Greenwald diz que Folha manipulou pesquisa para “empurrar” Temer

 

Não é só este modesto blog, nem a “maldita blogosfera” que estão questionando  a pesquisa Datafolha que diz que, embora só 14% o achem ótimo ou bom e que sequer dois terços da população saibam que ele é quem exerce a Presidência, metade dos brasileiros querem que Michel Temer  complete o mandato que seria da presidenta eleita Dilma Rousseff.

O consagrado Gleen Greenwald publica hoje à noite em parceria com o repórter Erick Dau, no The Intercept, matéria em que acusa a Folha de S. Paulo de “comprometer-se com a maior fraude jornalística para impulsionar (boost) o Presidente Provisório  Temer.

Greenwald falam do sumiço das pesquisas e, sobretudo, do “sumiço” das maiorias que as mesmas pesquisas diziam, há três meses, desejarem novas eleições. E questionam a “maioria pró-Temer” jamais registrada antes:50% desejando que ele permaneça…

Como este  resultado, este título – que metade do país quer Temer para permanecer como presidente até 2018 – foi anunciada pela maioria dos meios de comunicação e instantaneamente tornou-se aceitopcomo fato: como um fato potencialmente letal, que poderia facilmente selar o acordo contra Dilma. Afinal, se 50% do país, literalmente, quer Temer como seu presidente até 2018, é difícil ver como os senadores que estão no “muro”  vão  negar-lhes o que eles querem.

Mas eles vão além, como fez Leticia Sallorenzo aqui neste blog. Greenwald e Rau aprofundam o foco:

Ontem os   dados completos e questões subjacentes (da pesquisa Datafolha) foram tornados públicos. Agora é evidente que – seja por meio de motivos corruptos ou inépcia absoluta – uma fraude jornalística foi cometida cometida pela Folha . A razão pela qual apenas 3 por cento dos brasileiros disseram que querem novas eleições, e apenas 4 por cento disseram que não querem nem Dilma nem Temer para permanecer como presidente, é porque a pergunta da enquete excluídosestas opções. s. Como o jornalista Alex Cuadros observou hoje , a questão real que foi pedido só deu entrevistados duas opções: ou (1) Dilma retorna ou (2) Temer permanece até 2018.

[ Pergunta 13: “Na sua opinião, o que seria melhor para o país:? Que Dilma retorna à presidência, ou Michel Temer continua no termo até 2018” ]

Então, claramente, 50 por cento dos brasileiros quenão disseram que seria melhor para o país se Temer continuasse para completar o mandato de Dilma até 2018: eles só disseram  que seria a melhor escolha , se a única alternativa fosse que Dilma retornasse . Além disso, é claramente  não o caso que apenas 3 por cento dos brasileiros querem novas eleições, uma vez que eles não foram convidados dar essa opinião. O que aconteceu foi que 3 por cento dos inquiridos saiu do seu caminho deteminado pela pesquisa para dar espontaneamente  essa opção quando se apresenta com a escolha binária de “Dilma retorna” ou “Temer permanece”. (…). Ao limitar falsamente a questão a apenas duas opções, Folha garantiu que os resultados seriam totalmente distorcida.

A reportagem , ná íntegra, em inglês, está no The Intercept. Quando ficar disponível a versão em portugÛes, publico aqui.

Fernando Brito:

View Comments (45)

  • O mais engraçado nessa pesquisa é que os dados são lineares, nas faixas de idade, escolaridade, renda........isso é praticamente impossível em um país heterogêneo como o Brasil

  • JÁ VIVEMOS ESTADO DE EXCEÇÃO SEMELHANTE AO NAZISMO, DIZ PROFESSOR DA UNICAMP

    O pesquisador e professor da Unicamp Laymert Garcia dos Santos avalia que o Brasil não passa somente por um golpe de Estado, mas já vive um Estado de Exceção e um momento muito parecido com a queda da República de Weimar e a ascensão do nazismo; “Uma das características importantes dessa implosão das instituições, nos anos 20-30, na Alemanha, é o modo como os juízes violavam a lei e a Constituição, e é ao que estamos assistindo aqui”, afirmou

    19 DE JULHO DE 2016 ÀS 20:12

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.revistaforum.com.br/2016/07/19/para-professor-da-unicamp-ja-vivemos-estado-de-excecao-semelhante-ao-nazismo/

  • Folha é a Central do golpe. Junto com o/a Globo, Veja, Isto é, e demais lixo jornalístico.

  • A grande imprensa brasileira age com os mesmos métodos dos bandidos.

  • E que eles desaprenderam a falar a verdade. E como golpistas sõ conseguem burlar qualquer coisa ou a opinião de terceiros.
    Golpista e conalhas.
    A globo a esta altura antes da copa do mundo estava dando destaque ao decepcionante ronaldo dizendo que tinha vergonha do país. Agora é diferente. Canalhas e golpistas.

  • A mídia irresponsável está desesperada. É matar ou morrer. Aposta todas as fichas em Temer, custe o que custar, para evitar que o PT ressurja e aí a lasqueira será avassaladora. Para isso, encomenda pesquisas, busca opiniões no FMI, que odeia o PT por ter promovido o seu banimento via pagamento da dívida externa, evita a palavra crise, se abstém de ventilar melhor os embalos de sábado à noite dos aliados do governo via encontros secretos, tudo na maior cara de pau, sem dó nem piedade. Esta é a velha mídia com suas velhas táticas e métodos, que sempre esteve e nunca deixará de estar a serviço da Direita golpista. Getúlio, Jango e Brizola sentiram na pele a perseguição e o aniquilamento midiático em outras épocas. Com o PT não seria diferente. Como não puderam derruba-lo por vias normais, arrumaram este atalho para o poder. Sigamos em frente, ainda bem que agora temos uma arma que outrora não existia, as redes sociais. VAMO que vamo. Uma hora o jogo vira.

    • TEMER RECEBE PRESIDENTES DO SENADO E DA CÂMARA NO JABURU

      O presidente interino Michel Temer recebe nesta noite, no Palácio do Jaburu, os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para conversar sobre as propostas que tramitam no Congresso Nacional e cuja agilidade é de interesse do governo; de acordo com Maia, o objetivo do encontro também é discutir a "superação da crise em todos os seus eixos", não apenas o econômico, mas também em questões sobre o sistema eleitoral e as formas de controle e de evitar a corrupção

      19 DE JULHO DE 2016 ÀS 21:32

      (...)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/244877/Temer-recebe-presidentes-do-Senado-e-da-C%C3%A2mara-no-Jaburu.htm

Related Post