Ibope “segurou” Haddad no Nordeste. Pesquisa é inconsistente

 

De 11 a 18 de setembro, Fernando Haddad  disparou  no Nordeste (de 13% a 31%), segundo a pesquisa Ibope.

Foram 18 pontos em 7 dias, 2,6 % de crescimento ao dia.

Mas, na rodada de hoje, seis dias depois, teria crescido apenas 3 pontos, de 31% a 34%, ou 0,5% ao dia.

Que a velocidade de crescimento fosse menor, natural, pois houve o impacto da oficialização de sua candidatura.

Mas não que caísse para menos  de um quinto do que se registrara na semana anterior.

É um dado totalmente inconsistente mas, como aponta um crescimento geral de Haddad  que legitima a pesquisa, passa “batido”.

Já estamos o suficiente próximos às eleições para que se ajustem as “contas de chegar” dos institutos.

O Ibope “freou” Haddad para esperar o Datafolha.

Para que ambos, no final de semana ou na segunda cheguem próximo de um resultado parelho.

E guardem a “virada” para a semana final.

PS. Usei números errados na primeira versão deste texto. Exagerou-se a distorção que, no entanto, é visível nos números corretos que, agora, estão no texto. Peço desculpas pela incorreção, frequente em que escreve sem outros olhos a revisar.  

 

Fernando Brito:

View Comments (44)

  • Que os golpistas se preparem para a próxima, porque esta eleição já era.

    • meu caro, depois desse os golpistas podem cantar pra subir
      nunca mais ganham eleição nem pre chefe de torcida de várzea

    • ESTÁ NO PAPO! Quinta vitória consecutiva sobre os tucanos; sim, porque boçalnaro é
      o braço armado da tucanagem. FHC no âmago de todas derrotas, e vale lembrar que SÉRGIO MOTTA "informara" que ficariam por 20 anos. Deram com os burros n'água.

  • Haddad caminha a passos largo para a vitória, não adianta os grandes institutos retardarem o que já transborda no Nordeste.

  • No Nordeste , Haddad deve estar com 39 ou 40 pontos. É simplesmente impossível que esteja abaixo 1 ponto da soma de Ciro e Coiso.

    • Sempre fizeram isto em épocas eleições. Fizeram com Lula, Dilma. São todos bandidos.
      A boca do Jacaré ta fechando.
      13 no primeiro turno.

  • Observação excelente ! Eu achei pouco 22%. Na minha chutologia Haddad deve estar chegando a 30%.

  • É Haddad, Manuela, Lula e o PT Lá.. outra vez!!! Viva a democracia!!!

  • Mesmo com o quadro geral da pesquisa Ibope sendo totalmente positivo para a candidatura Haddad, essa possível "segurada" no Nordeste
    desqualifica seriamente a metodologia empregada, pois da mesma forma que consegue "segurar", pode "inflar" qualquer candidatura. O Ibope deveria vir a público apresentar uma justificativa pra essa "segurada", ainda mais quando sabemos que o candidato mais forte no Nordeste depois do Haddad, Ciro Gomes ficou estacionado e brancos, nulos e abstenções diminuíram. Pra onde foi esse quantum de intenção de votos? Mergulhou no Rio S. Francisco?

  • Há algo no ar além de pássaros e aviões e gostaria muito de ter insight information da campanha de Haddad. E, explico.
    Tenho acompanhado as pesquisas, inclusive, fiz alguns comentários anteriores, aqui, sobre o tema. Como anotado agora, pelo Fernando, venho observando algumas incongruências nos resultados do Ibope e Datafolha, principalmente, se comparados com o resultado da única pesquisa da Vox Populi, de duas semanas atrás, que indicava Haddad na liderança. Não irei elaborar, mas, uma observação simples confirma que há um delay entre os resultados da Vox Populi e dos outros citados, ou seja, as curva são semelhantes, porém, com diferença temporal entre elas. Acredito que a intenção de votos em Haddad é superior ao que está sendo divulgado. Por óbvio, o que aqui faço é uma elucubração mental, baseada em indícios sem comprovação. Vamos lá.
    1 - A CUT, diferentemente da Globo, Folha, XP Investimentos, BCG Pactual, Poder 360 e outros mais, não encomendou uma segunda pesquisa, resumindo-se à pesquisa de meados de setembro.
    2 - Não vi, por parte de Haddad ou de mais alguém ligado à campanha, qualquer reparo aos resultados divulgados, aceitando-os passivamente sem questionamento, por mínimo que fosse, muito embora, em entrevista recente, Marcos Coimbra, dirigente da Vox Populi deixou, com extrema discrição, entrever ligeira crítica ao Ibope e Folha.
    3 - Nunca havia presenciado uma serenidade tão grande em uma campanha eleitoral como a ora registrada no PT, o que, dada a excepcionalidade da situação política e das circunstâncias em que se dá esta eleição, é inusitado, no mínimo estranho.
    4 - O discurso e o comportamento de Haddad e Manuela não são os esperados por alguém enfrentando, em desvantagem, um candidato e uma plataforma política que são a antítese a qualquer modelo civilizado de sociedade, tendo pela frente o desafio e a responsabilidade de superar o golpe, reunificar o país e recuperar a economia. A impressão é de quem fala e age como governantes eleitos, cujo foco de atenção está para além do pleito.
    5 - A, chamemos assim, estratégia Lula foi até agora uma lição única de construção e aplicação do pensamento estratégico. A habilidade com que tem contornado dificuldades, vencido barreiras e imposto o rumo e o compasso da campanha, atrelando todas as outras candidaturas é algo inédito. Tenho certeza que a campanha do PT de 2018 irá ser objeto de muita discussão, reflexão e pesquisa acadêmica por décadas a vir. É história, qualquer o resultado das urnas.
    Com base nesses cinco pontos, eu concluo que pesquisas internas, por certo em curso, mostram, senão uma vitória em primeiro turno, uma vantagem considerável a favor de Haddad. Tendo vantagem consolidada e com tendência consistente de ampliação não haveria necessidade de expor-se em demasia, acirrando ânimos e provocando reações equivalentes e indesejáveis. Afinal, são estes "tempos estranhos" e uma posição de cautela, segurando a onda e solidificando a vitória estaria em consonância com o que sabemos de Lula e em linha com a estratégia desenvolvida até agora.
    Viver para ver.

  • mas to falando isso desde a outra pesquisa do IBOFE...
    eles estão tirando votos de Haddad na mão grande e passando tudo pro traste

Related Post