O Valor Econômico publica hoje que o Sindicato da Indústria Naval ingressou com uma ação judicial para impedir que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) aceite o pedido da Petrobras para reduzir (para zero, em muitos casos) a exigência de conteúdo local nos equipamentos para a exploração dos campos de Sépia e Libra, ambos do pré-sal, como havia sido exigido na licitação que outorgou à petroleira e seus sócios a produção destas jazidas.
O presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha, contesta as notas plantadas pela estatal de que os equipamentos, aqui, custariam entre 40 e 60% mais do que comprados no exterior:
“Como pode ser 40% mais caro se os operadores convidados [para afretar as unidades de Libra e Sépia à estatal] não pesquisaram nenhum estaleiro brasileiro?(…) Falta uma consulta real aos fornecedores locais. A Petrobras argumenta que as plataformas de produção ficam 40% mais caras com o conteúdo local, mas não apresenta as informações que comprovem esse argumento”
Para que o leitor tenha uma ideia da monstruosidade que pretende a gestão do indicado de Temer na Petrobras, o ex-“ministro do apagão” de FHC, Pedro Parente, quer que o casco das plataformas do megacampo de Libra tenha índice de conteúdo local zero,ou seja, passe a ser feito todo fora do Brasil. O edital e o contrato original que deram à Petrobras, (associada à Total, à Shell e às chinesas CNPC e CNOOC) o direito de exploração do campo previam que os cascos tivessem índices de conteúdo local que variavam de 75% até 90%.
E não são “casquinhos”. São embarcações gigantes, de mais de 300 metros de comprimento e capacidade para estocar 1,5 milhões de barris de óleo.
E milhares de empregos.
View Comments (5)
O mais incrível é como têm a cara de pau de vender a ideia que, para salvar a Petrobras, é preciso terminar de falir a mesma! E os midiotas acreditam!
Este sindicato das indústrias deve ser petralha. Como pode contestar uma ação do probo e íntegro parente, da camarilha do temer?
Aviso aos incautos: fui irônico. Dei um recado a alguns patetas que frequentam este blog. E eles sabem a quem me refiro.
Bom dia,
mas o golpista queria isso, os analfabetos que ver a GLOBO queria isso, os caminhoneiros queria isso e classe média queria isso!! Porque tão reclamando?
O que está ocorrendo no Brasil é um crime de Lesa Pátria. Provavelmente este será um período significativo para entender o tipo de gente que se governou o pais associado ao judiciário e Mídia. Corrupção na máxima expressão e vão ficar totalmente impunes ( O que o min. Barroso tem a dizer s/ isso?). UM juiz que destrói as indústria brasileiras e a Petrobrás associados a CIA. Um energúmeno dirigindo e destruindo a Petrobrás. Corrupção a todo vapor no governo Temer e a imprensa caladinha. Uma Pec que será aprovada e deixará o País em frangalho a Indústria que a cada dia desmorona e demite. Estados falindo. Meus Deus, não temos Terremoto,Tsunami, Tornados, mas temos um governo Golpista ,uma mídia, um judiciário e milhares de coxinhas idiotizados, que conseguiram destruir uma nação e matar o seu sonho de ser uma potencia.
Está na hora de TODOS fazerem algo. Esses golpistas neoliberais são corsários contratados por grandes reinos d'além mar.
A mídia facilitou a abordagem.