Golpe foi “jeitinho” brasileiro, diz a The Economist

Da BBC – da BBC, viu Ministra Rosa Weber, não me peça explicações – agora cedo:

A revista britânica The Economist afirma, em edição publicada nesta sexta-feira, que o afastamento da presidente Dilma Rousseff foi um ‘jeitinho’ dado na Constituição.

“O impeachment de Dilma Rousseff, uma presidente impopular que não foi pessoalmente acusada de malfeitos sérios, é um ‘jeitinho’ na Constituição”, diz o texto, usando o termo em português.

“Muitos dos políticos que votaram pelo impeachment recorrem a esses jeitinhos de forma incansável, por exemplo com as leis de financiamento de campanha”, completa.

A The Economist é uma das citações preferidas da grande imprensa quando se trata de dar notícias depriments sobre nosso país.

Neste caso, porém, não será.

É o “jeitinho”.

Fernando Brito:

View Comments (16)

  • Só dois tipos de gente ainda conseguem defender os golpistas e seu "governo" pirata: os ignorantes e os vendidos. Por falar nisso: alguém se surpreende com o fato de que o MBL foi financiado e contou com apoio dos partidos golpistas? Só os ignorantes levaram o MBL a sério.

  • Reportagem do 247- revela que o Movimento Brasil Livre, que se dizia apartidário e é liderado por Kim Kataguiri, recebeu apoio financeiro e material dos quatro principais partidos que se engajaram no impeachment da presidente Dilma Rousseff: PSDB, DEM, Solidariedade e, claro, o PMDB; a reportagem traz áudios em que se negocia o apoio financeiro a atividades do grupo; um dos personagens citados é Moreira Franco, braço direito de Michel Temer, que teria ajudado a custear 20 mil panfletos para o MBL por meio da Fundação Ulysses Guimarães; Moreira nega ter feito pagamentos ao MBL
    Lembrando que em fevereiro de 2015 o Ministerio da Cultura liberou aproximadamente 40 milhões de reais p/o memorial da fundação Ulysses Guimarães ( do PMDB), que como se viu Cunha e Moreira Franco desviavam, para patrocinar o Golpe financiando com os picaretas do MBL

    • ÁUDIOS COMPROVAM QUE MBL FOI BANCADO POR PMDB, PSDB E OUTROS PARTIDOS

      O movimento negociou também com a Juventude do PSDB ajuda financeira a suas caravanas, como pagamento de lanches e aluguel de ônibus, e teria tido apoio da “máquina partidária” do DEM.

      No fim os coxinhas eram os mortadelas

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

  • Alguns profissionais liberais que conheço ligados ao PMDB, notoriamente mal acostumados a cargos de confiança ostentavam em suas paginas o apoio "inocente" ao MBL.
    Eu pensava, mas isso não suja suas carreiras?

    Agora entendi. Trabalho conjunto para receber mais cargos de confiança.

    • A semana passada saiu que vários integrantes do MBL serão candidatos nas próximas eleições pelos mesmo partidos que os financiaram
      Alguém se surpreendeu com essa noticia de que receberam dinheiro??

  • Eu já sabia. Eu, a torcida do Corinthians.do Flamengo e de todos os outros times brasileiros. O nome ideal para este movimento é Movimento Deus me Livre, porque acabar com a corrupção, inserindo aquela turminha que eles apoiaram para comandar o pais, só por Deus. Serão desmoralizados um a um e pagarão o preço da insignificância junto com os seus pupilos e a coxinhada em geral. A política não pode ser impulsionada por marginais.

  • É porque nesse caso, não vem ao caso !!!

    Agora vamos tocar num ponto chave da patranha, Lewandovsky e Weber, dois ministros do $$$TF ! Um só se preocupa com o AUMENNNNTO e a outra em agradar a Mídia.

    E eu que achava o presidente um homem sério , quanto a weber, nunca me enganou, fraca, medrosa e senil.

  • O ZIRALDO CERTA VEZ DISSE REFERENTE A ETNIA: " O BRASILEIRO É UMA MASSA AINDA EM MISCIGENAÇÃO"....

    ATUALIZANDO EM RAZÃO DO QUE ACONTECE NO PAÍS.. PODEMOS DIZER " O BRASILEIRO É UMA MASSA EM DECOMPOSIÇÃO"..

    SÃO TANTOS ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO EM TODOS OS SETORES DA REPÚBLICA E DA SOCIEDADE (CORRUPTOS E CORRUPTORES) QUE NÃO HÁ COMO CONTESTAR QUE ESTAMOS EM DECOMPOSIÇÃO.. PUTREFAÇÃO.. SOMOS UMA ESCÓRIA.. POVO SEM MORAL E ÉTICA.

  • referente a frase do Ziraldo, pode ser também " O BRASILEIRO É UMA MASSA AINDA EM FORMAÇÃO"... uma ou outra não muda o objeto.

  • Agora que aécim teve sua ficha "lavada" pelo beiçola, o temer deve coloca-lo na presidência de Furnas. Assim, ele(aécim) não precisará de intermediários.

  • Onde estão os coxinhas sanguinários destilando o ódio escafederam, são múmias inertes, midiotas foram usados e se calam apareçam seus canalhas.

    • Prezado Vitor,
      Agora que deram o golpe, os coxinhas que recebiam do psdb, dem, pps e pmdb estão desempregados.

      • Os coxinhas mudaram o foco, e agora estão fazendo um curso de 6 meses,criado pelo seu líder Frota, que detesta mulher até na presidência.
        Os aprovados poderão participar da nova superprodução do machão da TV Glope, o longa intilulado "Sou Boneca".
        Estaremos torcendo por vocês.

  • Eis uma boa razão para revermos ossa identidade nacional, invariavelmente construída por representantes das elites que projetam a si mesmo e a sua casta sobre a cultura popular, como justificativa moral para sua conduta, ao mesmo tempo em que se apossa do imaginário brasileiro, obrigando-nos a acreditar que somos como eles. A análise homogênea da cultura nacional é, por conseguinte, o maior erro metodológico cometido por aqueles que se debruçam sobre a cultura brasileira. Tratar alguém da casa grande como um membro da mesma cultura dos que estão na senzala é de uma injustiça perversa.
    É possível aplicar o princípio do "jeitinho" sobre a figura de alguém como Bezerra da Silva da mesma forma que se faz com um político golpista? O princípio é o mesmo? Me lembro de sua entrevista no Jô, em ele relatou os artifícios para não ser preso todo dia, já que era motorista de ambulância - negro e obrigado a dirigir em alta velocidade - e tendo que dar satisfações constantes às autoridades preconceituosas e imbecis. Isto é o jeitinho de quem se esquiva do abuso de uma sociedade terrível. Seria possível comparar o povo com a elite, em qualquer quesito?
    A receptividade e civilidade costumeira do brasileiro, tão bem exemplificada nesta última Copa do Mundo, tem relação com a cordialidade acusada por Sérgio Buarque de Hollanda? Seríamos todos macunaímas como pretendia Mário de Andrade?
    Por fim, quem representa a imagem do povo brasileiro no exterior? O povão que até então não tinha entrado num aeroporto, ou a burguesia esnobe e passadora de cheque sem fundos pelo mundo afora?
    Que bom que o Mundo agora começa a distinguir as duas culturas que se sobrepõem nesta terra que mais parece a Esparta antiga: os que mandam ali a denominam de Esparta, os que a observam de fora a chamam de Terra dos Escravos. Tomara que que isto fomente novas análises e a revisão de muitos conceitos.

Related Post