Grabois: Francisco abençoou Rosário dado a Lula

cartagrabois

O advogado Juan Grabois publicou, hoje, no Facebook, uma carta aberta a Lula com a história -e as versões – de sua frustrada tentativa de visita a ele e o Rosário que levou ao ex-presidente. É evidente a qualquer um que, se não houve aprovação, certamente não houve objeção papal a que o seu consultor revelasse não apenas que o serviço de notícias do Vaticano no Brasil expressou-se com distorções sobre a condição de Grabois e, sobretudo, revelando que a benção do Papa ao ícone oferecido a Lula foi pessoalmente abençoado por Francisco sabendo a quem seria entregue.

Leia o texto e veja o constrangimento a que o ódio político, até mesmo dentro de uma instituição que deveria rejeitá-lo por princípio vem sendo estimulado aqui.

Querido Lula,

Ontem, eu saí do Brasil muito angustiado. Como sabes, impediram-me de te visitar de forma injustificada, arbitrária e mal-educada. Depois, visitei os meus irmãos e irmãs provadores, carrinheiros, camponeses, favelados, professores, servidores públicos, operários e integrantes de diversas pastorais. Pude sentir a dor do seu povo, partilhar a sua impotência perante a injustiça, a sua revolta perante a perseguição do seu máximo dirigente. Notei também a enorme deterioração institucional, social e política que o Brasil sofre por causa da ambição de poucos que concentram o poder e impedem que as diferenças se apaziguamento nos quadros da democracia.

O drink mais amargo, porém, me esperava no aeroporto de Curitiba. Foi aí que soube que estavas a ser atacado nos meios de comunicação social e redes sociais. Dizem que menti sobre o Rosário enviado pelo Papa Francisco. Acontece que tu, preso e incomunicável, também mentem! Com espanto vi que os seus inquisidores indicavam que a fonte da sua calúnia era o próprio Vaticano. Maior foi a minha surpresa quando confirme que numa página da internet chamada Vatican News tinham publicado um texto em português agressivo, repleto de imprecisões e erros de redação. A comunicação desta página não pode ser considerada oficial, mas, com efeito, trata-se de um [correspondente] local dependente do secretariado de comunicação do Vaticano. Enquanto lia, não podia sair do meu espanto. Evidentemente, um editor desse site, sabe Deus com que intenção ou a pedido de quem, quis causar um tumulto e conseguiu. Quando pude reclamar com os superiores, a nota foi substituída por uma adequada, mas o dano já estava feito. Infelizmente, os meios que espalharam até o paroxismo removida do site e a suposta desmentida alegria não visualizaram a nova nota com a informação correta. Será que vivemos na era da pós-verdade.

Nunca revelei o conteúdo de um encontro com o Papa Francisco porque sou leal, o respeito e admiro muito. Além disso, sei que o seu apoio aos movimentos sociais e aos pobres lhe traz mais do que uma dor de cabeça. Como sabe, ele também sofre o ataque sistemático dos fariseus e herodianos dos nossos tempos. No entanto, tendo em conta as circunstâncias, sinto-me na obrigação de te contar como foram as coisas. Em meados de maio estive no Vaticano para visitar o Francisco, que me honra com uma amizade que não mereço, ama a pátria grande e – como ele mesmo indicou – está preocupado com a situação actual. Como sabe, é muito claro e frontal, não precisa de porta-vozes e eu nunca quis ser. Sofro muito quando a mídia me coloca nesse lugar. Eu apenas tento ajudar no diálogo com os movimentos sociais, algo que tenho feito desde que nos conhecemos em Buenos Aires, há mais de dez anos, lutando por uma sociedade sem escravos nem excluídos. Neste momento, colaboro com o dicastério para a promoção do desenvolvimento humano integral que preside o cardeal Peter Turkson com quem organizámos os três encontros mundiais de movimentos populares e outras atividades para promover o acesso à terra, o teto e o trabalho como direitos essenciais.
Por esses dias de maio, meus amigos dos movimentos populares do Brasil me ofereceram a possibilidade de te visitar. Fiquei muito satisfeito porque admiro o que fizeste como presidente pelos mais pobres e tenho a certeza de que és alvo de uma perseguição política, tal como Nelson Mandela e tantos outros dirigentes políticos na história recente.
Aproveitei, então, aquela visita ao Vaticano para conversar com o papa sobre a situação e pedir-lhe um Rosário abençoado para te levar a ti. Assim foi. É incrível que um gesto tão simples de solidariedade e proximidade do papa, um objeto que serve para rezar, gere tantos problemas, mas não é a primeira vez e Vatican News é responsável por ter permitido que se publique essa nota tão inapropriada e falta de profissionalismo. O seu responsável pediu-me perdão e perdoo-lhe, porque todos podemos cometer erros. Mas também sei que houve danos graves.

Também quero esclarecer que, quando me negaram ver-te, pedi aos teus colaboradores que te levassem o Rosário, expondo expressamente que vinha da parte do papa com a sua bênção. Por esse motivo, o que eles afirmaram na sua conta do facebook – erroneamente denunciada como fakenews e ameaçada com a censura – é simplesmente o que eu lhes disse: A verdade. Entrego esta carta aos seus colaboradores com a autorização expressa de que a postem se lhes serve para amenizar o dano causado, embora temo que aqueles que odeiam esse operário que tirou da fome a quarenta milhões de excluídos e colocou de pé a América Latina em frente aos seus colaboradores. Os poderes globais não vão dizer a verdade.

Te peço perdão pelo que aconteceu e te deixo um abraço fraterno, Latino-Americano e solidário.

Rezo pela tua liberdade, o teu povo e a nossa pátria grande.

Juan Grabois

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. Ronaldo, o Fenômeno, aquele que não tem culpa de nada porque votou no Aécio, vai ser o representante oficial do Brasil na abertura da Copa da Rússia. Dá licença que vou vomitar.

    1. Há cerca de uma hora, ouvi na TV que ele não iria mais participar por “doença”. De qualquer forma e, em certo sentido, ele representa bem o país de hoje, dos golpistas

  2. O tempo irá desmentir as bobagens e somente me solidarizo com Grabois, o enorme e gigantesco papa Francisco e Lula. Deixem os cães do ódio e do preconceito ladrarem à socapa; a cada pataquada diminuem mais de tamanho e se mostram sem disfarces ao povo, que de idiota não tem nada. Continuem a subestimar a patuléia e achar que seu império verdugo perdurará.

  3. É triste, terrivelmente triste viver num Brasil que sucumbiu ao ódio e à imbecilidade generalizados. O ódio da mídia golpista, ódio despertado pelo singelo rosário e pela mensagem do Papa a Lula é uma coisa horrorosa de se ver. Ignoraram solenemente o enviado papal ou, logo depois, correram a dizer que era mentira, antes de ter a confirmação de qualquer uma de suas teorias mirabolantes. Quem são esses “checadores” de notícias que agem como um bando de delinquentes da informação? Será que não pensaram em checar com Grabois, em entrevista-lo antes de sair caluniando?

    Ainda que o rosário fosse apenas um dos muitos abençoados em grande quantidade pelo Papa (não foi esse o caso, segundo Grabois confirma em sua carta, a benção foi pessoal), a grande notícia era a PF impedir um consultor do Vaticano de visitar um presidiário. Só isso já deveria ter motivado matérias e entrevistas de todos os órgãos da “grande mídia”. Mas não, preferiram silenciar ou desprezar o fato. O Papa Francisco está sujeito também aos humores da direita que lhe faz oposição no Vaticano, é certo, mas a mídia monopolista aqui no Brasil é a pior corja que poderia existir, vergonhosamente parcial, mentirosa e arrogante. Uma verdadeira maldição lançada contra os brasileiros de verdade.

    1. Com todo o respeito, eu nao estou nem ai para quase tudo que envolve regiosidade. A unica coisa que me atrai em religiao, sao os simbolos
      artisticos, belas artes, templos, que sao admiraveis. Mas, de fato, me cause muita surpresa, para nao dizer horror, em ver como uma Sociedade que se diz fervorosamente catolica, ainda consegue hostilizar até o seu simbolo maior, para nao dar o braço a torcer. Em nome do odio de classe. COMO SE O PAPA, FOSSE HOMENAGEAR UM CRIMINOSO.
      O que vem a mostrar, que esta sociedade é hipocrita meeeeeesmo.

  4. O Papa é chefe de um estado e, ao contrário do nosso governo golpista, não se imiscui em assuntos internos de outros países. Diversamente do que disse o “grande jornalista”, Neumane Pinto, se o papa tivesse enviado um cardeal estaria agindo como chefe de estado. Provavelmente ele e o Boechat queriam que o terço viease acompanhado de um cartão afirmando “a solidariedade do papa para com o Lula, preso e condenado pela Panela de Curitiba para impedi-lo de participar da eleição”. Fica feio chamá-los de imbecis?

  5. Novamente hoje o juizeco déspota negou acesso à parte dos bens que cabiam à Marisa Letícia, para pagar gastos com saúde e educação. O FDP alegou suspeita de superfaturamento no valor das palestras. Detalhe: as palestras valiam 200mil e várias empresas pagavam. Ele bloqueia bens essenciais baseado numa ilação, numa tese fraca, que não se sustenta ao olhar de um leigo em direito. Age ao arrepio da lei, faz juízo de má fé. Será que não há um juiz com culhones e caráter nesse país para mandar conduzir coercitivamente o juizeco a uma unidade correicional ???

  6. Nostradamus prévia que em 2012 o mal superaria o bem. Acertou, o Diabo assumiu o comando em várias partes do mundo, aqui por que não?

  7. E o golpe segue, com o conluio de segmentos cooptados do judiciário, tendo à frente o juizeco fascista de curitiba, que atende pelo nome de moro (já provado ser agente dos interesses yankees), tudo com o beneplácito da “suprema corte”, que atende pela alcunha de stf.
    TAMOS FODIDOS COM TAMANHA SÚCIA!!
    Ou o povo CRIA VERGONHA NA CARA E VAI PARA AS RUAS, ou a merda tenderá a crescer sobre todos e todas!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *