Globo descobre que Tijolaço publica… fatos

Essa é para morrer de rir.

Ou chorar, não sei bem.

O jornalismo brasileiro entrou no terreno da comédia absurda. Ou seria tragédia bufa?

O Globo publica hoje, com chamada na capa do site, uma matéria bizarra.

O surrealismo não é a publicação da matéria em si, mas o seu tom conspiratório e venenoso.

O jornal descobriu que houve alteração no perfil de wikipédia de Paulo Roberto Costa, feita por alguém usando a rede da Petrobrás.

Eu já mostrei, aqui no Tijolaço e no Cafezinho, que as redes de todas as estatais, e de todas as corporações, inclusive da Globo, alteram perfis de wikipédia.

(Confira aqui como alguém usando a internet da Globo alterou perfis no Wikipédia de jornalistas como Fausto Wolff, Rui Castro e Fernando Morais. E aqui para ver como alguém usando a rede do governo de SP inseriu uma difamação grosseira contra Raul Seixas, em seu verbete no Wikipédia; essa história foi incluída, ó ironia, no verbete da Miriam Leitão!)

Criminalizar isso seria como criminalizar o uso de whatsupp por um funcionário público. Ou, para falar de algo mais antigo, condenar alguém porque mandou um email para um jornal, usando a internet de uma corporação, pública ou privada.

O problema na alteração dos verbetes no wikipédia dos jornalistas Sardenberg e Miriam Leitão foi a deselegância e a estupidez de usar a rede do Planalto para inserir informações negativas sobre jornalistas críticos ao Planalto.

Mas não há crime algum.

A Globo quer impor, ao serviço público brasileiro, o mesmo ambiente de falta de liberdade individual que impõe a seus funcionários, que são proibidos até mesmo de externarem posições políticas em redes sociais? 

A Globo quer mandar no Brasil? Quer ser o juiz do que é certo e errado?

Estatais de São Paulo, Minas, do país inteiro, fazem, regularmente, centenas de alterações em perfis do wikipédia, que é um sistema aberto e livre, onde qualquer um pode incluir ou alterar o que quiser.

Como que confirmando esse clima pesado, o próprio Globo publica hoje matéria em que menciona o “medo” de servidores da Petrobrás de assinarem qualquer contrato.

O medo de assinar um contrato irregular é saudável, e todos os servidores devem ter mesmo, mas o que a matéria sugere é algo pior: o medo dos servidores de, mesmo não fazendo nada de errado, serem expostos na mídia.

A falta de regulamentação da mídia brasileira, e a ausência do direito de resposta, nos transformou numa sociedade em estado de chantagem permanente.

Está começando a afetar até mesmo a produtividade econômica das empresas, conforme admite, cinicamente, a reportagem do Globo.

A mídia pode destruir a reputação de qualquer um, mesmo que não se tenha feito nada de errado.

Entretanto, o mais surreal vem a seguir.

A “alteração” no verbete de Paulo Roberto Costa na Wikipédia foi a inclusão de um capítulo, apagado em seguida, intitulado “Ex-diretor começou no primeiro governo de FHC”

A matéria da Globo admite que as informações contidas nesse capítulo são verdadeiras. O próprio Paulo Roberto Costa teria afirmado, segundo a matéria, que trabalha na Petrobrás desde o final da década de 70, e recebeu suas primeiras indicações políticas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

O Globo, então, reproduz o trecho “incluído” (e retirado minutos depois):

“Tem sido divulgado à opinião pública que Paulo Roberto Costa, agora no epicentro de um escândalo de corrupção, teria começado sua carreira na Petrobras em 2004 – portanto, no governo Lula –, quando foi nomeado diretor de Abastecimento. Isso não é verdade. Ele entrou na Petrobras muito antes, em 1979, quando participou da instalação das primeiras plataformas de petróleo na Bacia de Campos (RJ). Suas primeiras indicações políticas dentro da estatal ocorreram quando o PSDB ganhou a presidência da República.”, afirma o perfil modificado.

As informações sobre as posições que Costa assumiu na estatal desde que entrou em 1979 até seu desligamento correspondem ao que o próprio declarou em junho deste ano durante sessão na CPI da Petrobras no Senado, antes de ser preso.

“Em 1995, logo no primeiro ano da presidência de FHC, ele foi indicado como gerente geral do poderoso Departamento de Exploração e Produção do Sul, responsável pelas Bacias de Santos e Pelotas.Nos anos seguintes, sempre sob gestão dos tucanos, Paulo Roberto Costa foi beneficiado por várias indicações políticas internas da Petrobras. Em 1996 foi gerente geral de Logística. De 1997 a 1999 respondeu pela Gerência de Gás. De maio de 1997 a dezembro de 2000 foi diretor da Petrobras Gás – Gaspetro. De 2001 a 2003 foi gerente geral de Logística de Gás Natural da Petrobras. E de abril de 2003 a maio de 2004 (agora, sim, no início do governo Lula), foi diretor-superintendente do Gasoduto Brasil-Bolívia”.

Qual o problema em introduzir uma informação autêntica num site da wikipédia?

Nenhum.

Quer dizer, há um problema sim. A pessoa que a introduziu copiou o texto do Tijolaço!

E aí o Globo dá o nome do autor do artigo que a pessoa usando a rede da Petrobrás usou.

Parte das modificações foram retiradas de um outro texto publicado pelo blogueiro Miguel do Rosário no site “Tijolaço”. Miguel foi um dos nove entrevistadores escolhidos para conversar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em abril deste ano. A escolha dos blogueiros foi feita pelo instituto do petista. No texto inserido no perfil do Wikipedia, a escolha de Paulo Roberto da Costa é justificada como “caminho natural”.

Outro problema, e agora falo sem ironia, é que, o autor da alteração chupou o texto do Tijolaço sem citar a fonte. Eu deveria me chatear com isso, mas tenha em mente que o autor retirou o texto em seguida, deixando apenas a informação bruta de que Costa obteve nomeações políticas dentro da Petrobrás durante o governo FHC.

A tentativa do Globo de envenenar o texto é evidente.

Ou será que eu é que estou ficando paranoico? Talvez.

Blog + Lula + Paulo Roberto Costa. Tudo bandido, é isso que o Globo quer dizer?

Diz a matéria que: “Miguel foi um dos nove entrevistadores escolhidos para conversar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em abril deste ano. A escolha dos blogueiros foi feita pelo instituto do petista.”

No meio da matéria sobre Paulo Roberto Costa, do nada, eu viro um personagem!

Lula, um cidadão sem nenhum cargo público, mas uma personalidade com enorme projeção nacional e internacional, decidiu dar uma entrevista para a blogosfera.  Como ele deveria  escolher os blogueiros? Tinha que pedir autorização à Globo? Abrir um edital? 

Já que a Globo quer falar de mim, bem que podia mencionar alguns furos que eu dei, como a sonegação bilionária da Globo e o uso ilegal, por Joaquim Barbosa, de um apartamento funcional do Judiciário como sede da empresa que criou nos Estados Unidos, a Assas JB Corporation.

Bem, de qualquer forma, estou muito satisfeito.

Com ou sem veneno, os trechos reproduzidos pela reportagem trazem fatos. E diferentemente da Veja (e dos jornais que a reproduzem acriticamente), meus textos vem sempre lastreados em documentos, cuja íntegra eu costumo disponibilizar aos leitores.

É o que fiz no caso da sonegação da Globo.

É o que faço novamente agora.

O documento abaixo é um  documento público da Petrobrás.  A Globo vive obtendo documentos “sigilosos” da estatal, mas frequentemente ignora seus documentos não-sigilosos.

Você poderá ler, na página 13, a biografia profissional de Paulo Roberto Costa dentro da estatal. A imagem no início do post traz uma parte do texto.

Verá também que Costa obteve as primeiras indicações políticas a partir de 1995, primeiro ano do governo FHC.

Eu considero essa informação importante porque a mídia está tentando pintar Paulo Roberto Costa quase como um “petista”. Ou como se ele tivesse entrado na Petrobrás pelas mãos de Lula.

Não é verdade. Ele assumiu seus primeiros cargos importantes de direção sob a gestão FHC.

Se roubava naquela época, se roubou na era Lula, não sei. Quem pode dizer isso são os investigadores, a Justiça e sobretudo e acima de tudo, os autos do processo.

O fato é que Paulo Roberto Costa tinha cargos de direção na Petrobrás, por indicação política, desde 1995, e somente foi demitido, investigado e preso no governo Dilma.

O governo FHC não investigava ninguém. A Polícia Federal era inoperante e desestruturada. Era uma zorra total.

Se houve investigação séria e se haverá punição exemplar contra Paulo Roberto Costa, então o mérito é da presidente Dilma, que, antes de qualquer matéria na imprensa, o demitiu e o prendeu.

De qualquer forma, obrigado Globo pela menção ao Tijolaço e à minha pessoa, e, sobretudo, por publicarem trechos de meu artigo. Modéstia à parte, é a única coisa que se salva da matéria.

Abaixo, os documentos mencionados.

Fernando Brito:

View Comments (36)

  • JANIO DE FREITAS - emérito jornalista da 'Folha de São Paulo'

    (…)
    Não se imaginava que a Marina Silva tão contida, como se toda travada por poderosas forças interiores, ou, sabe-se lá, celestiais (“Deus não quis que eu estivesse naquele avião”), fosse capaz de tamanha desinibição para dizer coisas como esta raridade: “Um partido que coloca por 12 anos um diretor para assaltar os cofres da Petrobras”. “Para assaltar”? A desonestidade dessa afirmação, feita em sabatina há três dias no “Globo”, não tem limite nem para trás.
    Funcionário de carreira, Paulo Roberto Costa fez sua ascensão na Petrobras durante o governo Fernando Henrique, nomeado então para sucessivos postos e funções relevantes, que vieram a culminar no governo Lula. É um mistério o momento em que começou sua corrupção. Mas há a certeza de que, a não ser para Marina, nenhum partido e nenhum governo dos dois presidentes promoveu Paulo Roberto Costa “para assaltar”.
    Diante de tamanha e perversa difamação, não surpreende a facilidade com que Marina diz inverdades bondosas a seu respeito, atribuindo-se votos, pareceres e projetos no Senado que o Senado nunca ouviu ou leu. Sua agressividade tem este componente adicional: a inverdade. O que aquela sabatina tornou ainda mais perceptível (e registrado jornalisticamente).
    (…)

    FONTE: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/09/14/janio-blablarina-mente/#comment-1623753

  • A inveja dói, né mesmo, Miguel? hehe Cê tá com tudo! Brito com tudo! Tijolaço com tudo!!
    Se PIG deu-se ao trabalho de publicar Tijolaço, bão tamém, sô!!!! Vocês andam incomodando...A verdade incomoda!!
    Continuem o fantástico trabalho! É nóis!!

  • ... Outro aspecto surreal, emérito e impávido jornalista Miguel do Rosário: se o governo do Partido dos Trabalhadores tivesse, efetivamente, *aparelhado o Estado Brasileiro, esse senhor teria sido colocado no ostracismo da empresa desde janeiro de 2003!...

    *como acusam, sistemática e levianamente, o PIGolpista/fascista &$ os demais partidos (sic) da [eterna] oPÓsição ao Brasil!...

    Conspícuo jornalista Miguel do Rosário, parabéns pelo excelente trabalho, inefável contribuição à história do nosso país!

    Felicidades!

    Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    BRASIL

  • TODA A FORÇA AOS BLOGS SUJOS !!!

    "Um blog sujo incomoda muita GENTE,
    Dois Blogs sujos incomodam, incomodam muito mais...
    Três blogs sujos incomodam, incomodam, incomodam muita gente,
    Quatro BLogs sujos incomoda, incomodam, incomodam, incomodam, muito mais...
    Cinco blogs sujos incomoda, incomodam, incomodam, incomodam, incomodam .... (AD NAUSEA)"

    "O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO - O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"

  • Eu não agradeceria aos CABUNGUEIROS DA ELITE,qualquer menção ao meu nome,publicizado por quem falsifica até data.Mesmo que sejam suas publicações,pra meia dúzia de leitores,que puxam sacos de ricos ha muito tempo.

  • A Presidenta Dilma e o PT precisam levar essas informações à opinião pública no horário eleitoral e nos debates que ainda haverão na TV. Por favor, parem de tremer de medo da Globo e assemelhados!

  • E o fato do Sr. Paulo Roberto ter citado a Globo e a ilhota dos Marinhos, durante a CPI da Petrobrás, ao vivo na transmissão da Globo News, que encerrou a transmissão poucos minutos depois, isto, eles nem pensam em comentar, né Miguel !

  • Prezados membros do Tijolaço, o trecho foi apagado da Wikipedia por ter sido uma mera copia do blog, um plágio, proibido pelas normas da Wikipedia. E não por qualquer outro motivo.

    O que a Globo sugere em seu texto é que existe uma ligação entre o funcionário da Petrobras e o PT. Afinal, a Globo pressupõe que este blog é petista. E quem copia coisas deste blog, só poderia ser petista.

    A grande questão é que muitos textos são “plagiados” de sites da Globo na Wikipedia em verbetes políticos. Qual seria o partido destes editores? Seriam eles neutros e isentos?

  • Miguel para "ilustrar" os méritos dos Governos Lula/Dilma no combate a corrupção posto o Programa da TV sobre o tema! Pra aqueles que não viram! O DÉCIMO programa eleitoral da Dilma exibido em 9 de setembro, terça-feira à noite, conseguiu o que parecia impossível. Abordou o tema CORRUPÇÃO e superou TODOS OS DEMAIS! Demonstrou de forma didática e esclarecedora como se faz para combater a corrupção. Vai direto ao ponto e lista ações concretas tomadas nos últimos anos, como a aprovação de legislação específica sobre o tema, e os órgãos responsáveis pela fiscalização e a investigação em nível federal: PF, CGU, COAF, Ministério Público. Dilma foi dura e sincera na abordagem, mas sem ofensas de caráter pessoal, desmontou a hipocrisia tucana e de seu candidato, Aécio Neves, no debate público a respeito de corrupção. Afinal, o governo de FHC foi omisso e “varreu a sujeira para debaixo do tapete” nomeando um Engavetador Geral da República. E num recado direto a candidata Marina Silva, deixa claro que não é com “salvadores da pátria” que a questão será resolvida, mas SIM com o fim da impunidade. E, novamente, aborda e desmascara a polêmica proposta de Maria Silva que propõe a Independência do Banco Central e a associa aos “desvios das riquezas da nação para o bolso de uns poucos privilegiados” com decisões econômicas erradas. O programa termina listando uma série de investimentos e programas federais em São Paulo e no Brasil. Em resumo, A-R-R-E-B-E-N-T-O-U! Vai que é tua Dilma! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=YEk6f9RpnOM

Related Post