Ibope: Lula sobe, até em São Paulo. Ilegitimidade da eleição só se acentua

Uma nova pesquisa Ibope, encomendada pela Rede Bandeirantes,  sobre a intenção de voto presidencial em São Paulo confirma e acentua o drama da direita até mesmo em São Paulo, seu quartel-general e maior colégio eleitoral do país.

Lula não apenas lidera, como acontece em quase todo o pais (tem 24% das intenções de voto, ou 34,4% dos que declaram ter a intenção de votar em um candidato), crescendo 4 pontos desde que foi preso, há mais de dois meses.  Geraldo Alckmin não sai do lugar, com os mesmos 13% da pesquisa anterior.

A crise tucana não é privilégio de Alckmin: na disputa pelo Governo de São Paulo, João Dória não vai além de 1(% no primeiro turno, menos do que tinha há um mês.

Marina Silva e Jair Bolsonaro caem, ainda que dentro da margem de erro: ela perde um ponto e fica com 8%; ele, cai 2% e fica em 17%.

Em matéria de “votos válidos”, Lula praticamente se igual ao resultado que teve, naquele  estado, na reeleição, em primeiro turno: 36,77%.

Já Alckmin, com 17,6 % dos eleitores que têm candidato, fica com menos de um terço do que alcançou em 3006: 54,2%.

Bolsonaro parece ter estagnado e ninguém parece ter ascendido, mesmo quando são apresentadas ao eleitor opções sem a presença de Lula.

Está evidente que a manobra para excluir o ex-presidente das eleições é um fracasso.

Não se trata de ser “lulista” ou não, trata-se de verificar que há uma crise de legitimidade em eleições que se façam sem ele, ou sem o seu reconhecimento, pelo apoio a uma candidatura que o encarne, politicamente.

Estamos sendo levados para o abismo eleitoral, essa é uma evidência.

Nem em São Paulo, berço do golpe, acha-se uma alternativa a Lula.

Fernando Brito:

View Comments (13)

  • O problema do STF e de Sérgio Moro aumenta: Lula cresce até em S. Paulo, maior colégio eleitoral do País e onde tradicionalmente não era bem votado.

    Tá difícil desconstruir a imagem do Lula perante o Povo. Vão ter que dar o golpe... de novo.

    • E, de alguma forma vão dar, especialmente pq o PT, cada vez mais burocrático, investindo apenas nas frentes jurídica e parlamentar em vez de se apoiar no povo e usar toda a sua estrutura para mobiliza-lo

      • Verdade. As instituições (principalmente o judiciario) estão comprometidas com a agenda da direita até o último fio de cabelo.O X da questão é que a direita não tem candidatos com um mínimo de aceitação popular ( não é à toa que a turma do mercado financeiro está em estresse). Não vão deixar Lula ser candidato (isso é mais que certo). Se a esquerda não traçar um plano B, vai entregar de bandeja ao pessoal da direita mais radical.

  • Como Prefeito de São Paulo, João Doria foi um fracasso, até Outubro de 2018, será desmascarado, enterrando de vez o PSDB em São Paulo, e LULA só tende a crescer em São Paulo.

    • Prefake de São Paulo.
      Prefeitura de aparências. Prefeitura de Instagram. Só pose.

  • Doria tem 19%, em eleições anteriores o candidato tucano a governador de SP, sempre tinha 40% ou mais desde o quando anunciado candidato.

  • Só há duas maneiras de reverterr o Golpe de Estado em curso: uma vitória eleitoral consagradora, votando nos candidatos do PT, do PCdoB e do Psol para a presidência, os governos de Estado e para o Congresso ou um amplo movimento de rua, com milhões saindo para protestar contra as arbitrariedades. Os dois juntos seriam o ideal para voltar a libertar a democracia sequestrada.

    • Concordo. A luta tem que ser do povo nas ruas. As instituições já fecharam com o pessoal do Mercado Financeiro, há muito tempo....Sem a manifestação popular, Lula não será candidato.

  • CORRE KOXINHA! CORRE!
    O GOLPE DEU RUIM!
    CORRIDA PARA SAQUEAR AS RESERVAS DE DÓLARES DO BRASIL JÁ COMEÇOU...
    GOLPISTAS DO MERCADO JÁ SABEM...
    A ELEIÇÃO JÁ ERA!

  • Vamos ser realistas, o Golpe não chegou até aqui pra se perder no meio do caminho, em primeiro lugar, não vão permitir a candidatura Lula e em segundo, se perceberem que vão perder para a esquerda, podem melar as eleições; Me dói essa constatação, mas é o que vislumbro; Espero que seja verdade uma postagem que vi a pouco tempo atras, que afirmava haver o General do Exército dito que não entraria no mérito de questões políticas e ou Judiciárias, mas que as eleições precisam ser respeitadas e realizadas. Tomara, assim vamos eleger quem o Lula indicar que certamente será um nome que aceitará uma administração compartilhada, o que pra nós da no mesmo.

Related Post