Escrevi, há uma semana, que a pesquisa Datafolha registrava um quadro eleitoral sem mudanças, exceto em uma: o acenar com possível empate em segundo turno, que se construiria com uma inacreditável transferência dos votos de todos os candidatos (de esquerda, de direita e até de nenhuma identidade) para Aécio Neves.
A espequisa Ibope divulgada ontem repete, basicamente, os mesmo números de 1° turno – Dilma teria 38%, Aécio 22% e Eduardo Campos, 8% – mas uma diferença muito mais expressiva (e natural) no segundo turno, dando 41% a Dilma e 33% a Aécio.
O resultado, que segundo dizem não assegura a vitória da Presidenta no 1° turno – a soma de todos os demais candidatos daria 37%, um a menos que os 38% de Dilma – , mostra, ao contrário, que existe uma estabilidade que leva o início da campanha de televisão e rádio, onde a candidata petista tem incrivel vantagem, tanto em tempo quanto em realizações a mostrar – para um terreno onde a decisão sem novas eleições não é só possível como, ao menos até agora, provável.
Ainda mais agora, quando a candidatura Aécio vai ter de passar da ofensiva à defensiva, a partir do aeroporto construído e sem outro uso senão o de servir de acesso à sua fazenda.
(Veja nos próximos posts como, pior ainda, os sinais de superfaturamento da obra são incontestáveis)
A batalha eleitoral está na mídia, como sempre esteve. Mas existem indicações que a “unanimidade” pró-Aécio do conservadorismo possa estar sendo quebrada por sua estagnação nas pesquisas.
Um análise, bem humorada, do meu amigo Hayle Gadelha, veterano em eleições e análises de pesquisa e mídia, publicada em seu blog, mostra que andam se apertando os cintos nos vôos tucanos.
Ibope 2014: acho que o Globo quer ajudar os tucanos na decolagem
Dilma, portanto, tinha 39 contra 42 da soma dos outros. Ou seja, não vencia no 1º turno.
Mas vencia no 2º turno por 46 a 40 de Serra.
Qual seria a manchete natural? “Dilma lidera e hoje venceria 2º turno”, certo? Errado.
Essa manchete voou no tempo e veio pousar na primeira página do Globo de hoje.
Você vai pensar que os números das pesquisas ocuparam os mesmos assentos em 2010 e 2014, mas perdeu o voo mais uma vez.
O Ibope divulgado ontem aponta Dilma com 38, Aécio com 22, Campos com 8 e todos os outros com 7.
Ou seja, Dilma vence no 1º turno de 38 a 37.
Essa poderia ser a manchete natural, mas parece que caiu no vácuo.
O que será que explica essa acrobacia aérea?
Na minha opinião, o Globo ficou com peninha dos tucanos e resolveu dar um empurrãozinho para ver se pega no tranco.
Um pouco de gás, digamos assim.
A oposição precisa acreditar que o seu plano de voo para vencer esta eleição não tem nuvens pesadas pela frente. Mas está difícil encontrar o tão sonhado céu de brigadeiro.
Talvez seja melhor tratar de pedir logo permissão para aterrissagem no aeroporto de Cláudio, MG… e boa viagem!
View Comments (21)
No Brasil o que não é favorável aos interesses do PIG não é publicado. A Folha não mostra no seu site a última apuração do IBOPE, sinal que os dados não são favoráveis ao seu candidato como tem desejado inferir(não tem a dignidade de confirmar que apoia um determinado candidato, como fazem jornais de outras nações, embora sejam totalmente parciais nas notícias). Na nossa imprensa não ha liberdade de opinião e sim liberdade de manipulação.
Quem assistiu o Jornal da Globo a noite,pode sentir o ódio na voz dos jornalistas, que repetiram uma mesma frase tres vezes..
É lamentável.
Fernado Brito.
Precisamos de informações confiaveis sobre a queda de produção de alcool. Estão querendo colocar culpa no Governo...
Pode nos esclarecer..Por Favor!!
Proposta interessante.
Tenho impressão que desta vez o Estado Brasileiro deixou o mercado do álcool funcionar e não "ajudou" os usineiros.
De qualquer forma, se há um problema na produção de álcool, o mercado deve agir e corrigir distorções.
Afinal, não é esse o discurso de parte da oposição ao atual governo?
Lembro também que o presidenta da Cosan andou fazendo críticas ao governo e que o agronegócio nunca recebeu tanto dinheiro quanto nos últimos anos.
A globo e a veja são meus parâmetros para tomada de decisões:Eu sou contra a tudo que eles estão a favor.
É Aécio, a coisa tá complicada pro teu lado!
essas denuncias que surgiram de Aécio não seria uma estrategia da mídia para tentar levar Eduardo para o segundo turno, já que esta claro q o PSDB não consegue ganhar essa eleição, e com um candidato do campo de "esquerda" para disputar com Dilma o planalto a possibilidade de vitoria seria mais claro e possivel!!!????
Hehehe! Extra! Extra! Extra! Descobrimos! Pó para nobre candidato! Que Polo de Metalurgia que nada! O referido AécioPorto construído na Cidade Cláudio, por R$ 14 milhões do pobre contribuinte mineiro, em Terras do Tio-Avô do Aécio Neves, se destina a transportar óleo de peroba e pó-Royal em SuperTucanos…E tem mais AécioPorto aí gente! A agora na cidade de Montezuma, com 7,9 mil habitantes, obviamente localizado perto dos negócios da grande e tradicional famiglia Neves, né? Valeu Lula! E não tem jeito não! Eu vou é cravar 13 em outubro! Eu e minha geração devemos isso ao PT! É Dilma, outra vez, em 2014! Meu manifesto: #Ley de Medios Já! #PSDB nunca mais! Em 2002 a esperança venceu o medo. Já em 2014 a esperança vai vencer o ódio e a mentira.
PSDB,o partido ladrão do PAÍS,o que reparte os lucros com os aliados,só os coxinhas que votam no partido se fodem,pois só ganham,vergonha.
Não sei não. O que esperar dessa mídia podre? Essa questão da denúncia dos aeroportos pelo PiG, é muito suspeita. Aí tem coisa. Que DILMA vai ganhar é fato, não podemos nos descuidar, o PiG tá armando como é de costume.
Mariza ... visite o Face CISSA ALVARENGA SOTELO e veja as centenas de denúncias contra o PT (e são centenas mesmo e não poucas)e todo dia aparece uma de fatos que já aconteceram para você se atualizar e outras fresquinhas ... eles não cansam de inovar.
fernando ,tenho dúvida sobre o cálculo da margem de erro, é o seguinte: O Pastor Everaldo está com 3% dss intenções de voto e tem a mesma margem de erro(2%) da Dilma que está com 38%? a margem de erro de 2% não deveria ser calculada sobre os 3%? o que daria 0,06% pra mais ou pra menos. Por favor me esclareça!
Estatisticamente, a margem de erro é um valor absoluto, não relativo.