A intolerância é de direita

A chacina em Campinas e o massacre em Manaus dão pra gente pensar muito.

É fácil dizer que são monstros, e foram, nas monstruosidades que fizeram.

Mas são produtos de uma doença coletiva, que sempre existiu de forma endêmica mas, de tempos para cá, virou um surto.

Gente muito “bacana” e politicamente correta começou a pregar que havia um jeito certo e um jeito errado para tudo.

Começou com o “pensamento único”, aquele que nos mandava “fazer o dever de casa”.

Houve até um tal de Francis Fukuyama que decretou o fim da história e da evolução da sociedade pelos conflitos e sua superação.

Como disse um certo sujeito, não se devia falar em crise, apenas trabalhar. O importante era fazer tudo como alguém tinha determinado, não importa quem fosse.

E que, em contrapartida, nos dava o direito de que as coisas estivessem sempre “em ordem”, ainda que a ordem fosse vil, desumana, opressiva.

As regras passam a ser a nossa razão e a nossa razão não aceita que as coisas possam ser diferentes aos olhos dos outros.

O que não é o que eu quero, o que eu acho que deve ser deve ser combatido e destruído.

Eu sou “do bem”, meu ex-semelhante, agora inimigo, “é do mal”.

Viramos “facções”, como os amotinados de Manaus e, às vezes, tão ferozes e criminosas quanto aquelas.

As ideias mais absurdas começam a parecer normais, porque estamos num estado de anormalidade.

Alguém mata um filho porque o ama? Uma mulher que ama porque esta o abandona? Ter a posse das pessoas é a condição do amor, como naqueles dramalhões do “ou minha ou de mais ninguém”?

A mãe da história de Salomão abria mão do próprio filho por amor, para que este não morresse pela espada do Rei.

Agora é a espada que simboliza o amor e a justiça?

Estamos salvando o nosso país destruindo suas empresas, os empregos, a produção?

Estamos salvando a democracia depondo eleitos e entregando o poder a quem por ele apenas conspirou?

Estamos querendo exterminar a “facção rival” e sermos donos de um presídio e não da liberdade?

O ódio e a intolerância são de direita porque impedem o progresso, a evolução humana, o convívio harmônico, porque o ódio e a intolerância só vencem pela destruição.

Devemos fazer um exercício diário de imunização a ele, porque é fácil contrair esta doença.

E passar a não ver que bem e mal não são compartimentos estanques e o que determina nossa humanidade é fazer um e conter o outro.

Para salvar o Brasil deste caos, é preciso entender que isso não se fará com uma seita fundamentalista.

Quem acredita nisso são os Moros e Dallagnóis.

Há um valor mais alto posto diante de nós: resgatar a democracia e a perspectivas de sermos um país independente, não uma nação que rasteja diante do mundo rico, oferecendo-se  e oferecendo o trabalho de seus filhos a preço vil.

Se não soubermos nos unir, se também quisermos praticar ódios e intolerâncias seremos cúmplices da chacina do Brasil.

Fernando Brito:

View Comments (22)

  • Infelizmente a mídia imbecilizou esse povo que elege. Balsonaro, Feliciano, tiririca. Infelizmente herói para esse povo. São os políticos que hoje destrói nossa riqueza. Nossa vontade de ser um país soberano. Esse pessoal do centro sul é por demais imbecilizado.

  • “Marcos Bretas, do instituto de historia da UFRJ, especialista em história das prisões contemporâneas diz "Temos uma sociedade primitiva que festeja quando enchemos as cadeias, fica difícil pensar numa solução”. Para o professor, “o brasileiro é muito punitivista, da direita à esquerda. Todos nós temos uma pontinha de prazer quando vemos, como nos últimos tempos, políticos sendo presos. Não há como negar isso”.
    O grande problema é que não conseguimos enxergar uma alternativa. Criar mais prisões só vai fazer com que aumente o número de vagas para continuar punindo mais gente. Isso só agrava o problema. É preciso encontrar outras formas de pena. Mas para isso, é preciso pensar numa estrutura para punir aqueles que não serão mandados para prisão. Não é fácil, especialmente num momento de alta no desemprego. Como você vai utilizar essa mão de obra? disse Bretas acrescentando: “Sem isso a gente não vai andar. A gente vai viver de massacre em massacre”.

  • ... Outra forma de a direita demonstrar intolerância!
    E ódio figadal aos pobres!

    ***

    Salário mínimo: Se Dilma tivesse ficado, subiria agora para R$ 968; com Temer, ficou em R$937

    02 de janeiro de 2017 às 16h06

    Cadê o aumento do Salário Mínimo que estava aqui? Temer engoliu

    do Alerta Social, via Victor Frota da Silva

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/salario-minimo-se-dilma-nao-tivesse-sido-derrubada-subiria-para-r-968-com-temer-ficou-em-r937.html

  • FB, o titulo do post é unilateral. Nao acho possivel caracterizar a direita assim; intolêrancia é uma das caracteristicas do ser humano, uma maneira de viver e de se relacionar, existem muitos progressistas de esquerda que sao profundamente intolerantes. Ou ainda, sao otimos na elaboraçao de discursos que pregam o "bem" mas nao percebem que suas açoes sao muitas vezes maléficas. O "bem" e o "mal" como explicaçao esbarra em uma dicotomia perigosa; todos temos em nos mesmos essas duas caracteristicas, tudo depende de nossas opçoes, valores, afetos, etc. Estamos num momento importante de tentar construir pontes e nao aprofundar tanto assim os discursos ja tao polarizados. Enfim, essa é minha modesta opiniao (hahahahahaha... estou rindo do "modesta"). Todos deveriam mesmo pensar de maneira autonoma e tentar se responsabilizar assumindo efetivamente a parte que lhe cabe. Depois disso feito o melhor seria ir as ruas e se preparar para a luta !

    • No sentido de ser conservador, lenita. Ódio não muda, ódio destrói

      • Entendi FB. Odio e Amor: duas faces de uma mesma esperança. Muito filosofica essa questão.

  • Hoje matam doze, amanhã sessenta, setenta e por ai vai. Vocês seus asnos que vivem malhando um governo progressista, amanhã poderão ser vítimas do seu próprio odiol. Aguardemos

  • Pela primeira vez a imbecilidade está organizada...
    "Ignora-se a história, falseia-se... Esqueci de dizer: a Internet tem coisas maravilhosas, mas há algo que é novidade: pela primeira vez a imbecilidade está organizada. Sempre houve imbecilidade; imbecis iam ao bar, tornavam públicas as suas imbecilidades, mas é agora que se organizam, com grande capacidade de contágio. E há um problema agregado: as pessoas se intimidam diante de internautas exaltados e se desculpam sem motivos. E as pessoas sofrem represálias. É truculência. E não há melhor forma de a truculência triunfar do que se intimidando e se amedrontando."
    Javier Marias

  • Extrema direita e extrema esquerda são igualmente intolerantes.

    Deixe suas falácias para os beócios, dileto blogueiro.

    • Quem seriam esses béocios? Você certamente encaixa-se no perfil, pois visita diariamente um blog que considera "esquerdista" e ruim. Vá se tratar criatura, você doente e ainda não percebeu.

    • Extrema direita e extrema esquerda são igualmente intolerantes[COM UMA PEQUENA DIFERENÇA, MEU CARO ASNO DE DIREITA... A EXTREMA ESQUERDA ESTÁ RESTRITA À SITE E COMUNIDADES IRRELEVANTES DE POUQUÍSSIMA PENETRAÇÃO NA GRANDE POPULAÇÃO... ENQUANTO A EXTREMA DIREITA ENCONTROU ATRAVÉS DA MÍDIA PARCIAL E ANTI-DEMOCRÁTICA UM CAMINHO DIRETO ATÉ A POPULAÇÃO... NÃO EXISTE NENHUM REPRESENTANTE DA EXTREMA ESQUERDA COM ESPAÇO EM JORNAIS, RÁDIOS, REVISTAS... E NÃO FALTAM EXEMPLOS DE REPRESENTANTES DA EXTREMA DIREITA COM ACESSO IRRESTRITO AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO... O RESULTADO DISSO É ÓBVIO: BOLSONARO COM ESPAÇO EM TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, OLAVO DE CARVALHO E SUAS TEORIAS DELIRANTES DE DIREITA ATINGINDO BLOGUEIROS DA VEJA E APRESENTADORES DO SBT... PASTORES PENTECOSTAIS COM RÁDIOS, TV´S, JORNAIS, REVISTAS. A PEQUENA PARCELA DA ESQUERDA QUE APARECE EM ALGUNS POUCOS JORNAIS É APENAS UMA ESQUERDA MODERADA QUE CUMPRE UMA COTA PARA PARECER IMPARCIAL... A EXTREMA ESQUERDA É DEMONIZADA E MARGINALIZADA PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ].

      Deixe suas falácias para os beócios, dileto blogueiro.[DA ÚLTIMA VEZ QUE VOCÊ APARECEU AQUI EU DESMONTEI SUAS FALÁCIAS... FIZ MAIS UMA VEZ... LEMBRA DO DESAFIO QUE VOCÊ PROPÔS E EU ACEITEI??? QUANDO COMEÇAMOS????]

  • Não será com palavras e a lógica que as pessoas enlouquecidas voltarão ao normal. O processo instalado tem raízes no inconsciente e com este as coisas são complicadíssimas. A lavagem cerebral midiática dirigiu complexos monstruosos para alvos determinados. Isso não pode dar boa coisa, a tragédia descrita mostra isso.

  • "Para salvar o Brasil deste caos, é preciso entender que isso não se fará com uma seita fundamentalista.
    Quem acredita nisso são os Moros e Dallagnóis".
    Pela milésima vez vejo nos blogs a alusão de que os indivíduos citados são falsos profetas.
    Será? Eles não podem ser simplesmente corruptos, traidores da pátria e que estão amealhando fortuna, vindas de interessados externos? Isto é só uma pergunta.

    • Me pergunto o mesmo Jotage.
      Fico imaginando o Moro sentado em cima do banco de dados das contas do Banestado....

Related Post