Itaú confirma autuação de R$ 18 bi da Receita, mas diz que “dificilmente” pagará

Da Reuters, agora cedo:

O Itaú Unibanco divulgou nesta segunda-feira que foi intimado em 30 de janeiro pela Receita Federal sobre decisão não unânime em que o Fisco cobra da instituição financeira bilhões de reais em impostos relacionados à fusão que originou o maior banco privado do país em 2008.

O banco foi autuado pela Receita em agosto do ano passado em cerca de 18,7 bilhões de reais relacionados aos instrumentos contábeis usados para a unificação das operações.

A instituição reafirmou em comunicado que vai recorrer junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais e que considera “remoto” o risco de perda na cobrança, acrescentando que a fusão feita em 2008 foi aprovada pelos acionistas das instituições, e posteriormente sancionadas pelas autoridades competentes.

Procurado, o banco informou que não comentará o assunto além do comunicado divulgado nesta segunda-feira.

De acordo com as informações dadas pelo banco em agosto, a Receita Federal autuou a instituição financeira, cobrando 11,845 bilhões de reais em Imposto de Renda, além de 6,867 bilhões em Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), acrescidos de multa e juros.

O Itaú é, como se sabe, o banco cujo economista-chefe, Ilan Goldfajn, vai a Davos dizer que o país está mal.

Coisa que outro bancão, o Deutsche, não acha.

Fora de dúvida é que o  Itaú, claro, está muito bem.

Segundo matéria de sábado do Estadão, nem o bancão Goldman Sachs consegue entender como o Itaú e outros conseguem rentabilidade com taxas escorchantes de juros, como a do rotativo do cartão de crédito: até 967% no Santander-Visa e até 439% no Itaú-Visa.

Ah, mas isso são situações isoladas, linhas de crédito que ninguém toma, não é?

Errado.

“Segundo dados do Banco Central, um terço das concessões de crédito no cartão no ano passado entraram no rotativo. Foram R$ 26 bilhões, número maior do que o que foi emprestado em crédito consignado ou crédito ao consumo. Do total, quase 37% está com o pagamento da fatura em atraso de mais de 90 dias, ou seja, inadimplentes.”

Esse aí deve ser o “Credi-Mainardi” que dispara a inadimplência.

E os lucros, veja só:

“Na média, 10% dos resultados do banco vêm do empréstimo do cartão. O Itaú é o que mais lucra. Do seu resultado anunciado até o terceiro trimestre, 16,7% foi com empréstimos do cartão.(…)”

Haja sustentabilidade para segurar uma agiotagem destas!

Fernando Brito:

View Comments (24)

  • Continuam o Itaú e o seu diretor, Ilan Goldfajn, devendo explicações ao público. Como afirmei antes, falar em Davos para a turminha amiga é muito fácil. Gostaria de ver uma declaração dada a quem interessa, à população brasileira, com direito a contraditório, de que o Brasil não é confiável. Poderia aproveitar o holofote para também explicar esse pequeno calote de mais de 18 bilhões de reais! É, mas... cadê a coragem?

  • Dna Marina Silva, patrocinada pela Instituicao e com seus 20 milhoes de votos, poderia promover uma vaquinha pra cobrir esse romboo. Vai que e mole!

  • Pode parecer birra minha, mas existe uma parcela da comunidade do kipá que gosta de ver o Brasil na merda.
    Esse aí é só mais um...

  • Nada como uma "mãozinha amiga tucana" para livrar o banco da cobrança do fisco. Se continuar o atual governo, terá que pagar. Daí a torcida do ITAÚ para a "tempestade perfeita" e sonhar com a vitória tucanalha para "dar uma forcinha" sumindo com o processo ou com a cobrança.

    • Qualé mesmo o telefone daquela moça prestidigitadora da Receita,que faz o processo desaparecer? Liga prá globo.

  • Eu transferi minha conta do itau para o Bradesco e consegui que váriios colegas e parentes fizessem o mesmo, campanha para fecharem contas e aplicações neste banco antidemocrático, ja e viva a GRANDE PRESIDENTA DILMA e o DEUS vivo da politica mundial LULa o NORDESTE ama estes dois dignos governantes do imenso BRASIL.

  • Que tal tentar aprovar no TSE, essa nova rede de fraudesfiscaisbilidade! E o novo fazer politico?

  • Agiota foi algo criado pela Lei para proteger os bancos.

    Agiota é proibido, juridicamente condenável (lembrando que as Leis são feitas pelo homem para o homem. Proibir a agiotagem tem um motivo).

    Mas banco pode ser agiota, praticar agiotagem quanto quiser. O conceito de agiota é subjetivo. Se eu faço a mesma coisa que o banco, sou criminoso. É como se somente o MC´Donalds pudesse vender sanduiche. Qualquer um que o fizesse estaria incorrendo em crime.

    Depois querem me enfiar na cabeça que o capitalisto-democratico (existe isso?) é o ideal de sociedade.

  • Por isso patrocina Marina na esperança de vê-la eleita e anulando essa cobrança.

    Mas, o banco pode achar "remota" a chance de ter de pagar, mas ainda não existe empresa nesse país maior que o governo.

  • ... "Vamos fazer uma vaquinha?!"... "O líder PMDBesta (sic) Eduardo Cunha irá se estrebuchar de regozijo arrivista!"...

    Que país é esse, sô?!...

    República [República?!] de 'Nois' Bananas - ['Nois'] céleres contribuintes compulsórios do Fisco!
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

Related Post