Guru de Marina assume Fernando Henrique como modelo

Um governo similar à segunda gestão de FHC e à primeira de Lula. Menos estatizante do que Dilma. Assim seria uma eventual administração Marina Silva na visão de um dos seus principais conselheiros, o economista Eduardo Giannetti da Fonseca, 56. 

A entrevista de Gianetti à Folha, hoje, resumida nesta abertura da reportagem, é um desnudamento pavoroso do neoliberalismo esverdeado que tomou conta da candidatura Marina Silva.

O “Lula do primeiro mandato” serve apenas como biombo, porque é comparar com a situação de um governo a braços com um país quebrado, em pré-moratória, que em nada se parece com o Brasil de hoje.

Deixo ao leitor e à leitora o desprazer de ler no original, para ver que não há uma palavra sobre os temas mais caros para o povo brasileiro, mas salamaleques e loas sem fim ao “tripé” que parece que virou um mantra para provar ao “mercado” a mais completa submissão do governo a seus ditames.

Prefiro olhar para o que não está dito.

A primeira ausência eloquente é a de uma menção – uma, sequer – ao principal fato econômico dos próximos anos neste país: a exploração das reservas gigantescas de petróleo do pré-sal. Não incluí-las sequer en passant numa visão do futuro econômico deste país é o mais perigoso sinal de que há uma disposição de aliená-la, como oferenda à santíssima trindade do tripé.

A segunda é a arrogância de não fazer sequer uma menção ao candidato “até agora” da aliança e falar sempre sobre um hipotético governo comandado por Marina. Mesmo provocado pela entrevistadora, Eleonora de Lucena, Gianetti “passa batido” por Eduardo Campos. e ainda esnoba o seu novo hospedeiro:

” Não sei qual é a proposta e o programa do PSB na área econômica.”

Marina é cada vez mais a candidata da direita.

E Campos, a cada dia, apenas sua montaria política.

Fernando Brito:

View Comments (20)

  • O cinismo, a cara de pau, o delirio distante da realidade, o desconhecimento do passado recente. Resumo: se a conversa fiada colar, eles botam a mao na bufunfa.

  • Querem avaliar a historia como fazem com o rock. Fhc e mais metaleiro, Lula mais progressivo, Dilma mais rock de garagem. Com esse papo babaca que querem conduzir um pais?

  • Marina como novo hospedeiro de Campos funciona como uma solitária que vai sugar toda energia desse partido. E como solitária se apresenta ainda aos eleitores. Essa é a rede. Contaminada.

    • A Marina é o "facehugger" do Alien. Se apossa do hospedeiro, se reproduz nele - e o mata.

  • Li esta matéria no Tijolaço, Fernando Brito. Muito boa.
    Por sinal, quase impossível saber que é de sua autoria, tamanha pequenez da letra.
    O Tijolaço também não está constando da relação de links no CAF. Por quê?

  • Ou seja, eles querem quebrar o Brasil e entregar ao FMI Yankee e jogar o resto pros bagres comerem.

  • DIARIAMENTE, tipos como este aparecem vomitando todo tipo de patifaria e com a cara mais risonha pela certeza da impunidade... "Que roubalheira? Que milhões de Reeleição é essa? Que miséria? Que desemprego? Que FMI? que inflação? Que venda de estatal é essa que tanto falam?... A frouxidão do governo também revolta. E muito! Put**a mer**da... Cheega!

  • ESTÃO SUBESTIMANDO A GANÂNCIA DO DUDU.ELE JAMAIS ENTREGARÁ O QUEIJO PRINCIPAL NAS MÃOS DA BLA BLA MARINA.

  • Dizer que vai adotar FHC como modelo, ja e motivo pro trabalhador ir na Delegacia de Policia fazer o registro de ameaca.

  • Deixa o bonitao se queimar pela lingua. Ele ta dizendo que quer ser igual ao (com licenca do palavrao) FHC.

  • Marina não passa de uma carreirista esperta, porém muito despreparada. Conseguiu elaborar um discurso ao estilo do Rolando Lero ( Rogério Cardoso) onde não diz nada com nada e quando diz é no papel de boneco de ventríloquo. Tanto que o Eduardo Campos foi enrolado de tal maneira que confundiu o guizo da cascavel com o canto da sereia, bem que o neto do Miguel Arraes podia ter a sua biografia livre desta mácula.
    A Marina só é prestigiada como notícia por que tem um perfil com as caracteristicas ideais para ser manipulado pela grande mídia, ela bem sabe disso, e isso é o suficiente para continuar a ser o que é.