“Ilegal, e daí?”. A hipocrisia do jornalismo ‘lavajatista’

Disse, no post anterior, do desamor da elite brasileira pelo sistema legal que ela própria construiu, quando se trata da defesa de seus interesses políticos.

A lei é para todos, dizia o filme promocional da Lava Jato, mas é duríssima para os “inimigos” e uma mera formalidade para os “amigos”.

Eliane Cantanhêde, a quem a Globo e o Estadão dão o privilégio de terem milhões de brasileiros como público cativo, mostra cruamente como acontece isso:

As mensagens confirmam sua forte ligação com procuradores, principalmente com Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato. E a independência da Justiça? Juízes não devem e não podem manter relações promíscuas nem com a defesa nem com a acusação.
Isso, porém, é uma questão formal. Na prática, no dia a dia, que juiz não troca informações, mensagens e dúvidas com um lado, o outro ou ambos? E, cá para nós, nem chega a ser surpresa o trabalho e o esforço conjunto de Moro, procuradores, delegados e agentes da Receita Federal para chegar a um resultado espetacular: a maior e mais bem-sucedida operação de combate à corrupção de que se tem notícia.

Questão formal? A equidistância do juiz em relação a acusação e defesa é uma formalidade? Julgamento imparcial é apenas uma casca a ser exibida ao público?

Se uma “formadora de opinião” – sejamos justos, não apenas ela, mas outros, como Merval Pereira, que se prende ao vazamento como ilegalidade, e Miriam Leitão, que mal faz um “ai,ai,ai” pelo comportamento de Moro? Dallagnol – diz isso ao público faz desaparecer qualquer restição ao linchamento, porque se é para  condenar e punir sem isenção, faça-se a justiça aqui na praça, mesmo.

A parcialidade e as intenções políticas de Sérgio Moro sempre evidentes, ficaram materialmente consumadas com a sua ascensão ao governo, como ministro. A troca de mensagens, porém, trouxe algo indispensável: a prova de que a conspiração política ocorreu.

Provas são sempre indispensáveis e não terem sido para com Lula não as torna menos importantes no caso de Moro.

A lei é para todos não pode ser apenas um mote de campanhas políticas para tomar o poder.

Fernando Brito:

View Comments (26)

  • MORO E DALLAGNOL VÃO DEVOLVER OS PRÊMIOS CONQUISTADOS PELA LAVA-JATO???
    -Esses dois idiotas me lembram a dupla "Milli Vanilli", que foram obrigados a devolver o Grammy após ser revelado que tudo era uma armação e nenhum deles cantava de verdade.

    "COACH DE MORALIDADE"
    E as empresas especializadas em vender palestras de Moro&Dallagnol??? Não vão indenizar os clientes enganados???

    • No caso das palestras, creio que cabe pagamento de indenização por parte de quem compareceu voluntariamente a elas. É chegada a hora de taxarmos a imbecilidade.

  • Achar que princípios que embasam o Estado Democrático de Direito são mera formalidade é o mesmo que dizer que os fins justificam os meios e partir para resolver tudo na base do particularismo, nas relações patrimonialistas. Isonomia, impessoalidade são princípios indispensáveis. Guardadas as devidas proporções, imagine que um pregoeiro tem relações particulares com o "público" e resolve direcionar a licitação, pois tem convicção de que aquela determinada empresa é a melhor. A administração pública passa então a funcionar segundo o juízo subjetivo do agente público e não de acordo com a lei. De boa intenção o inferno tá cheio.

    • O problema é que tucanhede não acha nada. É só uma oportunista puxando o saco dos patrões e garantindo o emprego.

  • Às ruas cidadãs e cidadãos. Não será nas redes sociais que nós libertaremos nossa democracia e nossa República sempre negadas, sempre impedidas, sempre golpeadas. Sem um verdadeiro grito de Independência nunca seremos ouvidos. Não estamos lhe dando com gente racional e honesta. Estamos falando sem exageros na maior, mais venal e cínica, mais antinacional e antipovo plutocracia
    do mundo. Sem exagero!

  • Será que essa senhora mantêm seu ponto de vista funesto se ela for a ré? Quem sabe um familiar querido como réu? A justiça aplicada ao inimigo é o mesmo que o velho ditado de "pimenta nos olhos dos outro é refresco".
    Essa é a direita elitista e seletiva brasileira que após saírem do poder pregam anistia, reconciliação entre torturados e torturadores e paz mundial. Sempre covardes!

  • Espero sinceramente que o Lula seja libertado deste crime que o condenou porque este, está provado, é armação. No entanto, neste preciso momento o seu julgamento está 2 x 0 contra ele. Pode ser que termine em 3 x 2, mas duvido muito. Corporação é corporação. O supremo não pode dar o braço a torcer porque alguns dos seus foram desmascarados. Noblesse oblige, principalmente porque a corporação toda está pobre e tem feito muito pior que a lava-jato. É mais fácil aguentar o tranco, com a ajuda da imprensa canalha que deturpa as informações, do que correr o risco de ser mais amplamente desmascarada e perder seus grossos privilégios.

  • A GLOBO RESISTE NA DEFESA DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA LAVA JATO POR CUMPLICIDADE. A GLOBO SABE QUE SERÁ CITADA MUITAS VEZES.

  • A fala da jornalista da "massa cheirosa" mostra o quanto a famiglia Marinho, dona da criminosa Rede Globo, está envolvida nos crimes cometidos pelo Marreco de Maringá, cada vez mais um Savonarola a caminho da fogueira.

  • Ela é porta voz dos patrões ? . Neste caso não é , ela acredita nisso , e também não é pelo salário . Acreditem ou não é puro preconceito e ódio de classe .

  • A globo está mergulhada na lama da ação do moro e do delanhol. Por isso essa cautela com as coisas.
    Veremos a globo e o moro discutindo como apresentar ao jn, é só esperar.
    Estes bandidos, moro, globo, generais do cabide de emprego e ala podre do judiciário sabem o mal que fizeram.
    Aliás, mal IRRRPARÀVEL. Nunca conseguiram pagar um milésimo de suas culpas.
    Tentaram destruir um país. Tentaram aqui um Iraque sem bombas.

  • Sr.Fernando.O senhor,tem dois séculos de prazo,para descobrir,que O JORNALISMO dos patrões, É SOMENTE,"CANALHA" de caráter.Se os patrões não tivessem GENITÁLIAS,esse tipo de CANALHATE,se penduraria em qualquer outra saliência,que os PATRÕES TIVESSEM.Com relação À JORNALISMO,eu tenho INCOMPATIBILIDADE DE CARACTERES.

Related Post