Gilmar reclama de vazamento da lista. Tem camburão pra jornalista revelar fonte?

Tomara que o Ministro Gilmar Mendes não use os mesmos métodos que o juiz Sérgio Moro usou com Eduardo Guimarães, senão vai precisar de uma megaoperação da Polícia Federal para carregar os coleguinhas todos para serem “obrigados a revelar a fonte” de onde partiram as informações sob a lista de inquéritos pedidos pelo Procurador Geral Rodrigo Janot a partir dos depoimentos de executivos da Odebrecht.

Diz o Valor que o “big boss” do STF exigiu que a PGR preste “explicações ao Supremo sobre os fatos, que considerou criminosos”. Gilmar valeu-se da coluna da ombudsman da Folha, Paula Cesarino Costa onde se relata que representantes do Ministério Público Federal se reuniram com jornalistas para repassar informações sigilosas numa espécie de “entrevista coletiva em off”, “com a garantia de que as fontes das informações não seriam identificadas nas reportagens”.

“Parece ser regra, e não exceção, vazar coisas em sigilo. É uma caça de escândalo, uma vocação para a espetacularização. A imprensa dá pouca relevância ao fato de que, quando praticado por funcionário público, vazamento é conhecido como crime. Mais grave ainda é esta prática ocorrer dentro da estrutura da PGR ­ isso é constrangedor”, afirmou o ministro. Gilmar disse, ainda, que os servidores que promoveram o encontro “em off” com repórteres cometeram “abuso de poder” e “não são dignos de ocupar cargos públicos, porque foram irresponsáveis”. O vazamento, para o ministro, “desmoraliza” o Supremo.

Quando a subprocuradora Ela Wiecko, presente à reunião da 2a. Turma do STF onde o comentário foi feito,  tentou argumentar que “a mídia faz investigação, sim, e tem acesso, não sei como, a muitas informações, estabelecendo o momento em que colocam essas notícias a público”, Gilmar ironizou:

“Não vou acreditar que a mídia teve acesso a partir de sessões espíritas”.

Uma Justiça que depende de Gilmar Mendes para dizer o óbvio e pedir o respeito à lei está mesmo mal, muito mal.

Fernando Brito:

View Comments (11)

  • E ainda tem o que desmoralizar no supremo? Quando o vazamento é contra amigos aí é ilegal?

  • Invocar espiritas ? porque duvidas? isso aqui virou casa da noca ate quando eu nao sei.

  • Prestem atenção! Será que não é uma cartada para tirar o Janot e colocar quem os golpistas quiserem no lugar dele? Algum ministro pode virar Procurador em segundos. Não estarão rindo da ingenuidade de muitos em partir pra cima da PGR?

  • O dono do supremo vai conduzir os vazadores até a masmorra da pf pelos vazamentos dos seus aliados políticos? Janota e procuradores q se cuidem. Já moro sem ser jornalista pode vazar a vontade. Sendo para a globo pode. Pedir desculpa e detalhe. Tem um coxinha assíduo frequentador q acha q ter algumas merrecasas o torna milionário. É o coxinha piadista. Classe media lascado.

  • QUANDO É CONTRA O LULLA E O PT PODE MAS QUANDO É COM OS "AMIGUINHOS" DELE NÃO PODE, NUNCA VI UM JUÍZ DO SUPREMO TÃO LIGADO A POLITICOS E PRINCIPALMENTE FAZENDO PARTIDARISMO, DEVERIAM CASSAR ESSE VERME!!!

  • É onde reside,o principal trunfo,do JORNALISMO,é no segredo de quem são as fontes. E é ai,que reside o grande TRUNFO,dessa atividade FACCIOSAMENTE CRIMINOSA. E porque criminosa?Por facciosa,em favor dos DONOS DOS VEÍCULOS,que naturalmente,são os DEFENSORES DO CAPITALISMO,até na sopa,e que não estão nem aí,para IGUALDADE FRATERNIDADE,HUMANIDADE.Isso é para OS TROUXAS.O jornalismo,é uma atividade eminentemente de mercado ,e portanto sujeita à todas as REGRAS QUE SE ALEGA,de MERCADO.Leva,quem paga mais.Além disso,podem usar um outro MACETE JORNALÍSTICO.Que se chama,EDITAR.Aí então,fazem o que o patrão manda.Em suma,nessa atividade,quem é honesto,passa a ser nos nossos dias,BLOGUEIROS.O resto todo,não passa de BABA OVO DE RICO.

    • Porque o Moro não questiona o Boechat quando o critica.
      O Boechat também não é jornalista formado.
      Parte pra cima dele, Moro!

  • Brito, fujo um pouco do assunto, mas como tenho acompanhado os debates políticos na tv fechada, blogs e grande imprensa entendi importante relembrar às "mentes convenientemente esquecidas" um assunto que já vem sendo abordado nessas "discussões ".
    Devido aos estragos feitos ao país por um grupo de cidadãos "traidores e golpistas" , começa a surgir na grande mídia, como alternativa à podridão que está instalada no meio político, a discussão sobre um plebiscito para a instalação de uma constituinte exclusiva visando viabilizar uma reforma política, tirando dos cabritos o controle sobre a horta de couve.
    Hipócritas e cínicos deixam de lembrar que Lula, lá no início do malfadado mensalão e Dilma, quando das manifestações de junho de 2013, colocaram em cena a mesma oportunidade de resolução do problema e foram "escandalosamente" refutados pelos próprios.
    #FORAGOLPISTAS

  • Quando é a próxima "reunião", na calada da noite, no Jaburu? Réu e julgador encontrando-se frequentemente. É como o condenado ir jantar na casa do carrasco, um dia antes de sua execução. É uma suruba geral.

  • Hoje no Bom Dia da Globo, Míriam Leitão e Chico Pinheiro comemoraram boas notícias que finalmente estão chegando da Petrobras: A empresa bateu seu recorde de produção. Como se ela não viesse batendo tais recordes desde o governo Dilma, e apenas com o incremento da produção no pré-sal. Míriam evitou citar o pré-sal, deve ser recomendação do comando golpista. E a Míram falou ainda que a empresa vai melhorando, mas que foi duramente atingida "pela corrupção" (e não pelo esdrúxulo combate à corrupção da Lava Jato) e também pela má gestão do Lula e Dilma, que praticaram ingerência demais na empresa, além de investimentos equivocados (a indústria naval seria um dos investimento equivocados, claro que do ponto de vista do capitalismo puro e etéreo, sem qualquer preocupação estratégica com o país). Míriam salientou que não há dividendos para os acionistas, e os prejuízos ainda são muito grandes, e por isso "é necessário que continue a venda de ativos, para a empresa se voltar para o foco principal". Bem, sabe-se que o Big Oil, cheio também de colossais prejuízos, há anos que vem vendendo ativos para repartir o apurado da venda com os acionistas, a título de dividendos que não têm conseguido amealhar, graças à política Fracassada) de Obama/Xeiques de baixar absurdamente o preço do petróleo para tentar arruinar a economia da Rússia. Será que a veda de ativos da Petrobras estão tendo o mesmo destino? Aplacar a fome de dividendos dos acionistas? Isso faz desconfiar que "o foco principal" de que fala a Míriam, foco da Petrobras neste governo entreguista, será ser alugada pelo Big Oil para prestar serviços de execução nos campos de petróleo que não serão mais brasileiros. Subalternidade total e pequenez colonialista. Só isso.

  • O vazamento, para o ministro, “desmoraliza” o Supremo.Ministro acorda , como alguém pode desmoralizar um órgão já a muito sem moral com a população? Sai as ruas ministro (se tiver coragem )

Related Post