Os sites especializados em televisão, como o Notícias da TV, do UOL, e o TV Foco, estão noticiando que o Ibope diz que não cumprirá imediatamente a ordem de revelar ao SBT os dados confidenciais (?) de suas pesquisas de audiência em São Paulo. Alega que não tem nada a mostrar, embora, curiosamente, também explique que seria preciso esperar o retorno do processo á vara de origem, depois que o Superior tribunal de Justiça deu decisão terminativa á ação da emissora de Silvio Santo, que data de 2001.
Mais curioso ainda é como o Ibope lutou bravamente para esconder este “nada a revelar”.
Segundo Paulo Pacheco, do Notícas da TV, depois de ser obrigado em primeira instância, em 2003, ” o Ibope recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo, que manteve a sentença. O instituto, então, apelou ao STJ, em Brasília. Em dezembro, a Terceira Turma, formada por cinco ministros, rejeitou o recurso do Ibope. No dia 19 de fevereiro, o STJ declarou o processo “transitado em julgado”, ou seja, não é mais possível recursos”.
Que batalha para esconder o “nada”, hein? Só falta conseguir um “pedido de vistas” do Gilmar Mendes para protelar mais.
Semana que vem, começa a funcionar o GFK, instituto alemão que fará medições de audiência, e isso é uma das razões possíveis para que se estejam registrando, todos os dias, “audiências menores” para a Globo. E um passarinho me contou que podem acontecer também “ajustes de placas tectônicas” nas medições de acesso aos jornais e revistas, em meio físico e digital.
View Comments (36)
Ajustes das placas tectônicas, muito bom, esperemos o terremoto.
Esse "terremoto" é bom, porque só vai atingir picareta...
E que atinja em cheios os picaretas do Globope da famiglia Marinho.
"Ladrão que rouba ladrão"
Dizem que a Globo é grande sonegadora de impostos.
Dizem.
Será?
Duvído.
Bem, não duvido tanto assim.
Um governo federal tem poder para punir uma empresa que "sonega impostos", mas se esse governo está mais preocupado em delapidar o país, aí sim pode negligenciar esses sonegadores.
Em suma, o governo não tem competência para punir, ou receber desses grandes sonegadores. OU NÃO QUER>
Não conheço ninguém que tenha ponto em casa(seria sigiloso mas sempre algum chegado conta) como também não conheço ninguém que tenha sido entrevistado pelos institutos de pesquisas durante as eleições!
Eu também não conhecia. Mas passeando na rua com meu cãozinho fui abordada por uma moça que se dizia do Ibope fazendo pesquisas para as eleições para prefeito em 2011. Indagada se votaria em quem Lula e Dilma apoiassem disse categoricamente SIM.
O Ibope é o instituto do Sr. Montenegro (vendeu para um grupo inglês) que em entrevista ao semanário esgoto veja apostou que Lula não faria seu sucessor em 2010.
Já vimos o fenômeno do ajuste nos índices das pesquisas à medida que o dia das eleições se aproximavam e a realidade se revelaria. Será que estamos assistindo a um remake do famoso "Mais do mesmo"?
vão ter que correr para fazer "ajustes". e quando saírem os dados reais quero ver muito globete com cara de tacho, inclusive anunciantes, que estão pagando por audiência inexistente. Afinal, perderam Q U A T R O eleições seguidas. Quem leva a sério os "analistas de prateleira"? Algum investidor segue as dicas da urubóloga?
Caminho a percorrer pelo IBOPE:1)Pedido de vistas ao Gilmar.2)Apelar ao Judiciário de Minas.3)Guardar o processo na gaveta do Juiz Rodrigo de Grandis Alstom.4)Alegar que não foi manchete na Globo e na Veja,portanto não tem validade.5)Que o Youssef não confirma esse fato na deduragem guiada e premiada.6)Recorrer ao CARF.7)Alegar que o Instituto é simpatizante do DEM e do PSDB...
A Globo terá que se escorar na ilegalidade, parece que está prevendo "dias de tormentas" para ela, veja a manchete abaixo de O Globo online: parece prevenção pelo que virá.
LAVA-JATO
Propina foi entregue na porta do Diretório Nacional do PT, diz doleiro
Será que agora o governão velho de guerra vai parar de torrar dinheiro no PIG?
Bons ventos começam a soprar na Secom:
Agência Estado: DILMA INDICA QUE SECOM IRÁ PULVERIZAR DISTRIBUIÇÃO DE PUBLICIDADE OFICIAL
Brasília, 31/3/2015 - Durante a rápida solenidade de posse do novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Edinho Silva (PT), nesta terça-feira, a presidente Dilma Rousseff sinalizou que o Palácio do Planalto irá pulverizar a distribuição de publicidade oficial.
"Em suas práticas, a Secom respeitará sempre o direito de todos à informação e ao conhecimento. Verá com satisfação e apoiará, nos marcos da nossa legislação, a expansão das teias de opiniões, olhares e interpretações da realidade à disposição dos brasileiros", discursou Dilma.
"Adotará o mais rigoroso cuidado quanto à veiculação de informações públicas e à publicidade oficial. O governo tem o dever de levar informação pública à população, deve mostrar, expor suas ideias, propostas e realizações. Deve explicar suas decisões, defender seus critérios. Deve conversar com o povo por todos os meios legítimos que tiver à sua disposição."
Critérios justos
Durante a fala, Dilma destacou que "em respeito aos brasileiros de todas as camadas sociais e culturais e de todos os pontos do país", a Secom adotará critérios "justos e corretos" na veiculação dos seus serviços.
"O governo tem o dever de levar informação pública à população, deve mostrar, expor suas ideias, propostas e realizações. Deve explicar suas decisões, defender seus critérios. Deve conversar com o povo por todos os meios legítimos que tiver à sua disposição. O governo precisa levar à frente a comunicação", defendeu a presidente.
Edinho assume a Secom no lugar do jornalista Thomas Traumann, que pediu demissão na quarta-feira passada (25), depois de o portal Estadão.com revelar o conteúdo de um documento reservado do Palácio do Planalto que via "caos político" e criticava a "comunicação errática" do governo federal.
Pressionado pelo Partido dos Trabalhadores a "democratizar" as verbas publicitárias do governo, o novo ministro disse nesta terça-feira que irá se nortear "pelo critério técnico" na distribuição de recursos da pasta. Edinho também prometeu blindar decisões de "critérios subjetivos", a partir da criação de mecanismos que afastem decisões subjetivas, e otimizar a execução orçamentária da secretaria.
Não criemos falsas expectativas, deve melhorar muito agora com um político ali. Sobretudo se ele valorizar a mídia alternativa.
Mas quando ele diz: “em respeito aos brasileiros de todas as camadas sociais e culturais e de todos os pontos do país”, isso significa muito jornal Hoje, Bom dia Brasil, Fantástico e globo repórter.
Tem que ser menos dinheiro, muito menos dinheiro no sistema de comunicação da famiglia Marinho. De preferência tendendo a zero.
No meio digital as empresas internacionais já entraram faz tempo: basta ver empresas como a comScore, que é usada pelo DCM para avaliar sua posição competitiva com relação aos grandes portais.
Na área de impressos, porém... já passou da hora do governo mandar auditar o IVC, que "audita" a circulação de jornais e revistas.
Como me ensinou minha auspiciosa mãe, não se preocupe, A VERDADE SEMPRE APARECE.
Paul Moura: E daí?
- De que adianta a verdade aparecer?
- Apareceu o esquema do MENSALÃO. E daí? Votamos novamente neles!
- O PETROLÃO está aí, escancarado. Claro que os números são divergentes, mas É NÍTIDO. E daÍ? 20%, ou mais do país, está cego quanto a isso.
- NO DIA EM QUE O SR. LULA ENTROU NA CASA DO MALUF (UM DOS MAIORES LADRÕES DO PAÍS, SEGUNDO O PT, E EU CONCORDO) PEDINDO SEU APOIO, SE NÃO ESTAVA, CHEGOU NO MESMO NÍVEL. E daí? Seus eleitores não querem nem saber, estão com ele (Lula)
Sua mãe sabiamente lhe ensinou: "A verdade sempre aparece", mas E DAÌ?