Imagina na Copa… Andam imaginando demais…

Um velho e querido amigo me manda, por e-mail, uma notinha,  publicada há dias pela  Folha,no final da coluna esportiva Painel, dizendo que a  Associação das Empresas Aéreas  do Brasil tem uma pesquisa mostrando que, nas copas de 2006 e em 2010,  os principais aeroportos da Alemanha e da África do Sul receberam pouco menos ou pouco mais passageiros do que em anos comuns.

Três por cento a menos na Alemanha, 5% a mais na Africa do Sul.

A demanda por ingressos e a procura das aéreas por vôos extras sugerem que o Brasil terá mais movimento, até pela capacidade do país – malgrado os “não vai ter Copa” – mas não parece haver razão para imaginar o “caos aéreo” que se vem apregoando.

Cidades com mais movimento, segundo os vôos solicitados pelas empresas, terão perto de 10% a mais de pousos e decolagens. As com menor tráfego, como Cuiabá, estas irão dobrar o número de vôos para centros emissores como Rio, São Paulo e Brasíla mas isso significa passar de 10 ou 15 para 20 ou 30 vôos com estes destinos e origens.

O “imagina isso na Copa” é o avô do “não vai ter Copa” dos mentes miúdas que não conseguem entender que um país que quer ser grande aos olhos do mundo precisa da Copa muito mais como imagem do que como receita econômica.

Imagem é um capital imenso para qualquer empresa – e elas investem milhões nisso – e uma alavanca para crescer e fazer negócios lucrativos.

Não é diferente para um país que, faz poucos anos, tinha “Buenos Aires como capital” e hoje se afirma como um destino de pessoas e investimentos crescentes, embora muito abaixo de seu potencial.

É este capital, muitas vezes maior do que qualquer gasto em estádios, que a turma do mau-humor crônico, que torce mais pelo desastre do que pelo país,  está pretendendo dilapidar.

Fernando Brito:

View Comments (10)

  • Todo ano, no carnaval, dois milhões de turistas viajam pelo país e não tem "caosaéreo".

    Imagina na Copa, que o número de turistas motivados pelo evento nunca passou de 500 mil nas edições anteriores...

  • A Nevasca de fim de ano nos EUA ocasionou o cancelamento de 2000vôos naquele país. #ImaginaNaCopa!!

  • Caro Fernando,

    Mas esse pessoal não tem nenhuma ligação com o país. Nenhum comprometimento. Gostariam de ter nascido nos EUA ou Europa. São uns idiotas. Uns perfeitos vira - latas. Deixem eles pra lá pois o verdadeiro povo brasileiro os fará comer poeira já, já!

    • Concordo plenamente com você, esses caras fazem de tudo para desmoralizar o nosso pais, não tem amor pela nossa terra, não sabem atrair/receber os visitantes, tudo isso pela desventura que veem tendo nas ultimas eleições, não se conformam com a derrota e querem ganhar a qualquer custo, inclusive espalhando terror!

  • Sempre fico pensando na situação de Salvador que no carnaval recebe centenas de milhares de turistas. É bem verdade que a cidade praticamente para durante todo o carnaval. Jamais na copa, em qualquer jogo teremos um número tão elevado de visitantes. Basta ver o limite do tamanho dos estágios.
    Evidente que este discurso é apenas para reafirmar a torcida contra o país!

  • Não é preciso ir tão longe.
    A festa do peão boiadeiro de Barretos (SP) recebe um milhão de visitantes.
    A cidade de Barretos tem 112.101 habitantes.

  • Pô, Fernando, esse tal de "imagina na copa" é dos apresentadores idiotas do "bom dia(?)Brasil" da SONEGADORA. Para de repetir esse "mote" ou vão e processar por violação de "direito intelectual".
    Esse troço de questionar ou tentar promover noticiário negativo da COPA DO MUNDO NO BRASIL é de uma safadeza tão grande que nem merece citação aqui nesse excelente "Tijolaço". Aliás, onde anda o Brizola Neto?

  • Fernando,
    A abertura dessas caixas pretas é de suma importância para a educação politica das pessoas. Seja nos serviços ou nos produtos as pessoas precisam saber quem é responsável pelo o que e, quanto estão pagando para o setor privado e para o governamental envolvido nesses serviços. Hoje as coisas são confusas por conveniência daqueles que querem que o povo fique desinformado.
    Portanto, quando vc destrincha a informação vc educa e orienta as pessoas. Esse é o caminho para facilitar o entendimento das pessoas.

  • o tal "caos aereo"acontece em todo lugar em datas especiais ou dias especiais como mau tempo, greves, etc; o movimento contra a copa esta ganhando alguma dimensao somente porque insuflado pela midia com o objetivo de influenciar no resultado das eleiçoes;é a bala de prata da coligaçao oposiçao/midia pra voltar ao poder

Related Post