Governo Dilma: sangrar ou derrubar?

Sei que muitos de nós – eu, particularmente – preferiríamos um enfrentamento direto.

Mas está claro que o mundo da política real – dada a mediocridade de seus atores e, sobretudo, de seus narradores da mídia –  divide-se hoje em dois segmentos.

Um mudo, outro estridente.

Ou nem tanto, talvez um meio do caminho entre isso e aquela folclórica divisão da multidão nos linchamentos, entre os “mata” e o “esfola”.

O dos profissionais da política, que trabalham para devorar, migalha após migalha, o poder que não tem apelo para conquistar nas urnas e sugar o poder legalmente instituído, num processo de drenagem que ao mesmo tempo os fortalece naquilo que podem: a absorção de vantagens “fisiológicas” e econômicas,  que não são poucas, diante de um governo fraco, aparentemente exangue.

O poder – congressual e político – vale muito. E não é preciso dizer quem ( ou “quens”, porque sua figura mais notória, Eduardo Cunha, não é o que é de per si, mas porque os representa) leva com isso a vantagem de ser o detentor de mando que as urnas não lhes daria e interlocutor sonante  dos interesses das ações e omissões do governo.

Não pense que este grupo exclui parte do PSDB, não.

Ouça o silêncio da “velha guarda” dos tucanos e verá que eles observam lá adiante, o rompimento destas forças do Governo, costurado por Lula há perto, já, de uma década,  e a possibilidade de adesão que se abre  para 2018.

Ou a discrição de José Serra e os ótimos modos de Geraldo Alckmin não querem dizer nada?

Outro grupo é o da histeria direitista, que cresceu exponencialmente desde 2013.

Ou a parcela da oposição que resolveu ser aquilo que a ex-presidente da Associação Nacional dos Jornais, Judith Brito, dizia que era um papel vago, que a mídia assumia: o de “verdadeira” oposição.

Moralista, barulhenta, alimentada pela arrogante ignorância de parte das classes médias despolitizadas, alimentou-se do ambiente que o próprio PT fomentou: a ascensão despolitizada de setores da pobreza à festejada “classe C” e o moralismo que  atirava a política e aos políticos todos num (desprezível) saco só: o dos ladrões.

Quem achar que estou delirando, tente lembrar ou pesquisar porque Leonel Brizola dizia que havia no PT algo como uma “UDN de tamancos”, uma ironia com a UDN de “punhos de renda” que representava as classes médias urbanas no pré-64.

É uma força disponível, órfã de líderes com alguma densidade, à procura de rostos que possam, como conseguiu Aécio Neves, representá-la em toda a sua babugenta histeria, da qual só cuidam de maquiar as erupções de fascismo explícito.

Cada vez parece mais claro que o Governo Dilma optou pela turma do “esfola” como forma de evitar a do “mata”.

E espera conservar o núcleo do poder, aguardando ter forças para reagir.

Resta saber se, de tão esfolados, não acabamos irreconhecíveis.

A sabedoria do povo brasileiro, em duas eleições desfavoráveis – 2006 e 2014 – pôde identificar neste cerne onde estavam seus interesses e venceu.

Mas os homens e mulheres se sucedem e, para as novas gerações, órfãs do discurso político-ideológico, acabamos nos aproximando daquela idéia de “um saco só” que serviu, a certa altura, para negar a política e endeusar a “pureza” que, nesta e em outras acepções, sabemos pela história em que termina.

Fernando Brito:

View Comments (55)

  • Enquanto Fernando Brito, pasmo, tenta explicar o inexplicável para nós que a elegemos e consideramos simplesmente absurdo e inaceitável o que anda ocorrendo, dona Presidenta cuidando prioritariamente do projeto Ravena, dividindo com Mercadante e Zé Cardozo a comezinha atividade chamada política e terceirizando para Levy do Bradesco a condução econômica do país. Aí dá uma preguiça!

    • As forças internas em ação são histéricas, desestabilizadoras e agem, sim, para derrubar o governo. Mas SÃO SUBALTERNAS. Servem a um poder muito maior que aterroriza todo planeta. Dai, nem me atrevo a criticar as ações e/ou inacões da PR. Tenho, qdo muito, um pequeno vislumbre do tamanho do desafio, a ponto de compreender que certos atos e articulações NÃO PODEM ser alardeados .

      Não temos uma Presidente em seu primeiro mandato. Os agentes internos sempre agiram desde 2011 (a rigor desde 2003) para comprometer e perturbar, com a mídia no comando. Mas agora o TSUNAMI ameaça o Brasil, a Venezuela e a Argentina. E tem pressa.

      • Pensava e tinha essa mesma expectativa, Jaide, alguma coisa sendo gestada ou reservada, mas tem um limite para fingir-se de sonso na Guerra e não reagir. Sabemos, desde 2004, com o episódio do ataque a Dirceu, através do terrorismo da desinformação com o vídeo de Waldomiro Diniz, superintendente da Loterj no governo Garotinho, gravado em 2002 e divulgado como se tivesse ocorrido em 2004, iniciou-se a guerra com a Casa Grande, subsidiária da Branca, no país. Acontece que a inação passou da linha recomendável e hoje pode-se tudo, na mídia, no judiciário e na oposição, e tratando-se dessa gente, é mortal. Parece brincadeira, mas a nossa presidenta só pode estar enfeitiçada, pois ficou, de uma hora para outra, surda, muda e cega. Restam, o PT acéfalo sem Dirceu e Lula, que em meu entender, não entendeu o jogo da hora, no qual quem sabe, a faz, não espera acontecer. O risco é grande e a perda irreparável se deixarmos que seja jogado fora o que foi construído.

      • Torço pela carta na manga.
        cartada final, para depois pegar o premio.
        E termos Paz, como o Brasil merece.
        estou me cansando, de ver brasileiros
        desestabilizar por desestabilizar.
        Falar nas rodas de conversa sobre o PT e
        a Dilma como se fossem ser aclamados pelos
        que ouvem,e nada sabem..
        Não sabem nem porque há impostos, e balançam
        a cabeça quando alguem fala de saúde ou Segurança.
        Estou cansando..
        Tem pessoas que precisam rachar a cabeça para o
        entendimento entrar, como dizia minha avó.

  • Tucanos da "velha guarda" agem nos bastidores e criam as condições para o impítiman. Deem uma olhada no blog do Aberto Goldman. Vejam a campanha orquestrada de difamações/invencionices. Não acho que estejam parados. Serra deve estar estudando como manter, diante das circunstâncias, privilégios financeiros conquistados e como usar o momento político para isso.

  • Vou colar aqui um post que dei em um fórum de discussão que participo,acho que é pertinente a este escrito do Fernando.

    A diferença da capacidade politica do ex pres. Lula e a presidenta Dilma é extratosférica!

    Tem a ver com a história de vida diferente de ambos.

    Meu pai era um conservador de direita ademarista da velha guarda,para os mais jovens que desconhecem Ademar de Barros, era uma rapoza política dono de um partido PSP,ficou marcado com a alcunha do "rouba mas faz",depois transferida a Maluf com todos os méritos.

    Quando da eleição de L. Erundina para o cargo de prefeita de São Paulo, durante mais de 2 anos o seu governo "popular"foi um misto de perplexidade e letargia,tudo isso agravado como sempre pelo cerco implacável da midia local,que é de praxe.

    Lembro de uma vez que discutindo o porquê daquela situação ele ter me respondido citando Ademar: "Eles não são do ramo".

    Essa pequena frase engloba uma montanha de requizitos para que um político sobreviva e consiga governar,das idéias positivas até as negociatas mais sórdidas, este é um ramo que não aceita amadores por mais bem intencionados e corretos que possam parecer.

    Falta traquejo politico e muitas outras coisas a mais a Pres.Dilma,ela não é do ramo,por mais correta que seja,isso não basta neste momento.

    Além disso enquanto o Pres.Lula usava a vaselina em doses homeopáticas em copos de requeijão, ela instalou uma catarata do niagara de vaselina no palacio do planalto.

    Ja disse várias vezes que o enfrentamento é parte fundamental na politica, pois delimita o espaço de seus adversários, quando só se foge do enfrentamento quem fica sem espaço nenhum é quem vive fugindo.

  • A espionagem moderna americana é a arma mais canalha de toda a história das baixarias nas relações internacionais. Só nos resta apelarmos para os heróis e mártires modernos, tipo Snowden, se é que nos merecem fé, para que nos diga o que os patifes captaram dia e noite pendurados no aúdio do celular da nossa presidenta. Talvez esteja aí, na partilha de segredos que os canalhas internacionais roubaram e dividiram com os não menos sorrateiros canalhas internos, segredos até pessoais cuja sujeira em conseguir sempre ultrapassará a sujeira que possam conter, talvez aí esteja a razão da fragilidade e imobilidade de hoje em nosso governo. Este episódio da Petrobras e de um juiz do interior metido a potentado, sequer arranharia um governo realmente forte. Falam grosso porque estão com uma pedra de criptonita sobre nossa supermulher que não pode se mover. Com esta situação, temos duas lições a aprender: Uma, o Brasil ficou grande e seu terceiro governo republicano independente não deixou de usar calças curtas. E outra, sem um conselho de governo que esteja muito além de convencionais ministérios e tenha agilidade e toda a superinteligência (nacionalista e confiável, naturalmente) que possamos conseguir, não poderemos ser o país que deveríamos e que temos a obrigação de ser no cenário mundial, mesmo com este cenário empesteado de feras internacionais e de ferinhas internas aliadas. Agora mesmo, através de sua mídia podre em situação de gravidade ridiculamente multiplicada por mil diante de uma planilha roubada de uma despensa, resolveram passar por cima do governo para sangrar um pouquinho o moral de nossas próprias Forças Armadas, com o objetivo claro de mantê-las com a cabela baixa diante do povo, sem condições de reagir aos ataques inconstitucionais dos inimigos verdadeiros da Nação, que virão cada vez mais audaciosos, com toda certeza. Vamos reagir com serenidade.

  • A minha humilde opinião é de que o 2º Governo Dilma ,nasce quase morto. Digo isso porque percebo que o sentimento anti-pt,se consolidou, e pior expandiu rápidamente.
    Tenho acesso às camadas mais humildes ,e o discurso é um só; fora.Raios,bebes prematuras,assassinatos,roubos,noivados desfeitos,só tem um culpado; Dilma.
    A inércia,levou ao ,¨ QUEM CALA CONSENTE¨,ou ¨...se estrumbica¨.Digo mais,acho que a ¨vaca já está no brejo¨.

    • Inércia?
      Mesmo com ela e com toda artilharia midiática, a Presidente Dilma tinha altos índices de aprovação. Caiu abruptamente após as malditas manifestações de junho/2013, tão festejadas por nossos intelectuais de araque, incapazes de perceber as semelhanças daqueles movimentos com as ocorrências em outras partes do mundo. Não subestime o poder desse TSUNAMI que nos ameaça. Se refletir mais um pouco, vai perceber que até mesmo o vergonhoso 7x1 da nossa seleção estava nesse pacote.

    • Pois concordo plenamente com o Mané. Por onde ando só escuto o mesmo. E Olha que eu sou extremamente povão.

    • Avaliar com frieza aa situação não é jogar a toalha. Parece inclusive que a situação já esteve pior. Mas é preciso saber reagir.

  • Vinicius, caro companheiro,tenho não. Sou até ,pelo poder aquisitivo,do andar de cima, mas sempre meus amigos foram e são do andar de baixo. Por opção,e por um coração que pulsa pelo menos favorecido. Sempre.
    E provo isto companheiro,pois na minha região que eu conheça sou a ¨ovelha negra¨, pois fazendeiro que sou, prego o Lula e a Dilma.
    Como disse , agora ,cabe a Presidenta e a seus fiéis eleitores sairmos desta enrrascada,não por nossa culpa,mas por razões desconhecidas e pela inércia e aceitação de malfeitos a ela imputados.
    Aqui ,para seu conhecimento,Lulinha compra fazendas toda semana,e agora a filha da Presidenta fecha cartórios para isso.Não há desmentidos,nem reações,então estes fatos torna-verídicos.Sei que são boatos,mas só eu.

    • Mané, a briga tá feia e Lula, durante a disputa de 2014, já avisou que as forças da direita estavam pronta para uma grande batalha.
      Dilma também avisou que 2015 seria turbulento.
      Quanto às fofocas sobre as compras de fazenda pelo filho do Lula, todos nós já sabemos que é mentira. Aliás o Fábio tem entrado com ações contra que inventa histórias sobre ele.
      Todos nós que temos alguma simpátia com o projeto do PT iremos apanhar muito da turma conservadora.
      Isso é normal.
      Afinal o PT ousou questionar os donos do poder.
      Elegemos um metalúrgico.
      Elegemos uma mulher.
      Fizemos obra que não acaba a mais pelo Brasil.
      Quem não viajava de avião, hoje viaja.

      A turma do contra virá com tudo para cima de nós, mas somos Dilmais de bão e vamos dar a volta por cima.

      • Mané e Venício, lembrem-se de que há pouquíssimo tempo a presidente Dilma estava quebrando todos os récordes de popularidade e todos, no campo e na cidade, falavam dela com orgulho. Como, naquele tempo, se esperava com muitta vibração a vinda da Copa do Mundo e depois da Olimpíada, os brasileiros estavam felizes como jamais estiveram. Raramente se encontrava algum jornalista que ousasse dizer que temia que a Copa não desse muito certo. Ora, se tal ambiente favorável continuasse a se desenvolver, não apenas o Brasil em breve estaria rico e desenvolvido, mas as forças reacionárias e antinacionais estariam alijadas do poder talvez para sempre.
        Diante disso, para as forças antibrasileiras internas e internacionais, urgia fazer alguma coisa bem grande, uma operação bilionária para tentar meter na cabeça dos brasileiros que o bem era o mal e o mal era o bem. Isto não seria impossível de fazer, para quem dispõe de tecnologia já provada para tanto, para quem dispõe do controle de toda a informação que desagua na cabeça da classe média brasileira. Dilma só ganhou a elição porque o povão, que se identifica com Lula e seu projeto, é vacinado contra tais métodos de classe média, e deles desconfia.
        Mas antes da Copa acontecer, a campanha contra a nossa Dilma foi rápida e avassaladora, e contou com tecnologia desenvolvida por algum supercomputador que sequer temos ainda no Brasil. Satélites giravam no céu captando todos os diágolos e conversas íntimas de nossa presidenta, minuto após minuto, para dalí extrairem o que poderiam em seguida usar contra Dilma e o Brasil. Em seguida, veio a poderosa campanha midiática e pelas redes sociais, com o apoio dos numerosos escudeiros estratégicamente espalhados em terra. É de se crer que chegaram à casa dos bilhões o que gastaram na campanha contra Dilma e o Brasil. O ódio contra Dilma e contra quase tudo de bom que há ainda no mundo, foi injetado diretamente no cérebro destes brasileiros de classe média que no fundo não têm culpa de terem sido infectados. Todos nós temos diversos amigos, gente inteligente e boa, que ficamos de queixo caído em ver como foram transformados em coxinhas do dia para a noite.
        Mas como se trata de matéria sutil e esvanecedora, todo esse ódio pode ser revertido com uma reação adequada e convenientemente organizada em todo o país. Não há substância e racionalidade neste ódio impetuoso. Ele deverá ser demolido, mas necessitará de duas coisas: Perfeita segurança de quem fará a defesa, e opção pelas táticas de inteligência, as melhores para demolir impetuosidades sem conteúdo racional e sólido.

        • Concordo Tomás,mas é preciso ação imediata não só da nossa parte,mas do poder central,sob pena de inviabilizarmos a eleição do Presidente Lula.

  • Justiça no Brasil existe outra igual?
    Juiz do caso Eike Batista leva o carro Porsche que foi aprendido para sua casa e agora o utiliza.

  • O QUE ESTÁ EM JOGO NA VERDADE É O NOSSO REGIME DEMOCRÁTICO...NÃO SE TRATA MAIS DE DEFENDER O GOVERNO DILMA MAS SIM A DEMOCRACIA...O REGIME DEMOCRÁTICO ESTÁ CORRENDO SÉRIO RISCO...VEJAMOS O CASO DA PETROBRÁS: ESSA CAMPANHA CONTRA A PETROBRÁS ORQUESTRADA PELA GRANDE MÍDIA E PELA OPOSIÇÃO TEM UM ÚNICO OBJETIVO: DESMORALIZAR A EMPRESA E VENDE-LA A PREÇO DE BANANA AOS PREDADORES EXTERNOS...E TEM MAIS: ESTÃO DE OLHO NO PRÉ SAL QUE SERÁ A SALVAÇÃO DESE PAÍS EM TERMOS DE INVETIMENTOS NA EDUCAÇÃO E SAÚDE....ORA, OS LESA PÁTRIA, OS ENTEGUISTAS DE PLANTÃO SÃO ÀQUELES DE SEMPRE: A MÍDIA, PSDB/DEM....SINTO QUE HÁ UM MOVIMENTO ORQUESTRADO PELOS EUA E SEUS ALIADOS EM PAÍSES SUL AMERICANOS COMO O A VENEZUELA, A ARGENTINA E O BRASIL PARA QUE HAJA UM RETROCESSO POLÍTICO, ATÉ PORQUE EM NOSSO CONTINENTE OS EUA JÁ NÃO DÃO MAIS ÀS CARTAS COMO ANTIGAMENTE QUANDO SE AFIRMAVA: A AMÉRICA DO SUL ERA QUINTAL DOS EUA.....ENTÃO SABEMOS OS INTERESSES QUE ESTÃO POR TRÁS NO CASO DA PETROBRÁS.....OS EUA E SEUS ALIADOS EUROPEUS QUEREM O NOSSO PRÉ SAL A QUALQUER CUSTO E ISTO TEM QUE SER DITO PELAS ISTITUIÇÕES SÉRIAS DESTE PAÍS E PELOS POUCOS LÍDERES POLÍTICOS SÉRIOS QUE AINDA TEMOS.....ESPERO QUE O GOVERNO SAIA DESSA LETARGIA E VÁ AO ENCONTRO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E CONTANDO COM O APOIO DAS RUAS POSSA DAR RESPOSTA A ESSES GOLPISTAS QUE EM ÚLTIMA ANÁLISE SÃO OS GRANDES VENDILHÕES E ANTI NACIONALISTAS..ESSES NUNCA QUISERAM O BEM DO PAÍS PELO CONTRÁRIO: QUEREM UM PÁIS SUBALTERNO AOS EUA E SEUS ALIADOS....O GOVERNO TEM QUE ACORDAR! O PT TEM ACORDAR! A ESQUERDA TEM QUE SE UNIR NESSA HORA TÃO DIFÍCIL....E NÓS, ELEITORES DO CAMPO DEMOCRÁTICO TEMOS QAUE IR PARA ÀS PRAÇAS E RUAS PARA DEFENDER A NOSSA DEMOCRACIA E NOSSO VOTO....

  • A mídia não coloca todos os políticos num saco só. Os tucanos são perfeitos.

Related Post