Itamar e Temer: a diferença que faz um político ter caráter

Se alguém quer saber do caráter de um político, veja como ele se comporta diante da perspectiva de poder.

A segunda metade do século 20 tem vários exemplos.

Na primeira interrupção de mandato presidencial, Café Filho negou lealdade a Getúlio e saiu da História para entrar no esquecimento, tendo de renunciar, sob alegadas razões de saúde, já em meio às articulações de um golpe para impedir a posse de Juscelino Kubitschek.

Na segunda, com a renúncia de Jânio Quadros, não só Jango não teve qualquer participação como seu cunhado, Leonel Brizola, ofereceu o apoio para a resistência, se Jânio estivesse sendo vítima de algum golpe.

Pedro Aleixo, que assumiria a vaga pela doença e, a seguir, a morte de Costa e Silva teve seu mandato de vice extinto pelos detentores reais do poder.

Já na democracia, tivemos o episódio Collor. Itamar Franco já tinha rompido politicamente com o Presidente, mas não fez nenhuma articulação. Recolheu-se ao silêncio, não conspirou, não se exibiu, não se serviu da situação, mesmo já estando na cota de desafetos pessoais do presidente em desespero.

Em 2009, o site Terra rememorou a atitude de Itamar:

Durante esse período, Itamar Franco acompanhou de longe o desenrolar da crise. Mesmo com seus principais assessores da Vice-Presidência, como Henrique Hargreaves, a quem sempre se dirigiu como “irmão”, Itamar desconversava sempre que o assunto vinha à tona. “Durante todo o processo ele (Itamar Franco) não conversava com ninguém. Mesmo quando a crise aprofundou-se, eu disse a ele que deveria estar preparado porque poderia ter que assumir a Presidência da República. Itamar foi taxativo: ‘Não, isso não é assim e o governo vai saber sair disso'”, relatou Hargreaves.

Em 2 de outubro daquele ano, ao assumir provisoriamente a Presidência da República em decorrência do pedido de afastamento do então presidente Collor, Itamar permaneceu no gabinete da Vice-Presidência. A partir da tramitação do processo de impeachment no Senado, já autorizado pela Câmara, ele “se fechou” ainda mais com seus assessores.

Mesmo assim, Itamar Franco manteve um pequeno núcleo, incluindo Hargreaves, com quem discutia a crise. Não eram raros os momentos em que a sua assessoria de imprensa ligava para alguns poucos jornalistas que cobriam a Presidência da República para “tomar um cafezinho com o presidente”. Essa era a senha para conversas em off com esses repórteres e mesmo quando indagado sobre a sua efetivação no cargo a partir da cassação de Collor, o presidente em exercício apenas olhava vagamente para um ponto qualquer.

Julgue você mesmo o comportamento de Michel Temer, diante do procedimento de um homem de caráter.

Lembro a frase de Leonel Brizola, que talvez muitos conheçam: “a política ama a traição, mas logo passa a abominar o traidor.”

Fernando Brito:

View Comments (42)

  • Fernando, fora de pauta. PHA tem uma matéria que fala sobre como é editado o "jornal nazional". Confesso que isso foi além da conta, aliás, além de tudo e merece ser repudiado por todo o país.

  • Você confia em um velhote que compra uma mocinha?
    Pois é.........esperar o que de um sujeito como esse que até na cara se diz "amigo da onça".

    • Antonio, não foi só a mocinha, foi também a família inteira dela. O pessoal de Paulínia sabe da história.

  • Perfeito!

    Alguém pode alegar que desconhece as atitudes do Sr. Michel Temer? Alguém pode corroborar com tamanha cafajestice?

    Penso que, para as duas perguntas, a resposta seja um sonoro NÃO.

    Contudo, mesmo diante de LOMBROSA imoralidade, mesmo diante de montanhas de crimes, fartamente documentados ao longo da história, cometidos pela direita - que pretende retornar ao governo via GOLPE - parcela cínica da nossa classe média se identifica com o estupro da nação.

    O que dizer?

    • Que dizer ?......Recomeçar amigo.
      Voltar as portas das fábricas, voltar as escolas , as universidades. voltar ao campo......voltar a politizar e jamais, veja bem , JAMAIS, voltar a defender o pacto com as elites.
      Esse é o erro, precisamos voltar a panfletar, papel mesmo , além da net , claro. Pois ainda há muita gente que não possui internet, aliás pra nossa sorte, pois o que se vê é um monte de memes idiotas transformando tudo em piada, até acidente aéreo.
      O Miguel está bolando a Brigada Herzog contra o GOLPE, esta deve continuar, mesmo vencendo o GOLPE. Precisamos aumentar a rede de ações e partir inevitavelmente para o corpo a corpo.
      Nunca haverá poesia enquanto de pé a burguesia existir.

      • Perdoe-me, mas discordo de você!
        Vindo o impeachment, e ao que parece virá, o Brasil estará definitivamente de cócoras perante o mundo.
        A banca internacional se acertou antes da eleição que deveria ter sido vencida pelo Aécio ou pela Marina.
        O primeiro alcoólatra e viciado a segunda uma serviçal.
        Perderam!
        A eles se juntaram os rentistas brasileiros, moleques do tipo Kim Kataguri financiados por instituições americanas, políticos sem voto, canalhas por natureza querem ocupar o poder através de um golpe, juiz e promotores messiânicos serviço não se sabe de quem, vão conseguir.]
        Uma vez consumado, a data poderá ser comemorada como a da proclamação da República Federativa Bananeira do Brasil cujo regime será a Canalhocracia.
        Caminharemos céleres para sermos um novo México e nosso povo poderá fazer como tem feito o povo de Honduras.
        Poesias declamadas em saraus, audições de música e algumas reuniões para discutir o que poderíamos ter sido e o que seremos.
        FHC vendeu nosso subsolo, mas Deus nos deu mais uma chance.
        Descobrimos o pré sal que poderia ser a nossa redenção como pais permitindo que seguíssemos o caminho de sermos uma nação que por ignorância de uma classe média transformada em manada, estamos em vias de perder.

  • Pôrra! Não é melhor o PMDB fora do Governo? Assim acaba de vez essa história de governo de coalizão. Governo de coalizão é o caralho. Quem ganhou a eleição foi o PT, quem tem que governar, então, é o PT, ponto. A presidenta Dilma deve vir a público e dizer alto e em bom som o que tem que fazer e o que não a deixaram fazer e quem não deixou. Se o Congresso não aprovar as medidas que ela preconiza, então diga-se à sociedade quem é quem no Congresso. Se baterem panelas, deixa bater. Uma hora vão ter que parar, nem que seja quando as panelas estiverem amassadas. Ela tem que falar incessantemente. Chega desse toma lá, dá cá. Quem ganhou foi o PT. quem tem que governar é o PT. Esquerda, volver!

      • O PMDB é o partido do "dando é que se recebe". Esteve no governo desde sempre, com Sarney, com FHC, com Lula e agora com a Dilma. É o maior chupim do governo sem o ônus de governar. Já passou da hora de acabar com isso. Se eles querem governar que se apresentem com suas propostas e vamos ver se ganham as eleições. Eles querem é co-governar sem o desgaste de quem é governo. Já vão tarde, bando de sanguessugas.

    • Acho até ridículo a ênfase nessa debandada do PMDB, afinal o canalha do CUNHA não é dessa farsa chamada PMDB ? Não é esse crápula que toca o impeachment.
      A mídia vai fazer o maior fuá e os midiotas vão bater palmas pra gente da laia de Gedel Vieira Lima, Lúcio Vieira Lima, Eduardo Cunha, Moreira Franco, Eliseu Padilha, Temer e o diabo a quatro, mas esses caras já estavam fora do Governo desde sempre, são abutres, só se reúnem em volta de carniça.
      Vamos fazer um governo NOSSO, de esquerda de verdade, rompendo o pacto com a direita e os almofadinhas de sempre.

    • A mídia é toda holofotes pra saída do PMDB do governo, mas afinal Eduardo Cunha é que desgraça senão PMDB ? O merda do Moreira Franco é o que se não PMDB ?
      O BOSTA do Simon é o que ? O CANALHA do Sartori é o que mesmo, senão PMDB ?
      Ahhhhh quer saber, manda oPMDB procurar uma R*....

  • O José Alencar, vice do Lula também foi correto em 2005. Temer é traidor da democracia, não só de Dilma.

  • Acabo de ler post no DCM, análise feita pelo Paulo Nogueira de uma passagem do livro "Devaneios Sobre a Atualidade do Capital", cujo um dos autores é o filósofo Clovis Barros Filho.

    A passagem do livro descreve o diálogo travado entre William Bonner e Gilmar Mendes, ocorrido durante visita do autor a redação do JN. Segue:

    WB: ‘Vai decidir alguma coisa de importante hoje? Mando ou não mando o repórter?’.
    GM: ‘Depende. Se você mandar o repórter, eu decido alguma coisa importante.’

    Me lembro também de Lalo Leal Filho ter participado dessa visita e ter discorrido também sobre o evento.

    Acontecimentos como esse deveriam ser chocantes, repugnantes, deveriam implicar na demissão do apresentador do JN e no impeachment do meretríssimo.

    Mas pasmem, a classe média assina em baixo e depois manda a empregada empunhar cartaz na Paulista.

  • Este Temer é um dos políticos mais mau-caráter que já passaram pela vida pública. Um energúmeno desses que é capaz de trair acintosamente sua companheira de chapa seria leal a qualquer novo aliado? Ninguém, mas ninguém mesmo, pode confiar nesse picareta.

    • Imagine o seguinte cenário: em caso de impeachment de Dilma, Temer assume. Em seguida, entra novo pedido de impeachment, de Temer no caso, que está afundado até o pescoço na Lava jato, além de ter co-responsabilidade nas tais pedaladas de Dilma. Aí assume, Eduardo Cunha, o Puro... Novo pedido de impeachment. Aí assume Gilmar Mendes. Palmas! Palmas! É o PSDB no poder!

      E a ópera bufa da "democracia" brasileira será alvo de gargalhadas pelo mundo afora.

  • Temer eh o cara da cartinha de crianca ofendida por nao poder brincar com a Dilma e o vice do Obama. Esse cara alem de decorativo eh traira e golpista. Renan, Cunha, Temer, Aecio, Serra, Gilmar, Alckmin, FHC, etc. Meu Deus, que momento sinistro ter esses caras na politica brasileira. Isso eh inferno astral pra ninguem botar defeito. Haja luz para combater tantos vampiros das trevas de uma so vez. NAO VAI TER GOLPE ! VAI TER LUTA ! NAO PASSARAO ! O Brasil nao pode ficar nas maos desses seres indecentes, ninguem merece destino assim tenebroso. MEGA ATO dia 31 pela democracia e pelo Brasil de Luz e de Esperanca !!

Related Post