Sigo a dica de Paulo Henrique Amorim e vou ver, no Brasil Econômico e no relatório da Energy Information Agency, do governo norte-americano, como o pré-sal, desdenhado por Marina Silva – a senhora, D. Marina, me desculpe, mas uma linha em 250 páginas (confira aqui, página 114)não merece o nome de prioridade, nem aqui nem na China – é considerado “das maiores descobertas de petróleo nos anos recentes”.
Os gringos mencionam 14 vezes o pré-sal em 57 páginas, “um pouco mais” que a pretendente á Presidência do “dono do pré-sal” dá a ele.
É porque eles sabem que boa parte do petróleo extra necessário para o mundo nos próximos 25 anos virá de fora do Oriente Médio.
E projetam um preço do barril em 43% mais caro do que hoje, em dólares e descontada a inflação prevista para a moeda americana. Aliás, eles traçam um cenário onde, no caso extremo, o óleo chega a 243 dólares de hoje, quando custa 100…
E a preocupação aumenta porque eles sabem que é seu principal adversário econômico, a China, que mais vai entrar comprando neste mercado, dobrando sua demanda por petróleo.
Como eles não são bobos, dizem que “é claro que vai haver condições favoráveis para atrair investimentos estrangeiros de empresas com tecnologia que possa ajudar a desenvolver os recursos” e reclamam da política da Petrobras que obriga que os equipamentos tenham de ser, em boa parte, fabricados aqui e que só a nossa empresa possa operar a extração.
É lógico que, se não é uma prioridade para o desenvolvimento nacional, o Brasil não vai botar dinheiro nisso. Sem problemas, os americanos colocam e é capaz até de nos darem uns espelhinhos para fazer energia solar para calculadoras ou celulares.
É bonito e “muderno”, né?
Como se sabe, a melhor maneira de ser otário é se achando muito esperto.
View Comments (32)
E ela ainda quer "direito de reposta" no horário de Dilma para recompor a verdade...Mais uma vez, para explicar o que não tem explicação.
Ela (Marina) que vá reclamar com a Neca do Itaú, que foi quem escreveu o programa de governo.
Nossa eu nunca tive a curiosidade de ler o program de governo de Marina. Que lixo! Aparentemente foi escrito por estagiários do primeiro ano de faculdade, com muitos erros e incoerências. Não vou nem me dar ao trabalho de comentar o vazio dos textos, seria possível resumir em 10 folhas!!!
E a referência ao pré-sal é superficial, praticamente não existe. Talvez seja uma declaração velada de que pretende usar $ da privatização.
Marcio, foi a Nequinha Setúbal que fez. Ela queria que fosse tudo resumido num só EIXO AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL.
Vai ser "Burra" la na cochinchina.
Ela quer direito de resposta do dia que ela não disse, não é daquele dia que ela disse. Como ela muda de discurso todo dia, ela deve dizer de qual dia ela quer direito de resposta. Que complicação! Mas assim é marina, além de não ser possível entender o que ela fala.
Gringos tire o olho gordo do Pré-Sal, pois ele é nosso!
Fiquei sabendo que os cariocas esta reajindo, e agora as pesquisas colocam a Dilma na frente da Marina Malafaia.
Sabia que os cariocas não iriam votar numa candidata que não prioriza o Pré Sal. Maior consquista dos Brasileiros nos ultimos 514 (quinhentos e quatorze anos.
Voces acham que os gringos não descofiavam que ali (costa brasileira) tinha mais petroleo? Pois eles foram até a lua ver se encontrava alguma gota de petroleo para mover as maquinas americanas.
Graças ao torneiro mecanico o Lula e a Dilma, para encarar a oposição (DEM/PSDB/PPS/MARINA), que sempre foram contra a exploração do petroleo em mares profundos.
Com Dilma e Lula logo logo o Brasil estará sentando à mesa da OPEP(CLUBE DOS PAIS COM MAIOR EXPLORAÇÃO PETROLIFERA).
Pre-Sal é sinonimo de mais Saude e Educação para as gerações presentes e futuras.
Brasileiros que estão nascendo a partir de agora ja podem sentir orgulho, o Brasil será uma das maiores potencias de petroleo a medio prazo.
Não vamos andar de cocoras igual na epoca do governo de FHC.
O PRÉ-SAL É NOSSO!
NOSSA LUTA CONTINUA e dane-se Globo, Veja, Folha de São Paulo, Estadão, Jovem Pan etc. etc. Voces vão ter que nos engolir mais uma vez.
E bom nos lembrarmos que Marina Silva é envolvidíssima com uma ONG chamada "International Rivers", que tenta impedir a construção a construção de hidrelétrica nos países emergentes. Com Marina presidente, certamente ela vai parar as obras de Belo Monte, Jirau e Santo Antonio.
O resultado, nós já sabemos qual seria: paralisão da economia, demissões em massa, caos social... Esta seria na prática, a desimportância da economia face a busca da felicidade, como disse o delirante Eduardo Giannetti da Fonseca, economista neoliberal e "guru" de Marina Silva, ao "Estadão".
Olhem só este relatório da "International Rivers" que ataca frontalmente as hidrelétricas no Madeira, e com prefácio de ... Marina Silva!
http://www.internationalrivers.org/files/attached-files/o_setor_eletrico_brasileiro_e_a_sustentabilidade_no_sec_21-oportunidades_e_desafios_-pdf_leve.pdf
Marina Silva é uma mistura de Jânio Quadros, Jim Jones e Bóris Yeltsin! Nada poderia ser mais trágico para o nosso país!
O Brasil não merece isso!
Lula + Dilma + povo que vota neles estão desarmando a armadilha histórica da colônia.
Mìdia ( 4 famílias + UDN de ontem ,hoje e sempre) + Capital financeiro global sem pátria e sem cara são "bonitos e mudernos"(gostei da expressão).Fazem o que fazem pois são assim .Ou não.Ou depende.Ou....Ou.....
Viva o Brasil!
Foi só Lula começar a dizer que volta em 2018 se Dilma for reeleita que a presidente começou a reagir nas pesquisas!!!!
O PSDB de Sao Paulo traiu Aécio. Serra e Alckmin nao querem perder a hegemonia da política para Minas. Fizeram Aécim de bobo!
Aecim, o bobo da corte tucana.
tem gente achando que o Ministro da Fazenda de Marina será o Kid Bengala
Petróleo - pré-sal - uma das maiores riquezas do mundo contemporâneo. Minimizar este ativo é não ter um mínimo de amor ao Brasil.
E entregar é a maior covardia que se pode fazer às futuras gerações.