Gilmar nega HC e abre espaço para recuo de Cármen Lúcia

Numa decisão veloz e  evidentemente política – e não jurídica – o ministro Gilmar Mendes recusou o habeas corpus genérico que anulava as prisões antes do trânsito em julgado – o argumento foi pífio, casuístico, sem suporte constitucional, afirmando que poderia resultar na libertação de presos “perigosos”, como se deixasse de existir a prisão provisória à disposição do juízes.

Como o HC era voltado diretamente contra Cármen Lúcia, o aparentemente tosco Gilmar Mendes fez um gesto simbólico, abrindo uma porta para o recuo, hoje, da presidente do STF que, como assinala Bruno Boghossian, na edição de hoje da Folha, diante de um plenário “dividido em 10 contra um”. O um, no  caso, é ela, evidente.

O STF, nunca se esqueçam, é uma corte corporativa e não existe – ainda mais agora – o STF de Cármen, Gilmar, Barroso ou qualquer um deles. Mesmo os bate-bocas de plenário, em dois dias, saem das luzes para o terreno dos rancores vestidos de “Sua Excelência”.

Só há dois responsáveis por esta situação de isolamento de Cármen Lúcia: ela própria e Edson Fachin, seu parceiro no que o jornalista Kennedy Alencar definiu como “uma espécie de jogo de empurra porque não querem ser responsáveis por uma decisão que possa, eventualmente, favorecer o ex-presidente Lula(…)”

Com razão, os dois agiram assim, com o denominador comum de se preocuparem apenas com a repercussão midiática e esqueceram que não são “donos” dos outros 9 ministros, onde o desagrado com o comportamento de ambos cresceu e fez Fachin dar sinais de abandoná-la sozinha no barco da teimosia insana.

A esta altura, ainda que o mais provável seja uma “solução intermediária” – é um tribunal, como já se viu, mais político que jurídico – diante da mídia, Cármen Lúcia sairá, em lugar da posição de heroína da imprensa que pretendia ter como derrotada ou, ainda pior, capituladora.

Quem procura a glória pelo caminho da concessão, em geral, termina alcançando apenas a pequenez.

Fernando Brito:

View Comments (73)

  • Acho que devemos começar a afiar as lâminas das guilhotinas.

    • Aceito vaga de Carrasco, Faxineiro de Cadafalso ou Coveiro de Golpista.

    • Acho que é isso que os golpistas querem:

      INCITAR UMA CONVULSÃO SOCIAL, PARA DEPOIS CULPAR A ESQUERDA E, MAIS ESPECIFICAMENTE, LULA.

      Dessa forma, eles esperam dar um xeque mate:
      - ou conseguem emplacar um candidato deles para ganhar nas urnas;
      - ou usam a convulsão social como pretexto para estender a intervenção militar para todo o Brasil, suspender as eleições e se manter no poder indefinidamente.

      ESQUERDA, NÃO CAIA NESSA ARMADILHA

  • "...um grande acordo, com o supremo, com as forças armadas, com tudo..." Ontem eu li sobre esta história do HC nas mãos de GM e resolvi que era melhor não contar com o ovo antes que a galinhasse o botasse. Estava certo.

  • Vou ensinar os padres do Supremo Tribunal da Farsa a rezar uma missa:
    Artigo 5, parágrafo LVII da Constituição Federal.
    Tudo que for feito fora dessa lei pétrea é ilegal, imoral e decisão política.
    Preciso desenhar, excelências?

  • Petistas o Caralho!
    Presidente Lula "faça que nem" o Vladimir Putin: candidate-se de forma independente!
    E vença no primeiro turno, TRIPRESIDENTE!
    Presidente Lula, especialmente, alie-se ao povo!

    ***

    PETISTAS TEMEM QUE DESGASTE PARA SOLTAR LULA SEJA MAIOR DO QUE PARA NÃO PRENDÊ-LO

    Repercussão de uma eventual prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divide opiniões no PT; dirigentes mais velhos acreditam que a Justiça dificilmente o manteria na cadeia por muito tempo; os mais familiarizados com os humores dos magistrados acreditam que, se o desgaste já é grande para os que buscam evitar a prisão, ele seria ainda maior na tentativa de soltá-lo

    20/03/2018

    (...)

    FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/poder/347644/Petistas-temem-que-desgaste-para-soltar-Lula-seja-maior-do-que-para-n%C3%A3o-prend%C3%AA-lo.htm

    • .... Ô "petistas", sabem por que "os magistrados acreditam que, se o desgaste já é grande para os que buscam evitar a prisão, ele seria ainda maior na tentativa de soltar o presidente Lula"?
      Porque todos os nazigolpistas, particularmente, "os(as) supremos(as)" do STFede, sabem que o inocente, honrado e eterno presidente Lula saíra da prisão perpétua "suicidado", em uma masmorra qualquer do infame títere da CIA 'mor(T)o'!

  • Pagando para ver . Eles terão um blindado na frente de seus prédios , e alguns meganhas para protege los . Sairão sorridentes e fagueiros na mídia , aonde fazem a diferença .

      • Legal. Dirceu, preso, dá tom da unidade e da consciência que as esquerdas devem ter. Assim age o verdadeiro líder, como faz e continuará fazendo Lula, se lamentavelmente for preso, por uma condenação injusta.

  • Fora os fatos escondidos nas salas impudicas desse tribunal ,o que aparece aos olhos dos mortais,é que existem divisões no ponto que se refere ao HC.
    Seria mais simples,ficar queto porque carmen lucifer ,a marionete global.já tinha matado no peito essa questão.A menos que sabedores que serão derrotados os "defensores" da CF tentem salvar a cara.
    Quem viver, verá se O CRIMINOSO DE CURITIBA e sua gangue midiática/judicial/USA ,finalmente começam a descer a ladeira caminho da CADEIA.

  • Esperar-se da IMPRENSA GOLPISTA,qualquer condescendência com a tese,de que a HEROÍNA DO MOMENTO,possa sofrer qualquer tipo de CRÍTICA,É DE UMA INGENUIDADE paquidérmica.A IMPRENSA GOLPISTA,dita os procedimentos de todos eles,OS GOLPISTAS DO JUDICIÁRIO e seus seguidores.TODOS ELES.

  • O STFede de 1936 condenou Olga Benário à morte em uma câmara de gás do nazismo!
    O STFede apoiou o sanguinário golpe militar de 1964!
    O STFede deu o golpe do Mentirão do PT!
    Portanto, mandar o eterno e inocente presidente Lula à morte em um sórdida masmorra qualquer do infame títere da CIA 'mor(T)o', é, digamos, "café pequeno"!
    Lembrando: a pior e mais criminosa ditadura é a do Poder Judiciário!
    Nesta ditadura, não temos a que apelar, A quem recorrer!!
    Exceto, ... À DESOBEDIÊNCIA CIVIL!
    Sim, e já passou da hora!

    "Se não houver vitória, não haverá sobrevivência." Winston Churchill

    • O STF se tornou um antro de perdulários, de covardes, de punguistas do dinheiro público, de golpistas e corruptos. É necessário escolher uma nova corte superior que represente a população brasileira e não os interesses de organizações criminosas como a famiglia Marinho. Abaixo o STF!

Related Post