Num dos vergonhosamente raros sinais de indignação neste país contra a monstruosidade, Janio de Freitas dedica sua coluna de hoje na Folha à monstruosidade da burla, até agora totalmente impune, de uma integrante do Ministério Público ao tentar que o Supremo Tribunal Federal lhe facultasse, sem motivo qualquer, espionar as comunicações telefônicas da própria sede do governo brasileiro.
Um ardil escandaloso que, em qualquer parte do mundo, estaria gerando agora uma onda de respostas da opinião pública e das instituições.
Não é um exagero: imagine que se descobrisse que um promotor distrital de Washington tivesse solicitado à Suprema Corte a quebra do sigilo telefônico da Casa Branca, sem dizer isso em seu pedido, apenas com a determinação das coordenadas geográficas?
Desnecessário falar que isso criaria uma grave crise e a imediata responsabilização do responsável por isso.
Mas, aqui, qual a razão do silêncio?
Janio abre uma hipótese pavorosa: a de que isso tenha sido não um ardil, mas um duplo ardil, porque teria o conhecimento prévio das instâncias judiciais a quem se dirigiu o pedido, especialmente do Supremo Tribunal Federal.
Teremos esta segunda-feira para verificar se haverá reação e providências, uma vez que a sexta-feira costuma encontrar suas Excelências distantes do Tribunal.
Nos passos de Obama
Janio de Freitas
Esperava-se que Barack Obama fizesse escola, conforme a regra histórica de que maus usos do poder encontram seguidores com mais facilidade do que os bons. Esperava-se, mas não que fosse aqui, nem, muito menos, que o poder da Promotoria do Distrito Federal fosse o criador do novo ardil para xeretar as comunicações da Presidência da República, incluída a da própria presidente Dilma Rousseff.
É também interessante que o juiz da Vara de Execuções Penais e o ministro Joaquim Barbosa não dessem sinal algum de estranheza —sem falarmos nas providências legais necessárias— ao deparar-se com coordenadas geográficas de latitude e longitude para pedir quebra de sigilo telefônico de números, endereços e portadores de celulares não citados. A alternativa a essa indiferença seria o conhecimento prévio, por ambos, da artimanha e do alcance da alegada identificação de telefonema no presídio da Papuda.
O fato é que, não fosse a argúcia do advogado José Luis Oliveira Lima, que providenciou um laudo técnico para localizar os dois pontos indicados pelas coordenadas geográficas, nada faz crer que as comunicações de celulares da Presidência escapassem da violação. Um jogo de coordenadas contrabandeava o Planalto na quebra de sigilo e o outro referia-se à Papuda, também citada por coordenadas para manter a lógica do disfarce. Mas o pedido estava em nome da promotora Márcia Milhomens Sirotheau Corrêa, e isso basta para presumir-se o despacho do juiz ou do ministro: ela é a promotora que se ocupa das alegações de regalias, privilégios, telefonema, churrascos e o demais que mantém há cinco meses o regime fechado de prisão de José Dirceu, condenado ao semiaberto.
É possível, mas não provável, que a promotora concursada ignore a proibição legal para quebra de sigilo coletiva, sem indicação de destinatário e objetivo. Também se poderia supor que desejasse verificar se teve procedência palaciana o (negado) telefonema em que James Correia, secretário no governo baiano, teria falado com José Dirceu. Essa motivação razoável não resiste, porém, a outro componente do ardiloso pedido de quebra de sigilo.
O alegado telefonema a José Dirceu tem data precisa: 6 de janeiro. Apesar disso, a pedida quebra de sigilo quer saber dos telefonemas trocados pelos celulares de todos na Presidência entre 1º e 16 de janeiro. Sem dúvida, nesse prazo há uma intenção precisa, embora recôndita. Não seria arbitrária, na transformação de um dia em duas semanas, uma Promotoria tão minuciosa a ponto de se interessar até por saber se os petistas, em seus primeiros dias na Papuda, receberam uma banana, talvez laranja, ausente no café da manhã de outros presos.
Muita coisa no pedido de quebra de sigilo justificaria uma investigação, que não se deve esperar, das suas motivações e da sua autoria. Além das prontas medidas administrativas merecidas pelo objetivo de violar comunicações da Presidência da República e tentá-lo por meio de um ardil.
Muita coisa, aliás, está excessivamente esquisita nos procedimentos do Supremo Tribunal Federal, do Judiciário em Brasília e do Ministério Público do Distrito Federal em relação a condenados petistas e não petistas da ação 470. São prazos desrespeitados, suspeitas marotas, apurações que não andam (o prazo para elucidação do tal telefonema terminou em fevereiro), repórteres usados para publicar inverdades como uma construção luxuosa na Papuda destinada aos petistas, e por aí vai. O conceito da Justiça terminará pagando mais esta conta.
View Comments (55)
A caixa-preta da "justiça" do Brasil precisa ser aberta para ver as monstruosidades que ela esconde há anos. O silêncio da mídia nativa é porque é contra Dilma.Afinal de contas o PIG tem lado, e um lado que luta e age contra o povo e o Brasil.
Quando li pela primeira vez essa história, fiquei pasmo. Até que ponto a justiça de Brasília chegou. Hoje, lendo essa matéria fico com tanta raiva, mas com tanta raiva, porque, infelizmente, nada posso fazer. Mas quem pode, porque está inerte? Aguardo os próximos dias para saber o que vai acontecer e qual a posição do Governo sobre o assunto. Porque até o presente momento não disse uma só palavra. Será que está trabalhando na surdina, para agir. Vamos aguardar.
Esse crime não vai dar em nada porque uma investigação profunda poderia chegar aos mandantes, pode ser que os mandantes sejam os próprios investigadores, o que seria cômico se não fosse trágico, é que o povo manipulado pela mídia golpista é levado a acreditar que os bandidos estão do lado de fora.
Isto está enquadrado na lsn como espionagem.Se fosse em miami, já estaria pernoitando em guantanamo.Cade os idolatras de tio sam?
Parece esquisito mas não é. O STF, ou boa parte de seus membros, com destaque para Barbosa e seus parceiros preferenciais, tem mostrado uma estreita aliança com setores que querem promover golpe a qualquer custo. A justiça seletiva promovida por essa casa é um escárnio à nação. Livraram os tucanos da cadeia e forjaram a prisão de Dirceu, Genoiino, Delúbio e João Paulo. A VEP tornou-se o braço direito de Barbosa para promover tortura à Dirceu principalmente é brinca com a saúde de Genoíno . Para isso escolheu a dedo um filho de dirigente tucano, amigo e assessor direto de Arruda o chefe da Caixa de Pandora que apesar da fartas provas é candidato ao governo do Distrito Federal. O MPDF tem histórico de aliança com os envolvidos na Caixa de Pandora, inclusive o chefe maior do MPDF da época está envolvido até o pescoço nesse escândalo. Essa turma toda tem o DNA e foram forjados no ninho dos tucanos e dos Demos, portanto, interessados e derrubar Dilma para usurpar o poder com uma rede de falcatruas que envolve toda direita brasileira que tem o apoio da mídia golpista aliada da ditadura na promoção do Golpe de 64. Porisso, esquisito é o silêncio das autoridades responsáveis pela segurança nacional .
Até quando, vamos ter que assistir passivamente o abuso de poder e a obscuridade da "justiça" do Brasil?
A Tal Promotora vai ser condecorada Pela Presidência da República, em virtude de sua magistral colaboração PIG. Hoje tenho vergonha do PT que ai esta. O tal de Zé Cardozo não manda na PF, Mercadante mais parece mercadoria, A banheira de Dilma é um Pinico o que quer dizer que ela não passa de um monte de..., Lula parece um Trator atolado, só patina e para trás. Eita falta que Dirceu faz. Ta difícil de votar nessa corrumaça. O lema do PT, que não é o meu PT, é o de abandonar os Ptista, veja no Rio Dilminha apoia o PMDB que VAI apoiar o Aércio. Esse Governo é a verdadeira Casa da Luz Vermelha.
Caro troll: Dilma está fazendo um excelente governo, apesar dos golpistas com seus artifícios de manipulação. E vai ganhar no primeiro turno. Já o Dudu Campos, esse vai descobrir que fez a maior c... da vida ao se aliar à direita, à Caiado, Bornhausen, etc. e trair seu próprio discurso político. E Aécio é do partido contra o qual o povo já está vacinado.
O artista José de Abreu tá cobrando de Dilma e Lula alguma atitude em favor de José Dirceu, seu grande amigo, e o faz por ser um homem de caráter, que sabe valorizar a boa amizade.
Essas condutas de Dilma tem me deixado atordoada, e até nervosa, porque não condiz com uma Chefe de Estado a ausência de ações para tantos casos, sobretudo sobre essa invasão do Palácio, como se ali fosse a casa de mãe joana.
Adorei a matéria de Jânio, como adoro todas. Quisera o Brasil tivesse uns 20 jornalistas desse porte, dessa categoria.
Agindo diplomaticamente não existe outra qualificação a não ser acinte, para a pretensão da promotora. Agora sendo povão como eu, sem cargos, mas não sem noção, só posso recomendar que ela vá se enxergar, se catar, que vá procurar sua turma. Ora, e o diacho do respeito onde é que fica. Não deve passar de mais uma pusilânime que se presta a qualquer papel para agradar os superiores. Em épocas próximas as eleições estas espécimes surgem aos bandos.
A atitude da promotora revolta muito mais por ela se prestar a um papel tão rasteiro, do que pelo que possa da sua atitude surgir. Mas o que indigna mesmo é a falta de atitude das lideranças maiores do governo brasileiro, que numa trágica inércia vivem em estado de catalepsia política. Não são capazes de fazer um mínimo movimento para dar um basta a todos os tipos de provocações que surgem e também não demonstram a mínima articulação para defender os importantíssimos brasileiros que sofrem as conseqüências da politização do judiciário. José de Abreu tem toda a razão.
Realmente um acinte.
O pior é que para a maioria das pessoas a ficha ainda não caiu , ou tenta restringir o problema somente a justiça de Brasília.
O fato real é que o judiciário esta podre no Brasil inteiro!
Esta covardia da Presidenta. Dilma ta deixando muita gente com muito receio. De que adianta ganhar eleiçao e viver acuado por uma oposiçao insignificante?
Sai das cordas Dilma! Vamos enfrentar este MP eo BARBOSTAO. VIVA ZE DIRCEU!