Assisti, com imensa tristeza, o papel desprezível de Cristovam Buarque, ontem, na inquirição das testemunhas no Senado.
Sinceramente, teria preferido se o senador tivesse, simplesmente, se escafedido até a hora de consumar seu gesto mesquinho de votar pela quebra da legalidade democrática apenas por seus rancores em relação ao PT, ao qual ele pertenceu e eu não.
Mas Cristovam não é apenas um covarde.
É alguém que quer glorificar sua pequenez.
Conseguiu.
In dubio pro societas, na dúvida favoreça-se a sociedade, disse ele na afetação intelectual com que a sordidez maquia-se.
A Folha de hoje grava sua testa a marca da traição ao que dizia ser.
A suspensão do Programa Brasil Alfabetizado, decretada por Michel Temer e executada pelo ministro que ocupa a pasta da Educação – não é possível chamar Mendonça Filho de ministro da Educação, perdoem – é o estigma de Caim, a merecida homenagem ao sub-Alexandre Frota que Buarque se tornou.
Já minguante por conta dos cortes orçamentários que tomaram, no cérebro do senador, o papel de prioridade que ele dizia dar à Educação, foi totalmente interrompido, diz o jornal:
“Começamos a inserir os nomes dos alunos em maio, mas, no início de junho, o MEC avisou que o sistema tinha sido fechado”, diz Tereza Neuma, diretora de políticas de Educação de Alagoas.
“As aulas começariam em setembro, mas suspendemos o processo após o bloqueio, em junho”, afirma Janyze Feitosa, gestora local do programa em Pernambuco.
“Em 2016, devido à suspensão do Programa Brasil Alfabetizado pelo MEC, as atividades letivas ainda não tiveram inicio”, disse a secretaria de Educação do Ceará.
Os governos de Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia também relataram redução e descontinuidades dessa ação.
Chega a doer ouvir o seu sotaque nordestino justificar, em latim, a sua opção por Temer.
Não há no mundo nenhuma língua, viva ou morta, capaz de traduzir o seu papel com uma palavra melhor do que traidor.
Traidor da Educação, dos analfabetos, dos nordestinos, da democracia, do Brasil.
Seria melhor se fosse apenas um covarde.
View Comments (66)
.
O MISERÁVEL PAPEL DE LEWANDOWSKY NO SENADO GOLPISTA
.
“O quê esperar de um STF, que, regularmente, de tempos em tempos, avaliza retrocessos na civilização brasileira e, nisso, até comete crimes contra a humanidade, como ao enviar uma mulher grávida para as câmaras de gás de Hitler? O quê esperar do STF de Lewandowsky senão novo “OK” para mais um retorno à barbárie no Brasil?”
.
Como Lewandowsky mesmo não toma vergonha na cara, alguém há de expressar a vergonha alheia com o papel cumprido pelo presidente do STF neste golpe ou farsa, como afirma hoje, na França, o insuspeito jornal Le Monde.
.
Como pode se prestar ao papel ridículo de mero locutor do golpe na mesa do senado durante horas a fio? Onde, fora algumas intervenções em palhaçadas, baixarias e canalhices eventuais de alguns, como a de Renan Calheiros, ontem, Lewandowsky se limita a dizer, alertado por algum auxiliar: “com a palavra, fulano, por três minutos”.
.
Como pode se prestar ao papel ridículo de estafeta e carimbador do golpe na mesa do senado durante horas a fio? Basta assistir por não muito tempo este circo senatorial, para verificar que Lewandowsky está pouco ligando para o que as testemunhas falam, não lhes prestando a atenção que UM JUIZ DE VERDADE É OBRIGADO A PRESTAR EM UM JULGAMENTO DE VERDADE, uma vez que não pára de verificar e assinar papéis e mais papéis que lhe são trazidos pelos seus assessores a todo momento. Está despachando coisas do supremo na mesa do senado? Por várias vezes, hoje, tentou passar a palavra para o próximo senador inscrito, pulando as réplicas do anterior e da testemunha, o ex-ministro Nelson Barbosa.
.
Como pode interromper indevidamente os debates para apresentar suas contas de “números de inscritos vezes número de testemunhas a ouvir” para calcular o tempo que resta do circo? Que vergonha, Vossa Excelência, que vergonha. Que nojo do senhor, por ter decidido antes que não haveria sessão no fim de semana, e agora se submeter aos golpistas, com esta sessão de sábado, 27 de agosto.
.
Que vergonha notar que o Senado Circense só vai lhe dar o aumento de mais de 6 mil dinheiros, para Vossa Excelência e seus pares, após a aprovação do golpe, inclusive por Vossa Excelência. Não lhe ocorre que, para muitos cidadãos, isso é visto como um achaque, à moda Eduardo Cunha, do Senado sobre o Supremo Tribunal Federal, ao qual este se submete?
.
Mas, enfim, o quê esperar de um STF, que, regularmente, de tempos em tempos, avaliza retrocessos na civilização brasileira e, nisso, até comete crimes contra a humanidade, como ao enviar uma mulher grávida para as câmaras de gás de Hitler? O quê esperar do STF de Lewandowsky senão novo OK” para mais um retorno à barbárie no Brasil?
.
"Como pode se prestar ao papel ridículo de mero locutor do golpe...?"
Ora, essa pergunta é fácil. Lhe foi dado mais uns caraminguás, dos quais certamente nem precisa, no final do mês. A ele, e a todos os seus comparsas, digo, companheiros de toga.
Judas, por trinta dinheiros, vendeu o cabra. Esses vermes não precisaram nem ter a coragem de apontar o dedo. A eles, lhes foram dados trinta dinheiros para só ficar placidamente sentados, assistindo o circo.
Francisco, você se esqueceu que também deve ser visto no processo de achaque, a GLOBO.
Qual a diferença do papel do Eduardo Cunha e da Globo?, experimente contrariá-los.
Sinto nojo de ver o STF subjugar-se a um papel ridiculo como esse
Temos postado incansavelmente textos de blogs progressistas(ao menos insinuam serem) e nem um deles convoca,incentiva ou implora ao POVO para reagir,são hoje o que foram em 64;CAGÕES! Todos choramingando pela democracia e se cagando de medo de reagir,escrevam ai,estes assim como no passado,irão condenar quem reagir ao golpe.
Tais blogs passaram uma década chamando o PT de covarde,lavem pois suas bocas se covardes fossemos teríamos apoiado Cunha e nem golpe existiria.O que a "democracia"Brasileira não esperava era encontrar pela frente uma mulher honrada que não está acostumada e nem aceita tratar com bandidos.
Sem esquecer que apoiaram a insanidade de junho de 2013.
Exato ! So comecei a frequentar os blogs sujos em janeiro de 2016 de tão estarrecida que ficava com o prazer que todos os esquerdistas tinham em encher a boca para jogar pedras na Geni: PT, Lula e Dilma. Fizeram alegremente o trabalho do PIG, seguiram passo a passo a linha diretiva do PIG, se lambuzaram diuturnamente nos xingamentos de uma mulher digna, competente e honrada. Que ela errou pode-se discutir, mas errou porque fez, porque tentou acertar e não porque era indigna. Nem uma palavra para redimi-la; o machismo e o desprezo reinou livre tanto do lado de mulheres igualmente machistas como de homens despreziveis de violência simbolica em relação a tudo que não fosse suficientemente viril e sordido como seus umbigos. Enfim, poderia continuar mas nem vale a pena. Pouca coisa mudou na verdade porque a esperança desse pais esta mesmo nas mãos dos jovens/geração Lula/Dilma e dos movimentos feministas, principalmente as mulheres negras que mostram uma garra impar. Vamos lutar todos juntos, é claro. Quero ver o PT se levantar e construir as narrativas que lhe são justas e verdadeiras. O balança dos erros faz parte do processo da vida, isso vira naturalmente.
Pra mim o início do fim de Dilma foi quando venceu as eleições e resolveu governar para os que perderam... Inexplicável!
Só posso dizer uma palavra: VERGONHA.
TODOS À BRASILIA!!!
MOBILIZAÇÃO TOTAL NESTE 29 DE AGOSTO
“O #FORATEMER É MAIS QUE UMA PALAVRA DE ORDEM,
É UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA”.
A PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF FARÁ PESSOALMENTE SUA DEFESA NO SENADO FEDERAL CONTRA O PROCESSO ILEGÍTIMO DE IMPEACHMENT.
Grande caminhada até o Senado que contará com a participação dos movimentos sociais, da CTB e CUT, além da Frente Brasil Popular e Frente Povo sem Medo. Pelo Brasil, a CTB também programa atos nas capitais contra o golpe e em defesa dos direitos sociais e trabalhistas.
“Os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil e as entidades sociais e sindicais sabem o que está em jogo. Lutaremos contra o ataque à democracia, em defesa dos direitos sociais e trabalhistas e pelo #ForaTemer”.
O MOMENTO É DECISIVO E A UNIDADE DAS FORÇAS SOCIAIS E TRABALHISTAS SERÁ FUNDAMENTAL NA ATUAL QUADRA.
AS MANIFESTAÇÕES COMEÇAM ÀS 8H DE SEGUNDA-FEIRA, COM RECEPÇÃO DE DILMA, EM FRENTE AO SENADO, PELAS ENTIDADES.
“ESTAREMOS LÁ PARA REAFIRMAR A DENÚNCIA DO GOLPE E NOSSO APOIO À PRESIDENTA ELEITA, DILMA ROUSSEFF”.
PROGRAMAÇÃO DO DIA 29
8h - Recepção da presidenta Dilma Rousseff em frente ao Senado
10h às 16h - Programação político-cultural no Acampamento em
Defesa da Democracia e dos Direitos, ao lado do Ginásio Nilson Nelson
(endereço: SRPN – Trecho 1- Brasília/DF)
18h - Ato político nacional em defesa da Democracia e dos
Direitos em frente ao Senado Federal.
... Do contrário, 'nois' não mais teremos 'amanhã'!
Complexo assim!
Meu coração e minha alma estão em Brasilia. Não moro em Brasilia, é uma pena, mas uma corrente forte de esperança e de luta foi criada ao meu redor. Estamos todos unidos e fortes de que esse momento historico nos abrira muitas portas. A luta Dilma Coração Valente !!! Vamos vencer !!!
ESSE SENADO É UM CIRCO!
E ESSES PALHAÇOS DO SENADO ESTÃO ROUBAMDO A DIGNIDADE DO BRASIL!
A SITUAÇÃO É MUITO GRAVE! SE A DILMA VOLTAR, OS RICOS DESSE PAÍS VÃO FAZER GUERRA !!!
SE A DILMA NÃO VOLTAR , OS TRABALHADORES E AS PERIFERIAS IRÃO SE REVOLTAR, ESSA REVOLTA AINDA VAI DEMORAR ALGUNS MESES, É SÓ O TEMPO PRA ENTENDEREM OQUE ESTÁ ACONTECENDO!
Paremos de nos lamuriar! não resolve!
Tiremos o bumbum da cadeira e vamos para a rua. Chega de mimimi.
Generalizando, não são todos... A matéria prima da turma daqui não é boa. Precisamos melhorá-la.
Votem melhor! Eduquem melhor seus filhos, ensinem a amar o seu país.
Esse traidores deveriam ir todos para Miami, mas os infelizes insistem em infernizar as pessoas de bem.
Caramba, como tem oligofrênicos...
Analfabeto também é produzido. Ninguém é analfabeto porque não sabe ler e escrever quando nasce. Analfabeto se fabrica como qualquer outra coisa, como, por exemplo, sapatos, meias, cuecas, lenços. É isto que este nosso regime sócio-econômico faz. É política de governo. É preciso, para que os ricos existam, que analfabetos sejam produzidos.