Admita-se que o sr. Guido Mantega, que sempre recebeu deste blog a defesa em todas as indignidades que com ele se fez, como a de o mandarem prender na antessala do centro cirúrgico onde sua mulher se submeteria a uma cirurgia oncológica, esteja dizendo a verdade.
Admita-se que, como ele diz ser capaz de provar, o depósito que recebeu no exterior seja relativo à venda de um imóvel de seu pai e que tenha sido anterior à sua chegada ao Ministério da Fazenda, como confessa em sua petição ao STF.
Ainda assim, com todo o benefício destas presunções, o Sr. Guido Mantega não tinha o direito de, antes e depois de ser Ministro da Fazenda, deixar de declarar a posse de dinheiro numa conta no exterior.
E as palavras não poderiam ser mais claras: “Aproveita, outrossim, para esclarecer que não espera perdão nem clemência pelo erro que cometeu ao não declarar valores no exterior”.
Mesmo que tudo seja honesto e lícito, ocultar estes valores não é.
Não é do ponto-de-vista fiscal e não é do ponto-de-vista moral. Para ninguém e muito menos para alguém que ocupa o Ministério da Fazenda de um governo popular.
A omissão nunca é decente e, por isso, este blog faz questão de assumir posição.
Não por moralismo, mas por consequências políticas.
Eu, você e qualquer um estamos sujeitos a pendências fiscais. A elas, contesta-se ou se as quita.
Já fiz ambas as coisas, por ter razão e por não ter razão.
Mas nada fica obscuro.
Mantega, ministro da Fazenda, só pode ser um imbecil se achar que suas contas não serão rastreadas mil vezes, aqui e lá fora e que qualquer transação, mesmo a mais lícita, tem de estar registrada e declarada.
O desvio de conduta de Mantega é algo que se resolve pagando as multas e penalidades pelo que ocultou.
Mas o desvio moral não tem paga possível.
Embora nem Lula nem Dilma soubessem do ocultamento, como é evidente, é a eles que Mantega traiu com sua atitude estúpida e pueril. Burra, antes de tudo, porque a omissão de nada o protegeu e a tudo o expõe, agora.
Como ser humano, posso ter piedade de Guido Mantega.
Como ser político, não.
View Comments (58)
Fernando Brito infelizmente é mais um corrupto. Pelo menos não afetou nem a Dilma e nem o Lula. Mantega está tentando se safar do mesmo jeito do aécim, venda de um apartamento, isto não cola. É propina mesmo, por que não declarou estes valores? Por que não foi transparente, quem não é transparente porque tem alguma coisa errada a esconder. Também me enganei com este sujeito.
"Pelo menos não afetou nem a Dilma e nem o Lula." Esta é a grande questao. A direita raivosa e a sociedade "apartidaria" e "apolitical", esta' acostumada a saber e a passer a mao na cabeça dos seu gatunos ladroes por estarem envolvidos diretamente com o crime ou por serem amigos daqueles que o estao. Mas eles fritam permanentemente, da noite para o dia, qualquer um da esquerda na mesma situaçao.
Nossa que comparação??? O Aécim é bandido! è mafioso! O Mantega não! Cometeu um erro! Mas, é honesto sim!!!!
Sra. Cleusa esconder dinheiro em paraíso fiscal é ação sim de mafioso, de criminoso. Não vamos tampar o sol com a peneira. Guido Mantega está no mesmo saco de aécim e tantos outros. É farinha do mesmo saco. Guido Mantega exerceu o cargo mais importante na economia do Brasil, jamais poderia ter feito o que fez. Eu e a senhora que não podemos ser comprados á aécim, porque a gente não tem contas em paraísos fiscais.
Não, não é.
Vitor aqui em Minas tem um ditado popular: santo do pau oco. Dizem que antigamente se escondiam dinheiro dentro de santos. O Guido Mantega é um santo destes. somente um pouco mais moderno, escondeu o cascalho num paraíso fiscal. Gosto do Lula, da Dilma, mas o Guido Mantega fiz o que o Aécim fez, o que o temer fez, etc..... Não vamos tampar o sol com o peneira, só porque o Guido Mantega é do nosso lado. errou tem que pagar. Naquele episódio do Hospital defendi o Guido Mantega e ainda o defendo porque no Hospital não é local apropriado para se condenar um criminoso. Lugar de criminoso é perante um Juiz e na cadeia.
Calma Valdir! O crime tributário está consumado, evasão de divisas, resta tb provar a origem dos recursos, se tb ilícita tem que pagar na forma da Lei!
Bem se diz que a 'mulher' de César, além de ser, tem que parecer honesta! O mesmo vale para ex-ministro!
O que me espanta Zenio é esconder uma grana em paraíso fiscal, sem declarar ao Fisco. Um Ministro da Fazenda agindo deste jeito é inconcebível. Tudo nos leva a crer que seja dinheiro sujo mesmo.
Votei no PT, mas, temos que reconhecer que no PT tem pilantras também. Se o partido fosse todo honesto, não estaria tão perseguido como hoje
Esquerdo, me engano que eu gosto. Trollzinho!!!
Que decepção!
Sempre tive o Guido Mantega enquanto referência de um intelectual refinado, catedrático economista desenvolvimentista!
A decepção menos pelo fato de ter sonegado uma conta bancária no exterior; mais por ter sido ministro da Fazenda de um governo de natureza popular e trabalhista ao tempo em que permitia-se perpetrar um crime fiscal!
Vida que se segue!
O dinheiro não deve ser de imóvel nenhum. Talvez parte seja, para justificar a história, mas o principal deve ter vindo dos 150 milhões de dólares que Lula e Dilma manuseavam através da JBS. Como sabemos, o preposto dos chefões petistas era o Mantega, que dizia onde o JBS devia depositar. Nesse movimento, ele decidiu embolsar algum, só 0,4%, algo quase imperceptível se feito aos poucos. Como estava roubando os chefes, ele não podia usar os laranjas e esquemas normais do PT. E também não podia declarar o dinheiro legalmente, pois os chefes saberiam. Se pegasse um laranja ao acaso o cara podia roubá-lo ou delatá-lo aos chefes (algo perigoso, diria o Celso Daniel). Ele achou melhor abrir uma conta em seu próprio nome. Ladrão roubando ladrão.
Bronco Ernesto ninguém está interessado na sua opinião. As falcatruas dos seus ídolos limpinhos é pior do que o do dinheiro não declarado do Mantega. Volta para sua caverna, trouxinha.
Alisson ernesto capiau.. aonde estava voce, pilantra, quando os seus "lisos", "honestissimos" substitutos da "corrupta", "ladra" Dilma, foram totalmente desmascarados e as verdadeiras razoes do impeachment da presidenta (livrar a cara dos seus heroes ladroes) foram trazidas a luz? Palerma. Ouça no seu ouvido de palerma, a minha gargalhada carregada de sarcasmo.
Repetindo o rápido resumo que já apresentei outras vezes:
1 - Todos são corruptos, mas o PT, organizado para isso, é pior.
2 - Todos são incompetentes, mas o PT é muito mais.
3 - Só o PT tem uma índole totalitária ("bolivariana").
x
O item 3 é mais grave que o 2 e este mais que o 1.
Mas só o 1 é crime e é por ele que o PT deve pagar.
Quanta hipocrisia! Vai se tratar Bronco Ernesto Alisson! Ridículo até o último fio de cabelo.
Resumindo: há provas irrefutáveis de que Aécio é um M A F I O S O, comandando uma M Á F I A (que até ameaça matar delator), mas é claro que a culpa é do petê (modo irônico ON), ah, nos poupe da sua lógica de bichinho de estimação de bandido!
Nem voce, capiauernesto, acredita neste resumo seu. A nao ser que voce tenha 18 anos de idade e nao tenha vivido no Brasil, quando o PT ainda nem existia nacionalmente e ter visto quantas fortunas ilicitas de politicos(arena, pds, etc..) e empresariios foram erguidas neste pais, sem Lula, sem Mantega, sem Dirceu ou PT no poder central... ah voce é palerma mesmo.
Ernesto. Seu coxinha-trouxinha-pato, você já deve ter garantido o magro soldo que a CIA te dá para trair o teu país. Portanto, cai fora.
Hiiiiiiii !!!
Deu ruim, hein ???
Kkkkkkkkkkkk
Bronco Ernesto trouxinhas, pior é os seus ídolos coxinhas, tipo Aético.
Bronquito, Os nossos pelo menos reconhecem seus erros e o de vocês gravam vídeos de santinhos e negam até a morte suas roubalheiras escandalosas, achando que somos otários. Preciso ser mais claro? Assista o vídeo do teu preferido em 2014.
E olha que estamos falando da bacatela de um milhão e oitocentos mil reais e não de cem milhões doado pela JBS, segundo o Joesley para o Aécio.
capiau alisson ernesto.. aonde estava tu, pilantra, quando os seus "lisos", "honestissimos" substitutos da "corrupta", "ladra" Dilma, foram totalmente desmascarados e as verdadeiras razoes do impeachment da presidenta (livrar a cara dos seus herois ladroes) foram trazidas a luz? Palerma. Ouça no seu ouvido de palerma, a minha gargalhada carregada de sarcasm, minhoca.
O Mantega fez besteira, mas se provar que o dinheiro é legal, td bem.
Credo !!! O desencanto foi forte, a julgar pelo "comentário" irreconhecível de Messias...
A coxianhada que ficou decepcionada com os seus ídolos limpinhos.
Não sabiam quem era o aécio, votaram nele e quase entregaram o brasil nas mãos de um gangster; não sabiam quem era o temer e nem o que era a pinguela para o futuro, bateram panelas e deu nesta merda. Agora os tontos dizem que a culpa é de quem votou na Dilma, feito o babaca que peida e coloca a culpa na vó que tá dormindo. Enfim, agora a vida daqueles analfabetos políticos que não tem mais como passar vergonha se resume a isso, encher o saco dos que sempre estiveram do lado certo da história.
Burro e safado....
A Claudinha gastou mais do isso e foi inocentada pelo Mourinho.
Eu já prefiro, se o ilícito se confirmar, agir bem menos educadamente e sem polimento nenhum responder como uma Grosa de madeira: MANTEGA...VAI TOMAR NO TEU CU, FILHO DA PUTA ! TE FODE!
Vende um apartamento no Brasil e recebe fora, e a contrapartida, de herança, tinha ficado mais barato pagar o imposto sob herança, entorno de 7%. Difícil de acreditar.