Geralda Doca e Martha Beck, de O Globo, revelam que o governo vai assumir, semana que vem, um corte pela metade na previsão de crescimento do PIB em 2017, de expansão de 1% para apenas 0,5%. Há quem preveja menos ainda, como o FMI, que espera apenas 0,2%.
Se você levar em conta que temos uma retração, nos dois últimos dois anos, o que é muito pouco passa a ser absolutamente nada.
A reportagem, porém, traz um dado mais preocupante para um governo carente de legitimidade e em processo de enfraquecimento político: a necessidade de ter de propor aumento de impostos.
A redução do PIB torna ainda maior o desafio de cumprir a meta fiscal do ano, fixada num déficit primário de 139 bilhões, ou 2% do PIB. Com arrecadação menor, será preciso contingenciar o Orçamento do ano e, possivelmente, até ter que subir impostos.
Henrique Meirelles, ouvido pelas repórteres, saiu pela tangente sobre a previsão menor do PIB e também sobre o eventual aumento de impostos, afirmando que seu compromisso é “cumprir a meta de déficit primário porque isso é que dá segurança para que a economia começar a crescer”
O “pequeno problema” é cumprir metas com uma arrecadação sem o projetado crescimento de 1,6% contida no orçamento e num cenário de – mesmo que não haja fuga de dólares com as taxas maiores no exterior – maior dificuldade na atração de investimento externo.
View Comments (6)
Esse governo somente produz meta rabo de cavalo.
Cresce e muito para baixo.
... Dias atrás...
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Alta do PIB de 2017 projetada pelo Focus cai de 0,49% para 0,48%
13/03/2017
(...)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.dci.com.br/economia/alta-do-pib-de-2017-projetada-pelo-focus-cai-de-0,49--para-0,48--id611475.html
Que coisa não!
O perigo é nos acostumarmos.
Não há base para essa previsão. Ao contrário, em 2017 o PIB continuará caindo, e muito.
E a futuróloga (ex-urubóloga)? O que ela dirá sobre essa previsão?
É a previsão que já era sabida por todos. Precisamos verificar as taxas de crescimento trimestrais. A pergunta é: quanto estaremos crescendo no 4T?