Uma breve reflexão sobre o que teria feito o sr. Rodrigo Janot mudar, aparentemente, de forma radical de opinião: de quem defendia, no dia 28 de março, a posse de Lula como ministro da Casa Civil e hoje,, 7 de abril, diz que isso não pode acontecer.
Janot mudou?
Em meados do ano passado, era voz corrente que Dilma Rousseff reconduziria Rodrigo Janot à chefia da Procuradoria Geral de República por algum tipo de freio à Operação Lava Jato. O que, os dias mostraram, era uma suposição totalmente falsa.
Da mesma forma, falou-se em um acordo entre Renan Calheiros, presidente do Senado e a quem cabia comandar sabatina e a votação do Procurador Geral. e Janot. Havia, até, “indícios” de que isso estivesse ocorrendo, pois Janot participou de encontros e jantares com ambos, como registra a Folha.
Dilma manteve a indicação de Janot, ainda que seu ato pudesse ser, com base em tais suposições, apontado como um “desvio de finalidade”.
Mas como age Rodrigo Janot?
Como um jacaré, que se dissimula na tocaia para dar o bote sobre suas presas.
Há dez dias Janot deu um parecer estranho, defendendo que Lula poderia ser nomeado Ministro, mas que seu caso deveria permanecer com Sérgio Moro.
Este blog estranhou e classificou como “jogo para a platéia”, por medo de que se considerasse que ele pretendia atingir a “santidade” de Sérgio Moro.
Hoje, vi que estava errado.
Como se sabe, aquela opinião de Janot, sobre a continuidade do processo com Moro era uma impossibilidade jurídica.
Janot também o sabia.
Apenas ganhava tempo.
Hoje, lendo aquele despacho, salta aos olhos que ele preparava o bote.
Vejam o que ele escreveu, com destaques meus:
Diante desses fatores e da atuação inusual da Presidência da República em torno da nomeação, há elementos suficientes para afirmar ocorrência de desvio de finalidade no ato. Se não é possível impedir a nomeação nem há, nestes processos, alicerce suficiente para a desconstituir (sem prejuízo de que a validade do ato venha a ser rediscutida, ante elementos mais amplos, se for o caso), parece harmônico com o controle dos atos do poder público evitar que ela produza os efeitos negativos acima apontados nas investigações ligadas ao cidadão LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, mantendo-as no primeiro grau de jurisdição da Justiça Federal e ressalvada a hipotética ocorrência de causa de modificação de competência, dentre as previstas nas leis processuais penais, como a conexão. Com isso se preserva, ao menos por ora, a prerrogativa presidencial de nomear seu auxiliar, com base nos critérios próprios de confiança, mas ao mesmo tempo se evitam os efeitos negativos para o interesse público decorrentes do desvio existente no ato.
E depois:
“(…)deferimento parcial de medida liminar, para o fim de manter, nestes processos, a validade da nomeação atacada – sem prejuízo da possibilidade de o ato ser objeto de nova análise no futuro, em outros processos e diante de acervo probatório distinto (…)
Como não houve, ao que aparentemente se saiba, fatos novos sobre o assunto, o que teria feito o Dr. Janot mudar de opinião sobre o assunto?
Nada, porque ele não mudou de opinião, mudou de parecer, apenas.
O ardil estava claro e, na nossa boa-fé, não o percebemos.
Fica evidente que ele preparava, para a ação decisiva – a liminar de Gilmar Mendes – a manifestação que, ali, seria inócua, pois não somaria em nada à manipulação já feita por Mendes. Então, como jacaré que é, preferiu dissimular.
A opinião de que o caso continuasse com Moro, no julgamento desta semana no STF, nem sequer foi considerada pelas razões apontadas por Janot em seu parecer. Os dois votos que esta posição teve foram dados por outras razões. Por estas, o caso foi dez a zero.
Não há “fatos novos” nos autos e nem mesmo esta desculpa tem Janot.
Seu papel, infelizmente, em nada já se distancia do que se vem percebendo nas ações de boa parte do MP – talvez seja isso, não é? Os votos da corporação.
Janto é um Procurador-Geral à altura da deformidade que assumiu o Ministério Público Federal no país.
View Comments (119)
Já havia dito noutro postar que janot era golpista, cínico e canalha. Chama Cunha de delinquente mas o deixa livre. É ele a mão que balança o berço. Claro, no país. Ele serve a CIA. Foi aos EUA para ajuda a desestabilizar o país. Moro é seu soldadinho e Cunha seu pitbull.
Fiquei sozinho falando dele. Nassif o chamou de chefe do alto comando... e enquanto lutávamos, ele preparava o bote.
É o estado contra o governo. E nós nas ruas para denunciar e destruir esse câncer que se tornou as tais instituições republicanas. Aprendeu agora, Lula? Aprendeu Dilma o que é luta de classes?
Ah Brito! "Pelo que sabemos não há fato novo" Meu Deus! Junta o tico e teco aí ! Será que não teve... Hj o lulinha foi depor! Kkkk E LÓGICO QUE TEVE FATO NOVO! E cada vez mais, a medida que avança a investigação irão aparecer mais fatos novos! Isso não é claro?!
José, para sua informação: fato que não é notório, de conhecimento geral e não está nos autos - se é que houve algum - não pode ser considerado em processo. Isso é beabá, perdoe.
Esses caras que deveriam estar presos, como pode essa pessoa deixar o Cunha livre para fazer o que está fazendo?
Há poucas dúvidas de que o Janot está participando do golpe, ele é apenas mais dissimulado do que os outros que não fazem questão de disfarçar.
Janot é uma das figuras chave do golpe. Agiu nas sombras, mas já foi desmascarado há bastante tempo. Tentou ainda refazer seu disfarçado abrigo, lançando um manifesto à sua corporação, chamando-a a um comportamento mais republicano e imparcial, como se isso fosse possível, mas era só fumaça. Ficou completamente exposto, em sua cadeira golpista, avaliando e afirmando situações do jogo político relacionadas com suas posições francamente oposicionistas de direita. Graças aos céus ele não tem a última palavra.
Caro Fernando
É tudo jogo de carta marcada. o STF de longa data é casa grande, o resto é encenação.
Quem esperar honestidade deles, morrerá esperando.
Enquanto isso, as amarras do golpe continua. Morte de sem terra, proibição de manifestações contra golpe, globo adulterando falas, entre outras coisas numa quinta feira quente.
Não vejo diferenças entre Janot, Gilmar ou Moro, entre outros.
Saudações
Acho estranho o STF demorar tanto para julgar a liminar do Gilmar que impede o Lula de assumir o ministério. A impressão que dá é que estão enrolando, pra prejudicar o governo. A nomeação de Lula para a Casa Civil é importantíssima, para o governo e para a estabilização da crise, era para o Supemo colocar logo na pauta. Mas não, fica enrolando, fazendo o jogo da oposição.
Pelo que li, o Gilmar Mendes teria que liberar seu voto para entar em julgamento.E ele disse qdo voltou de Portugal que somente ia liberar na próxima semana. Liberou seu voto ontem e o Janot fez a sua manifestação hoje.
O golpe já foi dado precisamos os preparar para matar ou morrer.
Podem esquecer.... Lula será empossado...!!!
Minha fonte é 100% segura...
Abraço Lula
Parabéns pela seu novo desafio na Casa Civil.
I Lula vai ser impossado depois que a Dilma cair ? Aonde na cadeia ? Estamo em um golpe de Estado e o Govdrno nãp mandou matar este funcionários que estão parando o pais. O janot com esta decisão de impedir o Lula de ajudar o Braasil da Crise, merece a morte por fuzilamento.
Os políticos participaram da conspiração que levou ao golpe de 1964 certos de que os militares derrubariam o governo e depois entregariam o poder aos "homens de bem" do país, mas os militares lhes deram uma banana. Os "homens de bem" de hoje cairiam do cavalo do mesmo jeito se o golpe de 2016 vingasse. "Pau que bate em Chico, bate em Francisco". Será que os políticos golpistas já refletiram um pouco sobre isso? O pau que bateu em Chico ontem pode muito bem ser usado pra bater em Francisco amanhã, se for conveniente aos interesses de quem manda de verdade.
Melhor extinguir este Ministério Público partidarizado e golpista. Ou então que vão receber seus salários da Embaixada Americana, e não do povo brasileiro!
Como entender as indicações do governo?
Entendo que a escolha de quem irá ocupar (STF, PGR etc...) é feita indiretamente pelo povo através do presidente que elegeram, e portanto o governo deveria indicar pessoas com histórico e compromissos absolutamente a altura do cargo.
Contudo o PT tem inovado, terceirizando a indicação, que no caso da PGR é feita pela categoria, e o governo apenas cumpre o papel de office-boy.
Para mim, o que o governo tem feito, ao permitir que Gurgeis e Janots assumam a PGR, é não zelar pelo bom funcionamento das instituições.
Não adianta,qualquer que for indicado,fará o jogo da direita,são todos já contaminados.
Ter-se alguma dúvida,do caráter GOLPISTA DO MINISTÉRIO PRIVADO PÚBLICO FEDERAL,me parece INGENUIDADE.São GOLPISTAS INSTITUCIONAIS.E se orgulham disso,e são INIMPUTÁVEIS.Instrumentalização do ESTADO,característica principal da PEQUENA BURGUESIA,que vê na sua GUIA IDEOLÓGICA, a BURGUESIA,que estando no GOVERNO,como é por DNA,corrupta,permite a licenciosidade necessária,para que não se investigue nada,nada se faça em favor das maiorias,deixe-se tudo como esteve antes e serão felizes para sempre,contentando-se com somente,verem felizes,os SEUS AMOS.Faz parte da HISTÓRIA DESSA GENTE.Aparelham o Estado,para beneficiar a BURGUESIA.E não tem cura.
Perfeito seu comentário.
Exato Comandante Marcos, MPF e STF são instrumentos burgueses, compostos por membros da pequena burguesia e portanto prontos para defender e perpetuar o status quo, esperar algo socialmente justo dessa turma é imaginar o mundo como algodão doce.
A cura só poderá vir de dentro mesmo do Ministério Público. Há repressão interna sobre os procuradores que não são coxinhas. E eles são os melhores. Quando eles resolverem reagir, tudo vai mudar internamente, e o Ministério voltará a ser público, e não mais uma corporação que só olha para seu luxuoso umbigo de classe.
Que País democrático e civilizado precisa de um Ministério Público partidarizado e ardiloso desses????? Melhor fechar!