Governo Temer dá golpe também na Fiocruz e nomeia candidata derrotada em eleição

Marcelo Auler, em seu blog, conta como anuncia-se que o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, está dando um golep de mão na Fundação Oswaldo Cruz, uma das mais importantes instituições de pesquisa em Saúde  da América Latina.

“A notícia de que o governo golpista de Michel Temer decidiu nomear para a presidência da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (2017/2020), a segunda candidata mais votada nas eleições internas de novembro é vista como um golpe dentro da instituição e provocou reação imediata. A informação da escolha de Tânia Cremonini Araújo-Jorge, desrespeitando uma tradição seguida há anos, foi publicada quinta-feira (29/12) na coluna Panorama Político, de Ilimar Franco, em O Globo. Mesmo em recesso, na manhã desta sexta-feira, 30/12, haverá uma reunião do Conselho Deliberativo da Fiocruz composto pela presidência da instituição e os diretores das unidades. Uma mobilização de trabalhadores ocorre paralelamente, mesmo sem o Sindicato ter convocado assembleia. Haverá uma vigília à espera do pronunciamento do Conselho.

Barros, a confirmar-se a decisão, será o primeiro presidente, além de Fernando Collor,  desde a redemocratização a desrespeitar a livre escolha do corpo técnico e acadêmico da instituição.

O golpe vai dando seus filhotes. Leia a história completa no Blog do Marcelo Auler.

Fernando Brito:

View Comments (18)

  • Fora da pauta, mas bombástico: BANCOS JÁ OPERAM EM REGIME DE MORATÓRIA!!!!!
    Do site Conversa Afiada, de PHA:

    Essa quinta-feira, 29 de dezembro, foi frenética e febril no sistema bancário brasileiro.
    Estava na cara que os açougueiros do neoliberalismo seriam capazes de instalar no Brasil um regime pré-falimentar.
    Eles e o Meirelles, que transformou o Traíra em refém.

    Um informante do ansioso blogueiro participou de recente reunião do Traíra com o Meirelles.
    A indigência intelectual do Traíra, em matéria econômica, é apavorante, disse a fonte.
    Se a Dilma se metia em tudo, o Traíra não se mete em nada.

    Ao lado dele, o Meirelles é "a segurança do mercado", como se dissesse àquele a quem a GloboNews chama de Presidente: "se eu cair você cai junto".
    (Por acreditar nisso, o Meirelles da Argentina dançou...)
    Quem fala é só o Meirelles.

    O resultado se viu nessa quinta-feira 29 de dezembro.
    Um dos maiores bancos comerciais (privados) chamou na sala, em São Paulo, alguns de seus maiores devedores e fez uma proposta de quem já está num regime de moratória não declarada: você paga 25% da divida e eu zero a tua divida.
    Tudo para não entrar 2017 com uma marca exuberante de inadimplência e provocar tremores - especialmente nos acionistas...

    Nessa quinta-feira 29 de dezembro, quando se soube que o desemprego cresceu 33% e o emprego com carteira assinada some com a rapidez da credibilidade deste "Governo", funcionários de outro forte banco comercial (privado) tiveram que se desdobrar, para devolver, antes que entre 2017, um número assustador de cheques sem fundos.
    O que faziam os clientes em crise?
    Passavam cheques sem fundos para cobrir contas no negativo, antes de virar o ano.
    O banco, preventivamente, devolveu os cheques para não abrir 2017 com rombo colossal!
    Ao mesmo tempo, esse mesmo banco viu um número desprezivelmente pequeno de clientes que, nos últimos dias do ano, emitiram cheques administrativos para zerar suas contas de 2016 - e evitar impostos.
    Por que essa operação quase não existiu?
    Porque os clientes não tem bala para emitir cheques administrativos para si próprios e só caírem em 2017!
    O endividamento das empresas é monumental.
    O endividamento e inadimplência das pessoas físicas também é monumental.

    E isso a certa altura virá à luz.
    Os açougueiros do Golpe não são os únicos responsáveis pela debacle.
    A operação Lava Jato e seus furadores de teto depositaram no balanço dos bancos brasileiros buracos do tamanho do ego do cachalote.
    Quando é que a Odebrecht vai pagar o que deve, aqui dentro?
    Só quando o Moro voltar do ano sabático em Harvard!

    PHA

  • Se o Lula algum governo do PT faz isso, haveria uma manada de bucéfalos fascistas aqui latindo contra o "aparelhamento petista", ditadura bolivariana, e outras pérolas dos babaquaras paneleiros tupiniquins. Simplesmente vergonhoso.

      • O GOLPISTA DESGRAÇADO EMPURROU DINHEIRO NA GLOBO E NA BAND.ELAS FICARAM DE BICO CALADO.

  • Tem um louco fascista acima latindo (Carlos Brito) que agora quer acabar com a academia e a produção científica, pois esses são perigosos subversivos que ousam pensar por conta própria e denunciar a escalada autoritária e fascista que estamos vivendo. Fernando, use a plataforma disqus pra dedetizar o seu blog.

    • O que me chateia é o Fernando Brito deixar que esses fascistas como Everaldo, Zanchetta e outros vagabundos usem a audiência do blog para passar suas mensagens de ódio. Não passam de uns mortos de fome e que aqui escrevem em troca de uma marmitex. O Brito pratica o mesmo "republicanismo" idiota praticado pelo Luiz Inácio e pela Dilma. Este blog era uma das minhas primeiras leituras junto com o Cidadania. Hoje, quando os acesso são os últimos, por causa dessa tolerância aos fascistas.

  • Esses babacas entenderam o texto e fingem-se de otários ou são completamente otários mesmo? Fico com a segunfa hipótese e ainda acrescento: cínicos e burros.

    • O Fernando Brito permite que esses fascistas entrem aqui e distribuam ódio com suas mentiras. Mas ele é o dono do blog. Tente ir no blog do Reinaldo Azevedo, do Villa, do pessoal da CBN e tente colocar lá algum comentário contrário ao que eles opinam. Será escorraçado. Mas aqui é o tal de "republicanismo".

  • Vc derruba um presidente com 54 milhões de votos e não pode nomear o presidente de uma fundação Em que país estais o fariseus ?. Vc tem que colocar a sua turma e dominar , não faça com o Lula , no primeiro e segundo mandato e até a Dilma , 80% dos cargos de influência direta e indireta na administração do governo do PT eram e ainda são do PSDB.

  • Golpistas vivem de golpes. Golpistas vivem para dar golpes. Faz parte de sua natureza.

  • Sem dúvida que este caso da Fiocruz merece reflexão crítica rigorosa.

    Mas quero me referir também à contradição vivida quando condenamos a escolha automática do preferido da categoria ou comunidade, como, por exemplo, tem sido o caso desses que encabeçaram listas tríplices para PGR e que, uma vez escolhidos, se revelaram verdadeiros inimigos do republicanismo e da isenção.

    Não quero, contudo, comparar com o caso da Fiocruz, cujo resultado democrático deveria ser respeitado e nenhuma pretensão ao cargo deveria passar um minuto sequer por entendimento com o governo de usurpação.

  • O povão alienado, a turma da direita braba, logo mais, se dar-rá conta do que é viver num Brasil governado por uma quadrilha de entreguistas: desempregos por todos os lados, filho formado sem futuro algum, saúde pública e privada cada dia pior, o morro descendo com a violência tomando conta das cidades, portas arriando, falências tomando conta do comércio e da indústria, placas "vende" e "aluga" por todas as partes, etc.

Related Post