tribunal de 2a. instância, o STJ e, afinal, o próprio STF. Tome de obstrução , não é?
Duvido que se arranje precedentes nisso, salvo nos casos em que o Supremo tem de pedir licença ao Legislativo para processar, o que não é esta situação.
Qualquer advogado com a carteira da OAB estalando de nova sabe que é melhor ter quatro instâncias do que um só.
A menos que o Dr, Mendes creia que é “arranjado” o julgamento na Suprema Corte que ele integra.
Ou que ela possa ser coagida.
Reparo agora que no início do texto grafei errado o nome do Ministro da Suprema Corte: é Mendes, Gilmar Mendes.
Não é Moro,
Embora pareça, no reconhecimento de sua decisão de que o algoz de Lula deva ser o juiz de 1a. instância do Paraná.
Não se pode negar que o Dr. Gilmar Mendes seja um juiz generoso.
Está disposto a ceder o machado.
Desde que seja para o pescoço de Lula.
Lamento, Ministro, mas o senhor caminha para um placar de 10 a 1 ou nove a dois na decisão do plenário do STF.
Não lhe importa, não é?
O importante é manter o caos e a ingovernabilidade.
View Comments (132)
Esse #MeretrícimoGilmar é. Aquele q da HCs a médico estrupador, traficante, banqueiro bandido. Sei, ele só não gosta é de trabalhador.
Paulo Renato e isso e muito mais, nao respeita nem seus pares envergonha os brasileiros e o Supremo com juizes integros que sao guardioes da constituicao.Gilmar ja abusou demais, temos que dar um basta em comentarios fora dos autos, sempre em busca de holofotes.
Esta sentença do jagunço-ministro é produção de prova (mais uma) que sustenta um pedido de impeachment.
Mais que isto é produção de prova de que uma parte do judiciário está atolada no golpe, que todos sabem estar mas passaram a produzir provas oficiais disto. Tanto gilamr, como moro, janot a PF e o MP da operação "mani puttane", e um bando de juizes país afora.
Quando a gente pensa que o Gilmar Mendes já desceu ao fundo do poço, e de lá não há como ir mais longe. Ele nos surpreende e cava mais fundo ainda, levando ao SUPREMO descrédito todo o judiciário e a mais alta corte deste país. Como é possível? Na quarta-feira, durante o seu "voto" no julgamento dos embargos do rito do impeachment, mais uma vez, o GM vociferou publicamente contra o PT, FORA DOS AUTOS, agora contra a nomeação do Lula para a Casa Civil. E dois dias depois, julga uma causa dessa relevância e com o país inteiramente conflagrado, ânimos a flor da pele, MONOCRATICAMENTE, sem se declarar SUSPEITO. Como? Para tudo! Zero pra ele e pra quem ainda tem pachorra de dizer que está se fazendo justiça neste país. Chega!
Fernando, vc consegue imaginar quanto tempo levará para essa aberração chegar ao plenário. Receio que Lula será preso até lá.
9 a 2? Brito tem certeza que Lewandowski e Rosa votarão a favor de Lula? Ainda assim ficaria 7 a 4
8 a 2 talvez lewandowsky não é obrigado a votar...que seja 7 a 3.
Que seja 10 a 0 contra o Lula, o que mudará? Simples...a injustiça será maior.
Contagem errada...
Lewandowsky vota sim, Marco Aurélio, Barroso e Teori, jamais votarão com o falastrão tucano. Dúvidas para Carmen Lúcia e Fachin. Fux ? nunca se sabe... O desequilibrado só tem garantido o voto do Toffoli. Mesmo o decano Celso é duvidoso. A se conferir
Excelente. Não entendo também como podem as pessoas acharem que ir para o ministério beneficiaria, de alguma forma, o presidente Lula, já que perderia ai pelo menos 3 instancias de processo. Tem que ser muito imbecil para acreditar nas tramoias da mídia ou mto fraco de pensamento. Continue nos atualizando, você, PHA e Nassif são praticamente as unicas fontes de informação dignas de leitura hoje no país.
Aposto que Gilmar fez tabela com Moro: devolve Lula para a jurisdição do doente mental que se diz juiz, para que este o prenda. Até julgar o recurso no STF, haverá 10 dias. Tempo suficiente para a República de Curitiba agir.
O medo que esses calhordas tem de o Lula dar certo em mais um desafio... O de melhorar as condições econômicas e conseguir uma trégua na loucura de uma guerra insana do trio mídia, oposição política e jurídica. Eles não perdem nada ainda. Mas o Brasil só tem a lucrar com Lula na Casa Civil.
Por mais que o Dick Vigarista venha com presepadas, seus oponentes sempre ganham no final!
Depois de hoje quero ver quem manda prender o Lula e se responsabiliza pelo caos
Gilmar todos conhecemos. Vamos ver se todos estão realmente acovardados.
De preferência fazendo correr muito sangue, não sendo o seu, claro, não é? Incrível as forças democráticas tentando evitar o caos e certas figuras minúsculas querendo por fogo no paiol Brasil...poupa-me PAI, se existes.