Gilmar Mendes, em decisão individual, acaba de cassar a decisão do plenário do Tribunal Superior Eleitoral, tomada por unanimidade dos votos, de conceder direito de resposta ao PT contra a revista Veja por ter acusado o partido de ter pago – e com dólares – a chantagistas para ocultar escândalos de corrupção.
Trata-se de uma monstruosidade , porque Gilmar Mendes sabe perfeitamente que sua decisão cairá, ao ser examinada pelo plenário.
Só que, quando isto acontecer, já terão passado as eleições, em primeiro turno.
E, portanto, o objetivo eleitoral inequívoco da revista difamadora terá sido atingido.
O que torna a decisão singular de Mendes, na prática, uma licença para que a Veja pratique um crime impune de manipulação eleitoral.
Mendes afronta o entendimento de pelo menos três de seus pares no STF, integrantes do TSE: Dias Tóffoli, Rosa Weber e Teori Zavascki.
Pior, ele é integrante do TSE e não estava na sessão para que, derrotado, ficasse numa situação mais canhestra se – como ocorreu – a ele fosse distribuído o recurso da Editora Abril.
Inaugura-se agora a liberdade de difamar às vésperas das eleições.
O direito de resposta, agora, é uma simples emanação jurídica e servirá apenas para dizer, aliás como já ocorreu de outras vezes: “você lembra daquilo que disseram do seu candidato e que fez você mudar o voto? Era brincadeirinha, não era verdade”.
View Comments (72)
Pra conforto dos eleitores,mesmo aqueles que votam com a direita,é que ninguém lê essa droga.Exceto ele!
O pior de tudo isso, é que fica por isso mesmo. Até domingo a pisada vai ser de difamação e safadeza de toadas as maneiras. Mais a verdade prevalecerá Dilma na cabeça no primeiro turno.
Isso é que dá confiar no "controle remoto" ! Além, claro, dos anúncios em profusão do Gov. Federal naquele LIXO, ajudando a sustentar meia dúzia de energúmenos que preferem a volta à escravidão.
Depois das eleições é facil pedir desculpas, tinha que conceder uma liminar e dar o direito de resposta antes das eleições.
Canalha é pouco ! Desgraçado, lesa-pátria, lambe-botas, jagunço, pistoleiro, injusto, que emporcalha o STF.
Fez isso DEPOIS do término do horário eleitoral!!
Tem problema não, aliás, o meu voto em Dilma tem outros fundamentos. Vou votar nela porque acompanho os governos e voto desde 1964, conheço muito bem os avós do Aécio, ele só fala do avô Tancredo, mas esconde o avô Tristão Cunha, por que será? Nos governos Sarney, Collor, Itamar, FHC, o salário mínimo não dava para pagar durante trinta dias uma media de café com leite e um pão com manteiga, é só conferir! Aécio e o seu PSDB, com a ajuda de Marina tiraram R$300 bi da saúde (CPMF) e estão aí criticando os programas de saúde da Dilma. Estes R$300 bi encheram os bolsos dos ricaços que não precisam da saúde pública. Não será por causa do Dr. Gilmar que o Brasil irá mudar de rumo, mas com o voto do povo brasileiro. E novamente vamos votar sem medo de ser feliz.
CANALHA!!!
O Joaquim Barbosta foi mais esperto - pulou fora antes da casa desabar na sua cabeça, deixando para o, denominado por ele, jagunço aguentar o desabamento, depois de tantas e tantas liminares desastrosas para o Judiciário Brasileiro.
A vingança, comida cru, poderá ser quando o próprio sofrer crimes contra a honra, mas despido de "superpoderes" nada republicanos, depender de "ex-pares" para "dizer-lhe o direito", que poderá se basear nas convicções do próprio, como a que ora se apresenta.