Será que o “efeito Maranhão” atingiu o Procurador Geral da República. Dr. Rodrigo Janot?
De repente, depois da confusão armada ontem pelo fato de Waldir Maranhão ter despachado o recurso que Eduardo Cunha deixara mofando nas gavetas, surgiu a mesma preocupação com o pedido de impeachment de Michel Temer, que o ministro Marco Aurelio Mello havia mandado Cunha processar e este, nem aí, deixou juntar moscas em cima?
Porque hoje, do nada, Janot aparece com uma manifestação ao Supremo pedindo a cassação da ordem dada por Mello?
Dizer que o magistrado, com sua experiência, julgou ultra-petita, convenhamos é até desrespeitoso com alguém com 38 anos de magistratura, sendo 26 no Supremo…
O pedido que o impeachment de Dilma parasse, feito pelo advogado Marley Marra – de direitismo insuspeito – para que o requerido em relação a Temer andasse sequer foi atendido por Marco Aurélio, que disse: que aquele não pare, mas que este também ande, para que não houvesse mais um caso em que Cunha desse tratamento desigual a questões aparentemente – não foi examinado o mérito – iguais.
Cuidado, Dr. Janot, alguém pode pensar que o senhor aderiu à seletividade que vem marcando estes tempos: para uns vale, para outros não.
Ninguém, é óbvio, está em condições de fazer andar um processo de impeachment contra Temer, exceto aquele que o senhor mesmo mandou afastar da Presidência da Câmara.
Porque pode aparecer alguém que tenha interpretado a “maranhada” de ontem como uma entrada mais dura, combinada como o “técnico” Cunha, só para avisar ao futuro presidente-usurpador que, se não jogar de mansinho, a próxima é para quebrar a perna?
As árvores de Brasília parece que estão carregadinhas de jabutis…
View Comments (32)
Janot. É no que deu a ingenuidade, vestida de "republicanismo" infantil, de deixar, sem nenhuma obrigação legal, moral ou ética, o MPF eleger o PGR.
Esse é um ponto importante. Procurador Geral da República não é um cargo adequado para ser exercido por alguém eleito. Em primeiro lugar, porque a existência de eleições leva à politização de um órgão que deveria ser técnico. Surgem facções vencidas e vencedoras, majoritárias e minoritárias, num órgão em que a independência dos membros deveria ser a norma. Por sua vez, isso leva à formação de agendas que são levadas adiante pela facção vencedora. Devido à forma de organização do MP, é muito difícil que os grupos vencidos consigam fazer qualquer coisa para evitar que tais agendas sejam levadas adiante, mesmo que imorais e contrárias à lei.
Outra questão é que quando um órgão elege alguém, a pessoa é eleita para cuidar de seus interesses. Ou seja, através desse sistema, o escolhido tem a missão de cuidar dos interesses corporativos dos procuradores, quando o cargo deveria ser exercido por alguém preocupado em defender os interesses da sociedade brasileira. Evidente que isso leva a uma piora no corporativismo, que desde sempre foi e é um grande problema em todo o setor judiciário do país.
Por fim, geralmente um indivíduo eleito possui características típicas de políticos: bom comunicador, carismático, flexível "ideologicamente". Nenhuma dessas características é interessante no PGR, que precisa apenas ser tecnicamente bom e probo. Quando muito, comprometido com certas causas necessárias para o desenvolvimento do país. No caso do Brasil, a corrupção é um mal gravíssimo do sistema político e o PGR é um fator importante para enfrentar o problema, de modo que é improtante escolher alguém comprometido com essa causa. Até agora, Dr. Janot não conseguiu em três anos de mandato condenar nenhum político em qualquer das centenas de ações penais que tramitam há décadas no STF, mas conseguiu colaborar decisivamente para derrubar um governo eleito democraticamente. Isso não vai ajudar no combate à corrupção.
A ideia da eleição veio como reação à péssima indicação de Geraldo Brindeiro como PGR por FHC. Brindeiro, o "Engavetador Geral da República", varreu para debaixo do tapete todos os graves casos de corrupção que apareceram no governo do PSDB, incluindo o pior de todos, que é o caso da compra da reeleição, que tinha confissões gravadas e outras provas absolutamente decisivas. Como reação à óbvia leniência do PGR, veio a ideia de forçar a escolha do primeiro da lista, que é absolutamente terrível. Basicamente: um mau governo vai escolher um mau PGR; um bom governo escolherá um bom PGR. Deixar por conta de eleições internas só pode produzir merda.
Caro Jorge, concordo em tudo, mas a farra acaba com o fim do "mandato" do Janota ou mesmo até antes , com sua deposição. Definitivamente as cobras soltaram-se das caixas e são venenosas demais para serem aprisionadas.
O NOVO ESTADO , criado pelo governo ( ? ) do PMDB vai escolher a dedo o próximo PGR. O Novo Estado, obviamente , não será nem democrático e nem de direito.
Fatos interessantes e sobretudo, funestos, ocorrerão nos próximos meses, quiçá anos !!
E quem espera que vão mudar algum desses aí? Tá tudo muito bom para eles .Vão transformar os mandatos em cargos vitalícios.Já li uma declaração do Toffoli respondendo a um jornalista que o tempo deveria ser igual aos States: Vitalício.Esperemos pois pois. E não me surpreenderia que as TVS Senado, Câmara e Justiça saíssem do ar.(corte de despesas) Canal da transparência também.Rezar para não sermos enquadrados na Lei do Terrorismo ,o que alias o futuro ministro da justiça já declarou ontem sobre as paralisações do dia 10
Excelente, Jorge Juca!
Janot quer evitar a convocação de nova eleição, que é o que ocorre no caso de cassação de cassação de titular e vice, em 2016.
A lógica dele é porque pode não dar tempo de condenar Lula vem segunda instância, de forma a torná-lo inelegível, e o metalúrgico voltar ao Palácio do Planalto como presidente eleito.
É uma orquestração macabra contra o povão brasileiro.
Lula e Dilma siifuderam porque deixaram os BANDIDOS DE TOGA elegerem os ministros do STF e os bandidos da PGR.
E, de quebra, Janot ainda tá agindo como consultor dos golpistas do Senado, algo como um AGG - Advogado Geral dos Golpistas, dando, sem querer querendo, argumentos para o Congresso, onde se situa a "Assembleia Geral de Bandidos" que iniciou o golpe que o Senado, parceiro golpista, finalizará. Isto não seria desvio de finalidade do senhor Janot?
Vejamos:
Estamos diante de uma situação curiosa.
Um sindicato de ladrões composto pelas famílias mais tradicionais, por bandidos do calibre de Serra, Aécio, Alckmin, FHC, Temer, Cunha etc... e detentores de um poder ímpar, o PIG, agem irresponsável e livremente.
Não existem restrições.
Não existe lei.
Inexiste qualquer senso de ético e moral.
O sindicato pode tudo. Inclusive tocar fogo no país.
Destruir biografias, aniquilar vidas, perseguir "inimigos", se estes pertencem ao campo progressista - principalmente do PT -, recebe homenagens, convites, destaque, é garantia de sucesso.
Um cachorro de primeira instância e vagabundos lotados no MP e PF - muitos já implicados no passado - são recebidos como anjos em missão celestial.
Numa inversão monstruosamente abjeta de valores premia-se a pilhagem, a cafajestice, o cinismo, a imoralidade, o despudor e amordaçasse qualquer voz contrária.
Aqueles que ousam a mais tênue lembrança de civilidade, mesmo antigos aliados, são escorchados, submetidos a arenas televisivas.
A vilania, a sordidez e a obscenidade são atributos altamente valorizados pelo PIG.
Ninguém corre o risco de apontar para qualquer objetivo honesto, honrado, digno, pois sabe que não existem freios para a malta que controla o pais desde 1500.
E como se tudo isso não fosse suficiente, como diz o DCM, ainda temos o PIB - Perfeito Idiota Brasileiro.
... O Janot não passa de mais um reles e abjeto farsante e desassuntado conspirador nazigolpista!
'Rodrigo Brindeiro Fernando Barbosa Moro Gurgel' procurador parcial (sic) da 'República Bananeira' &$ 'O Sonso geral da nação [em frangalhos]'!
"O líder do 'Alto Comando' do golpe - quem, verdadeiramente, mexe no tabuleiro do xadrez golpista", segundo o egrégio e intrépido jornalista Luis Nassif.
... A propósito...
***
Jornalista Bob Fernandes: golpe começou como farsa e virou comédia. Que não se transforme em tragédia
https://www.youtube.com/watch?v=-UrrVdK5l2w
"O procurador Rodrigo 'Janó' é um sujeitinho à toa, um ressacado sem eira nem beira, um fascista da pior extração." Por senador Fernando Collor de Mello - em discurso proferido da tribuna do Senado Federal
NOTA FÚNEBRE:
não à toa o'Janó' foi, por duas vezes consecutivas, indicado o primeiro da Lista Tríplice encaminhada à Presidência da República pelo 'miniSTÉRIO' PRIVADA dos DEMoTucanos [mega]corruptos &$ nazifascigolpistas descarados e desassuntados!
Demanda prontamente atendida e respeitada pelo absolutamente republicano e "bolivariano" '[tíbio] PT da Governança'!
E deu no que deu!
E coisas piores advirão!
O tal salve-se quem puder em meio à nossa contemporânea pré-Idade Média festiva!...
https://www.youtube.com/watch?v=NIJr46jV-5g
Um povo que se deixa tripudiar pela canalha do judiciario comandado pela cia sem reagir não merece mais que ser chamado de povinho de merda. Já era o caso de uma revolta popular nas ruas. O judiciário rasgou a constituição e hoje impõe sua vontade o mais arbitrariamente possivel. E o povo tem que respeitar a lei! Que lei? Não há mais lei no brasil acabou-se o que manda agora é a vontade das facções e a menor delas a canalha apátrida e servil aos interesses americanos está ganhando. Nisso inclua-se as forças armadas sempre contra os teabalhadores. Uma força colonial interessada exclusivamente nela mesma. Não se enganem, o judiciário não estaria perpetrando esse golpe se não contasse com o apoio intrinseco dos milicos. Aliás toda a cúpula dos milicos em todas as armas pertencem à maçonaria ergo estão sob a chibata da cia. A única saida para o brasil é o confronto.
Como tantas pessoas, suspeitei que havia algo por trás da anulação feita por maranhão. Não deu outra. Seria tabelinha com cunha para mostrar quem é que manda pra valer? Quanto a este sujeito com cara de Barney, amigo do Fred Flintstone, está fazendo a parte dele no jogo do golpe. O que estamos vendo acontecer no Brasil só poderia ser comparado com a seguinte situação: Al Capone, seus cúmplices e capangas tomando o comando do governo dos EUA. Só que lá agentes honestos do estado agiram de maneira correta. Que inveja! Se aquilo tudo tivesse se passado no Brasil, Eliot Ness é quem acabaria atrás das grades, vide o caso do delgado Protógenes.
Janot não aderiu à seletividade. Ele comanda-a. É o principal gestor do golpe no campo judicial-policial
... Depois do abominável nazigolpista Robert(o) Gurgel, mais um congênere glutão suarento!
Corretíssima e pedagógica é a leitura cabal do jurista Sepúlveda Pertence acerca do 'miniSTÉRIO' Público: "Criamos um monstro!"
Desabafa, matuto:
"Olha aí as crias da pior cepa!"
Janot, assim como seu antecessor, apoiado em sólida e robusta tradição jurídica, a do domínio do fato, irá indiciar Dilma e Lula.
Também como aquele que o antecedeu, Janot, com precisão cirúrgica, desmembrará os indiciamentos que envolvam nomes do PSDB, a fim de assegurar a imediata condenação dos petistas e prescrição dos crimes dos tucanalhas.
Da Série 'Quem vigia o Janot'?
Além da CIA, o FBI, o Pentágono, a Globo &$ da plutocracia, óbvio!
... Ah, eu quero ver é o covardão traidor "procurador" Rodrigo 'Janó' denunciar o DEMoTucano 'Aécio 1/3 El Chato Principado de Liechtenstein Furnas Forever'...
O coleguinha advogado Tiaguinho Cedraz do MENSALÃO do Ricardo Pessoa da UTC no TCÚÚÚÚúúúúú do também conselheiro denunciado na Lava Jato, o (DES)augusto 'nARDES' nos Infernos... O DEMoTucano aGRIPEno [Suína] Maia! O Réunan Calheiros; "o Sepulcro Caiado", segundo o eminente artista Bemvindo Sequeira; o compulsivo &$ contumaz [mega]corrupto José (S)erra; o Geraldo Alckmin, o Moitta &$ o Cape(z)ta do MERENDÃO; FHC Brasif da 'Privataria Tucana' &$ do [mega]escândalo 'Miriamgate', entre outros crimes hediondos; a Paulinha Marín(ho) uma das "cheirosas" proprietárias da mansão TRIPLEX de Paraty em nome de 'laranjas podres'...
Nem ao menos o pelego mais corrupto da América Latina, o tal 'Pauzinho do [Daniel] Dantas', "quanto mais"!...
ajustes desprezíveis - padrão *MP!
*MP ['miniSTÉRIO' Privada (dos DEMoTucanos &$ do restante da plutocracia)
Da Série 'Quem vigia o Janot'?
Além da CIA, do FBI, do Pentágono, das organizações (sic) Globo &$ do restante da plutocracia, óbvio!