Janio a Cármem Lúcia: voltar para onde?

Janio de Freitas, na Folha, dizendo pouco e dizendo bem:

A ministra Cármen Lúcia
quer que o Brasil
“volte a ser um país gentil”.
Mas gentil com quem?
Com os negros, os índios,
os brancos pobres,
os milhões com ganho
abaixo de meio salário mínimo,
as crianças que nascem
para logo morrer
por falta de saneamento,
os assassinados por
certeira bala perdida,
os que têm fome
e não têm remédio,
gentil com quem?
O primeiro afazer para
o desejo samaritano
da ministra seria
apagar toda, toda a
História do Brasil.
Nela não há,
em página alguma,
o país a que voltarmos.
De posse do presente,
e só dele, porque
nos últimos tempos
e ainda agora
destruímos o futuro,
restar-nos-á
rogar aos céus
o raio que nos parta.
Não demonstramos competência para mais, em meio milhar de anos.

Fernando Brito:

View Comments (25)

  • Nada a comentar. Só dizer: acorda, ministra Cármem Lúcia! Acorda, STF!

    • Infelizmente ela acordada, muuuuito acordada...para impedir os eleitores de escolherem livremente seu Presidente, como acontece em qualquer Democracia.

  • Quem transformou o "gentil" Brasil em uma Usina Geradora de Ódio e Preconceito foi o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, aquele do "com Supremo e tudo" do profeta Romero Jucá, que permitiu e chancelou um golpe de Estado contra uma Presidenta eleita por 54 milhões e meio de votos e que não responde a um mísero processo.

    Por covardia, omissão e/ou cumplicidade a SUPREMA(?) CORTE passará pela História recente do Brasil como a "ama de leite do Golpe". Gentil com quem, Carmem Lucia, com os mesmos desde 1500?

    A propósito dessa terra "gentil e cordial", sugiro Tia Carmem Lucia, que a senhora leia a segunda obra mais brilhante de Sérgio Buarque de Holanda (a primeira foi Chico Buarque de Holanda, essa em parceria com dona Maria Amélia): "Raízes do Brasil". 12ª. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978 [1936].

    Gentileza não gera Gentileza no Império da Chibata.

    • Talvez ela quisesse que o povo brasileiro estivesse anestesiado, como como os asiáticos pelo ópio na guerra suja promovida pela Inglaterra, vendo os estrangeiros surrupiarem suas riquezas mas nada podendo fazer. Aqui não, Dona Carmem, estamos vigilantes. A Sra. e sua comparsa Dona Raquel viram uma demonstração da nossa força ontem na Lapa. Isso não é falta de gentileza. Isso é motivação, garra, para sair de um estado de prostração e ser protagonista do futuro do país. E esse sentimento tá só crescendo. Ninguém segura! Não é violência, É DEMOCRACIA PARTICIPATIVA.

    • O STF também foi comprado é só Fazer uma investigação e saberemos quanto cada um recebeu. Ha! se isto fosse possível, teríamos muitas coisas neste país esclarecidas. Quem puniria os magistrado corruptos e os puniriam? O CNJ? Quem o compõem? os mesmos ai quem manda é o corporativismo,

  • ... Gentileza será a Comissão da Verdade para colocar estes(as) togados(as) golpistas de merda na cadeia!
    A vingança não pela vingança, e sim pelo amor à pedagogia: senão, em breve, estes(as) canalhas darão outros golpes vagabundíssimos!...

    NOTA: a infame Cármen (IN)Lúcida do STFede que vá cuidar do Aecinho dela!
    E quetais!

  • Só discordo de uma coisa. De 2003-2013 nós mostramos sim, que podíamos ser um grande país.
    Infelizmente metade do país rejeitou isto por pequenez de espírito. E essa bruxa faz parte desta metade.

  • Desenho sugestivo, mostrando a disparidade social.

    Sei os poderosos tem culpa pelo Brasil voltar a essa situação.

    Mas também a culpa é do fulano que aceitar o trabalho manual ser desvalorizado com isso vai ocasionar, que o fulano vai ganhar mal, morar em péssimas condições sociais, sem saúde e educação.

    E o que lasca mais que ele aceitar ser roubado todo dia e ainda volta no fulano.

    Se eles lutassem para o Brasil ter um país bem-estar social, não estava nesta situação.

    Agora se ele deixar o seu Lula preso, não fizer nada e ficar assistindo PORCAGLOBO colando minhoca na cabeça, os fulanos irão entrar num buraco sem escapatória.

  • Talvez ela queira que soframos calados, que não nos revoltemos, que não nos manifestemos pela volta da democracia, que aceitemos as fraudes e falcatruas por eles praticadas e, no final, que sejamos gentis para com os carrascos.

  • Ela está a uma confecção de pauta e um voto de habeas corpus de permitir que o Profeta Gentileza do Século XXI volte a governar o Brasil.

Related Post