Janio de Freitas: Se Barbosa saiu por “ameaças” então é um covarde

O Globo de sexta e sábado tentou salvar a reputação de Joaquim Barbosa, tisnada por seus arroubos autoritários, com a alegação de que ele teria saído por “causa de ameaças”. O jornal forçou a barra, porque a informação não veio de Barbosa.

Como de praxe, o Globo montou uma teoria e  foi adiante. Desta vez, porém, nenhum outro jornal embarcou na palhaçada.

No sábado, o Globo reproduziu informação de um colunista do jornal A Tarde, da Bahia, que teria ouvido, do assessor de Barbosa, que ele teria sofrido ameaças por telefone. Olha o grau da informação. Um colunista ouviu de um assessor de Barbosa. O Globo, que tem acesso direto a Barbosa, não se preocupou em ligar para ele e confirmar a história.

O Globo trata Barbosa como um personagem seu, próprio, e se dá o direito de fazer o que quiser com ele.

A ameaça feita seria a seguinte: “a sua hora está chegando, Barbosa”.

Ora, me desculpem, mas que frescura!

Janio de Freitas, colunista da Folha, pôs os pingos nos is em seu texto de hoje. Se Barbosa saiu por medo de ameaças, então isso é uma vergonha para todos os juízes, procuradores, promotores, em todo o país, que condenam diariamente bandidos perigosíssimos. Ninguém pede para sair.

A gente sabe, no entanto, a intenção do Globo: pintar o PT como um partido bandido, que “ameaça seus adversários”. Na edição do sábado, traz depoimentos apenas de gente da oposição; com um deles falando até em Celso Daniel. É uma baixaria sem limites!

A seção de Cartas do jornal deste sábado não traz uma mensagem de crítica a Joaquim Barbosa. Só dá chorume barbosiano e antipetista.

A Folha ainda disfarça, publica uma cartinha crítica a JB e tem colunistas como Janio, que sentam o cacete no presidente do STF.

O Globo, não. Virou um bunker puro da oposição e está disposto a manter viva, até o fim, a lenda do justiceiro.

Mas onde já se viu justiceiro ter medinho de telefonema em que se fala que “sua hora está chegando”?

O justiceiro virou um covarde?

Fernando Brito:

View Comments (29)

  • A Globo forjou o justiceiro que ao final revelou- se apena um ressentido homem mau. Para compor o fim de uma farsa a Globo quis dar um desfecho fantasioso para seu personagem fake. Como os justiceiros tem um fim quase épico e o Barbosa não combinava com atos heróicos, a Globo inventou a ameaça de morte para mascarar a covardia desse que desmoralizou o judiciário, numa ridícula tentativa de salvar sua cria.

  • Bom dia, e o leva e traz de informal e a completa falta de informações e aespeculacao realizada pelo jornaleiros do Nrasil está criando um caos na sociedade. Caso isso for verdade que no caso não o é, mas ocorresse, nesse caso teria ter a PF entrar, pois mesmo que esse Jb não preste o mesmo e um funcionário do primeiro escalão da justiça. Isso e. Preocupante!

  • Sei não, mas perece que esse BATMAN estava mais para ROBIN...
    O mordomo ALFRED precisa esclarecer isso logo.

  • Isso deve ser algum balão de ensaio para que o JB peça asilo por conta das supostas ameaças sofridas por simpatizantes ou mesmo filiados do PT, partido que ocupa a presidência...

    Obviamente, buscando usar isso com bastante sensacionalismo na próxima eleição.

  • SR. Fernando e Sr. Miguel,
    com a V. licença vou reproduzir o meu comentário do Blog da Cidadania:
    Sr. Eduardo,
    Tenho para mim que o juiz BRABOsa não sai por conta própria.
    Acredito que ele foi “saido”.
    Os absurdos por ele perpetrados conta a lei e contra a imagem do STF acabaram com a possibilidade de que ele continuasse ministro. Ele não suportou a pressão.
    Pressão esta que vinha sendo exercida pela blogosfera progressista, por quadros da justiça inclusive por seus pares, pela OAB e culminando com a manifestação do MPF na pessoa do Janot.
    Para não piorar ainda mais o estrago feito na imagem da justiça brasileira, o que fatalmente aconteceria se simplesmente o “botassem para correr”, lhe deram esse “mês-zinho” para esvaziar as gavetas.
    Mas, nem tudo está perdido para o ex-ministro.
    Ele sempre pode tentar um cargo político.
    Síndico do prédio do seu ap. em Miami, por ex.
    -tchau BRABOsa,
    vá pela sombra.

  • Globo é a matriz da Veja. A covardia de JB é por outra razão. Como ele poderia continuar sua malcriação sendo presidido pelo ministro que mais foi maltratado por ele, com uma postura digna e serena? Um ministro sob o qual jamais seria tratado da mesma forma. Isso mostraria a distância de uma vez por todas que separa Ricardo Lewandovsky de JB. O tapa de luva dói mais.

  • O pior é que provavelmente o Barbosa leu a matéria do Globo não veio a público pra desmenti-la. Tá posando de mártir agora. É mau-caráter mesmo.

  • Vamos ao menos levar pelo lado bom da coisa. Vejam o caso do Ronaldo Fenômeno, por exemplo: finalmente ele sarou de suas convulsões. Bom, pelo menos não temos visto notícias de que ele tenha sofrido outra, desde aquela famigerada final de 98.

Related Post