Inflação, diz IBGE, rompe o limite do 1%

Foi além das piores expectativas.

A prévia do índice oficial de inflação – o IPCA-15, divulgado agora há pouco pelo IBGE – atingiu 1,05% e, pior, com uma variação de 2,59% no grupo Alimentação e Bebidas, sempre o de maior peso entre os mais pobres e, muito especialmente, nas festas de final de ano.

O “mercado” esperava algo em torno de 0,8% e o índice superou todas as medições para o mês desde 2002, exceto – e por pouco – a de 2015, em plena crise, quando assinalou aumento de 1,18%.

A séries da Fundação Getúlio Vargas para o índice de preços ao consumidor, bem assemelhada ao IPCA indica novas altas para a segunda quinzena do mês.

Ainda que o IPCA não suba em relação à sua prévia, como dezembro do ano passado registrou deflação, o acumulado em 12 meses deve passar de 3,27% para algo próximo de 4,25%.

O INPC, que mede a inflação entre as famílias mais pobres (até 5 salários mínimos, mais da metade dos brasileiros) vai terminar o ano entre 4,7 e 4,8%, ao que tudo indica.

A inflação gregoriana (a da virada de ano e reajuste de tarifas e contratos) e os aumentos de preço típicos do verão, na área de alimentos, podem jogar o Brasil na insólita situação de ter juros abaixo da inflação.

Seria o melhor dos mundos, claro, se funcionasse.

Fernando Brito:

View Comments (8)

  • Lembrando que o INPC corrige as aposentadorias e pensões do INSS. Guedes vai ter um ataque apoplético quando fizer as continhas dos "velhos pobres", como deve se referir a essa população. Haviam baixado o cálculo do reajuste do INSS para 3,26%...antes do salto da inflação de final de ano. Quero só ver se terão coragem de dar calote nos aposentados.

  • Seria muito bom se tudo não estivesse sendo feito às custas da miséria da população mais pobre. Já vimos esse filme nos anos 1970. E o Peru, nosso vizinho, está aí como exemplo de país que nos últimos 20 anos tem lindos indicadores macroeconômicos e a maioria da população na miséria permanente. É o que acontece quando não se toma nenhuma medida para diminuir a desigualdade.

  • E a mídia fazendo Ilusionismo das cartas (economia, PIB, pleno emprego, consumo, inflação, corrupção) objetivo impressionar a cabeço do povão!!!

  • Há 90 dias fui ao mercado que vou desde 2005. Comprei 1 kilo de filé de costela por R$ 26,00. Ontem custava R$ 38,30. Ficou lá...

  • A verificar-se a previsão que Fernando Brito faz no final do seu penúltimo parágrafo (juros reais negativos), o Brasil entrará no mesmo time do Japão, Europa e EUA. Só falta agora o Brasil atingir as taxas de juro reais negativas, como as que se vivem hoje na Europa e no Japão, algo tido com uma impossibilidade pela chamada escola austríaca, mas que já se tornou uma realidade bem presente e real.

  • E ontem na feira aqui perto de casa o kg da uva rosada custava 8 reais, com previsão para custar 12 reais antes de 1º de janeiro. E sem esquecer que janeiro é o famoso mês do IPÊ (IPTU, IPVA). Da minha parte estou imóvel esse final de ano: nem respiro para não gastar ar.

  • IBGE ? Sinto no bolso algo maior do que 10%, tudo aumentou muito, quando não sumiu do mercado, e pensar que faziam escândalo quando o tomate subiu. Eta mídia canalha.

Related Post