Jamil Chade e o abandono de Temer na festa do Maracanã

Jamil Chade, correspondente do Estadão na Europa – a quem todos, menos Ricardo Teixeira, ex-CBF, de quem ele mostrou os podres em Andorra – o consideram um magnífico repórter. Ele teve acesso à área das autoridades na festa de ontem  e relata o clima de esvaziamento quase total da presença (melhor dizer: da ausência) de governantes estrangeiros.

E os poucos que foram, prudentemente, escolheram sentar longe de Temer na tribuna de honra (!?) do estádio.

Dos países considerados “grandes”, apenas França e Itália, mas por uma simples razão: Paris e Roma disputam a chance de sediar a Olimpíada de 2024, a mesma razão que explica a presença do presidente da Hungria, Janos Áder, poque Budapeste é candidata a sediar o evento.

Dispensam-se os adjetivos: é o retrato do isolamento político do governo golpista do Brasil.

A palavra de ordem entre os estrangeiros é o “sai fora de Temer”.

Leia o relato de Chade:

O Itamaraty havia anunciado que 45 chefes-de-estado e de governo estariam na abertura dos Jogos Olímpicos, na noite desta sexta-feira. Mas uma lista obtida pelo Estado revela que o número total foi de apenas 18, sendo que os demais eram apenas vice-primeiros ministros, governadores e autoridades de segundo escalão. 

A reportagem do Estado foi a única a entrar nos camarotes presidenciais e constatou como muitos dos locais VIPs permaneceram vazios, enquanto ministros e autoridades circulavam sem qualquer compromisso. Alguns deles ainda tiveram tempo para abrir freezers para escolher sorvetes ou conversar sobre as apostas de medalhas.

Depois de Londres em 2012 receber mais de 90 chefes-de-estado, de Pequim ter mais de 70, Atenas com 48 e Sidnei com 24, a Rio-2016 acabou sendo prejudicada pelo caráter interino do governo brasileiro, da crise e, segundo o Itamaraty, pela “distância” que representa uma viagem até o País. 

Estavam no Maracanã apenas os líderes máximos de Andorra, Argentina, Bélgica, Eslováquia, Fiji, França, Geórgia, Holanda, Hungria, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Monaco, Paraguai, Portugal, República Tcheca Servia e Suíça. Na lista do governo, o Planalto incluiu ainda os dignitários que, no fundo, eram membros do COI, como os de Luxemburgo e Monaco, e que tinham obrigação de estar em seu próprio evento. 

Ainda estavam presentes vice-primeiros ministros, vice-presidentes ou príncipes da China, Jordânia, Guiné Equatorial, San Marino ou Uzbequistão. Alguns chefes de diplomacia também estavam na lista, como o americano John Kerry. A lista se contrasta com o que o governo anunciava ainda em maio de que tinha mais de 50 pessoas confirmadas e que esperava chegar a 70 convidados VIP.

 A ausência era nitidamente notada nos corredores internos do estádio, vazios e com comida, funcionários e seguranças sobrando. A falta de líderes internacionais ainda permitia tempo para que ministros e políticos brasileiros usassem o tempo para conversar, sem ter de recepcionar os estrangeiros. 

Enquanto as delegações desfilavam, o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, conversava numa das mesas com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Em outro canto, o chanceler José Serra falava ao telefone. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, circulava ainda tranquilamente, buscando algo para beber nos balcões vazios dos bares montados no local. 

O governo brasileiro tentou convidar os poucos líderes a ficar no principal camarote, ao lado de Michel Temer, presidente interino. Sem sucesso, o local foi preenchido por diversos ministros do governo e autoridades municipais e do governo do estado. Antes mesmo de terminar o evento e logo depois do desfile da delegação da França, o presidente François Hollande deixou o Maracanã, à francesa. 

Fernando Brito:

View Comments (53)

  • O ambiente internacionalista e cosmopolita das Olimpíadas teve o condão de quebrar a caixa de ferro midiática que isolava propositalmente o Brasil do senso comum de todo o mundo civilizado. O golpe ficou nu, ficou desmascarado e apareceu em toda a inteireza de seu absurdo antidemocrático. A fachada do governo golpista ficou exposta às intempéries do cotidiano da civilização, e desmoronou. Toda a face monstruosa deste golpe estava estampada na face tétrica de Temer, quando foi vaiado e desprezado por todas as nações do mundo. O golpe só funcionou enquanto o Brasil foi transformado em pequeno, longe do país altivo e altamente competente que a abertura dos jogos provou que é. O golpe acabou, porque o Brasil mostrou que é maior que seus protagonistas maldosos e sua imprensa partidária, provinciana e inescrupulosa. Só loucos que pensam que nada importa a não ser seus interesses mesquinhos, é que deverão tentar prosseguir com esta aventura louca.

    • Perfeito Tomas, vergonha alheia é a palavra de ordem no mundo todo. Por isso tudo penso que se afastarem a Dilma vai ser muito pior para o vampiro e seu sindicato dos ladroes. O que essa figura asquerosa e indecente fara na reunião do G20 em setembro ? Certamente havera boicote e ninguem vai querer ver sua cara e muito menos escutar o que ele tem pra dizer. Olha so' que absurdo. O que farão para convencer o mundo do inaceitavel ? Como farão para governar um pais como o Brasil quando o mundo inteiro sabe que vivemos uma farsa. Como ??...

  • Tem que ser muito, mas muito cara de pau pra ser golpista. Ter dignidade zero .

    O mundo não quer o cara e ele não renuncia.

  • Os amigos dele são de outro tipo, ninguém é ligado em esporte Olímpico. O esporte deles é confabulado em gabinetes , na surdina, nos conchavos, urdindo, tramando, ninguém fica de costa para o outro, ninguém confia, todos traem, e ao contrario da Mafia entregam a mãe. O seu Deus é o dinheiro roubado, suas ambições é corromper e roubar o maximo possivel, tudo acobertado por seus comparsas da Midia e do judiciario. São estes homens que governam o Brasil.

  • CARTA ABERTA A MICHEL TEMER

    "Seus pares, Chefes de Estado e demais autoridades, pouco se dignaram a sequer olharem para o senhor, que não foi citado em nenhum discurso, não teve cumprimentos, por ser o anfitrião, e irão embora sem agendar um encontro, o que quer dizer que o mundo não o reconhece Presidente deste país que, segundo os Institutos de Pesquisas, o rejeita, majoritariamente", diz o poeta Francisco Costa, afirmando que o interino Michel Temer foi um penetra na cerimônia de abertura da Rio 2016; "Lá não estavam Dilma Vana Rousseff e Luis Inácio Lula da Silva, que não tiveram assento na tribuna de honra do Maracanã, mas que permanecem em tribunas de honras outras, na gratidão de cada brasileiro que, como eu, está orgulhoso do que viu, junto com o resto do mundo"

    6 DE AGOSTO DE 2016 ÀS 14:57

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/248087/Carta-aberta-a-Michel-Temer.htm

  • ... OS VELHACOS CRIMINOSOS NAZIGOLPISTAS [MEGA]CORRUPTOS 'desMOROlizaram' o BRASIL PERANTE O MUNDO:
    o país sediar uma Olimpíada sob o golpe de estado mais VAGABUNDO &$ mais salafrário &$ mais descarado da história mundial!
    Mancha para o Brasil, nódoa para a história e a essência dos Jogos Olímpicos!
    Uma tragédia em nível IMUNDA Casa Grande nativa: a mais predadora, a mais amoral, a mais aética, a mais delinquente contumaz, a mais imbecil, a mais ordinária, a mais mesquinha, a mais sórdida, a mais covarde, a mais petulante, a mais inepta, a mais safada, a mais impiedosa, a mais hipócrita, a mais desumana, a mais infame, a mais lesá-pátria... Do universo &$ adjacências (sic)...

  • Esse PIG não toma jeito. Então quer dizer que a ausência de chefes de estado se deveu a "distância" e não ao GOLPE em andamento contra a democracia.

    • ... Sim, porque os(as) chefes de estado das grandes potências mundiais cruzariam o Oceano Atlântico montados em jegues libaneses...

  • Traidor é traidor em qualquer lugar do mundo.
    É a figura mais asquerosa do Brasil.
    Eu sinto náuseas quando a cara desse usurpador aparece.
    Mas, dava para ver que ele estava desconfortável.
    O mundo sabia que ele estava ali pq assaltou o poder...
    Nada mais deprimente do que o nome dele nem ter sido pronunciado.
    HUMILHANTE!

    • ... Mais um traço sórdido comum aos traidores é a condição de velhacos:
      seres desprezíveis que não sabem envelhecer!
      [Portanto] Desonram os fios de cabelo branco!
      Eternos excomungados pelo sábio e divino 'Senhor Tempo Rei'!
      Escórias das sociedades, deixam o legado da falta de vergonha e de mínimo pudor!
      Enfim, asquerosos!

  • BOMBA?
    NÃO, MÍSSIL!
    E NO COLO &$ NAS PATAS IMUNDAS DOS NAZIGOLPISTAS!
    IMPORTANTE:
    o GM não é o catedrático e ilibado Guido Mantega!
    Dileto(a) leitor(a), adivinhe quem é o GM do Listão da delação do Marcelo Odebrecht?
    Uma dica:
    "a resposta é supremamente dificílima"!
    Pausa para gargalhar!
    Ô!
    Entenda

    "E não é que o golpe está ficando gostoso!"

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    José Serra e a Veja aparecem nas anotações de Marcelo Odebrecht
    QUA, 22/07/2015 - 21:18

    Dica do leitor André Nunes, pelo Twitter, permitiu identificar nomes escondidos por tarja preta, no relatório da Polícia Federal sobre as anotações encontradas no telefone de Marcelo Odebrecht.
    (...)
    Copiando e colando aparece o seguinte texto:
    "Identificação de Jose Serra (JS) o telefone da secretária (11) 3087.1450 está registrado em nome de Jose Serra, o endereço da Joaquim Antunes, possui telefone (11) 2157.2104 registrado em nome de Jose Serra".
    Constavam da agenda de Marcelo telefones e endereço do escritório particular de Serra.
    (...)
    A sigla JS aparece em outro trecho do relatório.
    Novamente aparece o nome José Serra debaixo da tarja.
    Veja não foi a única publicação visitada por executivos da Odebrecht após o estouro da Lava Jato.
    Há dúvidas também em relação às iniciais GM, em trecho relacionado com tributos. Pode ser Guido Mantega, conforme apontado no relatório. Mas também são as iniciais do Ministro Gilmar Mendes, do STF.
    De qualquer modo, o impacto do relatório, ao menos no primeiro dia deixou a mídia sem ação. Sequer houve a exploração às menções do ex-presidente Lula no relatório da PF.

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/jose-serra-e-a-veja-aparecem-nas-anotacoes-de-marcelo-odebrecht

    • ... Mas, o "juiz" 'mor(t)o' irá dizer:
      "'Naninão', o GM não significa a abreviatura do meu supremo coleguinha nazigolpista!
      Sim, a abreviatura dele é GD!"
      "Cuma assim?", indaga Dalangnol!
      "A sigla pornográfica de gilmar DANTAS deve ser gD ou GM?", retruca o irresponsável-mor pela 'PORCA-tarefa' da Operação midiático-golpista 'Lava [DEMoTucano/PMDBosta a] Jato'!

      E que país é este, siô?
      "A Republiqueta [das FRAUDES] do 'CU(nha)' do Mundo", responde, "na lata", o matuto que, de modo análogo ao Bemvindo Sequeira, "só sabe desejar o bem ao Michel"!

  • Sim. O Brasil é muito longe do resto do mundo. Só não entendo como a delegação de países da Indonésia chegaram aqui, apesar da distância. O PIG, mais uma vez, acha que somos idiotas, semelhantes aos coxinhas. O mínimo que esses escrotos poderiam fazer seria respeitar a nossa inteligência.

    • ... Até agora eu estou me acabando de rir!
      Parabéns!

      • "O TEMERo$$$o do 'CU(nha)' TEMERário" logo em seguida ao deixar o Maracanã e ter acesso ao 'vazamento' do "é só o começo" da delação olímpica (sic) do Marcelo Odebrecht
        Perdão, eminente e impávido artista Bemvindo Sequeira!
        https://www.youtube.com/watch?v=-hleGpdaqLM

Related Post