Inflação também despenca: não vai ter estouro de meta

Este modesto blog, alguns dias atrás, disse a seus leitores que a inflação de junho iria chegar perto de zero.

No mesmo dia – e ainda ontem – os jornais falavam em “estouro da meta de inflação”.

Não há, neste momento, qualquer sinal neste sentido.

Ao contrário.

Os sinais são de que a inflação em junho e julho vão ficar próximo de zero e nem se pode descartar deflação num ou noutro mês.

Hoje, sem qualquer estardalhaço na imprensa, a Fundação Getúlio Vargas divulgou os dados do Índice de Preços de Mercado relativo às suas apurações entre os dias 21 e 31 do mês de maio.

E o tombo foi para espetaculares – 0,64%, uma das maiores deflações registradas nos últimos tempos.

Em três meses – desde março – a queda foi estrondosa, como você pode observar no gráfico.

E chegou com força no varejo, cujos preços registraram uma alta de 0,14%, apenas, com queda expressiva no grupo alimentação, que teve queda de 0,26%, ante alta de 0,73% no mesmo período, um mês antes.

E o varejo não vai seguir segurando preços deste grupo, porque o atacado registro queda de nada menos de 11% nos preços dos alimentos in natura.

A Miriam Leitão e os demais “analistas de economia” podem continuar se esgoelando, mas a “explosão inflacionária” deu xabu.

Isso é um fato, independente de que uma análise correta identifique até aspectos ruim da trava no crescimento econômico que esta retração de preços – e de atividade econômica – representa.

Mas fechar os olhos às evidências e continuar trabalhando no mundo da “torcida ideológica” – aquela que o PSDB quer liminar para levar aos estádios é falta de profissionalismo.

E, claro, de honestidade.

Fernando Brito:

View Comments (17)

  • Onde está a estupidez da Globo da "tempestade perfeita", devemos nos preocupar com a inflação muito baixa, as vezes sinal de economia em baixa. Vamos reativar a economia, já que a balança comercial melhorou com o aumento de refinos e de estração da petrobras e capaz de termos o "Céu Azul Perfeito".

    • Pior que é...
      Se o viés de baixa persistir, não demora e vai começar o bombardeio em cima de uma suposta "economia capenga".
      O mais grave é que, do ponto de vista da teoria econômica, seria esse um discurso bem mais razoável do que aquele do mantra da inflação descontrolada.

  • Desculpem, mas a medicina loguinho descobre uma nova moléstia incurável .A peste GRO!!!!tomara Deus que cientistas descubram o antídoto rápido , pois será devastadora!!!!!

  • Sintomas: Desanimo, raiva, cegueira, e por fim o indivíduo o tem vontade de cometer suicídio !!!!muito triste

  • O governo deve demonstrar sua gratidão à alquimia do alckimin que deu uma contribuição fundamental com a redução da taxa da água em São Paulo, graças ao uso do volume defunto da cantareira.

  • O que vai acontecer com aqueles comentaristas é o mesmo de sempre. Eles ignorarão por completo aquilo que previram até a véspera e acharão qualquer outra coisa para criticar. Agora será que a deflação é sintoma da estagnação econômica. Já imagino Sardemberg dizer que a situação é mais grave do que todos imaginavam, pois a economia passou do crescimento para a estagnação, sem qualquer intervalo.
    Para essa gente, missão dada é missão cumprida. Não será a realidade que irá desviá-los do caminho.

  • Fernando
    Voce é extremamente gentil com os jornalistas economicos. Uns pulhas. Mas voce é muito elegante com estes esquizofrenicos. Voce é muito comedido com estes jornalistas mequetrefes. Eu não.
    beijos
    Regina

  • O óleo de peroba anda puxando a inflação pra cima! A procura pelo produto está sendo muito grande pelos analistas do PiG!

  • So' falta a analise do sardenbosta e ahi sim veremos o desespero da PIG.

  • economistas tucano de merda,pedindo para trocar o mantega,é sinal que está tudo dando certo,vão a pqp,foram sempre incompetentes,para que ligar para uns bostas destes.

Related Post