Helena Chagas: estratégia é tornar Lula inelegível

A jornalista Helena Chagas publica hoje, no site Os Divergentes, artigo onde diz que “A estratégia dos acusadores de Lula agora é outra. Querem julgá-lo, condená-lo e torná-lo inelegível antes das eleições de 2018”.

Ela avalia que, em razão da reação à “condução coercitiva” de Lula pela Polícia Federal e pelo fato de o ex-presidente se considerar à frente das pesquisas eleitorais, ” são mínimas, a esta altura, as chances de o ex-presidente Lula ser levado à prisão preventiva ou temporária pelos investigadores da Lava Jato”.

A ideia seria, então, arranjar um julgamento rápido e uma condenação que tornasse o líder petista inelegível. “Se vão conseguir,  aí são outros quinhentos”, diz ela.

A denúncia mais avançada que existe hoje contra Lula é a do Ministério Público do DF, por tentativa de comprar o silêncio de Nestor Cerveró e atrapalhar as investigações da Lava Jato. Mas ela ainda não foi aceita pela Justiça e seu julgamento poderá levar algum tempo, sobretudo até chegar à segunda instância, tornar o ex-presidente inelegível e condená-lo, quem sabe, a cumprir pena preso.

Chagas afirma que “a turma de Curitiba, liderada por Sérgio Moro”, até agora, não tem elementos suficientes para uma condenação do ex-presidente porque  casos como o do sítio de Atibaia, o apartamento do Guarujá e a guarda do acervo presidencial só poderiam “servir para outras acusações menores”.

Mas ela crê que “em algum momento, Lula será condenado e, possivelmente, terá contra ele um pedido de prisão , ainda que de poucos anos e atenuado por medidas alternativas de cumprimento da pena.”, apesar de ter dúvidas de que isso possa ser confirmado após recursos e, com isso, torná-lo inelegível.

Apenas uma coisa é certa: nunca antes neste país um sujeito desarmado provocou tanto medo.

Como se vê, a Justiça tornou-se um aparelho político. E, com “sorte”, também eleitoral.

Fernando Brito:

View Comments (43)

  • Um sentimento altamente reprovável no ser humano é a inveja. É o que não falta aos tramposos da Direita, popularmente conhecidos como coxinhas. Na verdade o que eles gostariam de ter era um líder de verdade que os representasse. Como não tem, pois todos os os seus foram desmascarados, ficam atirando pedras no nosso, o maior de todos, Luis Inácio Lula da Silva. Cuidado, senhores, inveja também mata.

  • Leram o texto de Alex Solnick no 247 sobre João Santana (e a hipocrisia da Lava Jato) ?

    Muito interessante e verdadeiro.

  • Alexandre Moreno faz cursinho de inglês livre na universidade, quando muito.

    Sua linguagem não denota cultura universitária.

  • Como bom ser humano que sou, comecei a ficar com pena do CU-nha. Congelaram até a conta salário do cara. Pediu para que a mesma fosse liberada, pois estaria comprometendo a sua sobrevivência. Acho que o pessoal da Direita bem que poderia organizar uma vaquinha para comprar cestas básicas e enviar ao meliante, pois afinal de contas, foi ele quem proporcionou o êxtase do prazer aos coxinhas nos últimos treze anos: aquela votação esplêndida do dia 17 de abril. Sejam humanos e generosos senhores admiradores e adeptos do Cunha. Mexam-se, o seu ídolo lhes será eternamente grato.

  • Os débeis mentais que perseguem Lula não são nada criativos. A ditadura que antecedeu a ora em curso já prendeu a pessoa física Lula, mas jamais conseguiram encarcerar seus sonhos e seus ideais. Deu no que deu: um brasileiro reconhecido mundialmente e amado por milhões no Brasil, em que pese o ódio gratuito dos despeitados.

  • Brito, peço para ler, não precisa divulgar. Apenas reflita, meu querido. Tomara que esse meu ódio passe e eu viva melhor, coisa que só piora desde 2010 com as eleições onde o canalha do serra colocou o aborto em vez de discutir os problemas do país e suas imensas possibilidades e quase levou não fosse o aborto que sua mulher fizera também no Chile. Quase que o fundamentalismo e o obscurantismo venceu. A partir daí, o ódio foi se espalhando e inoculando a alma de muitos e - de outra forma a minha. Fiz ex-amigos, dormi menos, namorei menos, me alimentei ingerindo ansiedade e ainda que os governos petistas não tivessem enfrentado o mostro da concentração de mídia, é inadmissível, inaceitável o que fizeram. Só mesmo concordando que com a saída de "monstros" de dentro de muitos de nós, nosso país se dilacerasse e hoje tenhamos uma sociedade esgarçada e destruída. Não reconheço mais um monte de gente. E o pior, também não vão me reconhecer.

    Brito, não sei se é algum problema com teu portal ou se você está anulando minhas mensagens, talvez devido a posições minhas tais como desejar morte para os Alissons, Bronco capiaus, Ernertos da vida... que devem até ser a mesma pessoa. Entretanto, gostaria de te dizer que talvez você tenha razão se - de fato - estiver deletando minhas mensagens. Fico triste em dizer que estou me transformando numa espécie de "fascista de esquerda". Não consigo mais vislumbrar qualquer horizonte com canalhas, crápulas e vigaristas como gilmar mendes, como o tal do teori... esse fdp, que engana otário com cara de austero e garantista, deixou a carnificina do cunha correr solta até ele esquartejar a Dilma naquele fatídico 17 de abril, dia também (noutro ano) daquela chacina de sem-terra no Pará (claro, o governador era tucano). Não tenho estômago para ouvir rosa weber, fux... que coisas são essas vestidas de toga? Celso de Mello e suas "vênias"... Cadê o Barroso que desmontou argumento do cagão, covarde e canalha do facchin quanto a forma de julgamento que o cunha queria? Pois é... Quero moer de baixo para cima todos esses, junto com cunha, sarney, aécio, serra (esse então, moer três vezes lentamente), temer, padilha, gedel, jucá, fhc, facchin (outro fdp), moro (fdp, office-boy da casagrande), carlos fernando lima (procurador fdp), dallagnol, janot (sonso, cínico, canalha e fdp), delegados aecistas, cúpula e maioria da pf, merval (que alegria seria vê-lo definhar sofrendo), os filhos do roberto marinho, os frias, os civitas, os donos da abril, da tal isto é, da bandeirantes, sbt, record e todos os amestrados e inoculadores de ódio destes meios de comunicação. Queria saber que possuem um câncer mortal e que fosse doído, sofrido e que toda a família sofresse junto. Queria ver gentilis, alexandres frota, malafaias, felicianos, sardembergs da vida, assim como asquerosos da tal jovem pan, sendo moídos lentamente e todos esses, nesta hora, vissem um filme onde pessoas pobres passam fome, dormem com ratos, convivem com doenças e mortes. Gostaria de matá-los várias vezes a fim de ver suas tripas e miolos espalhados, pisoteados e incinerados em praça pública.
    Pois é, isso tudo é parte do ódio com esses caras, que, sem qualquer verniz, querem acabar com todas as poucas, pouquíssimas conquistas que o povo e o país teve. Tenho verdadeiro ódio, Brito e infelizmente me delicio só em pensar que tudo isso deveria acontecer com eles. Hoje, vejo o quanto alguns direitistas podem amar os seus, pois da mesma forma, amo minha família, alguns amigos, o povo e meu país. Com todos os defeitos.
    O povo está num torpor terrível! O arrocho sendo anunciado, demissões, perdas de direito, entrega do seu país e a população... como se vivesse entorpecida, só acordando quando ouve palavras como "Dilma", "PT", "Lula". Neste instante, acordam, rosnam, latem, atacam, mordem, destroem, matam... depois, a mídia estala os dedos, não fala mais em corrupção e então, retornam ao seu torpor.
    A militância de esquerda pode ter envelhecido, é verdade. Pode estar desencantada por ter tido tanto trabalho para que - num trabalho de psicologia comportamental feito arduamente durante anos na cabeça das pessoas, levando-as a desassociar as conquistas sociais aos governos petistas e, por conseguinte, associar estes governos a tudo de ruím em suas vidas - tudo fosse por água abaixo. Pode ser... mas tem que ter gente com gana p´ra por o bloco na rua e impedir que essa elite apoiada e bancada pelos EUA, destruam o que temos hoje de país. O torpor é tão profundo que o temer diz que dará andamento às tais reformas (deformas) da previdência e trabalhista até o fim do ano - ou seja, após a votação que pode decidir a volta de Dilma ou a sua efetivação - e ninguém fala nada! Não percebem que suas vidas piorarão, ou percebem, sabem mas não encontram estímulos externos para tal. Se indignam com o tal grampo da Dilma com Lula onde ela não disse rigorosamente nada (mas a globo disse que disseram e portanto, eles ficaram putos com o tal "bessias"), mas não se indignam com tal "estancar essa sangria", "parar essa porra da lava jato", das acusações do Sergio Machado ao temer onde ele pediu dinheiro, propina para campanha do Chalita.
    Nada, Brito... Nada. Tenho a esperança de Dilma conseguir os votos para voltar. Disse, conseguir os votos! Voltar é outra coisa!! Se ela conseguir os 28 votos necessários (acho que consegue), irão ao STF, vai cair na mão do Gilmar e ele sentará em cima. Tenho esperança, mas acho difícil. Espero que leia, entenda, mas não sei se quero ser ajudado. Meu ódio a esses fdp é imenso e desejo-lhes o pior e mais sofrido fim.

    • Leonardo, compreendo a sua indignação e revolta... Mas não deixe o ódio lhe dominar: seria uma vitória "deles...

      Caminhe, converse com amigos, namore... Você, Leonardo, é muito maior do que eles!

      Sabe por quê? Porque você tem coragem! Porque você sofre com seu ódio! Porque você não queria senti-lo!
      Porque você não o escondeu, tal qual eles fizeram e fazem todos os dias.

      Leonardo, compare a altura da coragem contida em seu comentário com a sordidez, com a pequenez, com a covardia dos trolls que aparem por aqui, que nem sequer respeitam o espaço democrático que lhes é ofericido.

      Leonardo, de coração, agradeço a grandeza de seu comentário...

    • Oi Leonardo, fiquei tb impressionada com tua sinceridade e teu odio. Afinal esse sentimento é um de nossos afetos mais importantes porque esta ligado ao amor, ou seja, compõe uma das faces da mesma moeda. Concordo com tudo e tb faria o mesmo como ja disse muitas vezes aqui qdo me refiro aos filmes do Tarantino. O problema é que falo de maneira simbolica e consciente que devemos refletir e não se deixar levar pela burrice, ignorância e perversidade do outro. Verdade que a imbecilidade é mesmo uma doença cognitiva e muita gente nem sequer percebe sua condição absurda; talvez nem possa. O que importa não são eles mas sim o que fazemos do que somos e daqueles que amamos; o que fazemos de nosso pais tanto no plano individual que no coletivo. Eh preciso se engajar e acreditar que o jogo sempre vira e temos que estar sempre prontos para a construção e a reconstrução de nossos sonhos. Eh preciso agir de maneira pratica, e o teu desabafo vai um pouco nesse sentido, é positivo. Creia que estamos todos muitos solidarios com sua revolta e indignação e conte conosco para que juntos possamos aos poucos desconstruir as narrativas mentirosas e perversas de todos aqueles (direita ou esquerda) que ficam em cima do muro e que se lixam para o outro. Vamos continuar a gritar, agir, resistir e lutar. Sem duvida alguma venceremos muitas batalhas mesmo quando as perdas nos pareçam insuportaveis. Meu pai sempre disse que a unica coisa que é definitiva é a morte, oras, estamos vivos e queremos um mundo melhor, um mundo mais justo e solidario. Pelo menos sabemos o que queremos e isso ja é uma benção. Sejamos simples mas firmes em nossa resistência. Não vai ter arrego !!
      Abraços.

    • ... Fora (A)moral LIBANÊS usurpador decorativo 'MiSHELL Fora TEMERÁRIO/TEMERo$$$o'!...

  • Avisa lá pra Helena Chagas: O objetivo é tornar inelegível tudo e qualquer pessoa que tenha cometido crimes, s, Aecio, Temer, Dilma ou Lula, todos que tiverem contas a acertar com a justiça, sem excessão.

    • "Exceçao"... Acontece que Lula e Dilma não são réus e não ha prova de que tenham roubado ou cometido crimes. Para Aecio e Temer existem provas que são ignoradas por Moro, MP e STF. Você precisa entender o que diz e o que escreve... Um pouco de reflexão, honestidade intelectual e respeito pela inteligência alheia poderia ser-lhe util.

  • Estamos condenados a suportar Temer até 2018?

    Por emérito e impávido jornalista Paulo Nogueira

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/estamos-condenados-a-suportar-temer-ate-2018-por-paulo-nogueira/

    LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA
    ... Hoje, eu passei por um prédio onde funciona o Serviço de Atendimento aos Beneficiários do programa Bolsa Família...
    Diante de um ambiente hostil, porquanto não fui chamado a me manifestar, criei coragem a partir da indignação, e improvisei um breve discurso:
    'Pessoal, muito cuidado!
    Caso a quadrilha golpista permaneça no Poder, serão extintos os programas Bolsa Família, 'Minha Casa, Minha Vida', 'Mais Médicos', o SUS, o FIES, o Pronatec...
    Até logo!
    Ah, e fora TEMER!'

    E, aí, caminhando, matutei:
    'por que Diabos a esquerda brasileira - movida pelo momento gravíssimo e crítico pelo qual estamos passando - não deixa a, digamos, intelectualoide zona de conforto do discurso lamurioso, e assume o compromisso histórico de promover a indispensável interlocução participativa com o povo?...
    Mesmo porque, se não houver uma reação contundente - e à altura da violência surreal perpetrada a nós todos e todas, realmente, tudo passa a indicar que o golpe mais vagabundo será, definitivamente, materializado!
    E em sendo assim, 'nois' não teremos mais 'amanhã'!
    Complexo assim!
    Além de referendarmos absolutamente a pecha de sermos cucarachas, baratas, segundo os nossos impiedosos algozes de sempre, os imperialistas &$ genocida$$$ estadunidenses!...

    A conferir!...

Related Post