Ingleses pressionaram por vantagens no pré-sal. E levaram

O jornal inglês The Guardian, com base numa comunicação reservada obtida pelo grupo Greenpeace, que o ministro do Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido, Greg Hands, “pressionou o governo brasileiro para facilitar o caminho para BP e Shell para garantir blocos de petróleo na polêmica região pré-sal do país”.

Greg Hands se encontrou com Paulo Pedrosa, secretário-geral do Ministério  de Minas e Energia, e “diretamente” levantou as preocupações das empresas petrolíferas Shell, BP e Premier Oil britânicas sobre “tributação e licenciamento ambiental”.
Pedrosa disse que estava pressionando seus homólogos no governo brasileiro sobre as questões, de acordo com um telegrama diplomático britânico obtido pelo Greenpeace.
O Departamento de Comércio Internacional (DIT) lançou inicialmente uma versão não-editada do telegrama sob as regras de liberdade de informação para a unidade de investigação do Greenpeace, com as passagens sensíveis destacadas. Pouco depois, o departamento emitiu uma segunda versão do documento, com as mesmas passagens reescritas.

No site do Greenpeace, diz-se que “o  documento revela que o governo britânico congratulou-se com o movimento do governo brasileiro para “abrir as rodadas brasileiras de licitação pré-sal para as companhias petrolíferas internacionais”.

 O DIT  apoiou as empresas britânicas a conquistar mais de £ 2 bilhões (R$ 8,6 bilhões)  em ganhos de exportação relacionados com petróleo e gás nos últimos três anos no Brasil”, diz o texto, informando que , após o encontro do café-da-manhã  com Paulo Pedrosa,  Hands foi, com Craig Jones, que trabalhou em destacamento na Shell em 2008 , continuar o lobby da BP, Shell e Premier Oil, “liderando um seminário sobre conteúdo local política na sede do regulador brasileiro de petróleo e gás (a ANP) no dia seguinte”.

Vendilhão da pátria é isso aí, sem um véu sequer. Enquanto mobilizamos centenas de policiais e dezenas de promotores atrás de pedalinhos, entregam bilhões, nas barbas de todos.

Sai nos jornais estrangeiros e os nossos, aqui, ficam saudando a “liberalização” do setor de petróleo.

Fernando Brito:

View Comments (40)

  • É comum. Estes que denunciaram a grande corrupção e derrubaram o governo honesto é que são verdadeiramente corruptos.
    Corruptos e canalhas, canalhas, canalhas.

    • Aí ficam os militares golpistas ameaçando com intervenção.
      Se fossem nacionalistas e não golpistas estavam cobrando a manutenção da Amazônia, do Pré-Sal, pela não privatização da Petrobrás é Eletrobrás.
      Mas como não passam de golpistas usurpadores...

      • O alto oficialato assim como a alta administração pública e os servidores das carreiras mais bem remuneradas de todos poderes estão preocupados é em ganhar muito dinheiro, sob a forma de salários e outras vantagens inconstitucionais (fura-tetos) para gastarem em luxos, como vinhos, viagens a Miami, roupas de marca e colégios caros para os filhos.
        Essa turma, juntamente com a classe média do setor privado, não querem um país com saúde e eduacação públicas de qualidade, pois já as têm para si e para os seus com a vantagem adicional de saber que seus pimpolhos não se submeterão à concorrência no mercado de trabalho com os filhos da maioria trabalhadora da população brasileira.
        Nossa elite é igualzinha a elite de países africanos com recursos naturais e que vivem na miséria. Querem é o seu e o resto que se ferre!!!

  • Enquanto o jornal Britânico The Guardian denuncia o acordo que foi uma negociata e favoreceu as empresas inglesas a Mídia Brasileira festejava a venda do Pre sal, pois a Petrobras estava "falida". Pelo menos esse golpe mostrou a cara dos cafajestes e como se faz negociata com as riquezas do Brasil, isto vem desde o tempo em que o portugueses vendiam pau brasil. Não temos elite, temos bandoleiros e piratas. Pena de morte para saqueadores.

  • Pressionaram ou pagaram , ou as duas coisas . A nova rota do dinheiro e só seguir parentesangorás , e estará lá .

  • "Se por moralidade se entende que os recursos do País sejam drenados para os mais ricos através de renúncia fiscal e retrocessos trabalhistas, enquanto se reduzem os investimentos em saúde, educação, saneamento básico, infra-estrutura... Se por moralidade se entende que as maiores empresas nacionais sejam impedidas de disputar mercados em prol de concorrentes estrangeiras e que nossas riquezas sejam entregues a preços vis à livre exploração por outras nações... Se por moralidade se entende que seja correto aniquilar o nosso futuro e o de nossa descendência para que velhos corruptos tenham boas comissões em negociatas atuais... Se isso é moralidade... Nós reivindicamos o direito sagrado à imoralidade".

    Integral em:

    https://jornalggn.com.br/noticia/moralismo-sem-moral-o-incomodo-papel-de-defender-lula-e-o-pt-por-armando-coelho-neto

  • Eu quero que Até dezembro a gasolina chegue a 10 reais.
    Assim quero ver os coxinhas andando de metro lotado e busao mais lotado ainda.

  • Esses ingleses (e norteamericanos) são os maiores LADRÕES da história da humanidade! Eles posam de bonzinhos, mas costumam sabotar os governos legítimos de TODOS os países para fazerem suas negociatas. E tudo por baixo dos panos. O primeiro governo democrático que tivermos tem a OBRIGAÇÃO de recuperar o que foi ROUBADO do Brasil! E as propinas, foram depositadas aonde???

  • O julgamento pela Lei de Segurança Nacional é uma prerrogativa militar ..do STM ..e se estes não estivessem envolvidos no golpe, motivos não faltariam pra enjaular Temer e seu bando

    lei 7170/83

    Art. 1º - Esta Lei prevê os crimes que lesam ou expõem a perigo de lesão:

    I - a integridade territorial e a soberania nacional;

    Il - o regime representativo e democrático, a Federação e o Estado de Direito;

    Art. 8º - Entrar em entendimento ou negociação com governo ou grupo estrangeiro, ou seus agentes, para provocar guerra ou atos de hostilidade contra o Brasil.

    Art. 9º - Tentar submeter o território nacional, ou parte dele, ao domínio ou à soberania de outro país.

    Art. 13 - Comunicar, entregar ou permitir a comunicação ou a entrega, a governo ou grupo

    IV - obtém ou revela, para fim de espionagem, desenhos, projetos, fotografias, notícias ou informações a respeito de técnicas, de tecnologias, de componentes, de equipamentos, de instalações ou de sistemas de processamento automatizado de dados, em uso ou em desenvolvimento no País, que, reputados essenciais para a sua defesa, segurança ou economia, devem permanecer em segredo.

    Art. 30 - Compete à Justiça Militar processar e julgar os crimes previstos nesta Lei,

    Art. 31 - Para apuração de fato que configure crime previsto nesta Lei, instaurar-se-á inquérito policial, pela Polícia Federal:

    I - de ofício;

    II - mediante requisição do Ministério Público;

    III - mediante requisição de autoridade militar responsável pela segurança interna;

    IV - mediante requisição do Ministro da Justiça.

    • Raquel Dodge , escolhida por Temer....Etchegoyen, escolhido por Temer...Torquato Jardim, escolhido por Temer.

      Então esquece essa via. A única possível é um levante popular.

Related Post