O ministro Gilmar Mendes declarou hoje que a cassação da candidatura do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda foi um ato “nazista” do Tribunal Superior Eleitoral, no qual só ele votou a favor da impugnação do registro do candidato.
O argumento essencial é que, como a condenação de Arruda em 2a. instância ocorreu dias depois da entrada de seu pedido de registro eleitoral, deveria ser considerada sua elegibilidade naquele dia e não a do momento da concessão do registro pedido.
Arruda pediu registro no dia 4 de julho, sexta-feira, e foi condenado por improbidade pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal no dia 9, quarta-feira.
Por três dias úteis, Arruda, no entender de Mendes, seria “ficha limpa”.
É curioso que um magistrado que pensa com este rigorismo formal tenha, tempos atrás, abraçado tão fervorosamente a tal “teoria do domínio do fato”, que estica o elástico do pensamento jurídico até o “ah, mas ele não podia deixar de saber”…
Gilmar Mendes, o homem dos habeas-corpus para Daniel Dantas e Roger Abdelmassih é assim, um extremado liberal, dependendo de quem esteja sendo julgado.
Se é de lá, pau; se é de cá…
Até porque, como fundamento jurídico, parece que o que valeu mais no voto de Gilmar foi o telefonema de Fernando Henrique Cardoso.
View Comments (21)
E a coxinhada manipulada? Não diz nada, ou somente quando é algum "mensaleiro" do PT é que merece a chibata? Bando de hipócritas! Venham defender estes dois, venham. Quero ver a coragem de vocês. Pronto. Desabafei.
Esse gilmardantas é um cínico sem-vergonha sem tamanho. Dizuscraisti...
Para o José Dirceu foi criada uma jurisprudência"ad hoc" pelo Gilmar Mendes e outros ministros do STF - transformado aí sim em tribunal nazista - pelos interessados em criminalizar um Partido e importantes lideranças. Usaram - mal segundo o próprio criador - a tal Teoria do Domínio do Fato importada exatamente da pátria do nazismo. É muito hipócrita esse Gilmar Mendes, chefe de jagunços no Mato Grosso, segundo revelação em plena sessão de julgamento de seu ex-colega de Excelso Pretório, o impagável Joaquim Barbosa, seu aliado ocasional no julgamento nazista.
Esse é mais um presente do PSDB ao Brasil!
Esse é um dos juízes que só se tem a lamentar por fazer parte do STF. Tem outros equivalentes, mas esse é da conta do PSDB.
Esse é o Gilmar Dantas, o homem que o finado FHC colocou no STF. Por isto ele, Gilmar Dantas, sempre facilitou a vida de pessoas como o Arruda.
Diz pra mim: o que esse cara tá fazendo no TSF? Não tem a mínima moral para estar num tribunal desta importância. Não serve nem para ser advogado de porta de cadeia. Um inconsequente.
Arruda é caso de tratamento.
Ele é mentiroso contumaz.
Participou da quebra do Painel do Senado.
Neste caso, chorou, envolveu a família, declarou inocência de forma artística impecável.
Quando viu que fora descoberto, descreveu secamente suas ações.
E renunciou para escapar da cassação.
Eleito Governador, quase foi vice de Serra em 2010, levantado pela mídia, com matérias que o transformavam em santo. Foi capa de VEJA que o redimiu com o artigo "Ele deu a volta por cima".
Logo depois, após a revelação do vídeo em que aparece recebendo propina, ficou doente, utilizou cadeira de rodas para depor e posou de vítima.
Enfim é uma personalidade obcecada pelo poder e, pelas suas atitudes, deveria ser uma pessoa inabilitada a disputar cargos eletivos.
O que mais Gilmar Mendes quer para considerá-lo inelegível?
É inacreditável,desculpem-me, era previsivel o voto de Gilmar, a sua justiça só atinge o PT. Quem não sabe disso?????
Caro Fernando, sou um simples velho defendendo meus ideais e sei que você é extremamente competente para escrever, mediante a minha ignorância para encontrar palavras para elogiar esse verme, câncer, nojento, babão, asqueroso e não sei quais elogios mais honrosos esse medíocre pode receber.