Janio: escolha de Temer põe a crise onde ela está: no PMDB

Cabe a Janio de Freitas, com a lucidez de sempre, colocar nas páginas de jornal o que era obvio, mas que a parcialidade dos comentaristas políticos não permitiu que, em geral, fosse visto assim.

A escolha de Michel Temer foi a primeira ação de articulação política digna  deste nome do segundo governo Dilma Roussef. Ou, como se escreveu aqui anteontem, “Política, até que enfim, política no Governo Dilma…”

A crise de governabilidade tem um sobrenome, que vem ainda da campanha eleitoral: PMDB.

Já a crise de identidade política tem dois prenomes: Dilma e PT.

Era vital que Temer fosse posto a trabalhar para tornar aceitável o “convívio em casa” da base governista.

Agora, Dilma e o PT têm de fazer o possível para evitar que as crises diárias – com a amplificação da mídia de que todos são testemunha – os impeça de reexaminarem seus próprios comportamentos.

À Presidente, percebendo que – com reacionários, coxinhas, elites e tudo o mais que sabemos – ela colheu o desgaste do silêncio e da incompreensão que ele amplificou sobre as medidas tomadas desde que ela venceu o segundo turno das eleições, cabe lembrar que a população só entenderá sacrifícios se tiver garantias do essencial e de que o preço da crise não pode ser pago pelo povão.

Ao PT, reconhecendo que vive uma crise de qualidade em seus quadros – essa do Pepe Vargas de dar entrevistas se nomeando Secretário de Direitos Humanos foi demais da conta! – e que não pode mais se considerar, como se considerou até hoje, “o caminho, a verdade e a vida”. Não apenas o Governo Dilma, mas o próprio PT e suas posições corretas (mantidas apesar dos  erros primários) são mais intensa e lucidamente defendidas por quem está fora do que por quem está dentro dele.

A blogosfera, aliás, é um bom exemplo disso.

Andares da crise

Janio de Freitas, na Folha

 

Recebidos, até para não fugir à regra da Presidência, como operações desastradas, o convite recusado pelo ministro Eliseu Padilha e o convite aceito pelo vice Michel Temer, para a coordenação política do governo, compõem a primeira operação promissora da ininteligível Dilma Rousseff do segundo mandato.

O período de Eliseu Padilha como ministro de Fernando Henrique mostrou, além de inteligência do companheiro de Nelson Jobim na advocacia, um político sagaz e hábil. Foi o que agora a sua recusa ao convite confirmou. E mais ainda o seu passo seguinte: a ele é atribuída a sugestão de Michel Temer como o dotado das condições políticas e pessoais para obter de Eduardo Cunha e Renan Calheiros um refreamento dos seus ímpetos atuais, e enfim ouvir e talvez negociar.

Temer é calmo, mantém certa distância respeitosa e elegante, conhece o território e detém um posto-chave para as circunstâncias. Não o de vice-presidente da República, que hoje Eduardo e Renan supõem olhar de cima. O de presidente do PMDB, e portanto deles, visto e ouvido no partido com atenção e seriedade.

Como coordenador político ligado às duas principais partes a serem coordenadas, Michel Temer será um fator de constrangimento para as atitudes provocativas que têm suas impróprias fontes nas presidências da Câmara e do Senado. Com isso, “a crise” transfere-se, sob o correto nome de “problema”, da Presidência da República para o PMDB. Eduardo Cunha e Renan Calheiros perdem a liberdade de afrontar o governo e seus representantes, porque ao fazê-lo estarão afrontando o respeitado presidente do seu partido. O que, com muita probabilidade, levaria o próprio PMDB a uma crise muito prejudicial ao partido que sonha com iniciar nova inserção nas eleições, em linha própria.

Eduardo Cunha e Renan Calheiros não precisam mudar as respectivas estratégias, se as têm, mas, se não quiserem a crise em casa, lhes conviria mudar a linguagem e os modos excessivos de suas táticas. O que pode até, quem sabe, beneficiá-los, já que os seus desgastes emitem sinais claros. E para o governo será o bastante a justificar o convite ao vice Michel Temer.

Fernando Brito:

View Comments (24)

  • Por que os blogs de esquerda estão tão calados quanto o PL da terceirização?

  • Calados como? Voce não leu o Viomundo, tijolaço, nassif, 247,altamiro borges etc. etc. etc... ? Então leia.

  • Pelo que se sabe este gangster do eduarxo cunha foi eleito pelos evangelicos. Evangelicos em sua grossa maioria sao da classe D e E. Os primeiros a se ferrarem com a tal terceirizacao. O que fazer com a mentalidade de escravo conformado dessa turma que acha que vai se dar bem no paraiso. Nada a fazer. Que sofram. E castigo autoinfligido.

    • O QUE ESPERAR DE PESSOAS QUE ACREDITAM QUE VALDOMIRO SANTIAGO REPRESENTA DEUS NA TERRA E POEM SEUS POUCOS GANHOS NA MAO DE PASTORES 171 ESPERANDO QUE DEUS DEVOLVA EM DOBRO
      TRISTE BRASIL

    • Antonimo anonimo, fico triste com o que está acontecendo, mas, nos meus momentos de indignação, acabo pensando que: já que eles gostam de ser explorados, porquê não explora-los?
      Fico, a vida toda, dando murro em ponta de faca - lutando, discutindo, distanciando-me das pessoas próximas com pensamento reacionário e conservador - e os mais necessitados votam nesses crápulas de direita que infestam o congresso. Acho que não devo mais me preocupar: exigirei dos meus empregados que abram uma firma individual e os contratarei como PJs. Já que eles gostam, que se fodam - para mim será mais barato e teremos indefinidamente, ignorantes como reserva de mão de obra barata para limpar a sujeira que fazemos.

    • É difícil para a gente entender a mentalidade das pessoas a que se refere.
      Eles jamais irão reconhecer a besteira que fizeram ao eleger o Eduardo Cunha a mando do pastor, até por que o próprio vai tratar de jogar a culpa em outro.
      O pessoal acha que o nordestino é "bovino", mas alguns deles perderam completamente o senso crítico.

      • Calma.Ficou ambíguo. Nordestino não votou em Cunha. Ele é do Rio e só foi votado no Rio.

        • é isso mesmo , essa temos que botar na conta do povo do rio de janeiro que elegeu esse desgraçado dos quintos dos infernos. o povo do rio tem que pagar essa conta , e nao vem com essa que so reacionario que votou nesses vermes , porque nao foi. foi pobre trabalhador , covarde e conivente, voces tem que pagar essa conta. e tira o povo do nordeste dessa , mas o pvo do nordeste tambem elegeu um punhado de besta que votou sim , a conta é de todos nos que votaram nesses lixos. mas o povo do rio de janeiro elegeu os piores politicos da face da terra.

          • Mineiro,
            Não foi o povo do Rio de Janeiro q votou no Eduardo Cunha... Foram, justo, os Nordestinos, Mineiros, tudo o mais, q habita as favelas, as comunidades e bairros afastados, no Rio. O carioca não vota em praga, dessa ordem. Pode recorrer aos mapas de resultado das últimas eleições...
            Cara, o cidadão carioca é a fina flor da vanguarda política, no Brasil. Não o fora, a turminha "redentora", não teria dado um fim ao Estado da Guanabara, unificando-o com o velho Estado do Rio.
            Quem é retrógrado, no Brasil, é Mineiro, Paulista, Paranaense e essa gente do Centro-Oeste. Esses, são os q elegem essa praga, ai, q negocia o Estado, brasileiro; e sempre o negociou... Ou, por acaso, são os dos Estados Nordestinos os q impingem ao Brasil, o modelo q desejam e sonham? Pq, agora, essa desigualdade está se minimizando; e criando o atrito. Ao contrário, quem intelectualiza a política no Brasil, Mineiro, é o carioca, q a todos recebe, de braços abertos, sem preconceitos e discriminação. Por isso, volta e meia, até agora, é sovado, até como amigo da malandragem - ao contrário, estatisticamente, o carioca é o cidadão, nacional, q mais trabalha, horas vencidas; ainda arruma um tempinho pra tomar sol nas praias, alegremente; de tão eficiente q é.
            Vamos ser sensatos, por fim: estamos a assistir uma luta política por hegemonia, no quadro do poder transnacional; isso, sim. Essa disputa se esparrama até à nós... E nada melhor q essa gente, relacionada por mim, acima, pra virar do avesso a política no Brasil... O resto é o resto. Não me venha por a culpa nos cariocas, dessa "M"; não. Pq o carioca já entregou todas as jóias de suas mãos, ao tal resto, ai... Movidos por essa politicagem dessa mesma gente.
            Mineiro, acho q vc não sabe de um detalhezinho: no Brasil, quem tem sucesso financeiro, vem morar no Rio e se acha... Vem morar no Rio, ou, então, vai pra Miami... Por isso, aqui na Barra da Tijuca, a modernidade está escrita em inglês... Só pra cativar esse tipo de gente. Uma graça, essa mediocridade.
            Mas, sabe? Não fica irado. Acredita; estamos entrando em novos tempos. Entrando. Tenha esperança, carinha. Acredita. A Dona Dilma, mineira-gaucha (risos), está ganhando a parada... Vai ajudar ao PT conquistar mais essa vitória; de uma Pátria, una, indivisível, e próspera. Parece q nós somos um povo, um país fadado...
            Abraço, fraterno

  • Ontem já estava circulando a história de que Temer estaria se licenciando da presidência do PMDB para trabalhar melhor. Espero que esse barco não afunde rápido, porque o substituto será o senador Romero Jucá, que esteve também na lista de Janot, mas foi salvo pelo PGR. Enfim, a crise maior está no saco de gatos chamado PMDB.Quanto ao Pepe Vargas, também achei esquisito o comportamento dele na coletiva. E se for verdade a suposta chantagem por conta de um cargo, infelizmente, terei que dar minha mão à palmatória. O PT está mal das pernas, ou da cabeça, sei lá.

    • Maria Rita.A Dilma dá a chance pro cara...ele se mostra INCOMPETENTE para o cargo, não peita quem tem que peitar, fazer o quê? Certo ela, demite. Vai vender terreno na lua, porque pra lidar com canalhas como o Cu...nha, não pode ser cagão nem boca mole. Certíssima a decisão da Dilma. Não é o PT que tem que resolver disputa no PMDB. O PT do "passarinho" Falcão mal consegue atualmente arrumar a sua cozinha, que dirá meter a mão na ratoeira alheia. Agora a Dilma é a Chefa da coligação e portanto tem a prerrogativa de nomear quem à que cargo. E a quem não corresponde, que chore e aprenda.

      • Dino,
        Será q o Pepe é incompetente, mesmo? Ou não será q ele é elemento do Partido dos Trabalhadores?... O cara está disputando um cargo, na estrutura do Estado, por ser obrigado a ceder espaço ao PMDB...
        Ora, por ser homem do PT, ele tem obrigação de se dizer com direitos... e se candidatar à outro cargo, pelo menos semelhante.
        Vc não acha, não; q ele está cobrando o q o PT merece? Vc, revestido de alguma irracionalidade não estaria vendo o petista, Pepe, só pensando em cargos? Pensa melhor.
        Abraço, fraterno

    • Maria Rita, Janot não salvou Romero Juca, não, pois ele esta nos inq. 5260, 5276, 5279, 5281, 5289 e 5293. (Imprimi todos eles).

  • O “SALTINHO” DO PLAYBOY

    E vocês viram, em rede nacional, a declaração do pigmeu de Cláudio sobre o Temer assumir a coordenação política do governo (após dar um SALTINHO INCONSCIENTE…)?

    Sim, observem atentamente: o pigmeu mineiro, do Leblon, SEMPRE DÁ UM “SALTINHO” - diante das câmaras!!!! - antes de declarar alguma costumeira estupidez…

    É como se arrumasse as bolas do saco… É ridículo, ridículo, ridículo: um político ridículo ao cubo!!). Eis a declaração do gnomo:
    “[…] é uma renúncia BRANCA […]”.

    De fato, de BRANCOS num mais de pardos - ele entende!

    • errata: é óbvio que é "num país de pardos", e não "mais"...
      Pois entre "mais" - no próprio bolso - e "país" existe a mesma diferença histórica entre a "democracia" e a "monarquia" (do Lobão pequenininho, a dizer no próximo domingo "miau... miau...).

  • Pois eu acho que muito disso,se deve à composição do PMDB.Como todos sabem,é um partido mais parecido com um grande saco de borracha,onde cabe qualquer tipo de VIGARISTA.Eles estão preocupados mesmo,são com as investigações que correm nos dias atuais,pois muitos deles estão atolados até o pescoço,em falcatruas,característica principal desse partido,de onde se tirarmos,poucos ficam fora.Desde 88 estão no governo,seja ele qual for e embora o atual,precise deles,tem que faze-los andar sempre,BATENDO PALMAS,pois o risco de meterem a mão no que é alheio,é um risco.De tudo,sobra o fato de que fazem parte da aliança atual,e devem ser tratados como tal.Já o PT,tirando poucos,com suas características Pequeno-Burguesas,tem uma inclinação para sonhar com a realidade,do que transformar seus sonhos,em realidades.Espero e torço que tenhamos sucesso,pois o POPULISMO,arte de governar para a maioria,usando os cofres públicos,constituidos pelos recursos dos impostos pagos pela maioria do povo,para fomentar o desenvolvimento do país,em detrimento do AGIOTISMO,pregado pelos entreguistas,que hoje se constituem no NEOLIBERALISMO.O mesmo Liberalismo,dos anos 30 e 40,combatido pelo senhor Roosewelt,que fosse aqui,o chamariam de Populista.Viva então,o populismo e abaixo o AGIOTISMO ABUTRE DOS PREGUIÇOSOS!

    • Hummm!... Em determinado, nível, vc tem razão e, ainda, demonstra ser bem sagaz. Porém, peca, na avaliação do PT...
      Ora, o PT é um partido vitorioso. Foi capaz de se reestruturar e se moldar ao q seria possível e necessário pra ganhar e ser Poder. E pra ser Poder, não titubeou e foi ao rei, prestar-lhe respeito... Em fim, fez política, pra tentar fazer algo de proveitoso, contido em seus objetivos... Venceu e se tornou, assim, vitorioso, impondo uma Política de Desenvolvimento; qdo fazia anos os sábios de plantão diziam e faziam ao contrário - "vamos fazer crescer o bolo e o divir, mais tarde" O PT provou q podíamos, sim, fazer crescer o bolo e o dividir, simultaneamente, controlando a inflação; dissolvendo, com isso, a desigualdade regional; distribuindo riqueza.
      Não sei se vc sabe. Mas o ex-Pres Lula, antes de 98, andou em Washington, junto com o prof cardoso, pra fazer parte de um "conselho", onde se estudaria uma maneira de se sair do impasse em q se encontravam as nações Sul Americanas, todas quebradas e incapacitadas de pagar suas dívidas. O grupo, do qual fazia parte, até a OEA, era subsidiado pelo Congresso Americano e concluiu, brilhantemente, seus estudos, com a coordenação do Farol de Alexandria, prof cardoso, pela adoção do neoliberalismo... Então, o nosso Lula, participou como convidado dessa sacanagem e nesse ano de 98, pediu afastamento, pra concorrer às eleições presidenciais. Pediu e não foi eleito. Quem o foi; foi o Collor q aplicou o neoliberalismo, entre nós. Mais tarde, em sendo eleito Presidente, o nosso Lula praticou o tal do ajuste, saneando a economia, com o Meireles e o Paloci; atropelando, em seguida, aquilo tudo estabelecido pelo Consenso de Washington. Tudo, tudinho, q está hj em dia, causando o q está causando crise, ao consenso do Consenso...
      Abraço, fraterno

      • Marco,
        Eu me esqueci: O PT se reestruturou, contando, ainda, com todas aquelas vertentes, internas, q lhe impunham uma coleção de reuniões, sem fim, pra uma deliberação final. E a unidade foi arquitetada e posta em prática pelo Lula, Zé Dirceu, Genoíno. Veja, bem, a importância ai dessas pessoas, na estrutura vitoriosa do Partido.
        Por isso, a necessidade de se destruir pessoas, como um "mensalão" o fez...
        Eu não acho q a nossa "direita" tenha toda essa capacidade; não. Acho, mesmo... Tem dente de coelho, nessa história.
        Abraço, fraterno

  • Que o PMDB quer dinheiro todo mundo sabe, mas será que também quer carregar a cruz que Cunha está imponto a imagem do partido?
    Para Cunha é fácil, faz miséria com a força do partido e depois que o PMDB for reconhecido como partido que destruiu direitos trabalhistas, ele sai do partido e deixa terra arrasada para trás.

    • Antônio,
      Qdo jovem, eu fui trabalhar em Sta e Bela Catarina. Já havia, anteriormente, morado em Floripa, até; embora carioca.
      Estou lhe dizendo, isso, pra vc avaliar q convivi, o suficiente, pra conhecer a terra dos Bornhausen e dos Silveira... Uma piada; todos, no final, eram primos entre si. Trocavam, neh? Agora, sou eu... Na próxima é sua vez. E continua, do mesmo jeito. Um feudo.
      Agora, eu não acho, mesmo; q o ex-Pres Lula seria capaz de ser vendilhão da Pátria, ou mesmo negociador de um futuro sombrio da massa trabalhadora, nacional... Ele já demonstrou q sabe e pode construir o melhor, para os trabalhadores, do Brasil. E continua morando no mesmo lugar, convivendo com sua família da mesma forma de sempre. Claro, agora, ele precisa suportar uma segurança, severa; tem mais grana pra viver, q aquela minguada, de antes... Ahm? Seus filhos vivem como sempre foram capazes... Não é, salvo mentirosas maldades, como um certo Bornhausem, neto, filho, q ao findar o seu curso por correspondência de Direito, foi nomeado Diretor, no Bco do Brasil e, agora, perdi de vista... deve curtir horrores.
      Em suma: um Lula tem mta dignidade pra causar vergonha à determinados catarinas...
      Abraço pra galera de Sta e Bela Catarina, q tanto amo e sinto saudades

  • O PMDB está se lambuzando, próprio dos autofágicos. O país não tem mais espaço nem mais vocação para eleger salvadores da pátria, única chance do Eduardo Cunha que, por sua vez, diz ter o prefeito do Rio como seu candidato preferido. Sabe-se, no entanto, que o candidato de Eduardo Cunha é só - e somente só - ele mesmo. Narciso acha feio o que não é espelho. De maneira que, no PMDB, não tem pra ninguém. Nem tenta que ele destrói. Se para o seu partido ele agirá assim, imagine com o PSDB, que, por recall, tem mais candidatos: FHC, Neves, Serra, Alckimin, Aloisyo, Pirillo e outros (outras não há. No PSDB não tem mulher). Note-se que é uma corriola respeitável! Cunha deverá estender o tapete para cada um desses aí: tapete azul (não poderia ser vermelho – nem a pau, Juvenal!), pomposo e macio, para não doer muito quando ele puxar. Mas a autofagia vai acabar com o PMDB. Nesse governo, foi a última "aliança" governamental que o PMDB conseguiu. Quem ousará – no futuro – se aliar ao PMDB? Quem é suicida para isso? Aquilo que o PMDB escondia ser está se revelando escancaradamente agora. Eu repito e repito: está se lambuzando e em processo de autofagia.

Related Post