O velho Luís Carlos Prestes, certa vez, disse que “governo que não se defende merece cair”.
Os governos petistas, de alguma forma, parecem acreditar em contos da carochinha.
A “reciclagem” do caso da compra da refinaria da Pasadena pela Petrobras é típico desta tola ingenuidade de achar que, na política, o fato é mais importante que a versão.
Os fatos são mais importantes, claro, mas na história, não na disputa política.
Nela, a versão é que viceja e pode, no curto prazo, produzir consequências inteiramente opostas à ingenuidade de quem não se importou com versões.
Lógico que o exercício das funções públicas se deva pautar por regras éticas e morais muito mais severas, até, do que as dos negócios privados.
E Dilma – assim como Lula – é, neste quesito, inatacável.
Mais ainda: quem é que defende a Petrobras, seu crescimento e seu papel no desenvolvimento do Brasil e em sua soberania?
Dilma e Lula, que a trouxeram ao novo patamar do pré-sal ou quem a privou do monopólio petroleiro, arrolhou seu crescimento e malbaratou parte de seu capital na Bolsa de Nova York?
Essa é a história, mas os jornais se enchem, todos os dias, das versões: a Petrobras está quebrando, está mal-administrada e, ainda por cima, metida em maracutaias.
Deus nos livre de que ela estivesse “bem gerida” como o Metrô de São Paulo, não é?
Imaginem, por exemplo, que a Petrobras registrasse, como o subterrâneo paulista, um aumento de 55% no número de acidentes de 2009 para cá? Ou se houvesse um décimo dos superfaturamentos do “trensalão”?
A ingenuidade tola e perigosa é a de não entender o fato de que a imprensa vai publicará- como lembrou lucidamente o papa, em sua fala de sábado – a parte que lhe convém das informações como fatos e as partes que não lhe convém, apenas algumas vezes e como simples alegações.
Ou, pior ainda, entender mas se convencer que isso se desfará diante da força moral de uma governante que mostra não medir atitudes diante de suspeitas, sejam quais forem.
A “aliança pela CPI da Petrobras”, firmada entre Aécio Neves, Eduardo Campos e o pró-homem da República Eduardo Cunha, sábado, num baile de debutante em Salvador, já produziu seu primeiro efeito: enquadrou Fernando Henrique no projeto e o fez mudar a posição de defender uma investigação técnica e substituí-la por um escândalo político.
A mídia tem uma arma e vai usar.
Ou será que já se esqueceram da frase da então dirigente da Associação de Jornais, há quatro anos, de que é ela, a imprensa, a oposição real neste país?
View Comments (23)
Já disse que a Dilma e o Lula gostam de apanhar, devem ser masoquistas, foi assim nos 8 anos do Lula e é e será assim nos 4 ou 8 anos da Dilma (do jeito que vai, nem sei se ela consegue chegar até lá)...´Apanharam na ditadura e apanharam (de outra maneira) na democracia...
Até acho bom uma CPI agora, que não irá descobrir nada de errado e, assim, enterrar de vez o assunto. Essa CPI deixaria de ser arma da oposição para virar certificado de lisura para o governo.
A que ponto chegou a tropa golpista. Agora, os conchavos são feitos num baile de debutantes? Estão mais para artistas subcontratados da Globo do que para políticos. Sem o charme e a juventude dos artistas, claro.
CPI DA PETROBRAS
Brasileiros,
O Brasil é a Petrobras e a mídia é a Globo.?
Somos nós brasileiros para defender o que é nosso daqueles que querem entregar ao estrangeiro o que temos de maior valor, nossa Pátria.?
” Vão de retro entreguistas traidores “.
NÃO AGUENTO MAIS VER O GOVERNO APANHAR,APANHAR E APANHAR E NÃO FAZER NADA !!!!! PELO AMOR DE DEUS ONDE ESTÃO OS PETISTAS COM LETRAS GIGANTES COMO A SENADORA GLEISI HOFMAN .... ABRAM O OLHO ,JÁ NÃO AGUENTO MAIS ISSO TODO DIA. A MIDIA GOLPISTA VAI FAZER O QUE BEM ENTENDER PARA AJUDAR A OPOSIÇÃO MORFA Q TEMOS............ ACORDEMMMMMMMMMMMMM
Chumbo trocado não dói.
Serao necessarios muitos mandatos do PT, pra mudar esse Pais. A luta e longa e encarnicada. Nao desanimem. Dilma no 1o. Turno.
Alguém me disse recentemente a respeito de mais esse caso: "onde há fumaça ...".
Talvez não seja necessário aparecer o fogo de verdade, só uma fumacinha virtual, todo santo dia, já é o suficiente para criar dúvidas.
Só sei que é fogo aguentar esse PIG tupiniquim.
Só o que consola é que já foi pior, bem pior, na era pré-internet.
As coisas também não estão nada boas para os gringos no norte, eles tem a Fox, que dispensa comentários, e o resto, que serve de capacho pra CIA, NSA, etc.
Venho acompanhando a crise na Ucrania/Crimeia e é estarrecedor verificar a mistificação criada sobre a Russia e Putin.
Alguns meses atrás havia um post sobre a falsa intriga criada pela folh@ para separar Lula de Dilma. E eu havia publicado um comentário de que isso não passava de uma manobra do jornal para tentar fazer o Lula desistir da sua candidatura e reforçar o seu apoio a Dilma como resposta a ser dada aos opositores.
E que depois do fim das inscrições a candidatura presidêncial a Dilma seria fuzilada pela mídia e tocariam exatamente na Petrobras onde ela foi conselheira da empresa (e não a única) como forma de desgastar a imagem dela perante a opinião pública.
E com isso provocar um segundo turno.
Mas ninguém deu atenção do que eu havia dito. E o resultado esta aí. Confirmou-se até que foi antecipado mas confirmou-se do jeito de outra.
Vocês temam nessa estória de que a mídia quer separa-los. Mas o objetivo da mídia é outra. Fazer o Lula desistir da Candidatura. Apenas isso mais nada. Além do que isso.
Dilma e Lula são dois vassalos da mídia. Lula até se queixava, mas só fez algo aos 45 do segundo tempo. Já a nossa gestora (Presidenta é a Cristina) não sente saudade do tempo de tortura, pois continua apanhando. É igual ao ditado: Evite ressaca, mantenha-se bêbedo.
Evite a lembrança da ditadura, mantenha-se torturado.
Deve ser isso que sentem. Sentem tanto medo do que foi o passado que, para não lembrarem deste, torna-o presente.
PERGUNTA A OAB???? Como explicar a aplicação da teoria do domínio do fato desenvolvida em um Estada nazista (1937) pode ser aplicada em um Estado democrático de direito como o Brasil ??? A instituição esta calada!!!!