“Huffington Post” coloca Fernanda Montenegro na lista dos “não-brancos” do Oscar

Andou saindo na Internet que a grande dama do teatro brasileiro, Fernanda Montenegro, tinha sido incluída numa lista histórica de indicados ao Oscar como “não-branca”.

Não é boato da rede, está mesmo aqui, na publicação do badaladíssimo Huffington Post, uma espécie de “modelo” de jornalismo empresarial na web.

Na verdade, num “asterisco” de “esclarecimento” (ou seria de “clareamento”) a publicação diz que Benício del Toro e Jennifer Lopez foram para o gueto cromático por terem ascendentes espanhóis.

Tenho certeza que Fernanda adorou a história e é capaz de ter brincado:

– Gente, será que foi pelo negro no final do sobrenome?

Ou ter repetido os versos do Caetano – “Tava em Madureira, tava na Bahia/No Beaubourg no Bronx, no Brás/ e eu e eu e eu e eu/A me perguntar: Eu sou neguinha?” – mas é triste ver que a discriminação racial (e nacional) dos americanos chega a este ponto.

Que a mentalidade Waspwhite, anglo-saxon, protestant – segue firme nas terras do Tio Sam.

E na indústria americana do cinema, a que mais mexe com mentes e corações em todo o mundo.

Como diz o veterano jornalista Nilson Lage, latinos, “do ponto de vista espontâneo dos americanos, (os latinos) são raça inferior, tanto quanto negros e muçulmanos, e que, portanto, (para eles)  faz todo sentido incluir Fernanda Montenegro na relação dos não-brancos.

Os nossos coxinhas que sonham com um greencard, a Flórida e outras “delícias” do paraíso norte-americano que se conformem.

Vão ser “neguinhos”…que horror!

Fernando Brito:

View Comments (43)

  • Fernando, Javier Bardem e Penelope Cruz - e não Del Toro e J. Lopez.

    • O cineasta Almodova, também é neguinho. Quem diria Espanha e Portugal, os poderosos impérios escravagistas com um pesinho na Africa. Espanhóis e portugueses na lista dos não brancos.

    • Qua, qua, qua. Verdade! Vai dizer que tem racismo para o Todo Poderoso Kamel. Suicídio coletivo nas hostes gloriosas. Todas aquelas chapinhas nas madeixas loiras estão profundamente ofendidas. Como castigo ficarão um mês longe de Miami. O PIB americano sofrerá uma queda abismal. As lojas de 1,99 imporão um desemprego colossal. Que pena!!!

      • Hitler vai se sentir plagiado. A Alemanha nazista divida, os da raça ariana pura e superior e os da raça não ariana, impura, inferior, que incluía os judeus.

        Vcs sabem as consequências desse tipo de divisão. Os não arianos, por serem inferiores acabavam em campos de concentração, no minimo segregados, se não mortos.

    • Isso prova que Hitler VIVE, seus ideais, pelo menos.
      E que tem gente que comunga ainda com esses ideais. E ainda colocar a culpa em quem é segregado, oprimido, taxando-o de complexado e não no opressor. Pior quando é um oprimido, um não branco para os padrões estadunidense, que corrobora com a opressão.

  • Isso só prova que o Brasil, tem tremenda dificuldade de lidar com essa questão.

  • Na época da Alemanha nazista, para ser considerado ariano precisaria analisar as últimas dez gerações daquele sujeito. Hoje em dia, basta ser Wasp.

  • Reacionária como a "dama"é... ela deve ter ficado ofendida. Ela se acha dama do teatro branco, oras!

  • Nem a Gisele Bundchen é tão branca para eles. Ela pode se passar por e se integrar bem e ter ascendência alemã etc, mas é brasileira.

    E o mesmo vale para o adjetivo ocidental (western): EUA, Canada, Europa (se não mto pro Leste ou Sul).

    Parem de ficar querendo entrar para esse clube. Podem até te tratar bem de quando em vez, mas vc é outra coisa. Ninguém aqui é ocidental nem branco (exceto os turistas). E isso não é ruim. Rejoice, periferia!

    • Existem negros, mulatos, asiáticos, ameríndios e mestiços Latino-Americanos no Tio Sam, assim como existem tudo isso e também brancos também no Brasil. Gustavo Bertoni e Renato Russo, por exemplo, são brancos caucasianos. Quem mais mais fica dizendo que é branco no Brasil são os pardos e negros. Branco não é raça. Caucasiano é raça. Não sou caucasiano. Sou branquelo? Sou. Sou Caboclo. Sou um curiboca de pele clara. Não sou caucasiano, nem mulato, nem negro, nem pardo. Sou um curiboca. Quem é sabe. No fundo, cada um sabe o que é.

  • Para os americanos comedores de hamburger somente o paizinho deles e o Canadá receberam imigrantes europeus. Brasil, Argentina e Uruguai não receberam nenhum. Bando de gordos ignorantes.

Related Post