Janio: Moro e MP perderam o controle das delações

Janio de Freitas, hoje, na Folha, faz um retrato esclarecedor sobre o que está se passando no submundo das delações e vazamentos, a rigor um único processo, porque dirigidas as primeiras e selecionados os segundos.

Os que se aliaram a um projeto político-judicial de natureza obscura vão sendo devorados pelo caldeirão de feitiços que ajudaram a conjurar.

Levando o País junto.

Gente do Governo

Janio de Freitas, na Folha

“Não podemos deixar que isso paralise o país” –eis uma frase interessante de Michel Temer. Não por ser contra os “vazamentos”. Ou Lava Jato, isso não ficou claro. O país só não está paralisado porque se move, veloz, para trás e para baixo.

E, nos últimos sete meses, não “por interferência” da Lava Jato ou dos “vazamentos”, arrefecidos desde que cumprido o seu papel no afastamento de Dilma.

Nem se pode dizer que haja crise política, propriamente, com a Câmara e o Senado em seus estados habituais, e os novos “vazamentos” produzindo efeitos pessoais, não parlamentares ou partidários. O país desmorona porque em sete meses o governo Temer não produziu uma só medida em contrário.

Fruto da reunião de apavorados, convocada por Temer no fim de semana, o pacote anunciado para esta quinta-feira (15) é uma farsa. Sua finalidade é criar “manchetes positivas”. Feito às carreiras por pressão ansiosa de Temer sobre Henrique Meirelles, repete a leviandade na divulgação do projeto da Previdência, depois de queixas paulistas no encontro de Temer com o Conselhão privado.

Na agenda de Eliseu Padilha, esse projeto estaria pronto no próximo ano. Incapaz para o governo, Temer só se ocupa do seu interesse. Não estamos distantes da simples vigarice administrativa.

Temer considerou que os novos “vazamentos”, além do mais, “são ilegítimos”, reclamando ao procurador-geral que acelere os processos. Por conta própria, Rodrigo Janot já informara de uma investigação a respeito.

Gilmar Mendes, claro, atacou logo de “criminosos”, para fundamentar sua ideia de que as respectivas delações sejam invalidadas. Nada disso lhes ocorreu quando os ocupantes de manchetes eram outros, e não as eminências peessedebistas e peemedebistas que circundam a superestrela do “vazamento” (não é qualquer um que pode ser acusado de negociar suborno nos luxos recônditos de um palácio, e não em mesa visível de restaurante).

Na Alemanha, Sergio Moro deu ênfase às menções, nos “vazamentos”, a políticos do PMDB, do PP e do PSDB como negação de seletividade facciosa da Lava Jato. Menos internacional, aqui o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, José Robalinho Cavalcanti, voltou ao mesmo argumento. Beiram, porém, a apropriação indébita.

Geraldo Alckmim, José Serra, Geddel Vieira Lima, José Agripino e outros do time só apareceram porque citados espontaneamente em delações preliminares do pessoal da Odebrecht. Por dois anos e meio, a Lava Jato deixava passar quando citado um daqueles nomes. Referências à corrupção na Petrobras do governo FHC estão há dois anos em vã gravação na Lava Jato.

O que se passou agora está bem perceptivo: os procuradores da Lava Jato e Sergio Moro perderam o controle das delações. Vêm daí os nomes inovadores e, ao menos em parte, o problema para a delação premiada de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. Também ele não cede a sugestões.

Fernando Brito:

View Comments (13)

  • Da Série 'O Inferno é aqui'!
    E o Reino das Vaidades!
    Ademais, resolveram acender "o supremo fósforo 'Fux Lux'" sobre o óleo do pré-sal derramado na Privataria do DEMoTucao 'Pedro Parente da [mega]Corrupção'!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$

    REQUIÃO: A PONTE PARA O FUTURO VIROU UMA PINGUELA PARA A PAPUDA

    Em entrevista exclusiva à TV 247, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) avalia que o governo Temer, atolado em escândalos de corrupção, acabou, mas ainda não foi enterrado formalmente; segundo ele, a "ponte para o futuro", que rasga a Constituição de 1988, se transformou numa "pinguela para a Papuda"; o senador propõe eleições diretas, mas defende que antes se faça um profundo debate econômico para liberar o Brasil do rentismo; "O Brasil é hoje governado por uma junta financeira e é vítima da luta entre o capital financeiro e o capital produtivo"; na entrevista ele defendeu o projeto contra abusos de autoridade e explicou porque usa a expressão "turma da alfafa" para se referir a quem é contra; "o fascismo precisa ser combatido com ironia"; assista

    15 DE DEZEMBRO DE 2016

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/270598/Requi%C3%A3o-a-ponte-para-o-futuro-virou-uma-pinguela-para-a-Papuda.htm

    • Da Série 'O Inferno é aqui'! II

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      TEMER AGRAVA RECESSÃO E PIB ACUMULA QUEDA DE 4,3%

      Produto Interno Bruto (PIB) acumula queda de 4,3% no período de 12 meses até outubro deste ano, segundo estimativa da Fundação Getulio Vargas (FGV); de acordo com o Monitor do PIB-FGV, o Produto Interno Bruto do mês de outubro deste ano é 0,48% inferior ao registrado em setembro e 4,5% menor do que o registrado no mesmo mês do ano passado, a maior queda dos últimos sete meses; no trimestre encerrado em outubro deste ano, o PIB caiu 0,74%, na comparação com o trimestre encerrado em julho; política econômica de Michel Temer e Henrique Meirelles só agrava esta que é a maior recessão vivida no Brasil

      15 DE DEZEMBRO DE 2016

      Por jornalista Vitor Abdala, repórter da Agência Brasil

      (...)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/economia/270667/Temer-agrava-recess%C3%A3o-e-PIB-acumula-queda-de-43.htm

  • Manchete do 'post' acima, tradução literal do matuto

    Fascista DEMoTucano "juiz" 'mor(t)o' &$ a 'PORCA-tarefa' do 'miniSTÉRIO' PRIVADA perderam o controle das delações no script do golpe vagabundíssimo!

    ***

    Crimes hediondos de lesa pátria, cadeia exemplar!
    No mínimo!

    • ... O egrégio e intrépido jornalista Janio de Freitas 'DESmoroLIZA' a 'Farsa a Jato'!

  • Foi providencial essa perda de controle. Se dependesse do Moro, tucanos e seus asseclas ficariam protegidos. Agora, as portas foram arrombadas.

  • Virginia, um livro, compêndio ou manual elementar de 'Teoria Geral do Estado', materia do 1º ano de qualquer curso de Direito, te faria um imeeenso bem. E muitos internautas poderiam até te proporcionar antes um curso preparatório.
    De gratis, caso antes lhes enviasses uma foto da aluna.

  • Realmente esse foi o problema " Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. não cede a sugestões". Com ele, não tem essa de não vem ao caso, e aquela do Moro e de sua "equipe" "o que queremos saber se trata de um certo personagem barbudo", o restante não interessa.
    Moro mentiu na Alemanha, quando diz que não há nada contra Aécio, por certo acha que todos nos somos idiotas. Essa Lava Jato é um tribunal de fariseus.

  • Bom dia. Aprecio Jânio de Freitas, afinal, trabalhar naquele rotundo golpista e não se tornar mais um deles é, por força, demonstração cabal de virtude.
    Mas, no caso, penso que eles perderam controle sobre seus próprios inflados egos, tamanha a sensação de poder a eles falsamente aferida.
    E isto tudo corrobora a inadiável, quando tivermos normalidade institucional, de reformar o poder judiciário (caixa baixa requerida).

  • As manchetes da Veja e da IstoEra desta semana darão: Lula delatado pela Odebrecht. Vazamento ou factóide? E o Temer não dirá nada sobre o vazamento (?), pois quando é com o PT tudo é válido. CANALHAS CANALHAS CANALHAS.
    Mas os coxinhas aceitarão como verdade absoluta, pois canalhice e burrice andão de mãos dadas.

Related Post