Imbecis reagem à foto do crucifixo dado por Morales. E se fosse presente do Papa para Stálin?

O reboliço que – dizem – causou a foto de Evo Morales dando um crucifixo estilizado com uma foice e um martelo, obra de um artista que se  inspirou num padre ligado a grupos revolucionários, assassinado na Bolívia nos anos 80, é de uma imbecilidade sem par.

O padre morto, um espanhol que vivia há 20 anos na Bolívia chama-se Luis Espinal, “el jesuita al que dieron 12 tiros “por decir verdades” , segundo matéria do serviço em espanhol da BBC. Não, BBC não é Britanic Bolivarian Comunist, não.

Basta, para medir a tolice das reações hostis,  imaginar uma cena semelhante, com o mesmo objeto sendo presentado por um papa a Josef Stálin.

É possível que o bigodudo ficasse bufando de ódio ao ver foice e martelo encimados pela figura de Cristo.

É isso que queriam de Francisco, uma reação “stalinista”?

Quem sabe, odiar aquele índio atrevido?

Ou que agisse como certos chefes da Igreja, que só faltaram excomungar Leonardo Boff?

O curioso é que esta turma, quando é com símbolos de outras religiões, acha que vale tudo, chutar alguidar com farofa dos umbandistas, proibir o véu ritual dos muçulmanos ou estampar Maomé de bunda de fora, de quatro ao chão.

Estranho respeito este, não é?

Tolerância e compreensão são atitudes humanas, não reações dos animais, porque exigem algo que só humano é, ou deveria ser: inteligência.

Meu velho avô era ateu ou agnóstico – nem eu nem ele sabíamos, pois jamais se discutia isso – e detestava padres. Minha avó era católica, com seus tempos de carola, até. Viveram bem durante 56 anos anos assim, talvez porque ambos fossem pessoas de coração limpo de ódio.

Meu avô, porém, tinha seu ícone religioso: uma imagem de Nossa Senhora, esculpida em madeira, que ele restaurou depois de meio destruída num incêndio.

Aquelas mãos que não se erguiam ou se uniam  para rezar fizeram nela seu ato de fé em algo maior do que qualquer imagem: o do amor humano cuidando de fazer o bem, muito maior do que o símbolo em que se o fazia..

Mas isso os energúmenos que usam a fé –  que não praticam – como forma de plantar o ódio não são capazes de entender.

Não usam a foice para ceifar a messe, nem o martelo para construir, nem Cristo para proclamar a igualdade filial dos homens.

Fernando Brito:

View Comments (13)

  • Dá-lhe, Evo! Só quem não tem complexo de inferioridade (quem não é "vira-lata") consegue ser original!

  • "E Jesus respondeu-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira." Lucas 3:13

  • - Atenção: O Golpe já foi dado aqui no Brasil! Jamais pensei que eles chegassem a tamanha ousadia! Conseguiram ACABAR COM A DEMOCRACIA brasileira! A Democracia cuja forma inventamos com tanto sacrifício e carinho!!! Ocorre que conseguiram emplacaram o fim do Horário Eleitoral Gratuito, trocando-o por inserções de 30 e 60 segundos! Adeus, Democracia! Agora o que vai prevalecer para o eleitorado é a imagem que a MÍDIA de DIREITA fizer de cada candidato e cada partido!!! E não poderá haver o contraditório dos partidos atacados pela mídia, como tem acontecido até agora! E todos sabem que a mídia é uma militante partidária! Prestem todos atenção para as implicações deste crime de democracídio! Não poderá haver resposta de partidos e candidatos aos ataques da mídia, porque 60 segundos não permitem a articulação de um discurso completo! O Horário Eleitoral Gratuito zerava tudo e deixava cada um se manifestar, e isso agora acabou! 30 ou 60 segundos são bons para vender mortadela, mas não dá para dizer nada com alguma profundidade! Este FOI o verdadeiro golpe! Este É o golpe! Talvez mais importante ainda que tirar a governante do país!

  • Fantástico o presente. Conheci um freirinha de caridade que um dia disse que o ideal seria ver no céu unidos os símbolos da cruz, da foice e do martelo (a espiritualidade, o trabalho humano no campo e nas fábricas. Isso foi no final dos anos 60 do século passado. Ver materializado hoje num presente a Francisco , o papa dos pobres, é o máximo.

  • Simbologias...nas religioes as pessoas entendem dentro de um parâmetro,do que se supõe entender do sagrado...
    Em verdade um ser divino mexe com as estruturas carnais de um mundo insano,
    incoerente sem entendimento e que em verdade um ser de luz, não se amolda nem as leis do mundo,nem vive num mundo limitado mentalmente de humanos imperfeitos e isso gera situações inclusive de inveja,de alguem que traz dentro de sí algo que não se pode compreender a não ser que seja elevado a altura de um entendimento de sí sentir próximo de ser iluminado como uma transferência de dom,a pessoa tem que crescer em espirito para entender de coisas simples e complexas como por exemplo compaixão... ou dó de quem não tem entendimento de sí mesmo e e' condenado a viver sem se conhecer,então quem vive na luz dá a luz pois e' de sua natureza ser doador,então vem a paixão por alguem que traz um mundo dentro de outro mundo que ninguém pode ver mas pode sentir e as pessoas são gratas internamente como uma pessoa que traz dentro de sí um mundo transcendental,
    e transfere esse poder que já existe em cada um na verdade deus não está representado em simbologias,o sagrado vive no coração e sí manifesta quando quem tem poder de preencher o coração e
    sobreviver de acúmulos de bens que não se estrutura na carne mas pode ser sentido no corpo pois traz dentro de sí a plenitude espiritual o que na verdade difere de símbolos e dogmas parece até complexo mas e' simples santidade e' simplicidade ao extremo.

    • Então tu tens uma alma metafísica,onde
      a vida se manifesta em incríveis e belos sentimentos....sem fim,e a cada dia o sol vem,a lua vem,então desfrute do presente da existência...tu existe.

  • ou jogar jovens pobres nas masmorras, e proibir entrada nos shopens centers e assim afora.

  • No cristianismo primitivo "os cristãos tinham tudo em comum e dividiam entre si o pão e o vinho", o problema foi a apropriação do das palavras dos evangelhos pela direita reacionária. Pratica-se o comercio da fé de forma agressiva explorando os crentes. As ovelhas são tosquiadas e na esperança de serem salvas pagam pedágio, denominado "dizimo", para o paraíso celestial. É o tal adagio "enquanto houver besta São Jorge não anda a pé". Em minha opinião Cristo estava muito mais para socialista utópico do que para capitalista selvagem. As igrejas usam o nome de Cristo para marqueting religioso e faturar com o falso cristianismo. Aplausos para o jesuíta espanhol autor da escultura e para Evo Morales pela entrega da réplica ao Papa Francisco.

  • Nada vê invocar Stálin nessa circunstância, até porque o mesmo era adorado pela Igreja Ortodoxa russa!...

  • Os coxinhas vão mandar também o Papa Francisco pra Cuba, depois desta:
    "Quando o capital se torna um ídolo e dirige as opções dos seres humanos, quando a avidez do dinheiro domina todo o sistema socioeconomico, arruína a sociedade, condena o homem, transforma-o em escravo, destrói a fraternidade inter-humana, faz lutar povo contra povo e até, como vemos, põe em risco esta nossa casa comum." (Trecho do discurso do Papa Francisco)

  • Quando fui pela usp a uma área indígena nos anos 70 e conheci d. pedro casaldáliga, na prelazia de são félix, fiquei encantada com o crucifixo na singela capela, tinha de tudo - cristo, posseiro, indígena...

Related Post