Inconfidências, hoje

Das frases que ficaram de Leonel Brizola, poucas são mais conhecidas do que aquela em que ele  dizia que “a política ama a traição, mas abomina o traidor”.

Hoje, dia de Tiradentes, é útil recordar disso.

O samba clássico de Mano Décio da Viola que diz que o herói da Inconfidência “foi traído e não traiu jamais” e  por isso “morreu a 21 de abril pela independência do Brasil” me trouxe a memória outros versos.

Os do musical “Calabar, o Elogio da Traição”, do Chico Buarque.

Exatamente os que são dados a Anna de Amsterdan: Vence na vida quem diz sim/Se te dói o corpo/Diz que sim/Torcem mais um pouco/Diz que sim/Se te dão um soco/Diz que sim

O Brasil tornou-se o paraíso dos concordantes.

Divergir – seja da mídia, do senso comum que ela impõe, do poder econômico, da ordem mundial, do nosso destino de colônia, do atraso, da visão de que somos um povo incapaz, sem futuro, condenado à pobreza e ao sacrifício (embora nossas elites desfrutem de farturas obscenas)  tornou-se coisa patológica, fanática, doentia.

Quem não se conforma com isso, claro, se não é vítima de uma patologia boliivariana, claro, deve estar metido em alguma “pomada” de vantagens escusas.

Alguns de nós, aliás, éramos os “blogueiros sujos”, que vivíamos do “ouro do Governo”. Um ano se passou e os blogs seguem como antes, sem o que diziam.

Esta gente é incapaz de compreender algum tipo de patriotismo que não seja o da camisa da CBF; algum tipo de justiça que não seja a de que os ricos devem poder tudo e os pobres, nada; algum tipo de país que não seja um pedinte – quando não uma prostituta – a oferecer as mãos  às esmolas.

A independência do Brasil não é para ser feita pelos Tiradentes, mas pelos herdeiros da Coroa, que já nem gritam “Laços, fora”, com uma subnobreza de comerciantes a nos governar.

Que, reconheça-se,  não levou o Barão de Mauá ao cárcere.

Fernando Brito:

View Comments (11)

  • Mas desterrou o Imperador e sua família para fundar um arremedo de república !!!

  • Como vai ficar a delação da Odebrecht que envolve a Globo no escândalo do tráfico de influência no governo dos cardiologistas do Incor Geraldo Alckmin e Ademar Ribeiro,do Médico da propinas José Serra e seus 32 milhões na Suíça(estão felizes os analfabetos de políticos de SP em trocar um cidadão honradíssimo igual Eduardo Suplicy por José Serra? Parabéns!)O horror e esgoto a céu aberto Aécio Neves,Beto Rice,o governador cassado do Pará Simão Jatene(recorreu,mas as chances são enormes de perder o cargo),Marconi Perillo,misercórdia! E FHC,para os esquemas das privatizações das teles sendo que 30% no mínimo tem que ficar com a gente por questões de segurança e "equilibrar" o mercado com concorrência e o escândalo da Petrobrax?

    E o escândalo,enfim,do Conclave-Panamericano-SBT?

    Gostaria de ver a opinião da filha do primeiro casamento de Silvio Santos sem ser a mãe do Tim Maia e sim a outra super arrogante,péssima apresentadora e que acha o pai dela mais perfeito que Deus e que nunca precisou nada de ninguém na vida,todo mundo só explora Sílvio Santos,etc,etc,etc,esquecendo-se,por exemplo,da semana do Presidente no governo João Figueiredo.

    Espero ver o cínico Carlos Alberto de Nóbrega fazer um quadro sobre banqueiro corrupto e fálido no programa de humor dele e pode ser com o João Plenário mesmo.

    Requião acha que os Marinhos vão presos mas se a Farsa Jato fosse mesmo para combater a corrupção,mas com não é. . . .fazer o quê?

    • Globo, que globo?! Além de não vir ao caso, tb não faz a menor diferença...
      Apud sergio Moro, o rábula dos Pinhais!!!

  • Divergir sempre FB, é necessário e obrigatório. Dissentir para abrir sempre novas portas e dar voz aos silenciados deve ser objetivo máximo de qualquer sociedade que respeite a plena cidadania de sua população. É interessante a análise feita por Ariano Suassuna (citando Machado de Assis) sobre o "Brasil Oficial" (caricato e burlesco) e o "Brasil Real" (o povo). Suassuna acredita no Brasil real e eu concordo com ele. Dizer não a tudo que violente a integridade do outro (sem provas e só convicção) deve ser temática da vida diária de todos nós (longe da cultura BBB e faceburros). Tarefa para uma vida; poucos, como Suassuna, souberam manter a coerência desse pensamento.

    http://nossapolitica.net/2017/02/ariano-suassuna-elite/amp/

  • Continuo admirando sua capacidade de expressar as opiniões e sentimentos de muitos em poucas, e certeiras, palavras.
    Obrigado.

  • Ao meu tempo de criança ainda era lembrado e reverenciado em peças de teatro colegial, a figura de Tiradentes. Nem me dou ao trabalho de dar qualquer atenção aos esforços para "humanizar" ou "desmistificar" o herói. Pobre do país que não tem e não reverencia como símbolos e parâmetros os seus lutadores de ontem pelas causas justas da liberdade e da igualdade. Hoje, Tiradentes é com certeza uma figura a ser combatida ou no mínimo esquecida pela ideologia que exige desnacionalizar e proibir os símbolos locais de lutas, para reverenciar apenas os ídolos e símbolos da metrópole hegemônica neocolonial. Neste deserto de patriotismo, o texto do Brito é, sem dúvida, uma dos únicas boas e sinceras homenagens a quem ontem lutou e morreu pela Pátria.

  • Cá pra nós,sr.Fernando,uma sociedade onde prevalecem as IDEOLOGIAS SUB-PEQUENO BURGUESAS,onde a aspiração maior,é agarrar-se aos TESTÍCULOS DA BURGUESIA,a única solução seria , AMPUTAR-LHES OS DEDOS,mas como isso é impossível,vamos sucumbir onde sucumbem,PEQUENAS BURGUESIAS nas GRANDES POTÊNCIAS,que sustentam suas predicas,com ARMAS POTENTES,que impões às outras SUB-PEQUENAS BURGUESIAS DO MUNDO, sua ditadura econômica.

  • Fernando Brito as maior e mais vergonhosa e injusta traição foi àquela cometida por Judas Iscariontes , que trinta mil moedas de ouro este sujeito safado entregou Jesus Cristo à morte. Judas depois se suicidou. A história é implacável com os traidores. Tome cuidado Temer, Eduardo Cunha e todos estes delatores, que para mim são traidores também. Existe a lei da Ação e Reação. Aqui se faz aqui se paga. E alguém também pagará pela morte de Dona Marisa. Este pagamento espiritual eu quero presenciar. Quem matou indiretamente a Dona Marisa vai pagar. Uns dos responsáveis são estes dona da Globo e o outro é um julgador (que diz ser julgador). A hora de vocês no inferno vai chegar. E muita das vezes este merecido castigo recai sobre um filho, sobre uma esposa, para que a pessoa sofre bastante.

  • INCONFIDÊNCIAS DE UM MATUTO!

    … Juro:
    se eu receber um e-mail de alguma construtora apresentando-me um imóvel, “corro no outro dia ao STFede, requerendo a jurisprudência exarada pela ‘PORCA-tarefa’ do ‘mor(t)o'”!
    Já estou de plantão, rezando pela primeira publicidade imobiliária!
    Mas, vale propaganda de iates, jatinhos, veículos novos!
    Novos!
    De segunda mão não me interessa!
    E dispenso até registro em cartório!
    Satisfaço-me em ser um mero ‘usufrutuário’!

  • REQUIÃO A *DELTAN DALAGNOL: REAL SEGUIDOR DE JESUS NÃO FARIA ESSE JOGRAL. NÃO QUERO ACABAR COM A LAVA JATO. NUNCA COMPREI NEM ESPECULEI COM CASA POPULAR; VEJA VÍDEOS

    [*Evangélico?
    Só se for da IgrejadoCUnhadoMT&$doMineirinhoTarjaPreta.com !
    Adendo do matuto!]

    22/04/2017

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/requiao-deltan-real-seguidor-de-jesus-nao-faria-esse-jogral-de-voces-nao-quero-acabar-com-lava-jato-a-garantia-nunca-comprei-nem-especulei-com-casa-popular-veja-videos.html

Related Post