Janio de Freitas, um dos poucos colunistas políticos a não deixar de lado a longa folha de Eduardo Cunha quando este era o “queridinho” da mídia, por armar as suas bombas contra o Governo Dilma, analisa hoje a falsa surpresa da prisão de Eduardo Cunha (daqui a pouco volto a este “surpreendente”) .
O “catálogo” de negócios escusos do ex-deputado, a rigor, importa menos que a agenda do juiz Sérgio Moro que, com muito mais crueza que se disse ontem aqui, o colunista Roberto Dias, fez da prisão de Cunha “um tapa na imagem do Supremo“.
Catálogo de nomes de Cunha
pode favorecer sua situação
Janio de Freitas, na Folha
A Lava Jato sabe pouco sobre Eduardo Cunha. Há 26 anos no mercado das transações marginais, e reconhecido com justiça como um dos seus mais prolíficos, versáteis e duros operadores no setor público como no privado, não o honra a pequena lista de motivações que Sergio Moro conseguiu para ordenar sua prisão. Sua longa e destacada atividade no mercado é que faz de Eduardo Cunha um caso especial, como mais um preso sujeito à coação da cadeia praticada na Lava Jato.
A quantidade e a variedade de pessoas e casos que o novo preso poderia expor não têm similar na Lava Jato. É provável que parte dos casos esteja prescrita, para efeito judicial, mas continua sugestiva de linhas de negócios ilegais e parceiros. Quem está sujeito a citação não ficou temeroso agora, com a prisão de Cunha. Há meses era antevista a possibilidade da ordem de Moro. Daí duas questões que a prisão suscita.
Não é incomum a opinião de que o catálogo de casos e nomes denunciáveis favoreça a situação de Cunha. Se não por influências externas sobre o seu inquérito, para delimitá-lo, poderia pelo modo de ação da própria Lava Jato. Tanto porque o grupo de procuradores e policiais federais evita, até onde consegue, temas e nomes alheios à sua prioridade absoluta, que são Lula e o PT; como por ser ignorada e temida a dimensão do desarranjo que Eduardo Cunha pode causar. A ventania tóxica se estenderia até para o hemisfério norte.
A questão transborda para outra. Cunha tinha consciência do risco de prisão (dizia-se que tinha até uma valise pronta, como se fazia na ditadura). Sabia das condenações que o espreitam. Conhecia o método de coerção para obter delações, adotado na Lava Jato e recomendado por instrutores dos Estados Unidos. Apesar disso, não foi para o exterior, para um país sem tratado de extradição com o Brasil.
Eduardo Cunha é um planejador obsessivo dos próximos passos. E esperou meses pela decisão de Moro, sem qualquer ato interpretável como desejo de fuga. Deixou em mistério os motivos da atitude própria de uma pessoa despreocupada, com a vida em ordem, entre os comuns. Mas que houve motivos para estar ou mostrar-se assim, o mais adequado é não duvidar.
Moro, no entanto, incluiu risco de fuga na relação de itens para a prisão. E também a possibilidade de ruptura da ordem pública. Como e por que, nem sugeriu. No mais, só as acusações e indícios que, ao longo de mais de um ano, não pareceram ao juiz serem casos de prisão. O que de repente, sem fato novo, passaram a ser. Mas não por causa de Eduardo Cunha. Ou do seu catálogo.
View Comments (24)
Mas o que é o chororô petista com a prisão do amigo-inimigo-amigo Cunha.
O PT teve seis milhões de votos na última eleição.
Vai ver que esses são os "milhões de Cunhas" de que eles tanto falavam.
Esse é o nível dos comentaristas de direita??? Analfabetismo político total!!!
Depois de 2013 surgiu a "modinha da direita" e várias pessoas inseguras querendo parecer descoladas começaram a posar de politizadas sem saber absolutamente nada do que estavam falando... esse comentário do Ernesto exemplifica isso.
Com esse comentário o seu "Diploma de idiota" foi retirado com sucesso... será enviado para sua casa.
Parabéns!
Acrescentaria que ao Diploma de Idiota o também Diploma de Otário!
Acrescentaria que ao "Diploma de Idiota" o "Diploma de Otário"!
O que deve nos preocupar com a prisão do Cunha é o fato de servir para um golpe, dentro do golpe, já que, no TSE, o grande artífice dessa tramóia é o ministro Gilmar Mendes, PSDB de carteirinha.
Como estamos no final de 2016, tudo leve a crer que se dará em 2017 a farsa montada para uma possível eleição indireta, com todas as possibilidades de entregar ao partido do ministro, o PSDB, a condução do país, com possibilidade de não termos eleições gerais (governadores senado e presidência de república, o que seria o final dos tempos.
A turma progressista do país precisa ficar atenta!
Moro e Cunha são do mesmo naipe , o alvo é LULA e o PT , isso é pano de fundo , afinal se Cunha abrir a boca até Moro vai em cana.
... Se o CUnha do Temer 'vazar', até os mafiosos filhos do "dotô" Robert(o) Marín(ho) vão em cana!...
Janot, gilMAU, Aecím, 'porco falante Geddel', o chanceler [chanceler!] José (S)erra...
O *PIMG 'braZ$&leiro' é um lixo não-reciclável!
Na tentativa torpe e covarde de arrumar factoide contra o honrado e eterno presidente Lula, na onda da 'farsa a jato' da prisão do CU(nha) do Temer, a página principal do portal uol/Folha estampa a manchetona para os(as) 'coxinhas' amanhecerem tendo orgasmos de alegria:
'Lava jato quer que Palocci ligue Odebrecht a Lula'
Nenhum pudor na utilização do verbo 'querer'!
No entanto, ao clicarmos na manchete escrota, lemos:
"Lula e Marcelo Odebrecht nunca tiveram boa relação. É sabido que o presidente Lula não nutria simpatia pelo Marcelo Odebrrecht. Lula considerava o Marcelo um menino mimado, um menino riquinho que olha de cima para baixo..."
Em síntese, ou o Brasil acaba com o *PIMG ou o *PIMG acaba com o que ainda resta do Brasil!
Ou seria 'braZ$&l'?!
*PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)
NOTA:
queira ver mais detalhes em
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2016/10/1824420-equipe-da-lava-jato-espera-que-palocci-de-pista-que-ligue-odebrecht-a-lula.shtml
Mesmo sem ministério da Transparência funcionando, nada mais transparente do que uma perseguição implacável. Previsível até na raiz dos cabelos dos perseguidores (tem até um modernoso hipster para tomar o lugar do japonês da federal). Todos os motivos certos são enviesados, desviados, enquanto o alvo não é atingido. Atingido o alvo, fere de morte mais uma vez a justiça, história que se repete há quinhentos anos. Agora, no golpe dentro do golpe vão trocar 6 por meia dúzia. Sai PMDB, entra PSDB. E a bosta cresce e o Brasil rolando ladeira abaixo.
Assim como não há crime perfeito, não há injustiça perfeita.
Depois de uma surra nas urnas, esses PTralhas que sempre lutam para que dê tudo errado vão arriscar um fiasco monumental: decretar 11 de Novembro uma Greve Geral.
Esses pelegos já não tem essa capacidade de mobilização. Acabou por desuso e mesmo a massa de gente que realmente trabalha está preocupada só com o dia seguinte.
Vão parar meia duzia de encostados no serviço público, para aproveitar o fim de semana esticado.
Mais um coxinha - não será o mesmo de outros comentários só com outro nome? - que aparece por aqui para escrever besteiras. Nada surpreendente, porém. Acostumados a informar-se apenas pelo PIG, besteira é só o que os coxinhas têm a nos dizer.
blablablabla... o mesmo do mesmo ... o mesmo do mesmo .... blablabla ....
Ignorando os trolls ... blablablabla ... o mesmo do mesmo também .... blablabla .... o mesmo do mesmo ... tédio ...
É como eu sempre digo: o esgoto transborda e o cocô acaba enroscado na frente da casa dos outros.
hahahaha...
hahahahaha...
Não veja luz no fim do túnel. Estão acabando com p país e o STF calado e acoalhado.
Janio é friamente racional e como quase sempre, tem razão.
Cunha nao fugiu.
o Mordomo, Cunha, o núcleo global e o "core" externo planejadores do golpe - todos eles sabem de uma coisa importante: é capital prender cunha porque é importante neste show dar 'sangue' à plebe presente no circo romano. Oferecer coisa que pareça sangue de verdade.