Depois de uma tarde tensa, em que as especulações na bolsa apontavam possível queda de Dilma nas pesquisas, os números do Ibope mostram um cenário estável. Marina Silva oscilou um ponto para baixo, Dilma perdeu três, Aécio subiu quatro pontos.
A vantagem de Dilma sobre Marina, que era de 8 pontos na última pesquisa, oscilou para 6 pontos, dentro da margem de erro.
Tudo como antes no quartel de abrantes.
Entretanto, Aécio ganha um “fio de esperança” de ser ele a ir ao segundo turno, e não Marina Silva.
A tática de Aécio, de pintar Marina como um “plano B” do PT, ou uma forma de ludibriar o voto de oposição, pode estar dando certo.
A vantagem de Marina sobre Aécio, na pesquisa da semana passada, chegava a desestimulantes 16 pontos. Agora são apenas 11 pontos de diferença.
O segundo turno ganha um novo suspense. Agora tudo é possível. Só Dilma mantém uma posição confortável para chegar à segunda fase nas eleições.
Esperava-se que Marina caísse mais, mas o coitadismo parece ter lhe ajudado a segurar um pouco a sangria. Ela caiu, mas não tanto.
Dilma mantém uma liderança substancial de seis pontos sobre Marina, após terem empatado em algumas pesquisas recentes.
A avaliação do governo se mantém no azul, com 37% achando o governo Bom/Ótimo e 28% Ruim/Péssimo.
Os números mostram que o percentual de Bom/Ótimo é sempre muito próximo da votação da presidente. O histórico da presidente, que chegou a ter 43% de aprovação ao final do ano passado, pode lhe beneficiar.
A recuperação da economia e a manutenção do bom nível de emprego pode ajudar Dilma a recuperar sua popularidade.
Nas sondagens para o segundo turno, Marina confirmou o esvaziamento já mostrado na última pesquisa. Chegou a 46% há duas semanas, caiu para 43% na semana passada e agora manteve os mesmos 43%. Dilma tinha caído para 36% no dia 26 de agosto, foi subindo nas pesquisas até atingir 42% na semana passada, e agora oscilou na margem de erro, para 40%.
A vantagem de Marina no segundo turno, que chegara a 9 pontos ao final de agosto, caiu para 3 pontos, configurando empate técnico.
A rejeição à Dilma, que tinha chegado a 36% no dia 25 de agosto, caiu para 32%.
Marina Silva, por sua vez, ganhou dois pontos de rejeição, e está com 14%, aproximando-se da rejeição de Aécio.
Entre os eleitores mais pobres, Dilma ganha no primeiro turno: tem 46%, mais que seus adversários somados.
O mesmo Ibope trouxe outra notícia muito boa para Dilma. Seu candidato em Minas, o petista Fernando Pimentel, tem condições de vencer no primeiro turno. O instituto lhe dá 43% das intenções de voto, 20 pontos acima do tucano Pimenta da Veiga.
Este cenário é de grande valia para ajudar a presidenta a manter sua liderança em Minas Gerais, segundo maior eleitorado do país.
View Comments (54)
Não sou especialista em pesquisas, mas queria saber de onde Aécio ganhou esses 4 pontos. Alguém comentou que 1 ponto corresponde a cerca de 1,5 milhões de votos. Quem vota em Dilma não mudaria pro tucanos. Se foi isso, não entendo mais nada
De fato Maria Thereza, como somos em torno de 140 milhões de eleitores, 1% corresponderia a algo em torno de 1,4 milhão de votos. A pesquisa trás a velha tática de mexer na margem de erro (ou acerto), tira dois daqui, um de lá, e dá nisso. O processo de perda de Dilma para Aécio é ridículo, assim como o contrário, mas a transferência de votos de Marina para Aécio é possível, e para mim, desde sempre, provável. Os dois ainda vão se encontrar até 05 de outubro. De repente, Marina vai é ficar de fora da segunda eleição. Veremos!
Como parece que não houve mudanças nos votos dos indecisos, nulos e brancos, os 4 votos que Aécio teria ganho seriam 3 de Dilma e 1 de Marina. Convenhamos que, embora não seja impossível, é muitíssimo improvável que isso tenha acontecido. Logo, acho que houve manipulação.
Edson, sinceramente não sei dizer se houve ou não manipulação, mas não necessariamente houve essa transferência de votos de Dilma para Aécio... Considerando que a pesquisa é isenta, o que pode ter acontecido é uma mudança de Dilma para Brancos/Nulos ou Indecisos e uma destes para o Aécio no mesmo percentual... Enfim, tá esquisito, pois é muitaaa coincidência!
Acho que a coisa é muito mais séria, pra não dizer criminosa, do que possamos imaginar.
Só aqui nesse blog que esta como ''Tudo como antes no quartel de abrantes.''
Dilma voltou a curva descendente e a tendencia é continuar a cair cada vez mais com mais informações saindo, a respeito do caso da petrobas.
Bye Bye Dilma.
Pesquisa de quem? Do IBOPE? Queda de Dilma? Hum,tá com cheiro de trapaça.
Esse ibope de hoje foi encomendado pela globo, deu esses números estranhos, o antepenúltimo havia sido encomendado pela CNI. Ibope manipula as pesquisas de acordo com o desejo de quem encomendar.
Maria,
Tb não entendo ganho de 4%, como você disse que vota em Dilma jamais votaria em Aécio
Não sou de ficar "demonizando" pesquisas, embora o Datafolha vem destoando e muito dos demais institutos. Porém, esta do IBOPE está dificil de engolir. Ele subiu quatro. Tudo bem, mas seria natural que ele tivesse tirado esses votos da Marina ou de indecisos, mas dizer que ele tirou tres pontos diretamente da Dilma? É ruim de engolir hein? Eleitor da Dilma votar em tucano? Ainda mais que é o eleitorado de voto mais consistente entre os três. Complicado de aceitar isso. Ainda mais porque em sua terra natal ele subiu dois pontos, mas a Dilma também subiu dois e quem caiu lá foi Marina que perdeu cinco pontos numa tacada só em Minas.
E outra, a Rejeição de Dilma e Aécio aumentou um ponto e a de Marina aumentou 2 ou seja o dobro do aumento da rejeição de Dilma e Aécio no mesmo período e, ainda assim ele tirou mais votos de Dilma do que de Marina. Muito complicado de entender.
Carlos Augusto Montenegro, não foi aquele que disse que lula não elegeria o seu sucessor. Cai fora canalha!!!!!!!!!!!!!!
Canalha e da fina flor. Esteve envolvido num ibopegolpe num detram paulista, se não me engano, há pouco tempo atrás, é só checar na rede, e pra variar "abafaram" . Baita 171, ajudou a roubar uma eleição do Tarso Genro no RS, maquiando a "pedido" da RBS os números da pesquisa e próximo as eleições, saiu outra pesquisa ai sim decente, feita pelo Correio do Povo e UFRGS, desmascarando o canalha, que saiu de soslaio. O Tarso ia processar o Ibogolpe, depois acho que desistiu, pra não sujar as mãos. Sabe como é né...mexe na merda...se caga os dedos. Não dá realmente para acreditar nestes "PROSTITUTOS DE PESQUISA !"
A subida de Aécio se deve aos depoimentos de muitas figuras famosas conhecidas e queridas do povo, em diversas atividades como o esporte e a música. Foi um movimento singelo de marketing, mas com resultados excelentes inclusive em publico mais seletivo de classe média. Zico, Renato Teixeira, Zezé de Camargo, Fernando Brandt, Fagner. Foi uma jogada de mestre e requer resposta equivalente de Dilma, que tem condições de dar uma resposta neste mesmo campo muito mais abrangente, seja mais popular ou mais seletiva, e com muito mais criatividade.
Ibope sempre aprontando das suas. Mas peraí...quem contratou mesmo a pesquisa? Hum!!! Deixa pra lá.
Não acredito em pesquisa do Ibope, ponto. Só para tolos.