Governo dos EUA discorda de Marina: pré-sal é prioridade…para eles, claro

Sigo a dica de Paulo Henrique Amorim e vou ver, no Brasil Econômico e no relatório da Energy Information Agency, do governo norte-americano, como o pré-sal, desdenhado por Marina Silva – a senhora, D. Marina, me desculpe, mas uma linha em 250 páginas (confira aqui, página 114)não merece o nome de prioridade, nem aqui nem na China – é considerado “das maiores descobertas de petróleo nos anos recentes”.

Os gringos mencionam 14 vezes o pré-sal em 57 páginas, “um pouco mais” que a pretendente á Presidência do “dono do pré-sal” dá a ele.

É porque eles sabem que boa parte do petróleo extra necessário para o mundo nos próximos 25 anos virá de fora do Oriente Médio.

E projetam um preço do barril em 43% mais caro do que hoje, em dólares e descontada a inflação prevista para a moeda americana. Aliás, eles traçam um cenário onde, no caso extremo, o óleo chega a 243 dólares de hoje, quando custa 100…

E a preocupação aumenta porque eles sabem que é seu principal adversário econômico, a China, que mais vai entrar comprando neste mercado, dobrando sua demanda por petróleo.

Como eles não são bobos, dizem que “é claro que  vai  haver condições favoráveis ​​para atrair investimentos estrangeiros de empresas com tecnologia que possa ajudar a desenvolver os recursos” e reclamam da política da Petrobras que obriga que os equipamentos tenham de ser, em boa parte, fabricados aqui e que só a nossa empresa possa operar a extração.

É lógico que, se não é uma prioridade para o desenvolvimento nacional, o Brasil não vai botar dinheiro nisso. Sem problemas, os americanos colocam e é capaz até de nos darem uns espelhinhos para fazer energia solar para calculadoras ou celulares.

É bonito e “muderno”, né?

Como se sabe, a melhor maneira de ser otário é se achando muito esperto.

Fernando Brito:

View Comments (32)

  • E ela ainda quer "direito de reposta" no horário de Dilma para recompor a verdade...Mais uma vez, para explicar o que não tem explicação.

    • Ela (Marina) que vá reclamar com a Neca do Itaú, que foi quem escreveu o programa de governo.

  • Nossa eu nunca tive a curiosidade de ler o program de governo de Marina. Que lixo! Aparentemente foi escrito por estagiários do primeiro ano de faculdade, com muitos erros e incoerências. Não vou nem me dar ao trabalho de comentar o vazio dos textos, seria possível resumir em 10 folhas!!!

    E a referência ao pré-sal é superficial, praticamente não existe. Talvez seja uma declaração velada de que pretende usar $ da privatização.

    • Marcio, foi a Nequinha Setúbal que fez. Ela queria que fosse tudo resumido num só EIXO AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL.
      Vai ser "Burra" la na cochinchina.

  • Ela quer direito de resposta do dia que ela não disse, não é daquele dia que ela disse. Como ela muda de discurso todo dia, ela deve dizer de qual dia ela quer direito de resposta. Que complicação! Mas assim é marina, além de não ser possível entender o que ela fala.

  • Gringos tire o olho gordo do Pré-Sal, pois ele é nosso!

    Fiquei sabendo que os cariocas esta reajindo, e agora as pesquisas colocam a Dilma na frente da Marina Malafaia.

    Sabia que os cariocas não iriam votar numa candidata que não prioriza o Pré Sal. Maior consquista dos Brasileiros nos ultimos 514 (quinhentos e quatorze anos.

    Voces acham que os gringos não descofiavam que ali (costa brasileira) tinha mais petroleo? Pois eles foram até a lua ver se encontrava alguma gota de petroleo para mover as maquinas americanas.

    Graças ao torneiro mecanico o Lula e a Dilma, para encarar a oposição (DEM/PSDB/PPS/MARINA), que sempre foram contra a exploração do petroleo em mares profundos.

    Com Dilma e Lula logo logo o Brasil estará sentando à mesa da OPEP(CLUBE DOS PAIS COM MAIOR EXPLORAÇÃO PETROLIFERA).

    Pre-Sal é sinonimo de mais Saude e Educação para as gerações presentes e futuras.

    Brasileiros que estão nascendo a partir de agora ja podem sentir orgulho, o Brasil será uma das maiores potencias de petroleo a medio prazo.

    Não vamos andar de cocoras igual na epoca do governo de FHC.

    O PRÉ-SAL É NOSSO!

    NOSSA LUTA CONTINUA e dane-se Globo, Veja, Folha de São Paulo, Estadão, Jovem Pan etc. etc. Voces vão ter que nos engolir mais uma vez.

  • E bom nos lembrarmos que Marina Silva é envolvidíssima com uma ONG chamada "International Rivers", que tenta impedir a construção a construção de hidrelétrica nos países emergentes. Com Marina presidente, certamente ela vai parar as obras de Belo Monte, Jirau e Santo Antonio.

    O resultado, nós já sabemos qual seria: paralisão da economia, demissões em massa, caos social... Esta seria na prática, a desimportância da economia face a busca da felicidade, como disse o delirante Eduardo Giannetti da Fonseca, economista neoliberal e "guru" de Marina Silva, ao "Estadão".

    Olhem só este relatório da "International Rivers" que ataca frontalmente as hidrelétricas no Madeira, e com prefácio de ... Marina Silva!

    http://www.internationalrivers.org/files/attached-files/o_setor_eletrico_brasileiro_e_a_sustentabilidade_no_sec_21-oportunidades_e_desafios_-pdf_leve.pdf

    Marina Silva é uma mistura de Jânio Quadros, Jim Jones e Bóris Yeltsin! Nada poderia ser mais trágico para o nosso país!

    O Brasil não merece isso!

  • Lula + Dilma + povo que vota neles estão desarmando a armadilha histórica da colônia.

    Mìdia ( 4 famílias + UDN de ontem ,hoje e sempre) + Capital financeiro global sem pátria e sem cara são "bonitos e mudernos"(gostei da expressão).Fazem o que fazem pois são assim .Ou não.Ou depende.Ou....Ou.....

    Viva o Brasil!

  • Foi só Lula começar a dizer que volta em 2018 se Dilma for reeleita que a presidente começou a reagir nas pesquisas!!!!

  • O PSDB de Sao Paulo traiu Aécio. Serra e Alckmin nao querem perder a hegemonia da política para Minas. Fizeram Aécim de bobo!

  • tem gente achando que o Ministro da Fazenda de Marina será o Kid Bengala

  • Petróleo - pré-sal - uma das maiores riquezas do mundo contemporâneo. Minimizar este ativo é não ter um mínimo de amor ao Brasil.
    E entregar é a maior covardia que se pode fazer às futuras gerações.

Related Post