Pedi emprestada a frase aí de cima ao velho Leonel Brizola para falar da pesquisa Ibope, agora que tomamos conhecimento da parte relativa à aprovação/reprovação do Governo e ao desempenho pessoal de Dilma Rousseff.
Repare que, na mesma linha do Datafolha, que elevou em seis pontos a aprovação ao Governo (de 32 para 38%), também o Ibope registrou isso, de forma mais modesta (32% para 34%).
Os dois institutos – não seria melhor chamá-los de empresas? – também coincidem na queda forte dos níveis de ruim/péssimo como avaliação da administração: o Datafolha derruba este índice de 29 para 23%, enquanto o Ibope mostra queda de 31% para 27%.
Registrando movimentos iguais de opinião, o Datafolha não dá nem tira de Dilma. Mas o Ibope toma-lhe quatro pontos.
Por mais que não se possa fazer a transposição mecânica destes índices, é estranho que a avaliação do Governo suba e a intenção de voto na chefe deste Governo caia.
Principalmente, como já frisei aqui, quando é o próprio governante o candidato.
Dilma teria, segundo as pesquisas, apenas os votos dos que a acham boa ou ótima presidente, ou nem isso.
Entre os que acham seu governo regular, precisaria não ter um voto para exibir os percentuais que as pesquisas de opinião lhe dão.
Convenhamos, é pouco crível, para dizer o menos e ser gentil.
O jacaré tem olho, couro e rabo.
Mas tem, sobretudo, dentes.
View Comments (30)
Já disse e repito eu não acredito nessa droga.É simplesmente ridículo. Acabei de ver o também ridículo programa da Marina. Não acredito MESMO que uma porcaria daquela convença o distinto publico e provoque onda nenhuma. Estou sendo clara neste meu post porque não sou idiota, não sou palhaça e o povo não é imbecil. Isso é simplesmente GOLPE.Pra mim esse avião, Marina, Serra , Globo, Ibope, Folha, Serra, Neca e quejandos, além de Soros, Cia , o PSB nessa trolha de REDE, é tudo farinha do mesmo saco.e essas porcarias de pesquisas são instrumentos meros para engabelar o povo CHEGA.
Pesquisa? Pesquisa?? Pesquisas são feitas, no Brasil (e em outras partes do mundo), para encontrarem o resultado que o seu patrocinador (delas, pesquisas) quer e são manipuladas de modo a tentarem influenciar artificialmente, com o viés que tal patrocinador pretenda dar à opinião pública, para justificarem um resultado que esse patrocinador quer alcançar. Como dizia a Sylvia Massari, através da personagem-marionete Maria Santa, no humorístico A Praça é Nossa: “Lá vem o Golpe! Olha o Golpe aí, gente!!”. Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D
O nome da empresa ligada à famiglia Marinho é Globope, então tá explicado, ela tira uns pontos daqui e dali de Dilma e acrescenta estes pontos em outros lugares ou candidatos. A famiglia Marinho sempre querendo dar o golpe do Proconsult.
A Marineca certamente abocanhou votos da direita e retirou pontos percentuais de Aécio e, óbvio, do pastor Everaldo. Até aí, tudinho dentro da lógica. Mas tirar 4 pontos de Dilma (por incrível coincidência a mesmíssima quantidade de votos que retirou de Aécio) não convence. Poderia ter feito Dilma oscilar para menos,vá lá, mas não retirar milhões de eleitores que estavam dispostos a manter o governo do PT, contra toda a campanha da mídia que acontece há quatro anos de forma massacrante. Essa não, violão!
Grotesco! O IBOPE se superou em matéria de manipulação. Segundo pesquisa divulgada hoje, Marina teria ganho votos de Aécio, de Dilma e todos antes indecisos, brancos e nulos. ABSURDO! Além disso, o governo melhora sua avaliação. Dilma melhora avaliação e ainda assim caiu 4 pontos percentuais?? Empulhação! Tentam convencer eleitores de que Marina é A opção e levar a "onda" mais para cima. Na verdade Marina não é onda, é bolha, e vai estourar ligeirinho. Aliás, com avião de campanha dela com tanta fraude e endereços fantasmas ela cai rapidinho.
E houve um tempo em que eu acreditava piamente no IBOPE.
Minha teoria.
Funciona assim:
Elevo Marina com números bem duvidosos. Desço Aécio com números menores do que ele realmente tem. Começo a esvaziar Marina para os números reais e a elevar Aécio com os números verdadeiros. Com isso dou a impressão de que Aécio está ganhando aprovação.
Truque do mágico!
Mesmo que os eleitores TORCEDORES não gostem,a Presidenta se elege no primeiro turno!
E vamos fazer o que com institutos de pesquisas além de nos lamentarmos que influenciam as eleições, hein?
Não precisamos ser gentis. A manipulação é evidente. Devemos descer o cacete, sem rodeios.