Infâmia

Num ato que talvez tenha vindo do que lhe restou de digno dentro de si, o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, aceitou uma única questão de ordem apresentada pelos adversários do golpe.

Ele acolheu o protesto da senadora Vanessa Grazziotin para que não se retirassem das notas taquigráficas da sessão de ontem as palavras infâmia e fraude.

Porque, no exame que os tempos farão sobre o que se passou ontem, a palavra infâmia será indispensável.

A política – e nossa habilidade ou inabilidade ao fazê-la – dissolve-se no tempo. O significado de nossos atos, não.

Aceitem-se todas as “acusações” políticas que se faz a Dilma – ingenuidade, vacilações, inapetência pelo jogo parlamentar –  mas pondere-se que, no seu segundo mandato, o comando da Câmara foi assumido pelo mais poderoso gangster da política brasileira nas últimas décadas, Eduardo Cunha.

Também se leve em conta que só tenha se dado conta da degola para a qual caminhava quando o  clima de perseguição instaurado no país já não lhe permitia uma mudança efetiva, embora desejada, como ficou claro com a demorada e bloqueada indicação de Lula para a Casa Civil.

Nas artes sombrias da política, isso explica o que se passou ontem.

Fora delas, nada explica o restante: um processo aberto por um ladravaz como Cunha, a admissão da acusação numa sessão que mais parecia um circo de loucos, a designação do pupilo do candidato derrotado, Aécio Neves, como relator do processo no Senado e um julgamento onde não vieram ao caso os fatos, apenas as opiniões.

Por último, ver o presidente do Supremo Tribunal Federal reduzido à condição de “mestre-de-cerimônia” do terrível arremedo de julgamento, se é que este nome pode merecer, em lugar do linchamento que foi.

É só o que explica que Lewandowski tenha, num último espasmo  de sua dignidade e consciência jurídica tenha preservado o registro da palavra infâmia.

Afinal, se ele não poderia ser julgador de tantos que a praticavam, ao menos restava-lhe o direito de julgar aquilo do qual ele próprio participava.

Fernando Brito:

View Comments (40)

  • Repito comentário em post anterior.
    O STF decididamente tem dom para o teatro.
    Às custas do contribuinte, que vai pagar ainda mais caro.

    Mais uma confissão do golpe.

    Presidente da Comissão de Ética do Senado. Ética??

    Não tem nada a ver com a justificativa do processo.

    E pior: nas barbas de um STF omisso, que havia determinado aos julgadores no Congresso aterem-se a dois pontos podendo tipificar ou não crime de responsabilidade.

    No Globo (argh)

    “João Alberto diz que votou contra Dilma para não ficar isolado no Maranhão
    Senador peemedebista rejeita a pecha de ‘traidor’ da presidente afastada
    por Maria Lima
    10/08/2016 17:28 / Atualizado 10/08/2016 18:02

    BRASÍLIA – Baixa que complicou ainda mais a situação da presidente afastada Dilma Rousseff na votação do impeachment no Senado, o presidente da Comissão de Ética da Casa, João Alberto de Souza (PMDB-MA) culpou nesta quarta-feira o isolamento político no estado, e a hostilidades do grupo do governador Flávio Dino (PCdoB), pela virada de seu voto ontem a favor da cassação do mandato da petista. Ele rejeita a pecha de “traidor” e diz que votou também em função da conjuntura política: a presidente afastada, sem votos na Câmara e Senado, não tem condições de voltar a governar.
    Ele nega também que tenha mudado o voto a pedido de seu mentor político, o ex-senador José Sarney. João Alberto votou contra a admissibilidade do impeachment na primeira votação em plenário por considerar que não houve comprovação da prática de crime de responsabilidade.
    — No PMDB, de 18 senadores, só a Kátia Abreu e o Requião ficaram com Dilma. Eu não posso ficar isolado num estado em que o governador nos hostiliza. Ninguém me cobrou por minha escolha. No Senado, sou muito bem respeitado. Faço tudo de cabeça erguida — disse o senador João Alberto.
    Ele disse que não esteve com Dilma. Líderes do PT disseram que João Alberto foi procurado pelo governador Flávio Dino para tentar segurar seu voto contra o impeachment, sem sucesso.
    — O Flávio Dino foi falar com ele. Mas seus aliados disseram que ele ia ficar mal com o lado de lá e nem seria bem recebido no grupo de Dino — contou um dos senadores do PT.
    João Alberto disse que decidiu seu voto ontem depois de conversar com colegas senadores, que lhe alertaram sobre os problemas para o país com a possível volta de Dilma.
    — Votei pelo afastamento da presidente Dilma mais em função da conjuntura. Se ela não tiver maioria no Senado e na Câmara fica muito difícil governar. Eu gosto muito de Dilma, não tenho absolutamente nada contra ela, mas a conjuntura não lhe é favorável — disse João Alberto.”

  • POVO DE BEM DO BRASIL – URGENTE

    Consideremos a situação fática:
    digamos que um juiz de primeira instância receba o pedido de prisão de um inveterado e irrecuperável bandido assassino em série.
    E ninguém sabe o por que (sic) o juiz responsável pelo parecer, simplesmente, “coloca para roncar à beça o referido documento”!
    Por óbvio, o mesmo bandido assassino em série continua assassinando em série!
    Impunemente!
    "Solto, todo solto" "que nem os(as) nazigolpistas de agora e sempre"!
    Gerando terror na comunidade, destruindo vidas, sonhos, enfim!
    Pergunta-se: o suposto juiz estaria ou não cometendo peculato?
    No mínimo, peculato!
    No mínimo!
    Em sendo assim – e observando a estrita letra da Lei -, o juiz SERVIDOR PÚBLICO deverá receber quais tipos de sanções?

    Com a palavra um juiz que não atua em uma reles comarca de primeira instância!
    Do tipo ‘Guantánamo da Província do Paraná’!
    Com a palavra, portanto, um excelso ministro do Supremo Tribunal Federal!
    E o crime em tela é colossalmente hediondo:
    está em jogo o presente e o futuro desta e das próximas gerações de brasileiros e brasileiras; está sob risco iminente o presente e o futuro da nação.

    Com a pronúncia o doutor Teori Zavascki!
    A nação espera, urgentemente, o parecer sobre a prisão do GÂNGSTER mafiosíssimo &$ [mega]corrupto que depaupera e infelicita a nação em frangalhos!
    O tal ‘CU(nha) TEMERário/TEMERo$$$o’!

  • PROCESSAR O MINISTRO TEORI ZAVASCKI!
    URGENTEMENTE!

    Entenda

    O honrado e honesto povo trabalhador brasileiro tem que, necessariamente, ingressar com uma ação no sentido de processar o SERVIDOR PÚBLICO ministro Teori zavascki por, no mínimo, ‘prevaricação reincidente num mesmo caso pra lá de escabroso’.
    Senão vejamos:
    Por volta do dia 18 de dezembro de 2105, o ministro Teori Zavascki recebeu, enfim, o primeiro pedido de prisão do GÂNGSTER mafiosíssimo ‘eduardo CU(nha TEMERário/TEMERo$$$o’.
    Pois muito bem!
    E qual foi a pronúncia do “colegiado supremo” do STF?
    “Data venia, as nossas togas precisar de férias!
    Estamos muito cansadinhos(as)!
    Após ‘o nosso recesso supremo na Europa com escala em Miami do barbosinha, voltaremos’!
    Bye!”

    Veio o carnaval, veio a Semana Santa… E o bandoleiro ‘eduardo CU(nha TEMERário/TEMERo$$$o’ operou – criminosa e impunemente – o ‘golpeachment’ naquela IMUNDA ‘Câmara dos(as) 300-400 [ou mais!] dePUTAdos(as) picaretas federais’!
    E o país seguiu sendo destruído impiedosamente!
    Uma QUADRILHA DE VELHACOS nazigolpistas &$ antinacionalistas/entreguistas, &$ antipovo &$ [mega]corruptos moribundos toma o país de assalto!
    A nação literalmente avacalhada no cenário internacional!
    E agora a desgraça se repete sob um cenário ainda mais horripilante e tenebroso…
    O atual palco – que promove ainda mais asco – está localizado naquele antro/covil [supostamente] senatorial.
    Lembremos que há mais de um mês chegou às mãos do mesmo ministro Teori Zavaski documento requerendo a prisão do (ir)responsável-mor pela tragédia surreal a qual estamos sendo submetidos.
    E até hoje o pedido de prisão do delinquente “está roncando à beça sobre a mesa de trabalho do ministro Teori Zavascki”.
    Portanto, os homens e mulheres de bem deste país devem perguntar, imediatamente, ao supremo ministro Teori Zavascki:
    “por que até hoje o pedido de prisão do terrorista lesa-pátria eduardo CUnha ronca sobre a sua mesa de trabalho”?
    Não diga que o ofício procedente da PGR ao chegar ao STF ingeriu uma quantidade cavalar do sonífero Rivotril®!
    Não diga!
    No entanto, a nação não suportaria este acinte desumano:
    assistir a etapa final do ‘golpeachment’ ser perpetrada por uma cambada de MALOQUEIROS/MALOQUEIRAS que se dizem “senadores(as)”!
    MALOQUEIROS/MALOQUEIRAS [supostamente] “senadores(as)” criminosos(as) hediondos lesa-pátria!
    Entalados(as) até a goela de lama da corrupção!

    Portanto, o presente e o futuro do povo trabalhador brasileiro e da nação estão nas mãos, na responsabilidade e, sobretudo, na consciência do doutor Teori Zavascki.
    Em sendo assim, este mesmo sofrido e espoliado povo trabalhador brasileiro tem que interpelar judicialmente o supramencionado ministro da [suposta] suprema corte do país!
    O ministro Teori tem a obrigação constitucional, institucional e moral de se pronunciar à nação.
    E JÁ!
    Mãos à obra!
    Do contrário, ‘nois’ não mais teremos ‘amanhã’!
    Complexo assim!

    • errata:
      … Por volta do dia 18 de dezembro de 2015… (… 2015 em vez de … ‘2105’…)

  • O VERDADEIRO PAI DO GOLPE CONTRA A DEMOCRACIA BRASILEIRA E OS 54 MILHÕES DE VOTOS INÚTEIS É O VOVÔ TEORIA DA PIPOCA. ELE TINHA A PRERROGATIVA DO CANETAÇO PARA AFASTAR O BANDIDO CUNHA A HORA QUE QUIZESSE E O QUIS SOMENTE APÓS O INÍCIO DO GOLPE PELO MELIANTE. PORTANTO PARA A HISTÓRIA, O MAIOR GOLPISTA É O PIPOQUEIRO DO STF E QUE. NÃO SEM CULPA TAMBÉM DEIXA O CORVO PAVÃO DO PARANÁ DEITAR E ROLAR EM ABUSOS E ILEGALIDADES NA LAVA A JATO. O VOVÔ PIPOQUEIRO, PODE TER CARA DE SÉRIO...SÓ CARA...NO FUNDO É UM BORRABOSTAS GOLPISTA QUE NÃO MERECE O CARGO QUE OCUPA, MUITO MENOS O SALÁRIO E AS MORDOMIAS QUE ESTE POVO SOFRIDO PAGA PARA QUE ELE SEJA NO FIM UM TRAIDOR DA DEMOCRACIA E PISE EM CIMA DA CONSTITUIÇÃO.

    • Ah...mas o post era sobre o Lewa...ah mas este boneco de cera é tão inexpressivo que nem precisa comentar...nem vi a cor da gravata dele...aliás ele estava de gravata, de terno ou de pijama???

    • O teori tem MUITO a ver com isso... Na verdade o sft todo se omitiu. "Sair de férias" naquela convulsão em que o paz se encontrava (final de 2015) foi um desprezo aos interesses da nação. Uns torpes, todos eles!!!

  • A republiqueta e capaz de se superar em "realidade surreal" como diz o The Guardian sobre nosso golpe.

  • POVO DE BEM DO BRASIL – URGENTE

    Consideremos a situação fática:
    digamos que um juiz de primeira instância receba o pedido de prisão de um inveterado e irrecuperável bandido assassino em série.
    E ninguém sabe por que (sic) o juiz responsável pelo parecer, simplesmente, “coloca para roncar à beça o referido documento”!
    Por óbvio, o mesmo bandido assassino em série continua assassinado em série!
    Impunemente!
    Gerando terror na comunidade, destruindo vidas, sonhos, enfim!
    Pergunta-se: o suposto juiz estaria ou não cometendo peculato?
    No mínimo, peculato!
    No mínimo!
    Em sendo assim – e observando a letra da Lei -, o juiz SERVIDOR PÚBLICO deverá receber quais tipos de sanções?

    Com a palavra um juiz que não atua em uma reles comarca de primeira instância!
    Do tipo ‘Guantánamo da Província do Paraná’!
    Com a palavra, portanto, um excelso ministro do Supremo Tribunal Federal!
    E o crime em tela é colossalmente hediondo:
    está em jogo o presente e o futuro desta e das próximas gerações de brasileiros e brasileiras; está sob risco iminente o presente e o futuro da nação.

    Com a pronúncia o doutor Teori Zavascki!
    A nação espera, urgentemente, o parecer sobre a prisão do GÂNGSTER mafiosíssimo &$ [mega]corrupto que depaupera e infelicita a nação em frangalhos!
    O tal ‘CU(nha) TEMERário/TEMERo$$$o’!

    • ajuste desprezível:

      ... Por óbvio, o mesmo bandido assassino em série continua assassinando em série!...

    • ... Ao fim e ao cabo das tormentas, está marcada a sessão histórica para a [NÃO] cassação do 'CUnha TEMERário/TEMERo$$$o'!
      "Tem nada, não!"
      Em seguida, é só esperar 'nois' sermos caçados pelos nazigopistas!
      "Tudo é uma questão de tempo!"

  • Poder total para encarcerar quem quiser, pelo tempo que quiser e mais 70% de aumento para toda justiça nos próximos 35 meses. Tá bom prá você?

  • É um povinho de merda. Por isso será pisoteado e achincalhado e permanecerá na miséria moral e material em que sempre viveu. É a sina dos covardes. O lewandowski não surpreende um supremo tribunal que permite um canalha de um gilmar mendes é uma instituição desmoralizada. Surpreendentemente, apesar da pretensão de seriedade, o judiciário é tal corrupto quanto os politicos. Veja a cara da boçal que vai assumir a presidência depois desse merda do lewandowski. Já levou "agrado" da rede golpe. Agrado para os que não sabem é como se chamava antigamente as gorjetas que se davam aos empregados. São todos uns desmoralizados. Nunca vi uma corja de incapazes como esses do stf. Agora vamos e venhamos a dilma indica para ministro um absoluto incompetente como o faquim de curitiba. Um conversa fiada como o zavatski da oligarquia paulista e a cereja do bolo o barroso, um empregado da rede globo. Isso s? os indicados recentemente que se esperava iriam dar alguma crsdibilidade ao valha couto que virou o supremo com gilmar dantas.

    • O teori tem MUITO a ver com isso… Na verdade o sft todo se omitiu. “Sair de férias” naquela convulsão em que o paz se encontrava (final de 2015) foi um desprezo aos interesses da nação. Uns torpes, todos eles!!!

  • :
    : * * * * 02:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas… …

    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    .:.
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula 2018 neles !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

Related Post