Moro mostra que Lula é sua presa e dela não abre mão

Chega a ser patética a manifestação feita nesta sexta-feira pelo juiz Sérgio Moro dizendo que tinha condições de prender Lula e preferiu não fazê-lo, tal como publica O Globo:

“Rigorosamente, a interceptação revelou uma série de diálogos do ex-presidente nos quais há indicação, em cognição sumária, de sua intenção de obstruir as investigações, como no exemplo citado, o que por si só poderia justificar, por ocasião da busca e apreensão, a prisão temporária dele, tendo sido optado, porém, pela medida menos gravosa da condução coercitiva”.

Prisão de alguém, ou em flagrante ou em presença de evidente dano à investigação criminal é imperiosa, não uma opção. Em que se confunde condução coercitiva com prisão temporária?

A peça apresentada por Moro ao STF já é, por si, uma demonstração de que estabeleceu-se o impensável: uma disputa entre o juiz e o acusado, o que por si só tira a serenidade do processo. Não são acusador (o MP) e a defesa em disputa, mas o confronto entre o acusado e o julgador.

Julgador que quer a sua presa, que não abre mão do troféu “Prendi o Lula”, o que joga por terra qualquer imparcialidade.

O que, em manifestação feita à noite pelos advogados de Lula, foi reafirmando, em nota que transcrevo:

Advogados reiteram parcialidade de Moro

Na data de hoje (22/07/2016), o juiz Sergio Moro recusou-se a reconhecer que perdeu a imparcialidade para julgar o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e apresentou sua defesa para futuro julgamento pelo Tribunal Regional Federal da 4ª. Região.
A defesa apresentada por Moro, todavia, apenas deixou ainda mais evidente a sua parcialidade em relação a Lula, pois a peça: (a) acusa; (b) nega, de forma inconsistente, as arbitrariedades praticadas; (c) faz indevidos juízos de valor; e, ainda, (d) distorce e ignora fatos relevantes.
Juiz acusador.
Em documento remetido ao STF no dia 29/03/2016, o juiz Moro fez 12 acusações contra Lula imputando-lhe práticas criminosas e antecipou, indevidamente, juízo de valor sobre a propriedade do sítio de Atibaia (SP), sobre o qual arvorou jurisdição. A figura do juiz acusador é incompatível com a do juiz imparcial.
Na manifestação de hoje, Moro tenta amenizar sua indevida atuação acusatória contra o ex-Presidente sob o fundamento de que teria feito uso frequente das expressões ‘cognição sumária’, ‘em princípio’ ou ‘aparentemente’. Essa situação, todavia, não retrata a realidade, tanto é que Moro transcreveu em sua defesa apenas 3 das 12 acusações lançadas no documento dirigido ao STF, escondendo a maioria de conteúdo flagrantemente acusatório. O escopo da manifestação de Moro é inequivocamente de um acusador, quaisquer que sejam as expressões que ele tenha utilizado para edulcorar aquele documento.
Arbitrariedades.
Ao contrário do que foi sustentado, o juiz Moro praticou diversas arbitrariedades contra o ex-Presidente Lula, principalmente após ser deflagrada a 24ª. Fase da Operação Lava Jato. Lula foi indevidamente privado da sua liberdade em situação não prevista em lei, pois foi conduzido coercitivamente sem que tenha deixado de cumprir qualquer intimação previamente. Já o levantamento do sigilo das conversas interceptadas nos ramais telefônicos utilizados pelo ex-Presidente, seus familiares, colaboradores e advogados é expressamente vedado em lei e pode configurar crime. Quanto a este ponto, as próprias decisões proferidas pelo STF indicam que não houve um mero erro do julgador, até porque a lei não comporta qualquer interpretação que não seja a preservação do sigilo. Houve inequívoca intenção do juiz de produzir efeitos estranhos ao processo, para criar empecilhos jurídicos e políticos a Lula.
Essas arbitrariedades foram encaminhadas ao Procurador Geral da República em 16/06/2016 para análise sobre o eventual cometimento de abuso de autoridade pelo Juiz Moro, estando pendentes de análise.
Juízos indevidos de valor.
O excesso de medidas cautelares injustificadas já autorizadas pelo juiz Sergio Moro contra Lula é outro fator que não deixa dúvida de que ele aderiu precocemente a uma tese acusatória e, com isso, tornou-se parcial no caso. No documento emitido hoje, Moro volta a fazer indevidos juízos de valor na tentativa – inalcançável – de justificar tais medidas.
Distorções.
Na defesa hoje apresentada, Moro ignora o fato de ter participado e prestigiado o lançamento do livro do jornalista Vladimir Neto sobre a Operação Lava Jato – que coloca Lula, indevidamente, em papel central. Os  direitos da obra já foram vendidos para a produção de uma série pela empresa norte-americana Netflix. O juiz ainda tergiversa em relação à sua participação em eventos envolvendo políticos que fazem oposição a Lula, chegando até mesmo a negar a ligação de João Dória Júnior, pré-candidato à prefeitura de São Paulo e autor de diversos atos difamatórios contra Lula, nos eventos organizados pela empresa Lide da qual é notório proprietário. Falta sinceridade na manifestação de Sergio Moro quando alega que não pode influir na linha editorial contraria a Lula dos veículos de comunicação, como se desconhecesse esse fato ao aceitar convites para atos que envolvem atores políticos e de propaganda opressiva.
Ao deixar de reconhecer que perdeu a imparcialidade para julgar Lula, diante de tão relevantes fatos, o juiz Moro comete inequívoco atentado contra a Constituição Federal e, ainda, contra os Tratados Internacionais que o Brasil se obrigou a cumprir, que asseguram a figura de um juiz imparcial e de um julgamento justo.
Os advogados de Lula tomarão todas as providências necessárias para que seu cliente não seja submetido a novas arbitrariedades.
Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira
Fernando Brito:

View Comments (53)

  • Isto é uma confissão pública de prevaricação e uma profissão de fé política e ideológica. Este rapaz já não deveria ser mais juiz de coisa nenhuma em nenhum lugar. Cada vez mais se juntam provas de um golpe concatenado entre figuras da justiça e figurões do empresariado paulista. Com as bênçãos dos americanos e com o apoio fundamental de uma mídia que deixou de fazer jornalismo já fazem três anos. Contudo, o país não tombará. A resistência é grande porque é consciente, e ao fim vencerá.

  • Todos sabemos que o judiciário está engajado no golpe de estado/2016. Moroo e cunha são faces do golpe[tem muito mais gente, óbvio] agasalhados pelo STF/midia[globo à frente]. Todos eles servem ao mesmo propósito. E veja bem, já em 2012, em entrevista, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães já denunciava um golpe jurídico em curso, a atuação do poder judiciário fora da sua competência e muito mais, o que acabou culminando nisso que estamos vendo hoje. Assistam ao vídeo dessa entrevista no link https://www.youtube.com/watch?v=NY9TLDjz3sc
    É muito prá cabeça isso: uma mídia golpista, um partidário e medíocre juiz de 1° instancia[o mesmo do caso Banestadoo, sem comentários], os desmoralizados mpff e os onze ministros do supremo, todos eles juntos e SEM NENHUM VOTO POPULAR, estão atuando ferozmente contra um único Homem, aquele capaz de lhes provocar calafrios, - e dessa forma afrontar o país, a sua soberania e a democracia. Num país sério e politizado eles seriam presos e estariam acabados!
    É grave a situação. Se sobrar algum tempo, assistam a importantíssima análise do mesmo embaixador sobre as pautas atuais desse governo ilegítimo[80 hs semanais, destruição da clt, escravidão do trabalhador, do negro, entrega de todo patrimonio nacional e etcs] em favor do grande capital e contra o Br e seu povo: https: A FALA DELE ESTÁ APARTIR DE 1:20:56 DO VÍDEO - //www.youtube.com/watch?v=xZDV1E8U-KI
    Mexer com o Lula será uma viagem ao desconhecido. Terá reação popular porque tudo tem limites e eles estão abusando. O tal min da justiça não tem idéia do que é um povo enfurecido. Por que não enfrentam o Lula nas urnas? Sejam homens!

    • Luíza, obrigada pelas referências. Entendi q não seria o Supremo e sim as Casas Legislativas que deveriam garantir o cumprimento da Constituição. Inexplicável atitude do Lewandovisky neste golpe.

      • Hosana, vc diz:" Entendi que não seria o Supremo e sim as Casas Legislativas que deveriam garantir o cumprimento da Constituição".
        E eu respondo: Pois é, em SITUAÇÃO NORMAL DE TEMPERATURA E PRESSÃO o legislativo e o guardião da constituição, atribuição precípua do tal stf, deveriam desempenhar cada qual o seu papel diante da constituição - SO QUE NÃO - porque aqui trata-se de uma situação especial - a de um golpe de estado !! Então esse raciocínio das "atribuições legais em função do cargo/instituição" não se aplica nesse caso porque a situação concreta é a de anormalidade jurídica e democrática, tendo em vista estarmos diante da derrubada de um governo através de um golpe de NATUREZA midiática, jurídica e parlamentar, simples assim.
        Talvez seja por isso que, nas suas palavras, voce considere " Inexplicável atitude do Lewandovisky neste golpe." Voce mesma já falou a palavrinha mágiica - "GOLPE" - que muda/altera a normalidade da situação e do funcionamento das instituiçoes, como não?
        É só pensar um pouco: o golpe foi orquestrado para ser exatamente como estamos assistindo - com o protagonismo do judiciário. Para que? Para receber, ao final, o verniz da legalidade. Qual verniz? O verniz da legalidade de que tudo está dentro das regras democráticas de acordo com a constituição, que só a última instancia do poder judiciário de uma nação pode dar. E quem seria? A suprema corte do país - o stf - óbvio ! Ponto.
        Nada novo. O desenho do golpe em curso já tinha sido denunciado pelo embaixador Samuel P. Guimarães lá em 2012[vídeo que eu recomendei lá no 1° comentário].Coincidência? Nenuma, pode acreditar.
        Nos corredores do poder era sabido que, com a frustração do golpe tentado contra o Lula em 2005 com a AP 470, a tentativa ia continuar no mesmo âmbito do judiciário da onde a lava jato era somente uma continuidade, um desdobramento.
        A única saída para nós é a República vir abaixo, é a vaca do golpe começar a desconhecer os bezerros e o país derrocar, ruir de vez no seu sistema ploítico, pois só assim o povo irá acordar. Tem que vir abaixo tudo!
        Torço para p Cunha se irritar mais, muito mais[ele já tuitou alfinetando o globo sobre as viagens da esposa]. Ele não presta e está sendo preterido. Conto com o seu mau caráter estremo para se voltar contra os seus aliados! Espero que ele solte a sua lingua podre e coloque o seu temperamento vingativo e entregue Todos os seus "amigos" de desvios. Não sobrará quase nada do congresso nem do governo interino! A repúbliqueta tem que vir abaixo de vez! ISSO É QUE SERÁ O MAIS EFICAZ CONTRAGOLPE DIANTE DO QUE ESTAMOS ASSINTINDO!:
        OS GOLPISTAS NAS MÃOS DE CORRUPTO E UM PSICOPATA POLÍTICO CRÔNICO, ALIÁS, COMO A MAIORIA QUE ESTÁ NOS MANDATOS HOJE DO LEGISLATIVO E EXECUTIVO, E, DE QUEBRA, ENTREGUE TAMBÉM OS NOMES DAQUELES DOS CONCHAVOS NO JUDICIÁRIO. Isso é que seria a nossa redenção contra eles todos!
        Espero que, o quanto antes, o cunha exerça agora toda a sua plenitude de mau caráter!! Isso será ótimo para o país, pode acreditar!

        • Continuação: Essa hipótese do golpe dentro do golpe, que seria Temer cair por delação do cunha, por ex ou, então, a cassação pelo tse da chapa Dilma/Temer [https://www.youtube.com/watch?v=NY9TLDjz3s, seria o fim do fim da picada ! O extremo do extremo das manobras !!!!!
          É mais provável haver reagir à nomeção de Serra p presidente c/ seu histórico de comprometimento com a chevron e/ou interesses dos eua do que derrubar esse golpe contra Dilma no senado.
          Nos corredores do poder já estão fazendo bolão, apostas nesse sentido..
          A coisa tem que ferver e explodir de vez para ver se o povo tem mesmo c* de ferro ou vai prá rua e diz um sonoro BASTA!

    • Quando este mandelete do golpe (comandado pela CIA e executado pela oligarquia brasileira, especialmente a plutocracia paulista) deixar de ter utilidade ou sua utilidade for reduzida, o catapultarão no processo golpista, tal qual fizeram com o juiz argentino natálio alberto nisman, o qual na falta de provas no processo da AMIA que pudessem incriminar Cristina Kirchner e seus assessores, anunciou que denunciaria a presidente, um blefe que não podia sustentar. Ato contínuo no enredo da conspirata argentina, foi suicidado e o partido do judiciário foi às ruas denunciar Cristina, no processo de desgaste do governo.
      Como moro não tem qualquer prova que possa incriminar Lula, é plausível que, no acercamento do processo eleitoral de 2018, seus patrões desde Washington determinem que ordene alguma medida extrema contra Lula, sem sustentação em provas, por óbvio, e tal qual natálio seja suicidado e a imprensa golpista atire para cima de Lula e da esquerda a acusão da execução de seu agente.
      Não mandarei flores.

      • Lauri, a guerra é suja e voce não está errado. Ninguém envolvido em golpe é inocente. Golpes/conspirações estão sujeitas a incidentes durante o percurso [incidentes que podem ser naturais/espontâneos ou orquestrados/plantados.] Na Argentina, naquele episódio que ensejou a ligação da Cristina K com atividade de terriosristas e de ser a mandante da morte do procurador[aliás,cá entre nós, o tal atentado e a posterior morte/assassinato do procurador não poderiam ter sido produzidos para [servir] exatamente para incriminar a presidente Cristina?]. Por que não? Ela mesma denunciou isso. Não era esse procurador que fazia intercâmbio e/ou recebia ajuda da cia para combater/investigar atividade terrorista na Argentina??
        De volta ao Brasil: para reflexão - E o ECamposs, o do jatinho sem dono[isso porque o laranja do jato não era o verdadeiro dono, certo?]? Fala-se de um "especial acordo" feito por ele para aceitar a aventura de concorrer a presidencia[lembro, em 2014, valia qquer coisa para impedir a reeleição de Dilma] e a própria circunstancia da sua chapa com Marina chamou atenção pelas "estranhesas e detalhes", tanto que Janio de freitas nao deixou barato e matou a "charada" decifrando isso naas palavras da própria Marina porque peixe morre pela boca! [leia esse artigo sob o título "O Não dito pelo dito", que vc vai entender]. E o que voce achou do veloriomício? O que vc achaou da ação da Cmind/pdt no tse ?
        Eu não confio em ninguém. Golpistas são golpistas e nada tem de confiáveis.
        Mas, esteja certo de uma coisa: Nem sempre um personagem/pessoa ligada a um caso relevante/importante é eliminado/morto como se pensa. As vezes essa pessoa/personagem é estrategicamente retirado do cenário unicamente para dar um xeque-mate a quem se quer atingir sob a acusação de assassinato com vistas a eliminar prova e obstruir a justiçça , SÓ QUE, ao contrário do que se pensa, esse "personagem" sai vivinho da silva para viver em outras terras com identidade, cara nova e muito dindim para aproveitar as benesses que a vida tem a oferecer. Pense nisso!
        Mais provável que a morte mesmo só ocorra quando esse fato ficar restrito a um número pequeno de atores num verdadeiro pacto de silêncio, aquele tipico entre comparsas. A versão de "sair de cena vvinho" ainda é mais simpática, o q vc acha??
        Não deve ser dificil simular uma morte quando em um acidente o corpo tende a desaparecer em decorrencia das circunstâncias do próprio acidente, certo? Há controvérsias, mas um exame de dna de morto famoso e/ou importante eu só acreditaria 100% se fosse eu que colhesse e analisasse as amostras ou alguém de minha total confiança.
        Conspiração existe e não é mera teoria..
        O q vc acha disso tudo?? rs

  • Estou esperando só o TRF confirmar a decisão de Moro na exceção de suspeição e Lula voltará a fazer upa upa no colinho dele. Onde já se viu criminoso escolher o juiz que vai julgá-lo?

    PS. Por que o dileto blogueiro, ao invés de fazer a defesa intransigente de Lula, não fala sobre seu lado b, sobre sua ligação com ditaduras, com o islã, sobre seu antisemitismo, sobre sua ligação espúria com empreiteiros, sobre seu domínio no Petrolão, sobre a tentativa de melar a Lava Jato...?

  • Receberia o troféu num evento de Dória, em campanha pela prefeitura. Militante é assim.

  • Pior hipótese 74% fora Temer.
    Melhor hipótese 81% fora Temer.

    Venceremos e os canalhas serão enjaulados.

    Dados do Data Folha antes sonegados, mas descobertos.

  • Nos tiraram a democracia, querem nos tirar o direito de escolha de quem deva ser o presidente do Brasil. Por que agora devemos trabalhar sem carteira assinada, 12 horas diarias, sem SUS, sem férias sem 13 salário? Para sustentar esta casta do judiciário e legislativo com ganhando 100.00,00 por mes com 4 meses de férias e usando as prerrogativas do Estado para perseguir políticos e cidadãos com quem não simpatizam e os grandes correptos como Aécio, Serra FHC livre e solto dando golpe sem terem sido eleitos. É o fim da picada dessa camarilha que se adonou do poder. A notícia agora é que o Rodrigo Maia vai mandar encerrar a investigação do CARF e .da Zelote a pedido do PSDB, DEM , PPS tudo dentro do pacote do Golpe e o Moro vem falar em justiça.

    • Uma vergonha. O que Machado disse é verdade. Queriam parar a parte da LavaJato que pega os ricos ladrões de sempre, PSDB, Renan, Jucá, Sarney, Serra, FHC, Delta.

      Temer com medo do Cunha. Por que, hein?

  • ... Este abjeto juizeco de primeira instância é um depravado psicopata militante.
    Descompreendido e insolente, trata a prisão de forma vulgar e comezinha.
    Lógico, quando se trata da prisão dos(as) inimigos(as), em particular do melhor presidente da história do Brasil.
    Merecia cadeia, a forma desrespeitosa e tirana com que trata o grande líder Luiz Inácio Lula da Silva!
    E, por extensão, agredindo, calhordamente, milhões e milhões e milhões de honestos e honestas homens e mulheres do Brasil.
    Assim o faz porque o (ir)responsável pela 'Guantánamo do Paraná' sabe-se o títere de ocasião nazigolpista da "grande" imprensa criminosa e do Poder 'Judi$$$iário' que atua em favor da IMUNDA Casa Grande nativa e da ecumênica plutocracia genocida!...

    "Se estivesse atuando nos EUA, o Sérgio Moro teria sido condenado à prisão perpétua!" Ciro Gomes

  • Nenhum repórter pergunta sobre aquela agressão do "nine".

Related Post