Gilmar diz que Lava Jato faz reféns para ter apoio popular

Em resposta ao pedido de impeachment feito contra ele pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, Gilmar Mendes disparou, na Folha, não sobre o procurador, mas sobre todo o esquema que deu ao MP poder para ousar um pedido deste naipe.

(...)há uma luta pela opinião pública. O apoio dela (a Lava Jato) está associado a ter reféns desse grau.Como tem sido divulgado [por integrantes da Lava Jato], o sucesso da operação dependeria de um grande apoio da opinião pública. Tanto é assim que a toda hora seus agentes estão na mídia, especialmente nas redes sociais, pedindo apoio ao povo e coisas do tipo.
É uma tentativa de manter um apoio permanente [à Lava Jato]. E isso obviamente é reforçado com a existência, vamos chamar assim, entre aspas, de reféns.

Gilmar Mendes sabe perfeitamente que reféns são moeda de troca de sequestradores e de chantagistas.

Foi do que, portanto, chamou a associação entre Moro, os procuradores da Força Tarefa e o próprio procurador-geral, que a eles se associou nessa empreitada de demolição do sistema político brasileiro e não apenas de suas partes podres.

Ele acusa o MP e Moro de uma busca por poderes extra-legais e absolutos:

A tentativa de jogar a opinião pública contra juízes parece legítima no jogo democrático. Mas ela não é legítima quando é feita por agentes públicos. O que se quer no final? Cometer toda a sorte de abusos e não sofrer reparos.

Mendes, porém, por razões óbvias, deixa de mencionar o instrumento de realização deste “populismo judicial”, a mídia, responsável por ter levado os arreganhos de poder curitibanos a empolgarem uma parcela considerável da população e tornarem-se um pólo de poder no país.

Ao ponto de, distorcidos os papéis institucionais, não se poder mais afirmar que este é um desvio localizado e que não se espalha pelo corpo do Judiciário e do Ministério Público. As instituições, como um todo, estão contaminadas e é preciso que decisões fortes apliquem sobre elas um “detox” saneador.

Mas quem o fará?

Gilmar pôs o guizo no gato, mas o gato continua sendo o gato se não o obrigarem a recolher garras e presas.

Fernando Brito:

View Comments (20)

  • Quem deu poderes aos meninos maluquinhos do MPF e do judiciário de 1a instancia por conveniência foi justamente o stfede.

  • Quando se pensa que se chegou ao fundo do poço percebe-se que o buraco é ainda muito maior. Gilmar Mendes fazendo a crítica dos abusos, partidarismo e apelações midiáticas do judiciário! É inacreditável! Mas mais ainda ver que tem gente que acredita nas suas boas intenções e na saúde de sua indignação!

    • Considero a Bergamo uma boa jornalista, e nessa entrevista ela fez perguntas importantes. Mas esqueceu-se de uma (acho que foi esquecimento mesmo, ela talvez poderia fazê-la): "Essas condutas da Lava Jato remontam ao início da operação. Desde lá os agentes agem da mesma forma. Por que apenas agora o senhor tem se pronunciado? Os críticos dizem que seria porque agora as ações começaram a atingir aliados políticos seus. O senhor concorda com isso?". Quem vai fazer essa pergunta?

    • O que se dizia é que cedo ou tarde essa aberração que se chama Lava Jato iria engolir aos próprios golpistas e depois, fora de controle, a eles próprios e ao mundo inteiro. Os promotores dela já conseguiram o que queriam e vão deixá-la correr sem cocheiro (Moro não é o cocheiro) até despencar em algum abismo. O que o Janot quer é só meter medo em Gilmar para que ele não continue a desmontar as ilegalidades da Lava Jato. O mais provável é que ele não conseguirá.

  • Eu já sabia, tu já sábias, ele já sabia. Gilmar Mendes disse o que todos os lúcidos da esquerda já sabiam. A Lava Jato joga para uma platéia mínima, acobertada por uma Rede poderosíssima a serviço de meias dúzias. Um pouco tarde, já que o PT acabou pagando a conta quase que sozinho, mas afinal antes tarde do que nunca. Qual julgamento no mundo durou mais que três anos? Só no Brasil isto acontece. E o pior, nenhum eu disse nenhum tucano conheceu o sabor da gaiola e olha que delações não faltaram. Dá pra acreditar?

  • Que "belo" defensor das liberdades individuais que arranjamos! O que ele balbucia não combina com o que ele pratica...todos sabemos! Tucano de toga!

  • Bastou voar algumas penas de tucanões e a Farsa a Jato subiu no telhado.
    Só lhes resta a globo dos marinho, que foi muito longe na prática delituosa da desinformação e perseguição de inimigos e agora desesperada antevendo-se pendurada solamente na brocha de ouro, teme as consequências já anunciadas por Lula, o maior prejudicado por ela, junto a Dilma, Dirceu e o PT.

  • Esse é o tipo de juiz que defende seu partido com unhas e dentes . A busca da proteção aos seus pares ( A turma do PSDB delatada ), quando FHC o indicou para o STF sabia que estava fazendo e que alguma para teria que ter . A ver o que aconteceu no final do governo FHC a sua equipe econômica ficou protegida por 10 anos após o fim do governo , contra processos de improbidade , desvios , etc. Trabalhinho de Gilmar , agora o ministro pit bull de FHC os defenderão até o impeachment.

  • Lula vencendo a todos. vencendo o Judiciário parcial, a Globo fascista e golpistas. o MPF odioso e perseguidor, o Temer Traidor, etc. Lula, la, la uma estrela brilha, Lula, la,la

  • Parece que o único objetivo de Janot ao espicaçar Gilmar Mendes é tentar intimidá-lo e fazer com ele pare de fazer intervenções jurídicas que vão contra os interesses da Lava Jato. Mesmo que ele, Gilmar, esteja agindo de modo juridicamente impecável.

  • E o Janot? Desafiando o todo poderoso Gilmau? O que mais vai sair dessa salada de frutas montada pelos golpistas? Cebola? Nabo?
    O que deu no Gilmar agora? Está ficando senil? Quando as aberrações da lava a jato só eram dirigidas ao PT valia tudo. Agora que vão ser obrigados a investigar o Aécio, o FHC, o Serra, o Temer, o Jucá, o Renan e mais uma centena de demotucanos, ele quer cumprir a lei? NÃO, agora tem que fazer vistas grossas e obrigar o Moro a investigar essa corja também. Ou será que ainda "não vem ao caso"?
    E a delação do Duque contra o Lula? Sempre, sempre e sempre, NUNCA deram dinheiro ao Lula. E, ao que parece, escolhem quem já foi condenado para dizerem que são os "intermediários" da suposta propina ao Lula: Dirceu, Pallocci ou Vaccari. A mentira é tão deslavada que o Duque declarou "aí eu tive certeza de que o Lula era o chefe". A mesma ladainha de sempre, nunca uma prova concreta. E a Globo omitiu a parte da delação em que ele diz que foi indicado pelo Aécio Neves. Ou seja, que imbecil acreditaria que o Duque foi colocado no cargo pelo Aécio Neves e que ele deveria roubar para o PT? O mineirinho se satisfez só com o dinheiro de Furnas e do Centro Administrativo de MG? Só coxinha otário para cair neste conto do vigário (com o devido perdão pelo trocadilho, por que "ário" não rima com pó)

  • ARMANDO FONTES OLIVEIRA: Você odeia pesquisas, né? Dá uma olhadinha na Foia, na Óia, no Desestadão, no O Groubo, na Épouca, na Álias e veja quem ganha em 2018. Hasta la vista, baby.

Related Post