Golpismo inverte a vontade popular: todo poder aos políticos, com o parlamentarismo

A palestra – talvez fosse melhor chamar de “bate-papo” de Michel Temer com Gilmar Mendes, hoje, na escolinha que o Ministro do Supremo vai espalhando como loja do Mc Donalds  pelo Brasil inteiro ao menos uma utilidade teve.

Mostrar com clareza – óbvio que apenas para os que admitem ver –  que não se pretende apenas a mudança de governo, mas do sistema de governo.

Como em outras oportunidades, o conservadorismo brasileiro quer controlar o país não através do Presidente da República que, afinal, pode ser alguém escolhido por esta desagradável e perigosa vontade popular.

Prefere o parlamentarismo e é isso o que vai prometer à massa amorfa de deputados e – com um pouco mais de dificuldade – aos senadores como “prêmio” pelo voto favorável ao impeachment ou, numa palavra, à revogação da soberania popular na escolha dos governantes.

Michel Temer deixou-o claro hoje, ao defendê-lo, hoje:

“Me atrevo a dizer que a ideia é um semiparlamentarismo. O Congresso passaria a atuar efetivamente junto ao governo e não teríamos os problemas que vivemos hoje –’ah, não tem verba, tirou verba não sei de onde’

A verba que “não tem” ou se tirou “não sei de onde” já sabem onde está, pelo que relata a Folha:

Michel Temer defendeu (…) maior participação dos parlamentares na execução do Orçamento brasileiro e acenou com uma antiga reivindicação de prefeitos e governadores: o fim das vinculações de recursos para saúde e educação.

O povo brasileiro, que em dois plebiscitos  voto esmagadoramente contra o parlamentarismo – em 1961 e 1993 – se vê, de novo, ameaçado por essa turma, que enxerga o governo como uma espécie condomínio entre políticos.

Ele argumenta que os programas sociais não são ação de Governo, mas ditames constitucionais, que independem deles:

“A ideia do ‘Minha Casa, Minha Vida’ está ancorada no princípio constitucional que garante direito à moradia”, disse. E acrescentou: “O Bolsa Família, que teve antecedentes em outros programas do governo anterior, têm por fundamento o direito constitucional que garante o direito à alimentação.”

Resta saber do Dr. Temer qual a razão de, sendo assim, nunca terem sido implementa na década e meia em que, vigindo a mesma Constituição, os pobres não tinham o que comer e – nem ele nem os remediados – a menor expectativa de terem sua casa.

As elites políticas, no Brasil, tem toda a razão de desconfiar do povo, que as detesta.

Mas muito mais elas detestam o povo.

 

Fernando Brito:

View Comments (23)

  • Já que não se pode mais ganhar pelas regras atuais, mudem-se as regras... Vergonha! Uma hora o caldo entorna... Estamos é precisando de um novo Getúlio que desta vez amarre o cavalo no Obelisco do Ibirapuera e bote esta raça que não quer largar o osso pra correr.

  • enquanto isso, sabotagem vem também do exterior:
    La división del mundo financiero: el grupo dólar vs el grupo de los BRICS
    https://actualidad.rt.com/economia/193900-fmi-dolar-brics-deudas .
    que a CIA age lavando mentes como de alguns comentaristas que se assanham por aqui, já sabíamos, mas que deixou-os completamente imbecis é novidade. (sugiro ao larápio acima que visite conversaafiada e verá a digital de quem pode ter roubado na transposição do são francisco, claro, se é possível sugerir algo a um fascista midiotizado e se ele for capaz de pensar.)

  • Desculpe-me pelos termos, mas esse Michel Temer e Gilmar Mendes são uns grandíssimos FDP!!!. São representantes da direita canalha, que tem a comunicação social, oligopolizada pela direita, com liderança da Globo. Como já dizia um barbudinho intelectual reescrevendo o que outro intelectual havia dito, que a história se repete, a primeira como tragédia e a segunda como farsa. Em 1961 o Jânio renunciou e a direita logo implantou o parlamentarismo para diminuir os poderes de Jango, em 1993 a mesma coisa, como o vice era Itamar Franco, que assumiu depois da queda de Collor, vem a direita, apesar de estar no poder, com a história de parlamentarismo. E agora, novamente, com a mesma história de parlamentarismo, só que eles estão dando como favas contadas que irão derrubar a Dilma e nós iremos ficar assistindo com cara de paisagem. A Dilma está demorando para ir a televisão e denunciar esses golpistas, se os golpistas estão querendo que o circo pegue, então, que a Dilma vá a televisão e bote gasolina de vez neste circo. Vamos ver quem vai sobreviver nesta fogueira. Quero ver se vai ter algum coxinha descendo de suas varandas gourmet's para as ruas.

  • Como dizia Chico Buarque, Mimimichel "esta prenhe de razão" quando diz que o bolsa-família e o MCM são programas com fundamento constitucional. A única dúvida que fica é porque precisou de quase vinte anos para se concretizararem.

  • Esse parlamento brasileiro com partidos como PSDB, DEM PP só gera energúmenos e sua função é ferrar o povo brasileiro. Hoje mais uma preciosidade O relator do Orçamento da União de 2016, deputado Ricardo Barros (PP-PR), mantém a decisão de cortar R$ 10 bilhões do Bolsa Família. Ou seja população pobre não pode melhorar no Brasil, em um programa mundialmente elogiado.Nem pensar em reduzir os vultuosos desperdício do parlamento e do judiciário, mas é preciso tirar 70,00 da mesa das famílias pobres que tem o mínimo para se sustentar.

  • CONVOCAÇÃO ... CONVOCAÇÃO ... CONVOCAÇÃO
    DIA 16 DE DEZEMBRO ... DIA 16 DE DEZEMBRO
    Convocação para mobilização nacional no dia 16/12 (São Paulo, 17 horas no MASP)
    NÃO VAI TER GOLPE!
    CONTRA O IMPEACHMENT!
    EM DEFESA DA DEMOCRACIA!
    FORA CUNHA!
    ...
    CONVOCAÇÃO ... CONVOCAÇÃO ... CONVOCAÇÃO
    DIA 16 DE DEZEMBRO ... DIA 16 DE DEZEMBRO
    Convocação para mobilização nacional no dia 16/12 (São Paulo, 17 horas no MASP)
    NÃO VAI TER GOLPE!
    CONTRA O IMPEACHMENT!
    EM DEFESA DA DEMOCRACIA!
    FORA CUNHA!
    ...

  • Está aí, Brito. Tudo muito claro. Vao distribuir o orçamento para que quase nada seja destinado ao povo. O nosso dinheiro irá para bancar os projetos parlamentares para atender aos interesses privados dos financiadores da campanhas.
    Se com a vinculaçao constitucional da receita do orçamento para o social já é difícil, imagine com o dinheiro livre nas maos dessa gente.
    É por esse calhorda que vao derrubar o governo Dilma?
    Se hoje o orçamento destinado à educaçao é a miséria de 0,002% da receita, desvinculando e deixando para que cada estado da federaçao decida o valor a ser destinado issso representará o fim do ensino público. Esse é um projeto antigo da direita e o sonho de consumo dos empresários da rede privada de ensino.
    Na saúde ocorrerá o mesmo, será o tiro de misericórdia no SUS. Os empresárias da saúde privada estao babando para ter o domínio total deste mercado.
    Será que o povo tem idéia de que perderá tudo o que conquistou?? Acho que nao. A imprensa jamais deixaria ele saber da verdade.

  • Detalhe sutil. Reparem que no cumprimento de mão dá pra perceber que o dedo indicador do ministro (sic) Gilmar Dantas está esticado. Alguem poderia explicar?

  • Há muito mais e reais motivos para o justo impedimento do Gilmar do STF do que o de Dilma do governo.

Related Post